terça-feira, 4 de março de 2014

Citroën lançará C4 Cactus no Brasil, diz diretor no Salão de Genebra


 
"Vamos levar o novo Citroën C4 Cactus para o Brasil", afirmou o diretor-geral adjunto da marca, Yves Bonnefont, ao G1 no primeiro dia do Salão de Genebra, nesta terça-feira (4). O modelo, segundo ele, chegará ao mercado europeu em junho próximo, por 13.950 euros (o equivalente a R$ 45 mil na cotação do dia). Bonnefont não disse, no entanto, quando ele chegará ao mercado brasileiro: "Ainda nao temos data definida, mas já estamos trabalhando em cima disso". O crossover C4 Cactus, mistura de minivan, sedã e SUV, foi apresentado como conceito no Salão de Frankfurt, no ano passado, quando chamou a atenção pela porta "acolchoada" e pelo interior inovador, com o assento da frente em peça única, como um sofá. Detalhes pouco usuais costumam aparecer em conceitos, para atrair olhares, e sumir nas versões de produção, mas não foi o caso do Cactus. Ainda em outubro, a montadora francesa afirmou que eles seriam mantidos. O detalhe nas portas, uma espécie de almofada cheia de ar, visa protegê-la de arranhões e impactos leves, evitando que o dono tenha que gastar dinheiro com pequenos reparos. "O material usado é muito resistente e durável. É parecido com o que está na sola do (tênis) Nike Air", comparou o designer Frederic Duvernier, em entrevista ao site da "Automotive Business Europe", na época. Também ao site, Mark Lloyd, diretor de programa de design da Citroën, explicou o porquê do banco diferenciado: "Colocar um assento nesse estilo em vez de dois separados é mais caro, mas vai criar uma sensação de conforto." A versão final foi mostrada no mês passado, na França. Em Genebra, é exibida a versão Adventure, com bagageiro no teto. O modelo é feito em Madri, na Espanha. "O C4 Cactus marca o novo posicionamento da marca, que visa carros com valores mais acessíveis, design jovem e tecnologia simplificada", explica Bonnefont. O diretor lembrou outro diferencial no desenho do modelo: "O airbag vem acoplado ao teto, oferecendo mais espaço para os passageiros da frente".

Renovado, Hyundai Elantra flex chega por R$ 83,4 mil


 
O Hyundai Elantra chega renovado ao mercado brasileiro, custando R$ 83,4 mil, anunciou a montadora nesta quarta-feira (26). Segundo a marca, além das mudanças visuais, há 75 novos itens. O modelo, fabricado em Ulsan, na Coreia do Sul, lançado no ano passado, no Salão de Los Angeles. No Brasil, é equipado com motor 2.0 flex de 178 cavalos. O Elantra 2014 vem com com seis airbags, controle de estabilidade e de tração, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistente de frenagem. O único opcional é o teto solar. No visual, a traseira foi redesenhada e a frente conta com novo para-choque com ampla abertura de ar, nova grade e faróis de neblina em L. As rodas de liga leve de 16 polegadas também têm novo design. A montadora promete melhoria no isolamento acústico, com novo material nos dutos do ar-condicionado e cobertura do motor com maior espessura e maior área. Ela diz ainda que o carpete é mais denso e a camada de isolamento do assoalho ficou mais espessa, assim como as espumas no interior das coluna A, o que ajudaria a deixar o carro mais silencioso. Na cabine, há "mudanças sutis no posicionamento das saídas de ar, nos controles e na altura do apoio de braços central dianteiro", descreve a Hyundai. Há ainda uma nova tela multifuncional de sete polegadas com navegação, CD, MP3, DVD, O motor flex de quatro cilindros, que desenvolve 178 cv com álcool e 169 cv com gasolina, tem torque máximo de 21,5 kgfm e 20 kgfm, respectivamente. Ele possui duplo comando de válvulas continuamente variável. Com duplo comando variado de válvulas, a Hyundai diz que ele tem desempenho otimizado, o que deve resultar em melhor, consumo de combustível 2% menor e 30% menos emissões. Além disso, o bloco utiliza um design em que o virabrequim fica deslocado, reduzindo o atrito entre os pistões e as paredes dos cilindros, para ganhar mais 1% na economia de combustível.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Série especial Tweed do Sandero chega ao Brasil por R$ 47.390

 
A Renault confirmou na terça-feira (18) a chegada ao Brasil do Sandero Stepway Tweed, série especial do veículo com uma inusitada homenagem ao tecido feito com fios de lã, usado na confecção de jaquetas e casacos. Serão produzidas 1.900 unidades dessa série limitada, que vem antes da nova geração do carro, prevista para o meio do ano. O Sandero Stepway Tweed tem preço sugerido de R$ 47.390 com câmbio manual e R$ 51.640 com transmissão automática. Na série especial, há apenas duas opções de cor: branca ou preta. Capas dos retrovisores, maçanetas das portas, racks de teto e rodas recebem sempre pintura invertida à da carroceria. Se o carro é branco, os detalhes são pretos. No carro preto, detalhes são brancos. Há, ainda, adesivos identificando a versão, nas laterais. No interior, bancos e do painel das portas são revestidos com tiras de tweed, com o padrão xadrez, em branco e preto. A lista de equipamentos é a mesma das demais versões Stepway, com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e sistema multimídia Media Nav. O Tweed também herda da gama Stepway o câmbio mecânico de cinco marchas em conjunto com o motor 1.6 8V Hi-Power, que rende 106 cv (etanol) e 98 cv (gasolina). O modelo também terá versão automática, com câmbio de quatro velocidades. Neste caso, o motor é o 1.6 16V Hi-Flex, que desenvolve 112 cv (etanol) e 107 cv (etanol).

