segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Hyundai mostra novo i30 por completo



Depois de um pequeno "aperitivo" no mês passado, a Hyundai revelou por completo o novo i30 na quarta-feira, 07/09, que busca brigar frente a frente com Volkswagen Golf e Ford Focus no segmento de hatches médios. A nova geração do compacto sul-coreana é o começo de uma nova família de modelos, que incluirá a primeira versão de alta perfomance da Hyundai, sob os cuidados da nova divisão esportiva "N". Embora a distância entre-eixos seja a mesma do modelo vendido atualmente no Brasil (2,65 m), o novo i30 ficou levemente maior, com total de 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,45 de altura. No lançamento marcado para o Salão de Paris no fim de setembro, o i30 deve aparecer já com um ampla gama de opções de motor, sendo apenas uma aspirada: 1.4 de 4 cilindros e 100 cv, movido a gasolina. Atualmente, a geração anterior é vendida no Brasil apenas com propulsor 1.8 a gasolina, com 150 cv. Em contato com o G1, a assessoria do Grupo Caoa, que comercializa o i30, afirmou que ainda não há planos de trazer a nova geração para o mercado brasileiro. As demais opções são sobrealimentadas, desde o 1.0 turbo de 3 cilindros (120 cv), passando pelo 1.4 turbo de 4 cilindros (140 cv), até o 1.6 turbo diesel, que pode ter 95, 110 ou 133 cavalos de potência. Os modelos podem ser associados a transmissão manual de 6 marchas ou automatizada de dupla embreagem e 7 velocidades. A nova geração do i30 quase dobrou a porcentagem de aço de alta resistência para 53%, o que deixou o carro até 28 kg mais leve e também melhorou a rigidez em 22%, na comparação com seu antecessor, segundo a Hyundai. No interior, os compradores poderão escolher entre uma tela multimídia sensível ao toque de 5 polegadas, com câmera traseira integrada, ou então uma nova possibilidade de 8 polegadas com integração ao smartphone por meio de Android Auto ou Apple CarPlay. Entre os sistemas de assistência ao motorista, pelo menos na Europa, o novo i30 contará com frenagem automática de mergência, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto-cego, assistente de permanência em faixa e de farol alto.

Peugeot 5008 sofre 'mutação' e vira SUV de 7 lugares na nova geração



A Peugeot mostrou na quarta-feira, 07 de setembro, imagens e alguns detalhes da nova geração do 5008, a minivan familiar que passou por uma "mutação" e se transformou em um SUV altamente tecnológico de 7 lugares, mantendo o mesmo nome. Com estreia marcada para o Salão de Paris, no final de setembro, o novo 5008 será feito sobre a mesma plataforma modular EMP2, que já deu vida aos recentes 308 e 3008, além do Citroën C4 Picasso, que foi o primeiro da leva a chegar ao Brasil. Embora seja fabricado sobre a mesma base, o 5008 é 19 cm mais comprido que o 3008 e 11 cm maior que sua geração anterior, totalizando 4,64 m de comprimento. Curiosamente, a altura permaneceu a mesma da minivan: 1,64 m. A Peugeot aposta em fileiras de bancos retráteis e configuráveis, além de 1.060 litros de porta-malas (conforme medição europeia), para conquistar os fãs de SUVs e também os de minivans. No interior, o conceito de i-Cockpit, que veio ao Brasil primeiramente com o 208, oferece o volante de tamanho reduzido, tela multimídia sensível ao toque de 8 polegadas e head-up display, que projeta informações para o motorista no para-brisa. A fabricante também promete disponibilizar itens de luxo, como bancos com função de massagem, sistema de som premium e teto solar panorâmico. Na parte de segurança, o SUV terá freios automáticos de emergência, alerta de distância para o carro da frente, assistência de permanência na faixa, reconhecimento de placas de velocidade, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto-cego e assistente de estacionamento. A Peugeot não divulgou detalhes sobre a motorização, mas o 5008 deve ter a última geração de motores da marca, com opções a diesel e a gasolina (BlueHDi e PureTech), nas versões Active, Allure, GT Line e GT. A Peugeot do Brasil afirma que ainda não há nenhuma previsão de vender o novo 5008 no Brasil.

