terça-feira, 10 de julho de 2018

Ford Maverick era lançado há 45 anos no Brasil; donos falam do amor pelo carro




Sonho de consumo de vários jovens nos anos 1970, o Ford Maverick está completando 45 anos. Seu lançamento foi em junho de 1973, mas sua vida foi mais curta do que a fama que o cupê carrega. Ele acabou descontinuado seis anos depois, em 1979. Foram pouco mais de 100 mil unidades produzidas e vendidas neste período. Donos do modelo, José Ricardo Queiroz e Gregory Vaz destacam o conforto proporcionado pelo modelo. Outro proprietário, Juninho Fonseca diz que gosta do cupê pelo desenho cheio de personalidade. O Maverick teve três motorizações. No lançamento, saía de fábrica com um 3.0 de 6 cilindros e 112 cavalos. Depois, este propulsor foi substituído por um 2.3 de quatro cilindros e 99 cv. A combinação mais famosa, no entanto, era com o V8 5.0 (de codinome 302, em alusão ao volume de 302 polegadas cúbicas, ou 5 litros) de 197 cv. A história do Maverick começa no final dos anos 1960, nos Estados Unidos. Por lá, a Ford queria um modelo compacto, para ficar abaixo do Mustang. Por aqui, o posicionamento foi bastante diferente. Ele foi colocado entre o Corcel, modelo menor, e o Galaxie. Seu maior rival seria o Chevrolet Opala. Além do cupê, a carroceria mais tradicional do Maverick, o modelo também teve duas variações. O sedã de quatro portas tinha entre-eixos maior, mas não fez tanto sucesso em uma época que os brasileiros gostavam de modelos com apenas duas portas. Uma outra versão é ainda mais rara. A concessionária paulistana Souza Ramos fazia uma modificação na carroceria que transformava o sedã em uma perua. Não há estimativa de quantas unidades foram produzidas.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Maior coleção de carros da Ford é leiloada por R$ 27 milhões na Holanda





A maior coleção de carros da Ford do mundo foi leiloada no último sábado (23) pela Bonhams. O acervo de 220 veículos pertencia a um museu na Holanda, e foi arrematado por 6,1 milhões de euros, ou o equivalente a R$ 27,2 milhões (na cotação desta segunda-feira). Entre os veículos arrematados, destaque para dois modelos dos anos 1900, que foram vendidos por mais de R$ 1,5 milhão, cada. O Ford Model B Tonneau, de 1905, foi vendido por 419,7 mil euros, ou R$ 1,84 milhão. Oferta parecida, de 345 mil euros (R$ 1,51 milhão), teve o Model K de 1906. Além de carros clássicos, a coleção também tinha caminhões e vans, de diversas épocas. O acervo do museu Den Hartogh entrou para o livro dos recordes em 2002, como a maior coleção de veículos da Ford do mundo. Os modelos pertenciam a Piet den Hartog, que juntou os automóveis ao longo de 50 anos. Eles ficavam distribuídos por três pavilhões. O museu estava fechado desde 2016, seis anos após a morte de den Hartog.

Toyota lança nova geração do Corolla Sport hatch para tentar conquistar jovens



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A Toyota apresentou nesta terça-feira (26), no Japão, a nova geração do Corolla Sport hatch no Japão. De acordo com a empresa, além de trazer um visual totalmente repaginado, o modelo será "conectado" e tenta conquistar uma nova geração de consumidores. Chamado de Auris em alguns mercados, a versão hatch do Corolla com a nova cara já havia aparecido no último Salão de Genebra. Suas linhas devem antecipar a nova cara da versão sedã que é esperada para o próximo ano. Seguindo o objetivo para ser um carro "conectado", o Corolla Sport sai de série com módulo de comunicação, que permite aos usuários operar alguns itens do carro, como fechar a janela, remotamente. Como o sistema, também será possível utilizar um assistente virtual que poderá ajudar o usuário a encontrar rotas, entre outras coisas. O Corolla Sport passa a utilizar a plataforma TNGA, a mesma do Prius e do C-HR. O desenho do modelo também evoluiu, ganhando mais personalidade do que a geração atual. Os faróis são de LED e ganharam luzes diurnas de rodagem integradas. O formato da peça também está mais ousado, com mais vincos. Já a grade ganhou muito em volume, e ocupa praticamente toda a largura da dianteira. Visto de perfil, é possível perceber que as janelas ganharam um novo formato, um pouco mais convencional. As lanternas continuam horizontais, mas seguem o estilo da dianteira, com mais recortes e uma porção mais estreita que invade a tampa do porta-malas. O Corolla Sport ficou mais comprido e mais baixo. São 4,37 metros (4 cm a mais) de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,44 m (2,5 cm a menos) de altura e 1,79 m de largura No Japão, o Toyota Sport terá duas opções de motores. Além da versão mais tradicional com motor 1.2 turbo, de 116 cavalos, e câmbio do tipo CVT, o hatch terá opção híbrida que combina motor 1.8 a combustão com elétrico, capaz de chegar a 122 cavalos de potência. De acordo com a montadora, uma opção de câmbio manual "inteligente" também está prevista para ser lançada em agosto.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Mercedes-Benz Classe X deve ter versão 'básica' no Brasil


