sexta-feira, 29 de maio de 2020

Lamborghini de R$ 11,6 milhões e que tem edição limitada a 63 unidades vira Lego de 4 mil peças



A Lego é conhecida por ter fãs de todas as idades, com seus mais variados brinquedos. A mais recente novidade da empresa, porém, deve agradar aos mais crescidos. A empresa lançou nesta quinta-feira (28) uma miniatura em escala 1:8 da Lamborghini Sián FKP 37, o primeiro superesportivo híbrido da empresa italiana. A Sián de verdade tem números impressionantes. A começar pelo preço, de 2 milhões de euros (R$ 11,6 milhões, na cotação do dia), e pela tiragem, limitada a apenas 63 unidades. Além disso, a combinação do motor V12 com outro, elétrico, faz com que a potência combinada seja de 819 cavalos, levando o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, com máxima superior a 350 km/h. Claro que a versão da Lego não tem esse desempenho, mas surpreende por outros detalhes. A começar pelo preço, de R$ 2.499, que faz dela uma das Lamborghinis mais baratas - e um dos Legos mais caros. São 3.969 pecinhas, que, montadas, fazem com que o modelo chegue aos 60 cm de comprimento, 13 cm de altura e 25 cm de largura. Além disso, a miniatura também traz o spoiler traseiro retrátil, portas que abrem para cima e volante com detalhes como o logotipo da Lamborghini. Até o motor V12 é replicado na versão menor. Por dentro, a Lego diz que o interior foi recriado, incluindo uma transmissão inteiramente funcional, que pode ser engatada com uma manete móvel. No capô dianteiro (o motor é traseiro), ainda há uma pequena maleta, com um código que desbloqueia conteúdo exclusivo para os clientes. O brinquedo ainda é entregue em uma caixa que traz com a silhueta dos faróis e a cor do Lamborghini Sián original, um verde bastante chamativo.

Volkswagen revela o Nivus, modelo global que estreia no Brasil



A Volkswagen revelou nesta quinta-feira (28/05) todos os detalhes do Nivus. O Brasil será o primeiro mercado do mundo a receber o modelo, que chegará às lojas nas próximas semanas entre Polo e T-Cross. Preços, no entanto, não foram revelados. Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o SUV será exportado para toda a América Latina, mais o México. Na Argentina, seu lançamento está marcado para o final do segundo semestre deste ano. Na segunda metade de 2021 será a vez da Europa, que também produzirá o Nivus. Todas as configurações serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. A motorização entrega até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, e será sempre acompanhada do câmbio automático de 6 marchas. Questionada pelo G1 sobre a exclusividade mecânica, a marca disse que quem desejar motorizações menores pode optar pelo Polo (com os 1.0 e 1.6 aspirados) e, maiores, pelo T-Cross (como o 1.4 turbo). As versões do modelo ainda não foram reveladas, mas a marca já apresentou alguns dos equipamentos possíveis. Entre eles estão faróis e lanternas de LED, luzes diurnas de LED, detector de fadiga, chave presencial com partida do motor por botão, controle de estabilidade e câmera de ré. Há também o piloto automático adaptativo, que mantém a distância e a velocidade do veículo à frente definidas pelo motorista, e o sistema de frenagem automática de emergência. Por causa das linhas, ele é maior e mais baixo do que o T-Cross. São 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do "irmão") e 1,49 metro de altura (contra 1,57 m). A distância entre-eixos é de 2,57 metros, a mesma do Polo. Todos compartilham a plataforma modular MQB. O destaque fica para o porta-malas de 415 litros - maior do que os 373 do primeiro nível do T-Cross, do que os 300 litros do Polo e do que os 393 litros do Chevrolet Tracker, principal novidade entre os SUVs compactos. Todos os ajustes de direção e suspensão são próprios para o Nivus, assim como o eixo traseiro, de maior rigidez torcional em relação ao Polo. Também em comparação com o hatch, a suspensão é elevada em 1 centímetro. As rodas são de liga leve de 17 polegadas.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Fiat 500 chega à 3ª geração 100% elétrico; modelo será lançado no Brasil no final do ano



A Fiat revelou nesta quarta-feira (4), na Europa, a 3ª geração do 500, o Cinquecento. Pela primeira vez na história, o modelo abandona os motores a combustão e se torna 100% elétrico – até então, a opção movida a energia elétrica era apenas uma versão. Apesar de recém-lançada mundialmente, a nova geração do 500 já está confirmada para o Brasil e chega ainda em 2020. O lançamento será no final do ano, e seu preço deverá ser mais baixo do que o de outros rivais elétricos, como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf. Isso significa uma faixa abaixo dos R$ 200 mil. O modelo faria sua estreia mundial no Salão de Genebra 2020, mas o evento acabou cancelado por conta do surto do novo coronavírus na Europa. Após o cancelamento do show em Genebra, a maioria das empresas recorreu a eventos virtuais para apresentar seus modelos mais recentes. No entanto, a Fiat realizou um evento de apresentação do 500 em Milão, no norte da Itália, que registrou o pior surto do vírus da Europa até agora. "Estamos aqui para mostrar que a FCA está perto de Milão e da Itália", disse Olivier François, chefe da marca Fiat e vice-presidente de marketing da Fiat Chrysler. Segundo a agência Reuters, ele falou para um público restrito de jornalistas, antes de uma entrevista coletiva no museu do design em Milão, onde as cadeiras foram separadas por um metro para atender aos requisitos das autoridades locais de saúde. A primeira versão de lançamento, chamada de "La Prima", traz a configuração do tipo conversível e ao preço base na Europa de 37.900 euros – cerca de R$ 190 mil na conversão direta. Veja dados técnicos do 500 elétrico: 118,3 cavalos de potência; 320 km de autonomia; Velocidade máxima de 150 km/h; 0 a 100 km/h em 9 segundos; 0 a 50 km/h em 3,1 segundos. Além da motorização elétrica, o Fiat 500 traz o sistema de condução semiautônomo. Ele é considerado de nível 2 pela fabricante e conta com câmeras de monitoramento na dianteira do carro. Com o sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo, o modelo pode frear ou acelerar ao detectar carros, ciclistas e pedestres. O veículo também possui sistema de centralização na faixa de rolagem e dispositivo de aviso de ponto cego, entre outros. Com o sistema de recarga rápida, as baterias podem ter 80% da carga completa em 35 minutos. Em 5 minutos, o carro recebe carga necessária para percorrer 50 quilômetros, diz a montadora.