Nova geração do Camaro chegará ao Brasil em série limitada de 50 anos


A General Motors (GM) confirmou nesta segunda-feira (19) a chegada da sexta geração do Camaro ao Brasil até o final de 2016. Antes de aparecer nas concessionárias, o esportivo será uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. As primeiras 100 unidades que desembarcam no mercado brasileiro serão da série limitada "Fifty", feita em homenagem aos 50 anos do modelo. A edição especial é equipada com o tradicional motor V8, agora mais potente com 455 cv, pintura preta com detalhes em vermelho e rodas de 20 polegadas. A fabricante afirmou que a versão brasileira terá detalhes exclusivos, mas não informou quais serão. O preço também não foi divulgado ainda. A sexta geração foi apresentada nos Estados Unidos em maio de 2015 e tem estrutura completamente nova, feita de materiais mais leves. Pela primeira vez, o Camaro está disponível fora do Brasil com um inédito motor 2.0 turbocharged, de 275 cavalos de potência, que acelera até 100 km/h em menos de 6 segundos, segundo a GM. Além dele, um novo V6 de 3.6 l, desenvolve 335 cv. Todas as versões podem ser acompanhadas de câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. A fabricante não informou se outras motorizações também serão importadas ao Brasil no futuro.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Mercedes-Benz planeja pelo menos 6 carros elétricos para brigar com Tesla


A montadora alemã Daimler, dona da Mercedes-Benz, planeja lançar pelo menos 6, e possivelmente até 9, modelos de carros elétricos como parte de seu esforço para competir com a Tesla e com a Audi, da Volkswagen, disse à Reuters uma pessoa familiarizada com os planos. A montadora continua rumo a apresentar um novo carro elétrico no salão do automóvel de Paris no próximo mês. Em julho, a montadora alemã disse que tinha acelerado o desenvolvimento de carros elétricos, segmento hoje dominado pela rival norte-americana Tesla. A revista alemã Automobilwoche citou anteriormente fontes da empresa dizendo que a Daimler traria ao mercado mais de 6 modelos de carros elétricos entre 2018 e 2024. As empresas alemãs estão investindo fortemente em carros elétricos, um segmento antes negligenciado pela indústria, com clientes que evitavam seu alcance limitado e o alto custo. No entanto, uma crescente reação política contra a emissão de óleo diesel e os recentes avanços na tecnologia de bateria para aumentar o alcance de um carro elétrico em até 50% têm estimulado grandes investimentos pela Volkswagen, Daimler e fornecedores como Bosch e Continental. A Mercedes-Maybach, divisão criada para cuidar dos modelos mais luxuosos do grupo alemão, já confirmou que vai levar ao Salão de Paris um conceito elétrico de quase 6 metros de comprimento e 750 cavalos de potência.

Land Rover mostra primeira imagem do novo Discovery



A Land Rover mostrou nesta segunda-feira (5) a primeira imagem da nova geração do Discovery. O modelo será revelado ao público no Salão de Paris, no final de setembro. Na imagem, é possível notar que a quinta geração do Discovery seguirá o estilo adotado no "irmão" menor da família, o Discovery Sport, apresentado no final de 2014, e lançado no Brasil um ano depois. As mudanças são as mais profundas nos quase 30 anos em que o modelo é vendido. Ele abandona a forma quadrada nos farois, e adota um desenho com mais curvas e visual afilado. O para-choque também tem entradas de ar em fendas verticais, deixando as luzes de neblina na parte inferior do para-choque. Com o novo Discovery, a Land Rover completa a divisão de seus produtos em duas "famílias". A Range Rover, com os modelos Range Rover (antigo Vogue), Range Rover Sport e Range Rover Evoque e Discovery, com o Discovery Sport, e agora o Discovery. A única informação divulgada pela Land Rover é que o modelo, assim como o atual, terá capacidade para 7 passageiros,ainda não divulgou informações técnicas sobre o novo Discovery. A apresentação será em 28 de setembro, na mostra francesa. Atualmente, o Discovery 4 é oferecido com motor V6 de 3 litros e 256 cavalos. No Brasil, os preços vão de R$344.320,00 a R$374.520,00.

Citroën C3 ganha série especial Style a partir de R$ 52.080,00



O CitroënC3 acaba de ganhar uma série especial, limitada a 700 unidades. A Style Edition parte de R$52.080,00, e está disponível nas motorizações 3 cilindros 1.2 de 90 cavalos, com câmbio manual, ou 4 cilindros 1.6 de 122 cv e transmissão automática. Com este último conjunto, a tabela vai a R$59.980,00. A opção com motor 1.2 é posicionada entre as configurações Attraction e Tendance, enquanto a 1.6 fica entre a Tendance e a Exclusive. A série Style Edition traz rodas de alumínio de 16 polegadas, friso cromado na tampa do porta-malas, adesivo com o nome da versão e volante com acabamento em couro. São quatro cores: branco, branco perolizado, vermelho e cinza. Como opcional, há um kit com ar-condicionado digital e central multimídia com espelhamento de smartphones Apple via CarPlay. Disponível para as duas motorizações, custa R$1.850,00.