A picape Classe X da Mercedes-Benz está prevista para chegar às lojas brasileiras só em 2019, mas a marca alemã já está anunciando o modelo em suas plataformas digitais com uma novidade: a versão "pé de boi" deve estará disponível por aqui. Em outubro do ano passado, a fabricante acreditava que o Brasil teria espaço apenas para os modelos com acabamento "premium". Não é o caso da versão Pure, que tem para-choque frontal em plástico preto, rodas de aço sem calota e bancos de tecido. O modelo é voltado para quem quer colocar a picape na terra com uso comercial. Na época, executivos da Mercedes-Benz afirmaram que a versão X 220, com motor 2.3 a diesel de 163 cv seria homologada para o Brasil, mas só entraria no portfólio se houvesse demanda por versões menos caras. Parece que a empresa já identificou essa demanda por aqui. Além da Pure, a picape terá outras duas opções de acabamento: Progressive, que apresenta mais conforto para quem busca um veículo para trabalho e também para lazer, e Power, que será a topo de linha mais luxuosa. Entre as motorizações, além do 2.3 diesel de 163 cv, devem estar disponíveis também os propulsores 2.3 a diesel com dupla sobrealimentação (X 250), que rende 190 cv, e o V6 de 258 cv (X 350). A novidade será construída em parceria com a Renault-Nissan em Córdoba, na Argentina, tendo como base a dupla Frontier (já à venda no Brasil) e Alaskan (que chega neste ano). A Mercedes-Benz busca um novo nicho de clientes e vai concorrer com modelos já consagrados no segmento, como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi L200.

sexta-feira, 16 de março de 2018

‘Compass’ da Volkswagen será lançado em agosto na China


A Volkswagen apresentou parte de suas novidades na conferência anual de imprensa, realizada na Alemanha nesta quarta-feira (14). Um dos modelos mais importantes para a fabricante será o SUV médio do mesmo porte do Jeep Compass. Ainda não há definição quanto ao nome do produto – o projeto é chamado de Tarek, mas pode ser que ele receba outro “batismo”. Certo mesmo é que ele será lançado na China em agosto. Algum tempo depois, em 2020, ele começa a ser feito também na Rússia, no México e na Argentina. É deste último país que virão as unidades vendidas no mercado brasileiro. O modelo inclusive foi confirmado pela Volkswagen em novembro do ano passado, com investimentos de US$ 650 milhões na unidade de Pacheco. De acordo com a Volkswagen, o novo SUV deve representar um volume de 400 mil unidades anuais, um volume considerado alto. Até por isso, a marca o trata como “SUV do povo”. Na China, ele será produzido em parceria com a fabricante local Saic.

Fiat Toro ganha nova versão de entrada, mas perde câmbio manual na linha 2019


Discretamente a Fiat lançou a linha 2019 da Toro, a segunda picape mais vendida do país no ano passado. As informações já aparecem no site da fabricante italiana. Entre as maiores novidades estão uma nova versão de entrada, chamada de Endurance, e o fim das versões equipadas com câmbio manual. Este tipo de transmissão estava disponível apenas na configuração Freedom com motor diesel e tração 4x2 ou 4x4. Agora, todas as versões possuem câmbio automático de 6 marchas quando o motor é flex e de 9 marchas quando o combustível é diesel. A nova configuração de entrada é a Endurance, vendida por R$ 90.990. Na comparação com as demais versões, ela traz rodas de aço e retrovisores e maçanetas na cor preta, além de não contar com rack de teto e faróis de neblina. Veja todas as versões e preços: Endurance 1.8 - R$ 90.990 Freedom 1.8 - R$ 102.990 Volcano 2.4 - R$ 115.690 BlackJack 2.4 - R$ 117.490 Freedom 2.0 diesel - R$ 131.590 Volcano 2.0 diesel - R$ 142.990 O motor 1.8 flex desenvolve até 139 cavalos, enquanto o 2.4 rende 186 cv e o 2.0 diesel entrega 170 cv. Desde a opção de entrada há controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, direção elétrica e volante com regulagem de altura. A partir da Freedom a picape passa a ter, de série, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve, central multimídia com tela de 5 polegadas, sensor de ré e faróis de neblina.