BMW X6 com grade iluminada chega ao Brasil por R$ 515 mil



A nova geração do BMW X6 acaba de chegar ao Brasil. Vendido, por enquanto, em versão única, xDriv40i M Sport, o SUV grande custa R$ 514.950. Um dos principais atrativos, no entanto, além do visual atualizado, é a grande grade iluminada - como o G1 mostrou no último Salão de Frankfurt. A pintura em preto fosco, no entanto, não está disponível em nenhum mercado. O novo X6 tem motor de 6 cilindros em linha, que entrega 340 cavalos e 45,9 kgfm, e câmbio automático de 8 marchas. De acordo com a BMW, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, e alcança os 250 km/h. Ele chega ao Brasil importado dos Estados Unidos. Nas medidas, o X6 está 2,6 cm mais comprido, chegando a 4,94 m. No entre-eixos, são 2,98 m, 4,2 cm a mais do que na geração anterior. Por outro lado, o SUV ficou 0,6 cm mais baixo. Ainda assim, são 1,70 m de altura. Também há novos equipamentos, como o assistente pessoal, que explica o funcionamento de equipamentos, e é acionado quando algum passageiro diz a frase “olá BMW”. O sistema também pode aprender os hábitos do motorista, e adaptar suas funções. Até a chave do X6 é inteligente. A peça possui uma tela colorida e sensível ao toque, que traz informações do veículo, como localização, autonomia e reparos necessários. O motorista também pode travar e destravar as portas, acionar a iluminação interna e abaixar os vidros, por exemplo.

Toyota Hilux V6 chega ao Brasil por R$ 205 mil


A linha Hilux está mais completa no Brasil. A Toyota acaba de lançar uma nova versão, GR-S, equipada com motor V6 4.0 a gasolina de 234 cavalos e 38,3 kgfm. Preparada pela divisão esportiva Gazoo, custará R$ 204.990, e tem edição limitada a 100 unidades. Com isso, ela passa ser a picape mais potente do Brasil. No entanto, o posto será perdido no próximo mês, com a chegada da nova Amarok com motor V6 a diesel atualizado para render 258 cv. A Hilux GR-S também tem opção do motor 2.8 a diesel que equipa o resto da família. Nesse caso, o preço é de R$ 220.990, e a série é de 400 exemplares. As versões GR-S possuem preparação para encarar vias de terra. No caso da Hilux V6, a suspensão foi recalibrada com um novas molas e amortecedores. O visual também é diferente das outras configurações. Há grafismos em branco, perto e vermelho por toda a carroceria. Na dianteira, o logotipo da Toyota foi substituído por um enorme letreiro com o nome da empresa. Por fim, há apliques plásticos no para-choque e caixas de roda. A cabine, por sua vez, tem apliques plásticos em vermelho e quadro de instrumentos com grafismos diferenciados.

Novo Toyota Corolla tem mais um reajuste de preços e parte de R$ 102.990


A Toyota promoveu o segundo reajuste de preços de preços para o novo Corolla, que foi lançado no Brasil no ano passado. Agora o modelo parte de R$ 102.990 na versão mais barata, a GLi, enquanto a mais cara, Altis Premium híbrida, foi para R$ 137.390. Comparado ao valor de janeiro de 2020, o Corolla GLi 2.0 ficou R$ 1 mil mais caro. No caso da XEi 2.0, o acréscimo de preço foi de R$ 2 mil. Altis 2.0 e Altis híbrido ficaram R$ 1,4 mil mais caros, o mesmo aumento que atingiu a versão top de linha, a Altis Premium híbrido. Veja os novos preços do Corolla: GLi 2.0 - de R$ 101.990 para R$ 102.990 (foi lançado a R$ 99.990) XEi 2.0 - de R$ 112.990 para R$ 114.990 (foi lançado a R$ 110.990) Altis 2.0 - de R$ 128.990 para R$ 130.390 (foi lançado a R$ 124.990) Altis híbrido - de R$ 128.990 para R$ 130.390 (foi lançado a R$ 124.990) Altis Premium híbrido - de R$ 135.990 para R$ 137.390 (foi lançado a R$ 130.990) O sedã tem duas opções de motores. O primeiro é um 2.0 flex de até 177 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque, sempre com câmbio automático CVT de 10 marchas. O segundo é um conjunto híbrido, que combina um motor 1.8 flex de 128 cavalos e um elétrico que, juntos, entregam 123 cavalos. Desde a versão de entrada GLi, o Corolla é equipado com direção elétrica, 7 airbags, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Há também faróis automáticos e com ajuste de altura, central multimídia com Android Auto, Apple Carplay e câmera de ré, direção elétrica, faróis com luzes diurnas de LED e tela TFT de 4,2 polegadas colorida no quadro de instrumentos. As rodas têm 16 polegadas. A versão intermediária XEi acrescenta faróis de neblina em LED, chave presencial, aletas para troca de marchas atrás do volante, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, ar-condicionado automático, acabamento com partes de couro preto e rodas de 17 polegadas. A topo de linha Altis 2.0 adiciona lanternas e faróis de LED e o pacote Toyota Safety Sense, com piloto automático adaptativo, faróis com facho alto automático, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, e alerta para mudança involuntária de faixa. Há ainda um pacote premium de série com ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagens elétricas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, teto solar elétrico e sensor de chuva. Na versão Altis híbrida, este último pacote é opcional e não há paddle shifts, mas o quadro de instrumentos é digital. Todos os demais equipamentos são os mesmos da Altis 2.0.

terça-feira, 3 de março de 2020

Audi lança a quarta geração do A3, confirmada para o Brasil




A Audi apresentou nesta terça-feira (03/03), em sua sede, na cidade alemã de Ingolstadt, a quarta geração do A3, um dos seus produtos mais importantes. A fabricante disse que ele será vendido no Brasil, mas ainda não há uma data de lançamento. Inicialmente, ele chega na versão hatch, mas a empresa confirmou que também haverá versões sedã e esportivas, S3 e RS 3. A apresentação estava prevista para acontecer no Salão de Genebra – cancelado após o governo da Suíça proibir todos os eventos com mais de mil pessoas. A solução encontrada pela organização e parte das fabricantes foi realizar um "dia de imprensa virtual", com as apresentações sendo feitas via internet, no mesmo horário em que estavam previstas as coletivas no evento suíço. O novo A3 segue a identidade visual da Audi. Isso quer dizer faróis maiores e mais recortados, além de uma grade mais generosa. A carroceria cresceu 3 cm, chegando a 4,34 metros de comprimento. No entanto, o entre-eixos de 2,64 m e o porta-malas, de 380 litros, não foram alterados. Vale lembrar que ele compartilha a plataforma com o Golf, que também ganhou uma nova geração recentemente. Por enquanto, a Audi revelou apenas duas motorizações para o A3: um 1.5 de quatro cilindros e 150 cavalos a gasolina, já usado no Golf europeu, e um 2.0 diesel, com 116 cv ou 150 cv. O câmbio pode ser manual, de 6 marchas, ou de dupla embreagem, de 7 marchas. A tração é dianteira. A Audi já prometeu que irá lançar novas versões, com uma oferta maior de motores, tração integral e opções com conjuntos híbrido leve e híbrido plug-in, que pode ser carregado na tomada. O A3 ainda conta com algumas inovações em sua cabine. As saídas de ar voltadas para o motorista, por exemplo, estão em posição elevada. O quadro de instrumentos agora é digital, e a central multimídia cresceu, passando para 10,1 polegadas. A Audi afirmou que o novo A3 começa a ser entregue aos clientes europeus em maio. No entanto, as vendas serão abertas ainda este mês, com preços a partir de 28.900 euros, cerca de 2.000 euros a mais do que o modelo que está saindo de linha.

Renault Kwid chega à Europa com a promessa de ser 'o carro elétrico mais barato do continente'



O Renault Kwid vai ganhar as ruas da Europa. Mas de uma forma diferente. Ele será vendido no continente como Dacia Spring, e será um subcompacto elétrico. Com o Spring, a Dacia terá o tão esperado veículo elétrico de baixo custo. Tão baixo que a promessa é ser "o veículo elétrico mais barato da Europa". Alguns sites especializados do continente apontam que o preço de partida deverá ficar na casa dos 10 mil euros. Como comparação, o "primo" distante, Renault Zoe, parte de 23.900 euros. Já o Seat Mii electric, versão com baterias do Volkswagen Up, custa a partir de 17.730 euros. Dessa forma, ele seria apenas um pouco mais caro do que um Renault Twizy, que sai por cerca de 8 mil euros, mas é bem mais simples do que um carro convencional. Até pela proposta de ser mais acessível, o Spring levará a marca Dacia, que é uma subsidiária de origem romena, que pertence à Renault. O Spring será o primeiro carro elétrico da Dacia. Ele já havia aparecido na Europa em 2018, ainda como conceito da Renault na prévia do Salão de Paris de 2018. A versão de produção surgiu meses depois, no Salão de Xangai. O lançamento, em terras europeias, como Dacia, está marcado para o ano que vem. A Dacia não revelou muitas informações sobre o Spring. A marca disse apenas que ele terá capacidade de levar até 4 pessoas, com autonomia superior a 200 km. No entanto, não foram divulgados dados do motor elétrico, ou as medidas do veículo. A apresentação do modelo aconteceria no Salão de Genebra – cancelado após o governo da Suíça proibir todos os eventos com mais de mil pessoas. Dacia e Renault, porém, não adotaram a estratégia encontrada pela organização e parte das fabricantes de realizar um “dia de imprensa virtual”, com as apresentações sendo feitas via internet, no mesmo horário em que estavam previstas as coletivas de imprensa no evento suíço. Pouco depois de mostrar o conceito do Kwid elétrico, a Renault lançou o Zoe no Brasil. O modelo, vendido por R$ 150 mil, chegou no Salão do Automóvel de 2018. Na ocasião, o presidente da Renault na América Latina, Luiz Pedrucci, afirmou ao G1 que a marca iria usar a chegada do modelo como uma escola, para ganhar experiência e, eventualmente, poder comercializar um carro elétrico mais barato no país.