sábado, 3 de setembro de 2016

BMW anuncia produção nacional do X4



A BMW anunciou nesta segunda-feira (29) a produção nacional do X4. O SUV é o sexto modelo a ser produzido na unidade de Araquari (SC). De lá, já saem Série 1, Série 3, X1, X3 e Mini Countryman. O início da produção será na próxima quarta-feira (31), e as unidades abastecerão somente o mercado local. De acordo com a fabricante, o X4 brasileiro vai ajudar o modelo a vender 50% mais, saltando de 30 unidades para 45 unidades mensais. A versão nacional será a X4 xDrive28i X Line, que traz motor 2.0 a gasolina, com 245 cavalos. Não há expectativa de uma versão bicombustível, pelo menos por enquanto. A tabela de preços não sofrerá alteração, e ele segue custando R$299.950,00. A versão xDrive35i M Sport, mais potente, segue importada dos Estados Unidos. Mesmo sem alteração no preço, o volume de vendas deve crescer porque a oferta do modelo estava limitada pela capacidade de importação, segundo Helder Boavida, que assumiu a presidência da BMW do Brasil em fevereiro deste ano. Com o início da produção do X4, a primeira fábrica da BMW no Brasil deve encerrar 2016 com 16 mil unidades produzidas, metade da capacidade da planta, de 32 mil veículos por ano - uma ociosidade perto da média da indústria automotiva atualmente. Neste número também estão incluídas unidades feitas para exportação, como os 10 mil X1 que serão enviados para os Estados Unidos. A BMW foi da liderança para a terceira posição em vendas do mercado premium no ano passado e espera manter as vendas perto da estabilidade neste ano de queda, inclusive para o mercado premium, que se mantinha afastado da crise. A expectativa da fabricante alemã é que o mercado premium encolha em ritmo próximo ao geral, com queda de cerca de 20%, de 58 mil para 47 mil unidades. Em 2015, as marcas de luxo cresceram 20%.

Ford Focus vai de R$74,5 mil a R$107 mil na linha 2017


Em agosto, a Ford mostrou mudanças de pacotes de equipamentos na linha 2017 do Focus Hatch e Fastback, mas não os preços, que entraram no site da montadora apenas nesta quinta-feira (1). Focus Hatch SE 1.6 - R$74.590,00 Focus Hatch SE Plus 1.6 - R$83.490,00 Focus Hatch SE Plus 2.0 PowerShift - R$91.990,00 Focus Hatch Titanium 2.0 PowerShift - R$101.290,00 Focus Hatch Titanium Plus 2.0 PowerShift - R$107.390,00 Focus Fastback SE 2.0 PowerShift - R$82.690,00 Focus Fastback SE Plus 2.0 PowerShift - R$91.990,00 Focus Fastback Titanium 2.0 PowerShift - R$101.290,00 Focus Fastback Titanium Plus 2.0 PowerShift - R$107.390,00 Sem mudanças no visual, a grande novidade da linha 2017 é a estreia da última geração do sistema multimídia da Ford, o Sync 3, que tem conectividade com smartphones por meio das plataformas Apple CarPlay e Android Auto. Neste primeiro momento, o equipamento aparece de série a partir da versão SE Plus, o que inclui também a topo de linha Titanium. O novo multimídia possui tela sensitiva de 8 polegadas, processador mais rápido e acesso simplificado a comandos, seja por meio de reconhecimento de voz ou toques na tela. A versão de "entrada" (SE), a única a ter opção com motor 1.6 (135 cv), ganhou alarme volumétrico e luzes diurnas de LED, mas vem com o multimídia antigo (Sync 2). Direção elétrica, rodas de liga leve de 17 polegadas, freio a disco nas 4 rodas, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, controle de estabilidade e tração, e ar-condicionado também são de série. O pacote "Plus" adiciona o multimídia mais novos, câmera de ré, total de 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado digital de 2 zonas, bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade. O pacote SE Plus também pode vir com o motor 2.0 (178 cv) e câmbio PowerShift. A Titanium já inclui teto solar, acesso e partida sem chave, som com 5 alto-falantes e 4 tweeters. Mais do que isso, só no pacote Titanium Plus, com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xênon adaptativos, sistema de estacionamento automático, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico e banco do motorista com ajuste elétrico.