Após parceria com Caoa, Chery inicia produção do Tiggo 2 na fábrica de Jacareí


Após a parceria com a Caoa, a montadora chinesa Chery iniciou a produção do Tiggo 2 na fábrica de Jacareí (SP). Previsto para 2017, o aspirante de SUV atrasou e deve chegar às concessionárias no fim de março. O lançamento está programado para o próximo dia 28. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o modelo já vem sendo produzido na unidade em pré-série desde 2017, mas passou por adequações e melhorias após a a brasileira Caoa assumir 50,07% da operação da Chery em novembro. "A Caoa é muito preocupada com a qualidade do produto. Pediu mudanças no processo, fez vários testes e agora já estamos produzindo o Tiggo 2. Entrou de forma gradual em nossa linha, mesclando com o QQ e desde o último mês já estamos produzindo a todo vapor para alimentar as concessionárias", disse Guirá Borba, diretor do sindicato. A fábrica em Jacareí opera apenas um turno de produção, com cerca de 400 funcionários, e desde o início do ano tem ganhado reforço. Segundo o sindicato, foram cerca de 55 contratações nos últimos dois meses, especialmente nas áreas de produção, logística e engenharia. A expectativa do sindicato é de mais contratações para os próximos meses. "A fábrica tem o planejamento de uma crescente mês a mês. Achamos que a Chery entrou em outro momento. A história da Chery no Brasil sempre foi de muitas incertezas, de não conseguir uma aceitação boa no mercado por estratégias equivocadas, mas a expectativa é de que as coisas melhorem", disse. Atualmente, a fábrica da Chery em Jacareí opera com cerca de 400 funcionários na produção dos modelos New QQ, Celer e o Tiggo 2. Com a entrada do novo modelo, a produção mensal é de cerca de 700 carros. "O centro de produção na fábrica atualmente é o Tiggo 2. Seguimos também com a produção do QQ intercalada. O Celer ainda temos em estoque e não estamos produzindo atualmente".

terça-feira, 6 de março de 2018

Mercedes-Benz e BMW mostram cupês de 4 portas no Salão de Genebra






Mercedes-Benz e BMW mostraram novos cupês de 4 portas na manhã desta terça-feira (6) no Salão de Genebra. A marca de Stuttgart finalmente revelou a versão de produção do Mercedes-AMG GT 4 portas Coupé (este é o nome oficial). É o primeiro esportivo de 4 portas desenvolvido diretamente pela AMG, a divisão esportiva da Mercedes. Ele será oferecido com 3 motorizações, 53, 63 e 63 S. Todas aliadas ao câmbio automático de 9 marchas. Veja os números de cada versão: 6 cilindros 3.0 de 435 cavalos. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e chega a 285 km/h V8 4.0 de 585 cv. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chega a 310 km/h V8 4.0 de 639 cv. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega a 315 km/h Esta última é mais potente do que o AMG GT R, cupê de duas portas. Por outro lado, até 4 cilindros podem ser desativados para economizar combustível, quando o motorista assim desejar. A versão com motor de 6 cilindros também é inédita na história dos carros criados pela AMG. É possível que tanto ela, quanto o V8 de 639 cv equipem o AMG GT de 2 portas. A Mercedes afirmou que o AMG GT 4 portas Coupé começa a ser vendido na Europa ainda no primeiro semestre. Para o Brasil ainda não há previsão de comercialização. O AMG GT 4 portas mal foi lançado, e ganhará um concorrente de peso. A rival BMW não quer ficar para trás, e revelou o Concept M8 Gran Coupe. Quando for lançado, no ano que vem, deve ser o topo de linha da marca de Munique. O Concept M8 Gran Coupe é o segundo modelo da família, também composta pelo Série 8 Gran Coupe, de 2 portas. A marca ainda não divulgou nenhuma informação técnica do novo veículo, apenas imagens. O M8 Gran Coupe traz uma nova identidade visual da BMW, também vista no controverso X4. No caso do cupê de 4 portas, as linhas são mais elegantes. Os faróis são mais estreitos do que os demais BMW. Por outro lado, a grade é mais larga. No geral, a dianteira do veículo é bastante baixa. A maior parte dos elementos estéticos deve ser aproveitada na versão de produção. A traseira traz um pouco mais de exageros, caso do para-choque com enormes fendas e difusores de ar. São 4 saídas de escape.