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ferrari F12berlinetta chega ao Brasil por R$ 2,4 milhões

 
O Grupo Via Italia e a Ferrari América do Norte lançaram oficialmente no Brasil, nesta sexta-feira (12), no Autódromo de Intergalos, em São Paulo, a F12berlinetta, modelo de passeio mais rápido da marca italiana à venda atualmente. Os interessados terão que pagar R$ 2,4 milhões para ter o superesportivo com motor de 12 cilindros em V que desenvolve 740 cavalos de potência, a 8.500 rpm, combinado com transmissão de dupla embreagem da Fórmula 1. Segundo a empresa, com a adição de equipamentos opcionais ainda não informados, o preço chega a R$ 2,9 milhões. Essa configuração mais completa deverá ser a da maioria das unidades que chegarão no segundo semestre deste ano para pronta-entrega ao país, informa a importadora Via Itália. Mas os clientes poderão optar por encomendar a versão mais "simples", de R$ 2,4 milhões. A meta da importadora é vender 10 unidades da F12berlinetta em 2013, de acordo com o presidente da empresa, Francisco Longo, parceiro da Ferrari há 17 anos. De acordo com Longo, as vendas da empresa italiana no Brasil neste ano devem ficar entre 38 e 40 unidades, incluindo todos os modelos disponíveis atualmente no país. "A demanda deverá ficar estável, com o aumento do dólar", prevê Longo. "O cliente brasileiro tem o hábito de comprar o carro que está na loja, não encomenda", acrescenta. Vai a 340 km/h Com o motor V12 e o design que deixou o cupê mais leve, além de mudanças na aerodinâmica, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. De acordo com a empresa, o propulsor possui injeção direta de alta pressão e três ignições sequenciais para aproveitar melhor o combustível. A velocidade máxima é de 340 km/h. A Ferrari diz que ele completou uma volta no circuito italiano de Fiorano em 1min23, mais rápido do qualquer outro modelo da marca. O design e a forma como o superesportivo foi moldado são também responsáveis pela marca de velocidade. O fluxo de ar envolta do carro passa por vincos, spoilers, para-choque e para-lamas esculpidos diratamente na carroceria, o que reduz o atrito por não ter peças presas ao veículo. Outra evolução é a redução da distância de frenagem, de acordo com a montadora italiana. Para isto, as peças dos freios são de carros de corrida da fabricante, fazendo a redução de 100 km/h a 0 km/h em 30 metros. Os freios de cerâmica são de última geração e têm um sistema moderno de controle eletromagnético da suspensão e sistemas de gerenciamento eletrônico do motor e de segurança. Todo o sistema está integrado em uma única central eletrônica de alta performance. Sobre o chassi totalmente novo, o modelo utiliza 12 tipos diferentes de ligas, alguns inéditos no setor e até então usados somente em aviões, segundo a Ferrari. Como resultado, foi obtida uma melhoria de 20% na rigidez do chassi, ao passo que o peso seco é 70 kg menor do que o cupê V12 anterior: 1.525 kg, 54% deles distribuídos na traseira. A montadora diz ainda que o consumo de combustível foi reduzido em 30%. O interior do esportivo conta com detalhes em alumínio, fibra de carbono e couro costurado à mão. A supermáquina foi apresentada mundialmente em março do ano passado, durante o Salão de Genebra.

Ferrari California tem visual atualizado e ganha V8 de 560 cv


Quando foi lançada, em 2008, a California causou uma revolução na Ferrari. Foi a pioneira da marca com câmbio de dupla embreagem e injeção direta de combustível, além de ser a primeira com motor V8 dianteiro. Agora, o carro de entrada da empresa de Maranello ganha uma nova geração na Europa, que traz outras importantes mudanças, além do nome, que passa a ser California T. A letra acrescida é uma menção ao uso do turbo compressor. A novidade foi mostrada nesta quarta-feira (12) e será apresentada ao mundo no Salão de Genebra, em março. Porém, especificações técnicas e fotos já foram divulgadas. Seguindo à risca a cartilha dos novos esportivos, a nova California está mais potente e econômica. O motor é baseado no V8 da Maserati Quattroporte e, apesar de menor, passando de 4.3 litros para um 3.9 litros turbo, está 70 cavalos mais potente do que a geração anterior, com 560 cv. Número mais impressionante do que o aumento da potência é o incremento no torque, que cresceu 50%, chegando a 77 kgfm, contra 49,4 kgfm da California antiga. Com isso, a Ferrari anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, com máxima de 315 km/h. O consumo também melhorou. Segundo a marca do cavalinho rampante, é de 9,5 km/l no ciclo combinado, nos padrões europeus. A Ferrari afirma que o número é 15% melhor que o da California anterior. As menores mudanças foram as visuais. A dianteira tem novos faróis, inspirados na irmã maior, F12berlinetta, enquanto a entrada de ar do capô mudou de posição e agora é dupla. As entradas de ar do para-choque também estão maiores. Na traseira, as luzes indicadoras de direção mudaram de lugar, e agora estão incorporadas às lanternas. Já as duas saídas duplas de escape ficaram na posição horizontal – antes eram verticais. O interior está praticamente igual. A principal novidade é a tela multimídia de 6,5 polegadas sensível ao toque, que concentra funções da central de entretenimento.