Mercedes-Benz CLA chega renovado ao Brasil a partir de R$156.900,00



A Mercedes-Benz anunciou nesta segunda-feira (29) a chegada da linha 2017 do CLA. A principal novidade é a reestilização, que inclui novos para-choques, grade na cor preta e rodas de liga leve redesenhadas. São quatro versões, e os preços partem de R$156.900,00. Preços e versões: CLA 200 Urban FF - R$156.900,00 CLA 200 Vision FF - R$183.900,00 CLA 250 Turbo Sport 4Matic - R$223.900,00 CLA 45 AMG 4 Matic - R$338.900,00 No interior, os bancos receberam novas opções de revestimento, enquanto a central multimídia de 8 polegadas ganhou perfil mais fino. Há integração com o sistema Apple CarPlay, para aparelhos Iphone. Das quatro versões, as duas 200, Urban e Vision, são equipadas com motor 1.6 turbo, de 156 cavalos. A 250 Sport tem um 2.0 de 211 cv, e a mais esportiva, AMG CLA 45 traz um 2.0 de 381 cv. Este último foi o único que passou por melhorias, e ficou 21 cv mais potente. A transmissão é sempre automatizada de dupla embreagem e 7 marchas. O hatch Classe A já havia recebido a mudança visual em janeiro deste ano. No caso do CLA, as alterações foram apresentadas no Salão de Nova York, no primeiro trimestre de 2016. Curiosamente, o CLA é mais caro do que seu "irmão" maior, o Classe C. Enquanto o modelo menor começa em R$ 156.900, a opção maior começa em R$ 148.900, ambos com o mesmo motor 1.6, conforme preços sugeridos de agosto.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ferrari produzirá mais uma LaFerrari para ajudar vítimas de terremoto



A Ferrari anunciou que vai aumentar a produção da LaFerrari por uma boa causa. Em vez de 499 unidades, o "super-híbrido", de 963 cv de potência combinada, terá 500 unidades. O modelo "extra" será leiloado para ajudar as vítimas do terremoto de 24 de agosto, que afetou a região central da Itália e deixou mais de 290 mortos. O anúncio foi feito na quarta-feira (31) pelo presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, durante um encontro bilateral entre representantes do governos alemão e italiano. A LaFerrari tem preço estimado em US$ 1,4 milhão (cerca de R$ 4,5 milhões, na cotação de fechamento da quarta-feira), mas pode ultrapassar este valor no leilão. O primeiro modelo híbrido da Ferrari alia um propulsor V12 de 6.3 litros, com 800 cavalos de potência, a um motor elétrico de 163 cv, resultado em 963 cv. A LaFerrari faz de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e alcança a velocidade máxima de 350 km/h, segundo a fabricante. A aceleração a 200 km/h chega em menos de 7 segundos, e a marca de 300 km/h pode aparecer no velocímetro em cerca de 15 segundos.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Primeiro Shelby Cobra é vendido por R$ 44 milhões em leilão


O primeiro Shelby Cobra da história foi leiloado por US$ 13,75 milhões, o equivalente a cerca de R$ 44,35 milhões na cotação da última sexta-feira (19), informou a casa de leilões RM Sotheby's. O chassis CSX 2000, produzido em 1962, manteve-se em propriedade do criador Carroll Shelby durante toda sua vida. Quatro anos depois de sua morte, o modelo se tornou o carro americano mais caro já arrematado em um leilão. O Shelby Cobra marcou a indústria na década de 1960 ao colocar o novo motor V8 da Ford na carroceria leve e compacta do AC Ace, para desafiar o Chevrolet Corvette, que era o mais desejado esportivo americano na época. A primeira criação de Carrol Shelby saiu de uma garagem de Santa Fé Springs, na Califórnia, e nunca foi utilizada como cobaia para desenvolvimento, mas acabou virando o grande chamariz na divulgação da novidade. O chassis CSX 2000 foi usado somente para testes com revistas especializadas e em eventos automotivos. O mais curioso é que, para dar a impressão de que havia uma produção em série na garagem da Shelby, a cada aparição o mesmo carro era pintado de uma cor diferente. Na realidade, o modelo que será leiloado foi o único Cobra produzido em cerca de 7 meses. Em testes feitos pela revista "Road & Track" na época, o CSX 2000 atingiu a impressionante marca de 0 a 96 km/h em apenas 4,2 segundos e velocidade máxima de 246 km/h. Carrol Shelby desejava que o primeiro Shelby Cobra fosse vendido apenas depois de sua morte, que ocorreu em 2012, aos 89 anos.