Honda mostra Fit 'aventureiro' e confirma lançamento de conceito retrô no Salão de Genebra



A Honda mostrou suas novidades no Salão de Genebra na manhã desta terça-feira (6). Sem nenhum lançamento de impacto, a fabricante japonesa confirmou a produção do conceito Urban EV, com início das vendas previsto para o próximo ano. O Urban EV tem visual vintage, e deve ser o primeiro modelo elétrico da Honda na Europa. Ele foi mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, em setembro passado. A fabricante japonesa também mostrou ma versão com visual aventureiro do Fit, que na Europa é chamado de Jazz. O modelo - diferente do WR-V brasileiro - se chama Jazz X-Road, e se diferencia das demais versões pelos apliques plásticos nas caixas de roda. Ele terá motor 1.3 de 103 cavalos, e opções de câmbio manual ou CVT. Por fim, a nova geração do CR-V faz sua estreia na Europa. O SUV, que deve chegar ao Brasil nos próximos meses, ganhou uma inédita versão com terceira fileira de bancos, para levar até 7 passageiros. Também há uma variante híbrida, que usa um motor a combustão de 2 litros e outros propulsores elétricos. Na Europa o CR-V também será oferecido com motor 1.5 turbo.

Salão dos supercarros, Genebra tem Bugatti de R$ 12 milhões




O Salão de Genebra é conhecido pelos supercarros e modelos de luxo. E as fabricantes se esforçaram para manter a tradição este ano. A Bugatti, que sempre está na disputa para ter o carro de produção mais rápido do mundo, levou uma nova versão do Chiron para a Suíça. O Chiron Sport parte de 2,65 milhões de euros (R$ 10,5 milhões, na cotação desta terça-feira). Mas, como se não fosse o bastante, o modelo ainda pode receber opcionais. A unidade exibida, com cores diferenciadas e alguns itens extras, chega a 2,98 milhões de euros (R$ 11,9 milhões), o que, segundo a Bugatti, faz dele o mais caro de todo o salão. O Chiron Sport não ganhou sequer um cavalo na comparação com o modelo "básico". Mas nem precisava, afinal são 1.500 deles no motor de 8 litros e 16 cilindros dispostos em forma de W (4 fileiras de 4 cilindros). As mudanças, segundo a fabricante, foram feitas em ajustes que deixaram a dirigibilidade melhor. A suspensão está mais rígida, e a direção mais direta. A marca francesa também reduziu o peso do modelo em 18 kg. Uma das iniciativas mais extravagantes foi modificar o material dos braços dos limpadores de para-brisa, que trocaram o metal por fibra de carbono. A medida contribuiu em 1,4 kg na "dieta". As mudanças deram resultado. A Bugatti fala que o Chiron Sport percorreu o circuito de testes de Nardò, na Itália, 5 segundos mais rápido do que o Chiron sem sobrenome.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Audi A7 chega ao Brasil na virada do ano como 'sedã inteligente'



A Audi revelou no último mês de outubro a nova geração do sedã A7. Agora, a marca alemã promoveu um test-drive com o modelo na Cidade do Cabo, na África do Sul, e antecipou algumas informações sobre sua chegada ao Brasil. O modelo será um dos destaques da marca no Salão do Automóvel, em novembro. As vendas devem começar na sequência – na virada do ano. O sedã de quase 5 metros de j,itão de cupê será oferecido na versão 55 TFSI, seguindo o novo (e confuso) padrão de nomenclaturas da Audi. Ela traz motor V6 de 340 cavalos e 51 kgfm acoplado ao câmbio de dupla embreagem e 7 marchas com tração integral. Ainda falta definir o pacote de equipamentos e a tabela de preços. O A7 não é um modelo que irá representar grandes volumes de vendas para a Audi. A ideia dele é transmitir uma nova imagem da empresa – de não querer vender carros premium pouco equipados, como acontecia há poucos anos. Até por isso, a estratégia é disponibilizar praticamente todos os itens disponíveis. É o caso do assistente de direção em situações de tráfego pesado, quando o carro praticamente “se dirige”, controlando aceleração, frenagem e direção, seguindo o veículo a frente. O pacote também deve incluir o eixo traseiro direcional, que auxilia na estabilidade e nas manobras e as duas telas centrais, de 10 e 8,6 polegadas, que praticamente eliminam os botões a bordo. Outros itens do carro que devem chegar ao Brasil são teto solar, ar-condicionado com 4 zonas de regulagens de temperatura, quadro de instrumentos digital e personalizável, porta-malas com abertura elétrica, bancos de couro com regulagens elétricas e memória e sistema de som da grife Bang & Olufsen com até 19 alto-falantes.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Ferrari revela o esportivo 488 Pista de 720 cavalos



