Assim como a Kia havia feito com o Sorento, a Hyundai se antecipou ao Salão de Genebra, e apresentou antes da feira a nova geração do i20, o "primo" europeu do HB20.
Ele utiliza a mesma linguagem visual do modelo criado para o mercado brasileiro, chamada de "Sensous Sportiness", ou esportividade sensual, na tradução livre.
Só que o resultado é bem mais harmônico e dá a impressão de maior requinte. Fica evidente que os designers do modelo europeu ousaram muito menos, e usaram inspirações diferentes do que os responsáveis pelo HB20.
Ainda que mantenha a grade de largura generosa, o i20 tem traços mais retos, e faróis em formato menos pontiagudo. A solução para ornamentar a lateral foi uma barra cromada, que começa logo antes das portas dianteiras, e se estende até quase a tampa do porta-malas.
A traseira talvez seja o maior ponto de contato entre i20 e HB20. Ambos utilizam lanternas com desenho pouco convencional. Só que o modelo europeu traz formato de V, enquanto a peça do carro brasileiro mais parece um bumerangue.
A Hyundai ainda adotou uma barra entre as lanternas e acabamento preto, para arrematar o trecho entre essa barra e o vidro traseiro.
O i20 é maior do que o HB20 em todas as medidas. Ele tem 4,04 m de comprimento (10 cm a mais), 2,58 m de entre-eixos (+5 cm), 1,75 m de largura (+2 cm) e 351 litros de capacidade de porta-malas (+50 litros).
O modelo europeu também se destaca pelos itens de segurança, ainda que o HB20 seja referência no segmento por oferecer, nas versões topo de linha, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa, o i20 traz, além desses recursos, detecção de pedestres e ciclistas, controle de velocidade adaptativo baseado em navegação, correção de saída de faixa, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado e traseiro.
Ainda que não tenha mostrado fotos do interior, a Hyundai deu detalhes sobre a cabine do i20. O hatch terá duas telas de 10,25 polegadas - uma será usada como central multimídia, enquanto a outra é o quadro de instrumentos.
Há três motorizações diferentes, mas cinco combinações.
A versão de entrada traz um motor 1.2 de 4 cilindros e 84 cv. Todas as demais usam um 3 cilindros de 1 litro com turbo, com potência de 100 cv ou 120 cv. Essas últimas ainda podem ser oferecidas em um sistema híbrido leve, com uma bateria de 48V que atua em determinadas condições para economizar combustível.
A transmissão pode ser manual de 6 marchas, ou de dupla embreagem e 7 marchas. O novo i20 será produzido na Turquia, e deve chegar às lojas europeias ainda este ano.
Carros fantásticos, verdadeiras máquinas sobre rodas que mexem com a cabeça de qualquer um. Mudam as marcas mas estes carros incríveis tem o poder de surpreender em detalhes, formas e cores, fazendo com que qualquer um sonhe com eles. Certamente, consideradas obras de arte, estas super-máquinas inspiram liberdade pra quem tem a possibilidade de pilotar uma delas, se perdendo no tempo e na velocidade que proporcionam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário