quarta-feira, 15 de junho de 2016

Novo BMW M2 começa a ser vendido no Brasil por R$ 379.950,00



A BMW lançou nesta sexta-feira (10) o novo M2 no Brasil, com preço a partir de R$ 379.950,00. O modelo inédito é a versão mais esportiva e potente do Série 2. Ela traz o já conhecido motor de 6 cilindros em linha e 3 litros da marca alemã, aliado a câmbio automático de dupla embreagem de 7 velocidades. São 370 cavalos, que empurram o esportivo de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos. A máxima é limitada em 250 km/h. Como comparação, ele é apenas 0,2 segundo mais lento do que o M3, que tem 431 cv. O M2 Coupé é o sucessor do 1M Coupé, variação cupê da família Série 1. Na atual geração, os modelos com diferentes carrocerias em relação ao hatch ganharam a nomenclatura Série 2. Além do conjunto mecânico, o M2 se diferencia em relação ao Série 2 pelo interior com bancos do tipo concha, quadro de instrumentos em vermelho, volante e alavanca de câmbio com a assinatura M. No visual, ele se destaca principalmente pelos parachoques com entradas de ar maiores. A BMW espera emplacar 50 unidades do M2 até o fim de 2016.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Renault Twingo GT tem motor 0.9 turbo com 110 cavalos




Depois do 1.0 turbo, agora é a vez de motores ainda menores ganharem desempenho de gente grande. A Renault lançou nesta segunda-feira (6) na Europa o Twingo GT, com um motor de 898cc (0.9 litro) sobrealimentado, que rende até 110 cavalos de potência e 17 kgfm de torque. Para garantir a esportividade, a novidade vem sempre equipada com câmbio manual. Vale lembrar que esta geração do Twingo - sem previsão de venda no Brasil - possui motor e tração na traseira, o que dá outra pitada ao novo "hot hatch". O Twingo GT ainda recebeu novo acerto na suspensão e no controle eletrônico de estabilidade, para lidar melhor com o ganho de 22% na potência - o modelo normal com motor de 898cc turbo desenvolve 90 cavalos. Há ainda uma opção 1.0 aspirada, com 70 cv. A versão esportiva do subcompacto vem equipada com rodas de 17 polegadas, entradas de ar laterais e pedais revestidos de alumínio. As primeiras gerações do Twingo foram vendidas no Brasil entre 1994 e 2003, importadas da França e, depois, do Uruguai. A terceira geração não está nos planos da Renault brasileira, que investe no lançamento do Kwid para este ano.

Renault atualiza visual do Clio na Europa



A Renault mostrou nesta segunda-feira (13) o novo visual do Clio vendido na Europa. Entre as novidades estão faróis 100% de LED, incluindo luzes diurnas em forma de "C" nas versões de topo, atualizações no desenho da grade frontal e do para-choques traseiro, assim como mais opções de motorização. O Clio europeu poderá ser equipado com o motor 1.5 a diesel, de 110 cavalos de potência, aliado a câmbio manual de 6 velocidades, que também passa a ser opção para o propulsor a gasolina de 120 cavalos. Na parte de tecnologia, o compacto da Renault possui 3 opções de sistemas de entretenimento e opcionais como câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e até sistema de estacionamento automático, sem ação do motorista. O modelo atualizado começa a ser vendido por lá no final deste ano. Esta quarta geração do compacto foi lançada na Europa em 2012 e inaugurou a atual identidade de design da marca francesa, mas não é vendida no Brasil. O Clio nacional até tentou seguir um pouco o visual, mas parou no tempo. A Renault tem outros planos para o mercado brasileiro e prepara o lançamento do Kwid nos próximos meses.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Novo Toyota Prius custará R$ 119.950,00 no Brasil