A Ferrari revelou nesta quarta-feira (21) os detalhes e fotos do inédito carro esportivo 488 Pista, que será apresentado no próximo Salão de Genebra, em março. O modelo é o sucessor da dinastia de Ferraris com motor V8, que já esteve nas mãos de 360 Challenge Stradale, 430 Scuderia e 458 Speciale. Com tecnologias derivadas dos modelos de pista 488 GTE e 488 Challenge, o esportivo possui motor V8 3.9 que chega a 720 cavalos de potência. Comparado ao modelo 488 GTB, do qual traz sua base, a 488 Pista ficou 90 kg mais leve. Mudanças aerodinâmicas renderam um aumento de 20% em sua "downforce" ao solo. Apesar de toda essa agressividade, a empresa disse que o modelo é indicado para todo tipo de motorista, sendo piloto profissional ou não.

Audi TT RS chega ao Brasil por R$424.990,00




A Audi lançou no Brasil o novo TT RS, versão mais esportiva do coupé da marca. Em pacote único, o modelo custa R$424.990 e tem motor de 400 cavalos. Outras novidades que chegam a linha da marca são o RS3 sedã (R$ 329.990) e o SQ5 (R$ 397.990), que fazem parte do total de 10 novidades previstas para o Brasil em 2018. "As vendas dos veículos RS cresceram 20% mundialmente no último ano. Esperamos que o Brasil possa acompanhar isso", disse Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil. O executivo também confirmou que vai lançar o RS4 no Brasil ainda este ano. Para o TT, a empresa desenvolveu um novo motor 2.5 litros TSFi de 5 cilindros. De acordo com a empresa, o esportivo faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Sua velocidade máxima é de 250 km/h limitada eletronicamente. O motor tem desempenho 17% maior que seu antecessor, apesar de não ter mudado cilindrada de 2.480 cc. Bloco e cárter do motor são agora feitos de liga de alumínio, deixando o 18 kg mais leve. O modelo tem suspensões desenvolvidos para a pista e os seus freios são do tipo perfurados e ventilados. De série, TT RS tem o painel virtual cockpit, bancos esportivos de couro napa, acabamento interno de fibra de carbono, escapamento esportivo, faróis full LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, chave presencial e sistema de som Bang & Olufsen.

Volkswagen Amarok V6, de 225 cavalos, chega ao Brasil por R$184.990,00



A Volkswagen anunciou a chegada de uma nova motorização para a Amarok no Brasil. Com preço partindo de R$ 184.990, a versão V6 Highline está chegando às concessionárias com o motor 3.0 turbodiesel de 225 cavalos. O modelo estava em pré-venda no país desde o final do ano passado, por valor de R$ 187.710, mas agora chega de vez ao mercado brasileiro. Segundo a montadora, as 450 unidades destinadas às vendas antecipadas foram comercializadas em apenas 1 dia. Até então, a picape tinha opções de motores dieses 2.0 de 140 e 180 cavalos. No entanto, para ganhar "força" na briga com rivais como Chevrolet S10 e Toyota Hilux, introduz este propulsor que já era utilizado pelo grupo Volkswagen em modelos como o Audi Q7. Com a novidade, a Amarok supera as rivais em potência. A S10 2.8 turbodiesel chega a 200 cavalos, enquanto a Hilux 2.7 turbodiesel possui potência máxima de 160 cavalos. Produzida na Argentina, a versão está disponível nas cores Branco Cristal (sólida), Preto Mystic (perolizada), Prata Sírius e Cinza Indium (metálicas). Veja alguns itens de série da Amarok V6 Highline: Faróis bixenônio com luzes de uso diurno de LEDs Sistema de auxílio ao estacionamento com câmera de ré Sistema de freios pós-colisão Sistema de infotainment "Discover Media" Controle eletrônico de estabilidade Controle automático de descida Assistente para partida em subida Sistema de assistência à frenagem Controle de tração Bloqueio eletrônico do diferencial Indicador de perda de pressão dos pneus 4 airbags Isofix Faróis de bixenônio com luz diruna de LED De acordo com a empresa, o motor 3.0 turbodiesel combina tecnologia de injeção direta common-rail de combustível e turbocompressor de geometria variável, fazendo a Amarok ir de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Em relação ao motor 4 cilindros 2.0 biturbo que equipa as versões Trendline e Highline automáticas, o ganho é de 25% em potência (45 cv a mais) e de 31% no torque (130 Nm, ou 13,3 kgfm).