Volkswagen apresenta novos Golf GTI e GTE e SUV elétrico ID 4




A Volkswagen apresentou na manhã desta terça-feira (03/03) em Wolfsburg, na Alemanha, as versões esportivas do novo Golf, GTI, GTE e GTD. A fabricante também mostrou as primeiras imagens de seu novo carro elétrico, o ID 4. A apresentação estava prevista para acontecer no Salão de Genebra – cancelado após o governo da Suíça proibir todos os eventos com mais de mil pessoas. A solução encontrada pela organização e parte das fabricantes foi realizar um "dia de imprensa virtual", com as apresentações sendo feitas via internet, no mesmo horário em que estavam previstas as coletivas no evento suíço. Os novos Golf esportivos já haviam sido mostrados na última semana. Pela primeira vez, GTI, a gasolina, e GTE, híbrido, terão a mesma potência: 245 cavalos. O primeiro usa o já conhecido motor 2.0 turbo, que agora entrega 15 cv a mais. Já o segundo combina um 1.4 turbo de 150 cv, com um propulsor elétrico, de 115 cv. A soma das potências, porém, resulta em 245 cv. Já a versão a diesel, GTD, tem um 2.0 de 200 cv. Os três modelos alcançam a velocidade máxima de 210 km/h, e possuem câmbio de dupla embreagem (de 6 marchas no GTE, e 7 no GTI e GTD). Mas, para a alegria dos puristas, a versão a gasolina vem equipada, de série, com uma transmissão manual de 6 marchas. A principal característica visual dos Golf esportivos é o conjunto de 10 lâmpadas auxiliares de LED, posicionadas na tomada de ar inferior do hatch – 5 de cada lado. Além disso, a tradicional "maquiagem" esportiva foi preservada. O nome Golf foi suprimido. Em seu lugar, a tampa do porta-malas ostenta apenas a sigla correspondente à versão: GTI, GTE ou GTD. A temática das cores também está presente. Uma fina barra logo acima da grade indica qual versão se trata. Ela pode ser vermelha para o GTI, azul para o GTE ou prata para o GTD. Essa mesma barra recebe, pela primeira vez, iluminação por LEDs. O SUV é o segundo modelo da família ID, que promete revolucionar a história da empresa. O primeiro foi o ID 3, descrito pela própria Volkswagen como a terceira revolução da marca, depois de Fusca e Golf. A Volkswagen afirmou que o ID 4 é a versão de produção do conceito ID Crozz, mostrado em 2017. Seu lançamento será ainda em 2020, e ele poderá rodar, segundo a fabricante, mais de 500 km com uma carga da bateria. A primeira configuração do ID 4 terá tração traseira. No entanto, uma opção com tração integral (provavelmente com um motor elétrico em cada eixo) será lançada posteriormente.

Porsche 911 Turbo S é lançado com 650 cavalos e chega ao Brasil por R$ 1,3 milhão




A Porsche revelou na manhã desta terça-feira (03/03) o novo 911 Turbo S. Mesmo tendo sido mostrado há poucas horas, sua chegada ao Brasil foi confirmada para abril. Até o preço, R$ 1.329.000, já foi anunciado. A apresentação do esportivo aconteceria no Salão de Genebra. Porém, o evento foi cancelado poucos dias antes da sua abertura, pelo receio da propagação do coronavírus. A solução encontrada por outras dezenas de fabricantes foi realizar apresentações via internet, direto das sedes das empresas. No caso da Porsche, a revelação aconteceu em Stuttgart, na Alemanha. O novo 911 Turbo S é equipado com um motor 3.8 boxer de 6 cilindros e dois turbos. Ele entrega 650 cavalos, 70 cv a mais do que o modelo anterior e 81,6 kgfm, 5,1 kgfm mais do que o antecessor. É a versão mais potente mostrada até agora desta geração, chamada de 992. Essas credenciais dão ao 911 Turbo S números de desempenho impressionantes. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, e até os 200 km/h em menos de 9 segundos, sendo 0,2 segundos e 1 segundo mais veloz do que o modelo anterior, respectivamente. A velocidade máxima é de 330 km/h. Como comparação, o primeiro Porsche 911 Turbo, dos anos 1970, tinha "apenas" 260 cv, chegava aos 100 km/h em cerca de 6 segundos, e sequer alcançava 250 km/h de máxima. Os números, respeitáveis para a época, mostram o tamanho da evolução do modelo nesses quase 50 anos. Na comparação com os demais 911, o Turbo S ainda tem carroceria mais larga: são 4,5 cm a mais na dianteira, chegando a 1,84 m e 2 cm extras na traseira, passando para 1,90 m. Assim como no Carrera, o Turbo S também tem pneus com medidas diferentes nos dois eixos, com 20 polegadas na frente e 21 atrás. A Porsche também fez uma série de modificações no motor, principalmente nas turbinas, maiores, e que são de geometria variável, e no fluxo de ar. O visual do 911 Turbo S foi levemente alterado, na comparação com o Carrera. Ele conta com entradas de ar maiores, além da asa traseira, que é 15% maior do que na geração anterior.

Bentley lança conversível para 2 pessoas, com produção limitada a 12 unidades, e que custa R$ 8,6 mi



