terça-feira, 3 de março de 2020

Porsche 911 Turbo S é lançado com 650 cavalos e chega ao Brasil por R$ 1,3 milhão




A Porsche revelou na manhã desta terça-feira (03/03) o novo 911 Turbo S. Mesmo tendo sido mostrado há poucas horas, sua chegada ao Brasil foi confirmada para abril. Até o preço, R$ 1.329.000, já foi anunciado. A apresentação do esportivo aconteceria no Salão de Genebra. Porém, o evento foi cancelado poucos dias antes da sua abertura, pelo receio da propagação do coronavírus. A solução encontrada por outras dezenas de fabricantes foi realizar apresentações via internet, direto das sedes das empresas. No caso da Porsche, a revelação aconteceu em Stuttgart, na Alemanha. O novo 911 Turbo S é equipado com um motor 3.8 boxer de 6 cilindros e dois turbos. Ele entrega 650 cavalos, 70 cv a mais do que o modelo anterior e 81,6 kgfm, 5,1 kgfm mais do que o antecessor. É a versão mais potente mostrada até agora desta geração, chamada de 992. Essas credenciais dão ao 911 Turbo S números de desempenho impressionantes. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, e até os 200 km/h em menos de 9 segundos, sendo 0,2 segundos e 1 segundo mais veloz do que o modelo anterior, respectivamente. A velocidade máxima é de 330 km/h. Como comparação, o primeiro Porsche 911 Turbo, dos anos 1970, tinha "apenas" 260 cv, chegava aos 100 km/h em cerca de 6 segundos, e sequer alcançava 250 km/h de máxima. Os números, respeitáveis para a época, mostram o tamanho da evolução do modelo nesses quase 50 anos. Na comparação com os demais 911, o Turbo S ainda tem carroceria mais larga: são 4,5 cm a mais na dianteira, chegando a 1,84 m e 2 cm extras na traseira, passando para 1,90 m. Assim como no Carrera, o Turbo S também tem pneus com medidas diferentes nos dois eixos, com 20 polegadas na frente e 21 atrás. A Porsche também fez uma série de modificações no motor, principalmente nas turbinas, maiores, e que são de geometria variável, e no fluxo de ar. O visual do 911 Turbo S foi levemente alterado, na comparação com o Carrera. Ele conta com entradas de ar maiores, além da asa traseira, que é 15% maior do que na geração anterior.

Bentley lança conversível para 2 pessoas, com produção limitada a 12 unidades, e que custa R$ 8,6 mi



A Bentley, marca inglesa, centenária, e conhecida por seus modelos de alto luxo, apresentou na manhã desta terça-feira (3) o Bacalar, um modelo super exclusivo. Ele tem carroceria conversível, leva apenas duas pessoas, e terá produção limitada a 12 exemplares. O preço? 1,5 milhão de libras, o equivalente a R$ 8,6 milhões, na conversão do dia. O lançamento aconteceria no Salão de Genebra, mas o evento foi cancelado após o governo da Suíça proibir todos os eventos com mais de mil pessoas para evitar a propagação do coronavírus. Então, a Bentley decidiu realizar a apresentação do Bacalar em sua sede, em Crewe, na Inglaterra. "Eu fiquei muito desapontado por duas razões. Uma é pelo trabalho duro que a equipe teve para fazer acontecer. Eu acho que havíamos criado o melhor estande que já fizemos em salões", disse o diretor-executivo da Bentley, Adrian Hallmark, no vídeo transmitido pela empresa. Voltando ao Bacalar, o modelo foi batizado como uma homenagem ao balneário mexicano de mesmo nome. Ele marca o retorno da divisão Mulliner, a empresa de carrocerias mais antiga do mundo, com quase 500 anos de história. Agora, o setor é responsável pelos projetos especiais da Bentley. Cada uma das 12 unidades do Bacalar será construída à mão, de acordo com o gosto do cliente. Isso vale para cores e acabamentos. Se quiser, o comprador ainda pode incluir um jogo de malas da marca italiana Schedoni, criadas especialmente para serem acomodadas no veículo. A Bentley afirma que a única peça em comum com qualquer outro carro da empresa é a maçaneta, a mesma do Continental GT. O Bacalar ainda utiliza materiais mais leves, como o alumínio, em parte da carroceria, e a fibra de carbono, nas portas. Já a tinta é feita com cinzas de casca de arroz. A cabine ainda tem materiais nobres, como titânio e bronze, este também presente no logo da fabricante. O acabamento tem couro Beluga e lã natural. Cada assento recebeu exatos 148.199 pontos de costura. Porém, nada é mais exclusivo do que a madeira do painel. Ela vem de árvores que caíram naturalmente, e que estavam preservadas há 5 mil anos na região de East Anglia, na Inglaterra. Para mover todo esse luxo, a Bentley optou por um motor não menos sofisticado. É um W12 de 6 litros turbo, que entrega 659 cavalos e 91,8 kgfm. A marca não informou dados de desempenho.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Chery Tiggo 5X ganha visual atualizado e parte de R$ 91.990