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

McLaren Senna vai fazer 0 a 100 km/h em 2,8 segundos




A McLaren divulgou nesta quarta-feira (7) mais detalhes sobre o modelo que levará o nome de Ayrton Senna. O superesportivo, que será lançado no começo de março, poderá acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e atingir 200 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima será de 340 km/h, de acordo com a fabricante. Esse desempenho impressionante será possível com o uso de materiais superleves e propulsor potente. Com muita fibra de carbono, tanto no chassis, como na carroceria, o carro terá 1.198 kg (peso seco). O interior também abusará da fibra de carbono exposta, por exmplo, no painel e na porta. O motor responsável por empurrar essa máquina será um V8 4.0 biturbo, que rende 800 cavalos de potência a 7.250 rpm e despeja 71 kgfm de torque já a 3 mil giros. Segundo a fabricante, o som desse V8 será diferente, parecido com o de motores de motos de corrida, com acréscimo de 10db a cada 2.000 rpm. Somente 500 unidades do modelo serão produzidas no Reino Unido, a um preço equivalente a mais de R$ 3,3 milhões por unidade. A empresa britânica ganhou representação oficial no Brasil em 2017, mas se a McLaren Senna for oferecida por aqui deve ser muito mais cara que isso. Os preços dos modelos "normais" já variam de R$ 1,8 milhão (570S Coupé) a quse R$ 3 milhões (720S). A marca também abrirá um showroom em São Paulo nos próximos meses. A McLaren Senna foi anunciada em dezembro passado e será revelada oficialmente no Salão de Genebra, em março. Detalhes sobre a McLaren Senna: Motor: V8 4.0 biturbo Câmbio: automático de dupla embreagem e 7 velocidades com modo manual Tração: traseira Potência: 800 cv Torque: 71 kgfm Peso: 1.198 kg Rodas: 19 (dianteira) e 20 (traseira) polegadas.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Honda City chega com visual renovado e preços a partir de R$60.900,00




A Honda anunciou nesta quinta-feira (1) a chegada da linha 2018 do City. O sedã começa a ser vendido com visual renovado e preços a partir de R$ 60.900. Veja abaixo os valores de todas as versões. DX 1.5 manual - R$ 60.900 (manteve o preço) Personal 1.5 CVT - R$ 68.700 (versão não existia) LX 1.5 CVT - R$ 72.500 (era R$ 69 mil) EX 1.5 CVT - R$ 77.900 (era R$ 75.700) EXL 1.5 CVT - R$ 83.400 (era R$ 81.400) O City ganhou mudanças visuais discretas, como a nova grade dianteira, para-choques redesenhados e novas lentes para faróis e lanternas. O motor não mudou. Segue o 1.5 de até 116 cavalos e câmbio manual de 5 marchas (na versão de entrada) ou CVT. A lista de equipamentos ganhou novos itens, como as luzes de rodagem diurna de LED (DRL) em todas as versões. A opção mais cara, EXL, também recebe LED no conjunto de luzes baixa e alta. No entanto, ao contrário do Fit, o City não oferece controles de tração e estabilidade nem como opcional em nenhuma das versões. A Honda afirmou que "possui uma estratégia específica para a adoção destes itens em cada modelo, e, que no momento, eles não fazem parte da estratégia para o City." Nas versões EX e EXL, o City ganhou airbags laterais, ar-condicionado digital, controle de velocidade de cruzeiro e câmera de ré. Na EXL, ainda há central multimídia de 7 polegadas com conexões para Android Auto e Apple CarPlay, bancos de couro e airbags de cortina. Todas as versões saem de fábrica com ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade e direção elétrica.

Corvette ZR1 bate recorde do Ford GT em circuito nos EUA


No começo do ano, o Ford GT estabeleceu um novo recorde na Virginia International Raceway, circuito que é visto como a Nürburgring dos Estados Unidos. Mas a marca não durou muito. Cerca de uma semana depois, a Chevrolet levou o Corvette ZR1 para a mesma pista e destronou o Ford GT, com um tempo de 2 minutos e 37 segundos - pouco mais de 1 segundo mais veloz. Segundo a Chevrolet, o tempo foi obtido em um teste de rotina para validação do modelo, que estava equipado com um opcional ZTK Performance, acrescentando peças em fibra de carbono, pneus e ajustes mais esportivos. O ZR1 tem motor 6.2 supercharged, com 765 cavalos de potência e 98 kgfm de torque. Já o Ford GT vem com um 3.5 V6 EcoBoost, que é capaz de render 647 cv. Se na pista os tempos foram próximos, quando a comparação é no preço, a disputa fica muito desequilibrada. Por US$ 123 mil será possível levar para a garagem um exemplar do ZR1 igual ao usado no recorde nos Estados Unidos. Já o esportivo da Ford não sai por menos de US$ 450 mil. Ou seja, com o preço do GT dá pra comprar pelo menos três ZR1 e ainda sobra uma grana para torrar em testes nas pistas.