A Bentley, marca inglesa, centenária, e conhecida por seus modelos de alto luxo, apresentou na manhã desta terça-feira (3) o Bacalar, um modelo super exclusivo. Ele tem carroceria conversível, leva apenas duas pessoas, e terá produção limitada a 12 exemplares. O preço? 1,5 milhão de libras, o equivalente a R$ 8,6 milhões, na conversão do dia. O lançamento aconteceria no Salão de Genebra, mas o evento foi cancelado após o governo da Suíça proibir todos os eventos com mais de mil pessoas para evitar a propagação do coronavírus. Então, a Bentley decidiu realizar a apresentação do Bacalar em sua sede, em Crewe, na Inglaterra. "Eu fiquei muito desapontado por duas razões. Uma é pelo trabalho duro que a equipe teve para fazer acontecer. Eu acho que havíamos criado o melhor estande que já fizemos em salões", disse o diretor-executivo da Bentley, Adrian Hallmark, no vídeo transmitido pela empresa. Voltando ao Bacalar, o modelo foi batizado como uma homenagem ao balneário mexicano de mesmo nome. Ele marca o retorno da divisão Mulliner, a empresa de carrocerias mais antiga do mundo, com quase 500 anos de história. Agora, o setor é responsável pelos projetos especiais da Bentley. Cada uma das 12 unidades do Bacalar será construída à mão, de acordo com o gosto do cliente. Isso vale para cores e acabamentos. Se quiser, o comprador ainda pode incluir um jogo de malas da marca italiana Schedoni, criadas especialmente para serem acomodadas no veículo. A Bentley afirma que a única peça em comum com qualquer outro carro da empresa é a maçaneta, a mesma do Continental GT. O Bacalar ainda utiliza materiais mais leves, como o alumínio, em parte da carroceria, e a fibra de carbono, nas portas. Já a tinta é feita com cinzas de casca de arroz. A cabine ainda tem materiais nobres, como titânio e bronze, este também presente no logo da fabricante. O acabamento tem couro Beluga e lã natural. Cada assento recebeu exatos 148.199 pontos de costura. Porém, nada é mais exclusivo do que a madeira do painel. Ela vem de árvores que caíram naturalmente, e que estavam preservadas há 5 mil anos na região de East Anglia, na Inglaterra. Para mover todo esse luxo, a Bentley optou por um motor não menos sofisticado. É um W12 de 6 litros turbo, que entrega 659 cavalos e 91,8 kgfm. A marca não informou dados de desempenho.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Chery Tiggo 5X ganha visual atualizado e parte de R$ 91.990



Mesmo estando há apenas um ano nas lojas brasileiras, o Chery Tiggo 5X já passa por sua primeira mudança visual e de equipamentos. Com as novidades, o preço também mudou: agora o SUV parte de R$ 91.990, ou R$ 3 mil a mais. A maior parte das alterações visuais estão na dianteira, que foi toda redesenhada. O para-choque ganhou aberturas maiores, enquanto a grade com bordas pretas desce formando um conjunto visual único. Além disso, a grade profusão de cromados foi deixada de lado. Os faróis perderam a curvatura inferior que abrigava a luz de seta e uma parte dos LEDs diurnos, que agora estão no para-choque. A traseira teve mudanças mais discretas, com a barra cromada que invade as lanternas, que também foram redesenhadas. As rodas são as mesmas. Entre os equipamentos as novidades ficam na central multimídia, com tela de 9 polegadas, que ganha um novo sistema com Android Auto e Apple CarPlay. A versão topo de linha, TXS, ganhou também câmera 360°, assim como no rival Nissan Kicks. O Tiggo 5X é vendido em duas configurações diferentes, a T e a TXS. A Caoa Chery divulgou apenas o valor da versão de entrada para a linha 2021. As duas são equipadas com motor 1.5 turbo flex de 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina. A transmissão é automatizada de dupla embreagem, com 6 marchas, e a suspensão traseira é Multilink. O SUV é completo desde a versão T, com controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, rebatimento elétrico dos retrovisores, indicador de pressão e temperatura dos pneus, faróis com ajuste elétrico de altura, alarme e piloto automático. Há ainda sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, destravamento das portas por aproximação, faróis automáticos, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampas e lanternas de neblina. A versão topo de linha, TXS, adiciona faróis de neblina com assistência em curvas, airbags laterais e de cortina, bancos de couro, teto solar panorâmico e banco do motorista com regulagem elétrica.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Volkswagen Virtus GTS chega a partir de R$ 104.940



Pouco menos de um mês após apresentar o Polo GTS, a Volkswagen revelou agora todos os detalhes do Virtus GTS. Primeiro sedã da história da marca a receber a sigla esportiva, ele cobra caro por isso e parte de R$ 104.940. Assim como o "irmão" hatch, o sedã é sempre equipado com motor 1.4 turbo flex de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, e câmbio automático de 6 marchas. De acordo com a Volks, ele vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e chega a 210 km/h de velocidade máxima. O modelo é equipado de série com controles eletrônicos de estabilidade e tração, frenagem automática pós-colisão e bloqueio eletrônico do diferencial. Na aparência, o Virtus GTS ganha para-choques exclusivos, rodas de 17 polegadas diamantadas com pneus 205/50, retrovisores pintados de preto brilhante, lanternas escurecidas e friso vermelho na grade, invadindo os faróis. Na traseira, a sigla GTS substitui o nome Virtus e há um discreto aerofólio. A carroceria está disponível em 5 cores diferentes: preto, branco, prata, cinza e azul, esta última exclusiva para os GTS. O interior é predominantemente da cor preta, com detalhes em vermelho, como nas saídas de ar, na borda da base do câmbio, além das costuras dos bancos e do volante. Entre os equipamentos de série estão faróis full-LED, quadro de instrumentos digital, seletor de modos de condução, chave presencial com partida do motor por botão, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e start/stop. A central multimídia tem tela sensível ao toque de 8 polegadas, navegador nativo, comandos por voz e App-Connect, com Android Auto e Apple Carplay. O pacote opcional único custa R$ 2.160 e inclui o sistema de som Beats, sistema de ajuste variável de espaço e rede para o porta-malas.