Mesmo estando há apenas um ano nas lojas brasileiras, o Chery Tiggo 5X já passa por sua primeira mudança visual e de equipamentos. Com as novidades, o preço também mudou: agora o SUV parte de R$ 91.990, ou R$ 3 mil a mais. A maior parte das alterações visuais estão na dianteira, que foi toda redesenhada. O para-choque ganhou aberturas maiores, enquanto a grade com bordas pretas desce formando um conjunto visual único. Além disso, a grade profusão de cromados foi deixada de lado. Os faróis perderam a curvatura inferior que abrigava a luz de seta e uma parte dos LEDs diurnos, que agora estão no para-choque. A traseira teve mudanças mais discretas, com a barra cromada que invade as lanternas, que também foram redesenhadas. As rodas são as mesmas. Entre os equipamentos as novidades ficam na central multimídia, com tela de 9 polegadas, que ganha um novo sistema com Android Auto e Apple CarPlay. A versão topo de linha, TXS, ganhou também câmera 360°, assim como no rival Nissan Kicks. O Tiggo 5X é vendido em duas configurações diferentes, a T e a TXS. A Caoa Chery divulgou apenas o valor da versão de entrada para a linha 2021. As duas são equipadas com motor 1.5 turbo flex de 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina. A transmissão é automatizada de dupla embreagem, com 6 marchas, e a suspensão traseira é Multilink. O SUV é completo desde a versão T, com controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, rebatimento elétrico dos retrovisores, indicador de pressão e temperatura dos pneus, faróis com ajuste elétrico de altura, alarme e piloto automático. Há ainda sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, destravamento das portas por aproximação, faróis automáticos, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampas e lanternas de neblina. A versão topo de linha, TXS, adiciona faróis de neblina com assistência em curvas, airbags laterais e de cortina, bancos de couro, teto solar panorâmico e banco do motorista com regulagem elétrica.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Volkswagen Virtus GTS chega a partir de R$ 104.940



Pouco menos de um mês após apresentar o Polo GTS, a Volkswagen revelou agora todos os detalhes do Virtus GTS. Primeiro sedã da história da marca a receber a sigla esportiva, ele cobra caro por isso e parte de R$ 104.940. Assim como o "irmão" hatch, o sedã é sempre equipado com motor 1.4 turbo flex de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, e câmbio automático de 6 marchas. De acordo com a Volks, ele vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e chega a 210 km/h de velocidade máxima. O modelo é equipado de série com controles eletrônicos de estabilidade e tração, frenagem automática pós-colisão e bloqueio eletrônico do diferencial. Na aparência, o Virtus GTS ganha para-choques exclusivos, rodas de 17 polegadas diamantadas com pneus 205/50, retrovisores pintados de preto brilhante, lanternas escurecidas e friso vermelho na grade, invadindo os faróis. Na traseira, a sigla GTS substitui o nome Virtus e há um discreto aerofólio. A carroceria está disponível em 5 cores diferentes: preto, branco, prata, cinza e azul, esta última exclusiva para os GTS. O interior é predominantemente da cor preta, com detalhes em vermelho, como nas saídas de ar, na borda da base do câmbio, além das costuras dos bancos e do volante. Entre os equipamentos de série estão faróis full-LED, quadro de instrumentos digital, seletor de modos de condução, chave presencial com partida do motor por botão, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e start/stop. A central multimídia tem tela sensível ao toque de 8 polegadas, navegador nativo, comandos por voz e App-Connect, com Android Auto e Apple Carplay. O pacote opcional único custa R$ 2.160 e inclui o sistema de som Beats, sistema de ajuste variável de espaço e rede para o porta-malas.

'Primo' europeu do HB20, Hyundai i20 ganha nova geração com visual menos polêmico




Assim como a Kia havia feito com o Sorento, a Hyundai se antecipou ao Salão de Genebra, e apresentou antes da feira a nova geração do i20, o "primo" europeu do HB20. Ele utiliza a mesma linguagem visual do modelo criado para o mercado brasileiro, chamada de "Sensous Sportiness", ou esportividade sensual, na tradução livre. Só que o resultado é bem mais harmônico e dá a impressão de maior requinte. Fica evidente que os designers do modelo europeu ousaram muito menos, e usaram inspirações diferentes do que os responsáveis pelo HB20. Ainda que mantenha a grade de largura generosa, o i20 tem traços mais retos, e faróis em formato menos pontiagudo. A solução para ornamentar a lateral foi uma barra cromada, que começa logo antes das portas dianteiras, e se estende até quase a tampa do porta-malas. A traseira talvez seja o maior ponto de contato entre i20 e HB20. Ambos utilizam lanternas com desenho pouco convencional. Só que o modelo europeu traz formato de V, enquanto a peça do carro brasileiro mais parece um bumerangue. A Hyundai ainda adotou uma barra entre as lanternas e acabamento preto, para arrematar o trecho entre essa barra e o vidro traseiro. O i20 é maior do que o HB20 em todas as medidas. Ele tem 4,04 m de comprimento (10 cm a mais), 2,58 m de entre-eixos (+5 cm), 1,75 m de largura (+2 cm) e 351 litros de capacidade de porta-malas (+50 litros). O modelo europeu também se destaca pelos itens de segurança, ainda que o HB20 seja referência no segmento por oferecer, nas versões topo de linha, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa, o i20 traz, além desses recursos, detecção de pedestres e ciclistas, controle de velocidade adaptativo baseado em navegação, correção de saída de faixa, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado e traseiro. Ainda que não tenha mostrado fotos do interior, a Hyundai deu detalhes sobre a cabine do i20. O hatch terá duas telas de 10,25 polegadas - uma será usada como central multimídia, enquanto a outra é o quadro de instrumentos. Há três motorizações diferentes, mas cinco combinações. A versão de entrada traz um motor 1.2 de 4 cilindros e 84 cv. Todas as demais usam um 3 cilindros de 1 litro com turbo, com potência de 100 cv ou 120 cv. Essas últimas ainda podem ser oferecidas em um sistema híbrido leve, com uma bateria de 48V que atua em determinadas condições para economizar combustível. A transmissão pode ser manual de 6 marchas, ou de dupla embreagem e 7 marchas. O novo i20 será produzido na Turquia, e deve chegar às lojas europeias ainda este ano.