Mercedes-Benz apresenta nova geração do Classe A




A Mercedes-Benz apresentou nesta sexta-feira (2) em Amsterdã, na Holanda, a nova geração do Classe A. Esta é a quarta geração do modelo, que nasceu nos anos 90 como um monovolume, mas se tornou um hatch médio em 2013. O modelo já foi confirmado para o Brasil, ainda sem prazo de chegada. Na Europa, as encomendas podem ser feitas a partir de março. O novo Classe A incorpora algumas tecnologias presentes em modelos maiores. É o caso do quadro de instrumentos digital, formando uma peça única com a central multimídia, como no Classe E. Cada uma das telas pode ter até 10,25 polegadas. Além da nova tela, a Mercedes também implementou um novo modo de navegação, que a marca promete ser mais simples e intuitivo. Ele foi apresentado na feira de tecnologia CES, e começa a ser disponibilizado no Classe A. A Mercedes já havia recelado alguns detalhes do interior do veículo, que está maior. A cabine ganhou visual parecido com o de modelos maiores, como o próprio Classe E. Isso inclui 3 saídas de ar na central e uma fileira prateada com comandos de ventilação. Todas as versões do Classe A agora contam com frenagem automática de emergência. Outros itens de segurança são o assistente de mudança de faixa e o alerta de colisão frontal. O Classe A europeu pode receber 3 motorizações: A 200 - novo 1.4 turbo a gasolina de 163 cavalos A 250 - novo 2.0 turbo a gasolina de 224 cv A 180 d - novo 1.5 diesel de 115 cv O câmbio pode ser manual de 6 marchas na versão de entrada. Ela - e todas as outras - também podem receber a transmissão de dupla embreagem e 7 marchas. Outra novidade é que agora o Classe A pode ter tração integral. Até então, este recurso era exclusividade do A 45 AMG. A carroceria está 1,4 cm mais comprida, enquanto o entre-eixos cresceu 3 cm. São 4,42 metros de comprimento e 2,73 m de entre-eixos. Segundo a fabricante, o porta-malas cresceu, e agora acomoda 370 litros.

Ford Ka estreia novo visual na Europa



Depois de mostrar a nova versão "aventureira" no Brasil, a Ford revelou como ficará o Ka em sua versão "normal", mas por enquanto apenas na Europa. A atualização visual da terceira geração do Ka deve aparecer também por aqui, no segundo semestre do ano, já com a versão Freestyle, que será uma opção "inspirada" em SUVs, com preço abaixo do EcoSport. Diferentemente do Freestyle, que trouxe o logo da Ford para o centro da grade frontal, o Ka normal continua com a marca no lugar tradicional. Mas as mudanças no para-choque são similares, com destaque para a região do farol de neblina. O interior tem a central multimídia Sync3, com a tela "flutuante" no painel central, assim como o EcoSport. A Ford confirmou que o Ka brasileiro também terá essa novidade. Na Europa, o Ka poderá ser equipado com motor 1.2 de 3 cilindros a gasolina (70 ou 85 cv) ou 1.5 a diesel (95 cv). Por aqui, ainda não hã confirmação sobre mudanças nos motores 1.0 e 1.5 flex.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Ferrari de 1959 supera expectativa e é vendida por R$ 58 milhões em leilão