'Primo' europeu do HB20, Hyundai i20 ganha nova geração com visual menos polêmico




Assim como a Kia havia feito com o Sorento, a Hyundai se antecipou ao Salão de Genebra, e apresentou antes da feira a nova geração do i20, o "primo" europeu do HB20. Ele utiliza a mesma linguagem visual do modelo criado para o mercado brasileiro, chamada de "Sensous Sportiness", ou esportividade sensual, na tradução livre. Só que o resultado é bem mais harmônico e dá a impressão de maior requinte. Fica evidente que os designers do modelo europeu ousaram muito menos, e usaram inspirações diferentes do que os responsáveis pelo HB20. Ainda que mantenha a grade de largura generosa, o i20 tem traços mais retos, e faróis em formato menos pontiagudo. A solução para ornamentar a lateral foi uma barra cromada, que começa logo antes das portas dianteiras, e se estende até quase a tampa do porta-malas. A traseira talvez seja o maior ponto de contato entre i20 e HB20. Ambos utilizam lanternas com desenho pouco convencional. Só que o modelo europeu traz formato de V, enquanto a peça do carro brasileiro mais parece um bumerangue. A Hyundai ainda adotou uma barra entre as lanternas e acabamento preto, para arrematar o trecho entre essa barra e o vidro traseiro. O i20 é maior do que o HB20 em todas as medidas. Ele tem 4,04 m de comprimento (10 cm a mais), 2,58 m de entre-eixos (+5 cm), 1,75 m de largura (+2 cm) e 351 litros de capacidade de porta-malas (+50 litros). O modelo europeu também se destaca pelos itens de segurança, ainda que o HB20 seja referência no segmento por oferecer, nas versões topo de linha, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa, o i20 traz, além desses recursos, detecção de pedestres e ciclistas, controle de velocidade adaptativo baseado em navegação, correção de saída de faixa, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado e traseiro. Ainda que não tenha mostrado fotos do interior, a Hyundai deu detalhes sobre a cabine do i20. O hatch terá duas telas de 10,25 polegadas - uma será usada como central multimídia, enquanto a outra é o quadro de instrumentos. Há três motorizações diferentes, mas cinco combinações. A versão de entrada traz um motor 1.2 de 4 cilindros e 84 cv. Todas as demais usam um 3 cilindros de 1 litro com turbo, com potência de 100 cv ou 120 cv. Essas últimas ainda podem ser oferecidas em um sistema híbrido leve, com uma bateria de 48V que atua em determinadas condições para economizar combustível. A transmissão pode ser manual de 6 marchas, ou de dupla embreagem e 7 marchas. O novo i20 será produzido na Turquia, e deve chegar às lojas europeias ainda este ano.

E-Tron, 1º carro elétrico da Audi chega em abril; marca vai instalar 200 pontos de recarga no Brasil até 2022



A Audi confirmou nesta quinta-feira (20/02) que o E-Tron, primeiro veículo elétrico da marca no Brasil, chega às lojas na primeira quinzena de abril. Desde novembro ele está disponível em pré-venda, por R$ 459.990. Ele será vendido em 14 concessionárias da marca, devidamente preparadas, com técnicos especializados em venda e manutenção. As lojas estão localizadas nas cidades de Barueri (SP), Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina (PR), Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Vitória, além de 3 em São Paulo. Além da data de chegada o E-Tron, a Audi também anuniou um investimento de R$ 10 milhões na implantação de 200 pontos de recarga para veículos elétricos no Brasil até 2022. As estações são parte de uma parceria com a Engie, e serão instaladas em locais como shoppings, academias, hotéis e restaurantes. Locais interessados em receber um desses pontos podem entrar em contato com a própria Audi. Os pontos de recarga terão plugues do tipo 2, usado por quase todos os modelos à venda no Brasil (exceto o Nissan Leaf). Em outubro, Audi, Porsche e Volkswagen anunciaram uma outra ofensiva na instalação de pontos de recarga. Na ocasião, as três fabricantes disseram que, em parceria com a EDP, vão colocar 30 estações de carregamento em rodovias paulistas. O E-Tron é um SUV elétrico, que tem autonomia de até 436 km, segundo o ciclo europeu. Ele utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, que entregam 408 cv. O modelo é mais em conta do que o Mercedes-Benz EQC, outro SUV elétrico recém-anunciado no Brasil. Ele sai por R$ 477.900. Por outro lado, custa mais do que o Jaguar I-Pace, pioneiro deste segmento por aqui. Ele custa R$ 452.200, e já foi avaliado pelo G1.

Peugeot Landtrek é revelada: conheça a nova picape da marca francesa


A Peugeot revelou nesta quinta-feira (20/02) a sua nova picape global, a Landtrek. O modelo terá opções de motores à gasolina e diesel, além de configurações de cabine simples e dupla. Também existe a opção "Cab", na qual a picape conta com a cabine, mas a parte de carga pode ser customizada. De acordo com a montadora, a capacidade máxima de carga do modelo é de 1,2 tonelada, para uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas. Na opção cabine dupla, a Landtrek tem 5,33 metros de comprimento, enquanto na de cabine simples é um pouco maior - chega a 5,39 metros. Em ambos os casos, a largura é de 1,92 metros. A Landtrek conta com 2 opções de motores, uma a diesel e outra à gasolina. No caso das configurações movidas com diesel, a picape sai equipada com motor 1.9 litro turbo, de 150 cavalos de potência e 35,7 kgfm, nas versões 4x2 e 4x4 - sempre com transmissão manual. O motor à gasolina é um 2.3 litros de 210 cavalos e 32,6 kgfm, também com tração 4x2 e 4x4. Nesse caso, a picape pode ter câmbio manual ou automático. A central multimídia da Landtrek possui tela sensível ao toque de 10 polegadas, com conectividade ao CarPlay e ao Android Auto. Por ela, é por visualizar as imagens transmitidas pelas câmeras do veículo, que pode ter de 1 a 4 delas, dependendo da versão. Ainda no interior, o modelo conta com ar condicionado de duas zonas e 6 airbags. A Airtrek possui assistente de descida, controle de estabilidade, alerta de troca de faixa e modos de condução.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Toyota investe US$ 400 milhões em projeto de carro voador


A gigante japonesa de automóveis Toyota anunciou, nesta quinta-feira (16), que investirá US$ 394 milhões na Joby Aviation, uma start-up californiana que desenvolve uma aeronave elétrica para serviços de mobilidade "on demand" em áreas urbanas. Feito no âmbito de uma captação de recursos de US$ 590 milhões pela Joby Aviation, este investimento é um sinal da intensificação dos esforços da Toyota para se transformar em gigante mundial de novas mobilidades. Fundada em 2009, a Joby Aviation desenvolve um pequeno avião elétrico de cinco lugares com decolagem e aterrissagem verticais, como um helicóptero. A futura máquina terá uma autonomia de 240 km e velocidade máxima de 320 km/h. Apoiado por vários investidores estrangeiros e por empresas desde seu início, a Joby Aviation anunciou no mês passado uma associação com o gigante americano de veículos com motorista, a Uber. O objetivo é lançar um serviço de táxis voadores até 2023.