domingo, 21 de agosto de 2016

Mercedes-Maybach mostra conceito com 750 cv e muito luxo




A Mercedes-Maybach, divisão criada para cuidar dos modelos mais luxuosos do grupo alemão, mostrou nesta sexta-feira (19) um conceito elétrico de quase 6 metros de comprimento e 750 cavalos de potência. O Vision Mercedes-Maybach 6 é um cupê de luxo para 4 pessoas capaz de superar em desempenho e luxo o Mercedes-Maybach Classe S, que tem 5,45 metros e "apenas" 530 cv. Os 750 cavalos do conceito nascem em um sistema de propulsão com 4 motores elétricos (um em cada roda), que levam o carro de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, segundo a fabricante. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h. As baterias possuem uma autonomia de até 500 quilômetros e podem ser recarregadas em tomadas regulares ou também sem fio, por meio de campo eletromagnético - tecnologia que começa a ser testada em estradas da Inglaterra e Coreia do Sul. No interior, detalhes transparentes permite que os passageiros vejam o fluxo de energia elétrica, e o "painel" digital extrapola os limites do console central, transbordando para as portas e criando uma experiência de quase 360 graus. Mas telas nunca são demais, certo? O para-brisa também projeta informações como posicionamento geográfico, rotas e dados da viagem, com ajustes por meio de gestos com as mãos. Seguindo uma tendência que parece inevitável, o modelo também poderá andar sozinho, mas o motorista poderá escolher se quer deixar o controle nas mãos da máquina ou sentir o prazer de acelerar. O futurismo contrasta com mostradores analógicos redondos na altura do volante, rodas de 24 polegadas e portas que se abrem para cima nos estilo "asa de gaivota".

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Chevrolet lança linha 2017 de Cobalt e Spin com novo câmbio de 6 marchas



A Chevrolet anunciou nesta sexta-feira (12) a chegada da linha 2017 dos modelos Cobalt e Spin. Sem mudanças visuais, os dois modelos ganharam alterações na mecânica. Os preços começam em R$57.990,00 para a Spin e R$62.190,00 para o Cobalt. O motor 1.8, única opção para a dupla, foi recalibrado, e ganhou 3 cavalos, chegando a 111 cv. O torque máximo de 17,7 kgfm agora é obtido em uma rotação mais baixa, 2.600 rotações por minuto, 600 rpm antes. Há uma nova opção de câmbio manual de seis marchas, no lugar da transmissão de cinco marchas e a direção elétrica foi adotada, aposentando a direção hidráulica. Na Spin, ainda há uma grade adiva do radiador, que direciona melhor o fluxo de ar e ajuda a reduzir o consumo. Componentes internos do motor, como bielas, pistões e aneis foram redesenhados. Outra mudança foi o alívio de peso. A GM afirma que o Cobalt está 36 kg mais leve, e a Spin teve redução de 33 kg de massa. Com todas as mudanças, segundo a GM, o Cobalt foi até 21% mais econômico e a Spin até 30% mais econômica. O sedã, de acordo com números do Inmetro, tem consumo urbano de 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina. Na estrada, os números são de 10,4 km/l e 15,1 km/l, na mesma sequência. Para a Spin, o consumo urbano, na ordem etanol e gasolina é de 8,1 km/l e 11,8 km/l e 9,4 km/l e 13,7 km/l. Entre os equipamentos, todas as versões agora contam com o assistente pessoal OnStar.

Limusine usada por John Lennon e Yoko Ono pode valer até R$ 1 milhão



O icônico Austin Princess usado por John Lennon durante a rodagem de um filme para promover seu álbum "Imagine" será leiloado em 7 de setembro por um preço estimado de entre 190 mil a 265 mil libras (de R$ 771 mil a R$ 1 milhão). Em 1969, ano no qual o músico se casou com sua segunda esposa, Yoko Ono, o cantor e compositor dos Beatles iniciou uma transição para uma carreira solo. Após o lançamento de "Imagine", Lennon realizou junto com sua mulher uma projeção de 70 minutos intitulada com o mesmo nome. O filme, no qual aparece várias vezes o automóvel em questão, foi utilizado para promover o álbum e fez as vezes testemunho de um dia na vida do casal. A casa de leilões de carros clássicos RM Sotheby's será a encarregada de vender o veículo adquirido por Lennon em agosto de 1971 e doado em 2008 ao Austin Rock and Roll Car Museum do Texas, Estados Unidos. "Desde que foi doado, milhares de pessoas puderam ver o carro", comentou Milton Verret, que comprou o automóvel em 2005 e o doou mais tarde. "Agora o museu quer leiloar este veículo tão especial com a esperança de que muitos admiradores de Johnn Lennon e dos 'Beatles' no mundo todo possam vê-lo", apontou. Junto ao carro, que ainda conserva os 5 assentos de avião que o músico ordenou instalar em seu interior, o comprador receberá como complemento um documento com o registro do veículo assinado por Lennon no dia que o adquiriu. A casa de leilões londrina disse que parte do lucro da venda será doado a organizações como Unicef e "Make a Wish America".