Uma Ferrari de 1959 foi arrematada em Nova York na noite da quarta-feira (6) por US$ 17.990.000 (cerca de R$ 58,2 milhões). O valor ficou acima da expectativa da casa de leilões RM Sotheby's, que esperava algo entre R$ 45, 2 milhões e R$ 54,9 milhões. O modelo em questão é uma 250 GT LWB California Spider Competizione by Scaglietti, a segunda de uma série de 8 unidades feitas com carroceria em alumínio especialmente para competições. O esportivo entrou para o seleto grupo dos 20 carros mais caros já arrematados em leilão - uma lista liderada por uma parente próxima, a Ferrari 250 GTO de 1962, que alcançou US$ 38,5 milhões (R$ 124 milhões) em 2014. Com motor de 262 cavalos de potência, o modelo foi para as 24 horas de Le Mans apenas cinco dias depois de sair da fábrica, ainda sem a pintura concluída, e chegou em terceiro da sua classe, guiado pelo primeiro proprietário, Bob Grossman. Depois da corrida, ela voltou à fábrica para receber a devida pintura metálica e embarcou para os Estados Unidos. Em 1981, a Ferrari 250 GT passou por uma restauração.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Design inovador traz agressividade com beleza ao Project ONE



Belo e imponente, nada é por acaso no design do Mercedes-AMG Project ONE, novo superesportivo com tecnologia híbrida da Fórmula 1 projetado pela montadora alemã. Tudo o que os olhos veem possui uma função prática no veículo que ganhará as ruas em 2018. Com cockpit para frente, proporções musculares, cintura de vespa e traseira prolongada, ele é claramente inspirado nos carros de corrida. De frente, o visual agressivo e funcional já se apresenta, com um grande avental com várias entradas de ar que se estendem pela largura do carro e ajudam na aerodinâmica. Duas grandes entradas de ar em cada lado são moldadas por abas em forma de U, subdivididas por duas aletas horizontais pretas. Detalhes como o logotipo grande e branco da AMG na frente, a estrela da Mercedes acima e os faróis LED lisos complementam os contornos do corpo. O teto do Project ONE é dominado por uma entrada de ar que alimenta o motor. Esse detalhe é como nos carros de Fórmula 1. Ela se transforma em uma barbatana de tubarão preta, bela e elegante, que tem função de melhorar a estabilidade lateral quando o carro está em alta velocidade. Ela está junta ao tampo, com duas grandes entradas de ar que garantem a orientação dos fluxos para os resfriadores de óleo do motor e da transmissão. As laterais têm um design sensual e limpo, com flancos retraídos de forma tensa e superfícies de fibra de carbono pretas que redirecionam o ar ao redor do corpo do carro. Para remeter aos Mercedes-AMG Petronas da Fórmula 1, o artista que projetou a pintura dos veículos de corrida também deu seu toque no Project ONE, com o pincel verde. Ainda nessa área, as rodas são espessadas por asas apertadas, que dão a impressão de estarem prontas para voar. Por falar em asas, as portas do hipercarro são no formato gaivota, que abrem para frente e para cima, como em carros de corrida, o que dá um charme extra ao modelo. A parte traseira segue o visual muscular do carro, com elementos que adicionam beleza, mas também são funcionais. É o caso do spoiler afiado, o grande difusor de duas seções e o aerofólio extensível de dois estágios. Eles contribuem para a aerodinâmica quando em altas velocidades. Outro toque vindo da Fórmula 1 é o escapamento com um grande tubo redondo e duas outras aberturas pequenas. Completam o conjunto um avental com grandes componentes de malha preta e fibra de carbono e as luzes com três elementos de iluminação romboid que remetem ao logotipo da AMG. O Mercedes-AMG Project ONE é o novo projeto da divisão de superesportivos da montadora alemã e será lançado no mercado em 2018, com apenas 275 unidades. O carro, definido como uma ponte para o futuro, levará pela primeira vez a tecnologia híbrida da Fórmula 1 para as ruas, com o motor V6 1.6 litro turboalimentado e outros quatro elétricos, num conjunto capaz de atingir 350 km/h e fazer de 0 a 200 km/h em 6 segundos.

Aston Martin mostra nova geração do Vantage com motor V8 de 510 cv



A Aston Martin mostrou nesta terça-feira (21) a nova geração do modelo Vantage, que será equipada com motor 4.0 V8 biturbo, de 510 cavalos de potência. De acordo com a fabricante, o novo esportivo para duas pessoas é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em 3,5 segundos e atinge velocidade máxima de 313 km/h. O chassis é uma evolução do DB11, com cerca de 70% dos componentes novos e muito alumínio, o que deixa o peso do carro em 1.530 kg. Com o lançamento, a empresa britânica espera atingir a capacidade máxima de 7 mil unidades em sua fábrica de Gaydon em 2019. O novo Vantage custará a partir de £ 120.900 (R$ 522 mil) no Reino Unido. O empresário Sergio Habib, que comanda a Jac Motors no país, tinha também a representação oficial da marca preferida do espião James Bond, mas ela foi encerrada no começo de 2017. Então, não há previsão de vendas oficiais do novo Vantage por aqui.