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Mustang dirigido por Steve McQueen no filme 'Bullitt' é vendido por US$ 3,4 milhões e bate recorde




O Ford Mustang GT de 1968 que Steve McQueen dirigiu na perseguição clássica do filme “Bullitt”, um dos carros mais famosos do cinema norte-americano, foi vendido por 3,4 milhões de dólares em leilão na Flórida nesta sexta-feira (10), informou a Mecum Auctions. Foi o preço mais alto já pago por um Ford Mustang em leilão, segundo David Morton, gerente de marketing da casa de leilões em Kissimmee, perto de Orlando. O comprador não foi identificado publicamente. "O martelo foi batido em 3,4 milhões de dólares, mas com as taxas de compradores, o custo total é de 3,74 milhões de dólares", disse ele, acrescentando que houve quebra do recorde anterior da casa de leilões estabelecido no ano passado, de 2,2 milhões de dólares. O carro não restaurado, com sua pintura verde e estofado preto, estrelou uma sequência de 10 minutos no filme de 1968, ficando no ar algumas vezes enquanto passava pelas ruas montanhosas de San Francisco. O carro foi leiloado sem reserva ou preço mínimo de venda, uma decisão arriscada que poderia ter forçado os proprietários a vender por preço baixo. McQueen filmou com a janela abaixada para que os espectadores pudessem ver que ele estava atrás do volante. Embora creditado como motorista, McQueen compartilhou o volante com o motorista de Hollywood Bud Ekins, de acordo com o banco de dados de filmes IMDB. Após as filmagens, o Mustang foi vendido a um funcionário da Warner Brothers e, posteriormente, a um detetive da polícia de Nova Jersey. Ele, por sua vez, o vendeu por 6.000 dólares em 1974 a Robert Kiernan, de Madison, Nova Jersey, que manteve o carro até morrer, em 2014. Kiernan rejeitou várias ofertas pelo carro, incluindo uma do próprio McQueen, segundo o New York Times. Ele deixou o Mustang GT para o filho, Sean.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Chevrolet Cruze 2020 ganha versão de entrada LT por R$ 101.190



O Chevrolet Cruze chegou à linha 2020 no último mês de agosto unicamente em sua configuração topo de linha, Premier. Agora o modelo passa a ter a versão de entrada LT, que parte de R$ 101.190 tanto para o hatch quanto para o sedã. Não foram divulgadas imagens do hatch. Principais diferenças visuais: Faróis são mais simples, sem leds ou projetores Rodas são as mesmas do hatch antigo, com 17 polegadas Lanternas também são as mesmas do modelo antigo Não há cromados nas maçanetas, nas janelas e na grade dianteira Interior é todo preto Entre os equipamentos, o Cruze LT segue equipado com seis airbags, alerta de esquecimento de pessoas e/ou objetos no banco traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré e luz de condução diurna. Também há sistema multimídia com Android Auto, Apple CarPlay e Wi-Fi, sistema OnStar, ar-condicionado digital, piloto automático e limitador de velocidade. Ele passa a ter opção de desativar o start-stop, que desliga o motor automaticamente em paradas. Em relação à configuração Premier, que custa R$ 122.890, o modelo deixa de oferecer sensores de estacionamento dianteiros, sistema de estacionamento semiautônomo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa e partida do motor por botão.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Ford Mustang Black Shadow chega ao Brasil em 2020; marca terá 8 novidades no próximo ano





O Ford Mustang Black Shadow será uma das novidades da montadora para o mercado brasileiro em 2020. A edição comemorativa de 55 anos do esportivo chega ao Brasil no começo do próximo ano e a marca promete mais 8 novidades, entre elas, o aguardo SUV Territory. Preço e a data exata de lançamentos do Black Shadow no Brasil ainda não foram divulgados pela Ford. O modelo é equipado com motor V8 de 466 cv, transmissão automática de 10 velocidades e a base mecânica do modelo GT 3 Premium. As diferenças estão em acabamento, que possui teto e aerofólio pretos, faixas nas laterais e no capô, rodas de 19 polegadas e emblema em preto na grade dianteira. No interior, o Mustang Black Shadow tem revestimento dos bancos e das portas em Alcantara, com costuras especiais, fibra de carbono no painel central e na alavanca do câmbio. O emblema “55 Years” está presente no painel.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Chevrolet Equinox ganha motor 1.5 turbo e parte de R$ 129.990



O Chevrolet Equinox chegou à linha 2020 estreando um novo motor 1.5 turbo e a versão especial Midnight. Com isso, o modelo teve seu preço inicial reduzido para R$ 129.990. A versão topo de linha Premier, por sua vez, está R$ 3 mil mais cara e parte de R$ 162.990. Veja os preços do Equinox 2020: 1.5 LT - R$ 129.990 1.5 Midnight - R$ 131.990 1.5 Premier - R$ 154.990 2.0 Premier - R$ 162.990 A principal novidade fica para o motor 1.5 turbo de 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque, sempre com câmbio de 6 marchas. De acordo com a Chevrolet, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança as médias de 11,7 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade. Até então, o Equinox só era oferecido com o mesmo conjunto que equipa o Camaro de entrada nos EUA, um 2.0 turbo de 262 cavalos com câmbio de 9 marchas. Antes vendido em apenas 2 versões (LT e Premier), o modelo ganhou mais duas opções e teve as antigas reposicionadas. A configuração LT agora é oferecida apenas com motor 1.5 turbo, assim como a intermediária Midnight. A versão topo de linha Premier pode ser equipada tanto com motor 1.5 turbo, quanto com o 2.0 turbo, e tem sempre tração integral. A principal diferença visual fica para as saídas de escape, destacadas quando o motor for 2.0.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Peugeot confirma novo 208 para o Brasil