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Toyota Hilux e SW4 ganham motor flex; veja os preços




A Toyota apresentou nesta quarta-feira (3) em Atibaia (SP) as novas versões da Hilux e da SW4 com motorização flex – os dois modelos já eram vendidos com opções de motor diesel, e no caso do utilitário esportivo, também com um V6 4.0 a gasolina. A Hilux flex terá três versões com o motor 2.7, sempre com câmbio automático de seis marchas. A SR tem tração 4x2 e sai por R$111,7 mil. A SRV tem duas variações. Com tração 4x2, custa R$120,8 mil, e com tração 4x4, R$131,2 mil. Considerando a versão flex da geração anterior, que ainda aparece no site da Toyota, o aumento médio é de R$ 6.650. Já a SW4 oferece o motor 2.7 que bebe etanol ou gasolina em apenas um nível de acabamento, SR, mas em três configurações. A mais básica delas tem câmbio manual, e é destinada a vendas diretas. Ela custa R$146.550,00. Para o público “comum”, há apenas câmbio automático. A carroceria com 5 lugares sai por R$159,6 mil, e com 7 lugares, o valor é de R$164,9 mil. Veja os principais equipamentos de série Hilux SR: ar-condicionado, controle de velocidade de cruzeiro, central multimídia com TV digital e GPS, vidros e travas elétricos, airbag de joelho para motorista e direção hidráulica. Hilux SRV: mesmos itens da SR, mais ar-condicionado digital, computador de bordo colorido, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos de couro, retrovisores com rebatimento elétrico, controles eletrônicos de tração, estabilidade, reboque e assistente de subida. SW4 SR: mesmos itens da Hilux SR, mais controles de tração e estabilidade. Motor renovado O motor flex de Hilux e SW4 é o mesmo da geração anterior, mas com algumas melhorias. A maior novidade é o duplo comando de válvulas, que funcionam tanto na admissão, como no escape. "Todo o esforço foi para otimizar o consumo de combustível", afirmou Roger Armellini, gerente de produto e marketing. Também há um novo sistema de partida a frio, e houve redução no atrito de partes móveis. O consumo ficou até 7% melhor, segundo a fabricante. Com 2,7 litros, a potência com etanol é de 163 cavalos, idêntica ao do motor “antigo”. Com gasolina, houve um tímido aumento, de 158 cv para 159 cv. O torque continua de 25 kgfm.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Renault anuncia produção do Captur no Brasil



O presidente do grupo Renault, Carlos Ghosn, confirmou nesta terça-feira (2) a complementação da linha da marca francesa no Brasil com o Kwid e o Captur, que serão produzidos na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Além dos dois, o Koleos será importado e brigará no segmento de SUVs maiores e mais sofisticados. Todas as três novidades começarão a ser vendidas em 2017 no Brasil. Com a investida em lançamentos, a Renault espera alcançar 10% do mercado, afirmou Ghosn. Atualmente, a marca tem 7,39% de participação. A quarta colocada é a Hyundai, com 10%. Os três modelos estarão no estande da Renault no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Segundo Ghosn, o desenvolvimento do Kwid, que já é vendido na Índia, e do Captur teve participação das áreas de tecnologia e design da América Latina. "Mesmo que o mercado brasileiro tenha caído este ano, isto foi compensado com um desenvolvimento muito importante na Europa, na Índia e na África do norte. Por isso, provavelmente vamos fechar 2016 com recorde de vendas", afirmou Ghosn. O Captur é um crossover que foi apresentado na Europa lá em 2013, mas chegará ao Brasil em uma versão diferente, feita sob a mesma plataforma do Duster, que já se desdobrou na picape Oroch. Esta versão mais alongada foi mostrada recentemente na Rússia com o nome Kaptur. No mercado russo, o modelo pode ter tração nas 4 rodas e possui 4,33 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,61 m de altura e distância entre-eixos de 2,67 m. O porta-malas tem capacidade para 387 litros. A Renault não divulgou mais detalhes do modelo nacional do Captur, que entrará na briga com Honda HR-V e Jeep Renegade, entre outros.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Agora é oficial: Porsche terá uma perua, e ela debuta no Salão de Paris