A Toyota lançou nesta terça-feira (7) a nova geração do Prius no Brasil. Em sua 4ª geração, o híbrido mais vendido do mundo chega ao país por R$119.950,00, pequeno aumento em relação a 3ª geração, que é vendida por R$117.610,00. As vendas começam na próxima quarta-feira (8). O Prius é o maior símbolo dos modelos “ecologicamente corretos” produzidos pela empresa japonesa, que espera agora ampliar o alcance do híbrido no país. A geração anterior teve apenas 800 unidades vendidas. Uma possível produção nacional ainda depende de maior interesse dos brasileiros. "Ainda falta escala para uma produção local", afirmou Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota no Brasil. "Esperamos vender 600 unidades ainda este ano e 1.100 no próximo ano", completou. De acordo com a empresa, o motor 1.8 foi redesenhando, gerando 98 cavalos de potência a 5.200 rpm e 14,2 kgfm de torque. Ele funciona em conjunto com outro motor elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm, que teve 6% de redução de seu peso. Juntos, os motores chegam a uma potência máxima combinada de 123 cavalos. Para o câmbio, foi escolhido o CVT. O consumo médio melhorou em 10% e, segundo o Inmetro, é de 18,9 km/l, em ciclo urbano, e de 17 km/l na estrada, fazendo dele o carro mais econômico do Brasil. "Acreditamos que a tecnologia híbrida é o futuro da indústria automotiva. Para o ano de 2050, 100% de nossa linha será de híbridos ou veículos movidos a células de combustível", afirmou Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina. A fabricante divulga que o carro pode atingir uma autonomia de até 812,7 km na cidade. Utilizando ambos motores, o modelo pode fazer de 0 a 100 km/h em 11 segundos, afirma a montadora. Para ajudar na economia, o coeficiente aerodinâmico do carro, que mede a capacidade de vencer a resistência do ar, foi reduzido de 0,25 para 0,24. Segundo a fabricante, é o menor índice entre os sedãs médios. Outro item que ajuda na redução de consumo é a capacidade de armazenar energia através do seu sistema regenerativo dos freios.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Fiat aumenta novamente preços da Toro e picape alcança os R$ 120 mil


A tabela de preços de junho da Fiat chegou com novidades desagradáveis para o consumidor. Praticamente toda a linha passou por reajustes – o último aumento havia sido em abril. Ficaram mais caros os modelos Palio, Palio Fire, Uno, Grand Siena, Weekend, Idea, Bravo, Doblò, Fiorino, Strada, Linea, Toro e Punto. Este último acaba de ter a linha 2017 lançada. Os valores do Mobi, Siena EL, 500 e Freemont foram mantidos. Principal lançamento da Fiat no ano até então, a picape Toro, que chegou em fevereiro passa pelo segundo aumento de preços em quatro meses. Quando foi lançada, a versão de entrada, Freedom 1.8 custava R$76,5 mil. Em abril, aumentou para R$77,8 mil. Agora, é vendida por R$79.240,00, ou R$2.740,00 a mais. Na versão Freedom, mas com motor diesel e câmbio manual, o preço em fevereiro era de R$95,5 mil. Não houve reajuste em abril, e na tabela de junho, ela aparece por R$97.270,00, R$1.770,00 mais cara. A mesma versão Freedom, mas com tração 4x4 custava R$101,9 mil no lançamento. Passou para R$103.650,00 há dois meses, e agora é oferecida por R$105.570,00, diferença de R$3.670,00. A versão mais completa, Volcano, traz câmbio automático e tração 4x4, também equipada com motor 2.0 diesel. Ela partia de R$116,5 mil no lançamento, passou para R$118.480,00 em abril e agora não sai por menos de R$120.670,00. Os R$4.170,00 representam o maior aumento na linha. Desde o lançamento, a Toro tem registrado bons números nas vendas. Em abril, ela desbancou todas as concorrentes, exceto a Strada. Foram 3.954 unidades, contra 1.179 da Renault Oroch, principal rival. Em maio, mais 3.526 unidades, contra 1.290 da Oroch, 3.462 da Volkswagen Saveiro e 2.926 da Toyota Hilux.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Chevrolet Cruze estreia no Brasil com inédito motor turbo