A Peugeot anunciou nesta segunda-feira (2) a chegada do novo 208 para o próximo ano no Brasil. O modelo será produzido em El Palomar, na Argentina. Detalhes sobre versões e motorizações ainda não foram revelados. De acordo com comunicado da presidente da marca no país, Ana Theresa Borsari, a nova geração do hatch começará a ser produzida no país vizinho em 2020 e chegará logo após ao mercado brasileiro. O modelo será parte do plano da Peugeot batizado de "Virada Brasil", que promete uma gama mais moderna de produtos. “O Novo 208 representará uma ruptura no segmento hatch no mercado nacional", disse Ana Theresa. O 206 foi lançado por aqui em 1999 e produzido em Porto Real (RJ) entre 2001 e 2014. A marca ainda não revelou quais as versões e motorizações serão comercializadas por aqui. Na Europa, o novo 208 pode ser equipado com motores 1.2 a gasolina com três variantes diferentes (75, 100 e 130 cavalos) e 1.5 a diesel. Há também uma versão 100% elétrica, com até 450 km de autonomia. Para o Brasil, é provável que o compacto utilize ao menos uma das opções para o 1.2, que pode ser aspirado ou turbinado. Também na Europa, ele pode ter equipamentos como carregador de celular por indução, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem de emergência automática, monitoramento de atenção do motorista, estacionamento semiautônomo e leitura de placas de trânsito. Grande parte desses itens poderão equipar o 208 argentino que virá ao Brasil, já que a maioria está presente nos novos Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Fiat Argo Trekking ganha motor 1.8 e câmbio automático por R$ 68.990



A Fiat apresentou novidades para as linhas Argo e Cronos. A principal delas é a chegada da versão Trekking equipada com motor 1.8 e câmbio automático de 6 marchas, que parte de R$ 68.990. Os modelos também ganham pacotes S-Design. A nova configuração chega para suprir a falta de um câmbio automático para a versão aventureira — também afetado pela decisão da marca de não aplicar a transmissão automatizada GSR ao modelo com motor 1.3, conforme a tendência de abandono desse tipo de câmbio. Rumores indicam que a versão Trekking 1.3 poderá receber, em breve, uma opção CVT, que deverá se espalhar para a versão Drive e o sedã Cronos. Os itens de série são praticamente os mesmos da versão mais "barata", equipada com motor menor, que começa em R$ 59.990. Estão lá ar-condicionado, faróis de neblina, central multimídia com tela de 7 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, retrovisores, vidros e direção elétricos, faróis com leds, sensores de estacionamento traseiros e monitoramento de pressão dos pneus. Rodas de liga leve de 15 polegas são de série. Há ainda dois pacotes com opcionais inéditos na versão Trekking: Tech (R$ 3.530), com quadro de instrumentos com tela de TFT, ar digital, retrovisores com rebatimento elétrico, chave presencial, sensor de chuva e crepuscular e retrovisor eletrocrômico, e Stile (R$ 2.900), com apoio de braço no banco do motorista, volante e bancos revestidos de couro, piloto automático, paddle shifts e banco traseiro bi partido. Um pacote dá aparência escurecida e mais equipamentos ao modelo nas versões 1.0 (por R$ 3.890) e 1.3 (por R$ 5.350). Adiciona-se faróis de neblina, ar-condicionado digital, retrovisor elétrico, vidros traseiros elétricos e central multimídia de 7 polegadas. Há também friso lateral cromado escurecido, badge S-Design, spoiler pintados em preto, logotipos da Fiat pintados de preto e interior todo preto. No caso do 1.0, há novas calotas escurecidas, enquanto o 1.3 tem rodas de liga leve com o mesmo acabamento.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Honda City tem nova geração lançada com motor 1.0 turbo de 3 cilindros



A Honda apresentou nesta segunda-feira (25), na Tailândia, a nova geração do sedã City. O modelo foi revelado 1 mês após o Fit ganhar sua reformulação, no Salão de Tóquio 2019. De acordo com a montadora, a nova motorização 1.0 turbo de 3 cilindros e 122 cavalos do City tem desempenho superior a do antigo 1.5 e seu torque é "equivalente a de um motor 1.8". O consumo do carro pode chegar a 23,8 km/l, informa a marca. Ao contrário do "irmão" Fit, que ficou com um visual mais "fofo", o City não esconde a sua inspiração mais esportiva no Civic, parecendo até uma versão mais compacta dele. A nova geração do sedã chega ao mercado tailandês em 24 de dezembro e, por enquanto, não há previsão de venda no Brasil. Mantendo a tradição do modelo, o novo Fit segue com câmbio automático do tipo CVT. Para simular as trocas de marchas, o sedã também conta com "borboletas" atrás do volante, que simulam até 7 marchas. Entre itens de série e acessórios, o carro conta com diversos dispositivos eletrônicos: 6 airbags, ABS, distribuição de frenagem , assistente de estabilidade, assistente de rampa e câmera de retrovisor. No interior, o modelo conta com tela multimídia de 8 polegadas, com conectividade com o Apple. O sistema de iluminação é de LED, inclusive, as luzes diurnas.