Após diversos ensaios, o que incluiu até a apresentação de um carro-conceito, agora vai: a Porsche lançará a primeira perua de sua história no Salão de Paris, em setembro. Ela será baseada no Panamera e se chamará Sport Turismo. O design será basicamente o do cupê quatro portas com a capota alongada, vigia traseira e o vidro de trás diferente – o que a tornará uma belíssima Shooting Brake. Como o nome sugere, a perua será a versão de rua do conceito apresentado em 2012. Motorização e versões deverão seguir o novo Panamera (4S de 441 cv, 4S Diesel de 421 cv e Turbo de 549 cv), bem como o desenho interno e o espaço dos ocupantes. O que deve mudar, e para melhor, é o porta-malas. De acordo com o diretor de produto do Panamera, Dr. Gernot Dollner, a produção da Sport Turismo começa logo após a estreia em Paris. Projeções: Theophilus Chin

terça-feira, 26 de julho de 2016

Chevrolet Onix 2017 renovado tem preço partindo de R$44.890,00


A Chevrolet divulgou nesta terça-feira (26) os preços das linhas 2017 do Onix, que é o carro mais vendido do Brasil, e do Prisma com modificações que vão além do visual com a identidade do novo Cruze na parte frontal. Na parte tecnológica, hatch e sedã serão equipados com o sistema OnStar de série em todas as versões (com funções reduzidas) e podem contar também com segunda geração do multimídia MyLink. Na quarta-feira (27) serão apresentados os números e o preço do novo integrante da família, o "aventureiro" Onix Activ. A Chevrolet deixou o Onix mais equipado, porém abriu mão da versão mais simples, LS. Assim, ele passa a ser vendido com duas configurações, LT e LTZ.

Jaguar XE 2017 chega por R$181.560,00 e poucas mudanças


A Jaguar apresentou nesta segunda-feira o XE em seu modelo 2017 no Brasil, com preço partindo de R$181.560,00. Modelo mais vendido da empresa no país, o sedã recebeu poucas mudanças. Além de novas opções de cores, que são azul, prata e preto, o modelo passa a contar com o sistema All-Surface Progress Control de série. Este dispositivo otimiza a tração em baixas velocidades e condições adversas, como em uma aquaplanagem. O sistema de entretenimento InControl Touch passa a ser de série nas versões R-Sport e S. Como opcional, está disponível o InControl Touch Pro, com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas, que possui possibilidade de TV Digital. Outro opcional é o sistema de fadiga que, por meio de sensores, monitora o estilo de condução do motorista e emite alerta sonoro.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Novo Edge chega 'recheado' e com preço para brigar com Evoque



Depois de um pequeno atraso, a nova geração do Ford Edge começa a ser vendida no Brasil no próximo mês, em versão única superequipada, a partir de R$229.900,00, para rivalizar com Range Rover Evoque, Discovery Sport, Audi Q5 e BMW X3, pelo menos no preço. Feito sob uma nova plataforma, o SUV da marca americana pode chegar a R$239.900,00, caso o cliente escolha os dois únicos opcionais disponíveis por R$5 mil cada: teto solar panorâmico e DVD nos encostos traseiros. Com o preço quase R$ 100 mil acima da geração anterior, o Edge oferece mais potência e um pacote mais completo do que modelos de luxo com preço similar. 

Veja quanto custam os rivais: 
Ford Edge Titanium 2016 - R$229.900,00 Motor: 3.5 V6 de 284 cv 
Range Rover Evoque SE - R$224.000,00 Motor: 2.0 turbo de 240 cv 
Discovery Sport SE - R$217.696,00 Motor: 2.0 turbo de 240 cv 
Audi Q5 Attraction - R$231.990,00 Motor: 2.0 turbo de 225 cv 
BMW X3 xDrive20i - R$225.950,00 Motor: 2.0 turbo de 184 cv 

