quinta-feira, 30 de maio de 2019

Volkswagen confirma Jetta GLI para junho com motor de 230 cavalos do Golf GTI



A Volkswagen divulgou nesta quinta-feira (30) os primeiros detalhes do Jetta GLI, configuração esportiva do sedã, que chega às lojas no próximo mês de junho com o mesmo conjunto do Golf GTI. Os preços, porém, permanecem em segredo. Novidade para o Brasil, a nomenclatura GLI é utilizada nos Estados Unidos desde os anos 80 para batizar as versões mais esportivas dos sedãs da marca, com o mesmo peso do nome GTI, que os hatches recebem. Não por acaso, ele terá o mesmo conjunto da única versão disponível para o Golf por aqui: motor 2.0 turbo de 230 cavalos de potência e câmbio DSG de 6 marchas. Segundo a Volkswagen, o Jetta GLI vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Por isso, a marca o classifica como "a melhor performance entre os sedãs Volkswagen à venda no Brasil". Por fora, os para-choques ganharam aberturas maiores de apelo esportivo e grade com elementos em formato de colmeia e friso vermelho. Na traseira, o sedã adota saída dupla de escape, aerofólio e um aplique que imita um difusor. Entre os equipamentos, o GLI terá, de série, quadro de instrumentos digital, bancos de couro com regulagens elétricas e aquecimento para os dianteiros, iluminação ambiente, modos de condução, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som Beats e faróis full led com projetores. Há ainda piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, sistema de frenagem pós-colisão, faróis altos automáticos, 6 airbags e pontos de ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix).

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Jeep Renegade ganha visual 'dark' com kit Night Eagle por R$ 92.020


O Jeep Renegade voltou a ter a opção do pacote Night Eagle, que adiciona equipamentos e garante um visual mais "dark". Disponível apenas para a configuração Sport com motor flex e câmbio automático, o pacote deixa o preço inicial do modelo em R$ 92.020. Disponível no configurador do site oficial da marca, o pacote custa R$ 4.500. Na prática, porém, ele sai por R$ 6.030, já que só pode ser combinado com a carroceria nas cores preto Carbon, prata Billet ou cinza Antique. Metálicas, elas custam R$ 1.530. O Renegade Sport flex automático parte de R$ 85.990 sem opcionais. O diferencial do Night Eagle é o visual escurecido. Rodas de liga leve de 17 polegadas, logotipos, teto e laterais acima da porta ganham pintura na cor preta, que também cobre detalhes no interior, como o aro central do volante, as saídas de ar, os alto-falantes e a base da alavanca de câmbio. Também há novidades entre os equipamentos. O kit acrescenta ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento traseiros e central multimídia com tela de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. A versão Sport que pode incorporar o pacote tem motor 1.8 flex de até 139 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas.

Start-up alemã apresenta protótipo de táxi voador



A start-up alemã Lilium apresentou nesta quinta-feira (16) um protótipo de táxi voador, uma tecnologia em que muitas empresas no mundo já estão trabalhando e que pode revolucionar o transporte urbano. O veículo de cinco lugares é equipado com 36 motores elétricos com operação semelhante à dos reatores e tem alcance de 300 quilômetros, com velocidade máxima de 300 km/h. Este modelo faz parte de uma longa lista de veículos eVTOL (decolagem e descida vertical elétrica) que têm a capacidade de decolar e aterrissar verticalmente. O táxi Lilium fez um primeiro teste no início de maio, disse a empresa, prometendo em 2025 um serviço de transporte "quatro vezes mais rápido". No início, os veículos terão um piloto, mas eles aspiram a ser completamente autônomos. A Lilium é uma das dezenas de empresas no mundo, desde a "start-up" até gigantes da aviação como a Boeing e a Airbus, que estão comprometidas com os táxis voadores, mas cuja circulação foi atrasada pela regulamentação atual.

Nissan começa a entregar o carro elétrico Leaf em julho; 16 foram vendidos


A Nissan confirmou para julho a entrega dos primeiros Leaf comprados na pré-venda, aberta desde novembro de 2018 mediante sinal de R$ 5 mil. De acordo com a marca, 16 unidades já foram vendidas - o elétrico sai por R$ 178.400 e é importado do Reino Unido. A partir de julho, o carro será vendido em 7 concessionárias de 6 cidades: duas em São Paulo e as demais em Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (16), o novo presidente-executivo da Nissan para a América-Latina, o argentino Guy Rodrigues, afirmou que não há planos de produizir o Leaf no país. "O volume é muito pequeno", explicou. A marca anunciou também que todos os exemplares serão acompanhados de um carregador de parede para recarga rápida em rede doméstica. Com o carregador, chamado de "wallbox", é possível carregar 100% da bateria de 40 KWH em até 8 horas. O cabo convencional, que também vem com o veículo, faz a mesma recarga em até 20 horas. É preciso, no entanto, que a companhia elétrica local avalie as instalações da casa do proprietário para confirmar se ela comporta o equipamento. O Leaf é movido por um motor elétrico de 149 cavalos de potência e autonomia (o quanto ele consegue rodar sem ter de recarregar a bateria de até 389 km. Ele é equipado com câmeras de visão 360°, alerta de tráfego cruzado, de pontos cegos e de mudança involuntária de faixa, assistente de partida em rampa e faróis de LED. A bateria tem garantia de 8 anos de garantia para a bateria.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Ford Ranger perde motor flex e agora parte de R$ 128.250


A Ford Ranger passou por uma redução em sua gama de versões e perdeu, além da configuração de entrada XL a diesel, todas as equipadas com motor flex. Agora, a picape só é vendida com motor diesel a partir de R$ 128.250. Em nota, a marca confirmou a mudança na linha: “a Ford reduziu a complexidade da oferta de catálogos da Ranger focando nas versões mais vendidas, a diesel”. A versão XLS, que passa a ser a mais barata, é sempre acompanhada do motor 2.2 turbodiesel de 160 cavalos de potência. Ela pode combinar câmbio automático e tração 4x2, câmbio manual e tração 4x4 e câmbio automático e tração 4x4. Acima, a XLT vem com o propulsor 3.2 turbodiesel de 200 cavalos, sempre com câmbio automático. O conjunto é o mesmo na versão topo de linha, Limited. Todas as transmissões têm 6 marchas. O motor flex era um 2.5 16V com 173/168 cavalos de potência (etanol/gasolina) e vinha sempre acompanhado de um câmbio manual de 5 marchas.