Por fora destacam-se as rodas de 20 polegadas e as lanternas traseiras em LED. Mas o melhor está nos sistemas de assistência ao motorista. O Edge estaciona sozinho, tem piloto automático adaptativo, alerta de colisão e câmera dianteira com visão 180º. A lista de itens de série ainda conta com ar-condicionado de duas zonas e saída para a traseira, farol alto automático, partida sem chave, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e refrigeração, sistema multimídia, sensor de luz e de chuva, e abertura do porta-malas com um movimento de perna. Na parte de segurança, há ainda 8 airbags, cintos de segurança traseiros infláveis, controles eletrônicos de estabilidade, tração e anticapotamento. No meio de tanta novidade, o conjunto mecânico parou no tempo com o 3.5 V6, de 284 cv, usado também na geração anterior no Brasil. Ele é combinado a transmissão automática de 6 velocidades, com aletas para troca no volante, e tração integral inteligente. Embora mais potente, o conjunto é menos moderno e eficiente do que os rivais. Nos EUA, o Edge já descartou o 3.5 e é equipado apenas com motores da linha EcoBoost, 2.0 ou 2.7 V6. A nova geração do Edge apareceu ainda como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014. A versão final começou a ser vendida nos Estados Unidos no começo de 2015 e foi destaque da Ford no Salão de Frankfurt em outubro.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

BMW se alia a empresa israelense para ter carro autônomo em 5 anos


A BMW anunciou na sexta-feira 01/07 que deverá começar a produção em série de carros totalmente autônomos, isto é, que dirigem sozinhos, daqui a 5 anos. Para isso, se aliou à Mobileye, uma empresa israelense especializada em sistemas de assistência ao motorista e em sensores para carros. Também foi fechada uma parceria com a Intel, fabricante de processadores de dados. "O objetivo da colaboração é desenvolver soluções que permitam aos motoristas não só tirar as mãos do volante, mas tirar os olhos da estrada (o chamado nível 3 de autonomia) e, por fim, liberar a mente dessa função (nível 4), para transformar o tempo que se passa no carro em um tempo para o lazer ou o trabalho", resumiu a montadora alemã. "Isso estabelece a oportunidade para frotas de carros totalmente autônomos em 2021, e cria a base para um negócio totalmente novo em um mundo conectado e móvel", completa a BMW. Apesar de diversas montadoras, inclusive a BMW, testarem veículos totalmente autônomos atualmente, inclusive nas ruas, nenhum país até agora vende carros que dispensam motorista completamente. Mas já são comercializados alguns modelos que permitem o que se chama de níveis iniciais de automação, como assumir o controle do carro sob certos limites, de tempo e velocidade, por exemplo, e sob certas regras, como a de que o motorista mantenha as mãos aos volante, para reassumir o controle a qualquer momento. É o caso de veículos como o Volvo XC90. A BMW disse que a plataforma que for criada para o nível máximo de autonomia será disponibilizada para outras marcas e outras indústrias que queiram desenvolver máquinas autônomas. Além do desenvolvimento da tecnologia, há outros grandes entraves para os carros autônomos se tornarem uma realidade nas ruas. Será preciso adaptar leis, criar estrutura para que os veículos se comuniquem com as vias (antecipando-se a interdições, desvios, buracos, etc), entre outras questões. Consumidores ainda questionam se o carro que dirige sozinho é realmente mais confiável do que um humano ao volante. O anúncio da BMW ocorreu um dia depois de a Tesla, empresa norte-americana especializada em carros elétricos, anunciar o primeiro acidente fatal em um carro com o sistema semiautônomo ativado. O chamado "Autopilot" permitia que o veículo assumisse o controle em certas ocasiões. Ele estava ativado, mas não identificou que um caminhão cruzou a pista à frente do carro. O motorista do Tesla Model S morreu na colisão. Um mês antes, porém, ele postou um vídeo em que mostrava que esse mesmo sistema o havia livrado de um acidente, envolvendo outro caminhão. O caso está sendo investigado pelo governo dos EUA.

BMW mostra inédito Série 1 Sedan, mas só para a China


A BMW confirmou nesta segunda-feira (18) o lançamento de um inédito Série 1 Sedan, mas ele será produzido e vendido apenas na China, pelo menos por um tempo. O esportivo compacto é baseado em um conceito apresentado pela primeira vez no salão do automóvel de Guangzhou, na China, em 2015. De acordo com a BMW, o Série 1 Sedan foi desenvolvido na Alemanha, com a participação de engenheiros chineses, para garantir que ele atenda totalmente as expectativas dos consumidores do maior mercado do mundo. A fabricante não divulgou detalhes técnicos da novidade, mas a identidade visual é reconhecível logo de cara, principalmente pela grade frontal e pelas linhas esportivas. O Série 1 Sedan será o quinto modelo da BMW a ser produzido na China. Os modelos X1 e Série 2 Active Tourer tiveram boa aceitação no mercado chinês, segundo a empresa. Por isto a aposta em carros compactos.