A General Motors promoveu nesta segunda-feira (30) a estreia do novo Chevrolet Cruze no Brasil. Completamente renovado, o sedã médio aparece com visual esportivo e um inédito motor 1.4 Ecotec turbo na nova geração, revelada nos Estados Unidos há quase 1 ano. Produzido na Argentina, o novo Cruze desembarca mais rápido que o esperado nas concessionárias brasileiras, com novas tecnologias para redução de consumo de combustível, entretenimento e segurança. O modelo era aguardado para o Salão do Automóvel, que acontece em novembro. A ficha técnica completa e os preços do Chevrolet serão divulgados apenas na manhã desta terça-feira (31), mas é possível antecipar que ele será vendido em versões bem completas. Com isto, o preço deve superar os R$81.190,00 cobrados pelo modelo atual. Equipado com injeção direta de combustível e sistema start-stop, que "desliga" o motor durante paradas, o Cruze terá consumo similar ao de carros compactos populares, afirmou a fabricante. Nos EUA, o mesmo motor gera 153 cavalos de potência, com gasolina. O propulsor do Cruze vendido atualmente no Brasil é o Ecotec 1.8 de 144 cv flex. O modelo também deverá ter a segunda geração do MyLink, a central multimídia que agora é compatível com os sistemas Car Play e Android Auto, que reproduzem o ambiente dos smartphones da Apple (iOS) e com o sistema do Google (Android), respectivamente, na tela do carro. Ela estreou no Brasil em dezembro passado, na reestilização do Cobalt. O Cruze deverá esquentar a "guerra" dos sedãs, que começou com a recém-lançada reestilização do Nissan Sentra e seguirá com a nova geração do Honda Civic, que chega em agosto. O ranking de 2016 aponta o Toyota Corolla com larga vantagem na liderança entre sedãs médios, seguido por Civic e Sentra. O Cruze está em quinto lugar, atrás do Volkswagen Jetta, segundo dados da federação dos concessionários, a Fenabrave. Ao apresentar a nova geração do sedã, em junho passado, a presidente da GM, Mary Barra, afirmou que a nova geração tem equipamentos de segurança e entretenimento do mesmo nível de um Mercedes-Benz Classe C.

Chevrolet Cobalt passa a ser apenas 1.8 e não sai por menos de R$ 60 mil


O Chevrolet Cobalt deu adeus ao motor 1.4, de 102 cavalos de potência, e passará a ser encontrado nas concessionárias apenas nas versões mais completas (LTZ e Elite) com motor 1.8, de 108 cavalos. De acordo com a General Motors (GM), foi uma decisão mercadológica. A versão 1.4 ainda será fabricada, mas apenas para empresas, por meio de venda direta. Com isto, o preço inicial do Cobalt 2016 subiu cerca de R$7 mil, passando de R$53.490,00 (versão 1.4 LT) para R$60.890,00 (versão 1.8 LTZ com câmbio manual). Com transmissão automática de 6 velocidades, o sedã chega a R$66.990,00. O valor é apenas R$2 mil a menos que a versão Elite, que inclui acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré e revestimento "premium" nos bancos. O Cobalt passou por sua primeira reestilização visual no final do ano passado, mas os motores 1.4 e 1.8 foram mantidos. Na ocasião, a versão mais básica (1.4 LS), que custava R$44.990,00 na linha 2015, já havia sido eliminada do catálogo. O movimento segue uma tendência de elevação da gama Chevrolet. O Cruze 2017, mostrado nesta semana, agora quer brigar com os modelos mais equipados de Toyota Corolla, com motor 1.4 turboflex e preço inicial de R$89.990,00.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Citroen C3 terá mesmo motor 1.2 do Peugeot 208 a partir de junho



O Citroën C3 passará a ser equipado com o novo motor 1.2 flex de 3 cilindros que estreou recentemente no Peugeot 208. A novidade chega às lojas a partir do mês que vem. Com o novo propulsor, que substitui o 1.5, o hatch partirá de R$ 46.490, anunciou a fabricante nesta segunda-feira (23). Todas as versões que terão esse motor ficaram mais caras (leia abaixo). Permanece a opção do motor 1.6. O motor batizado de PureTech desenvolve até 90 cavalos a 5.750 rpm, 3 cv a menos do que o 1.5, e seu torque é de 127 Nm a 2.750 rpm. Ele é considerado econômico na avaliação do Inmetro, com redução de até 32% no consumo de combustível em relação ao antecessor, diz a Citroën. De acordo com a empresa, seu consumo deve ser de 16,6 km/l na estrada e mais detalhes sobre a medição serão divulgados no lançamento, em junho.

Peugeot mostra o novo 3008 com mais cara de SUV



O Peugeot 3008 ganhou mais cara de SUV. As primeiras imagens foram divulgadas pela montadora francesa nesta segunda-feira (23) e mostram um carro com aparência mais esportiva e robusta, graças a linha de cintura mais alta, parachoques mais largos, rodas maiores e apliques como saias laterais, barras de teto, entre outros. Apesar dessas modificações, a fabricante diz que o novo carro é 100 kg mais leve do que o antecessor. Ele é feito sobre a nova plataforma modular EMP2. Ele tem 4,45 m de comprimento, 8 cm a mais em relação à geração anterior. O principal ganho dessa "esticada" foi para a distância entre-eixos, que cresceu em 6,2 cm (para 2,67 m), aumentando o espaço interno e a capacidade do porta-malas, que agora é de 520 litros, 90 l a mais do que antes. Aliás, a Peugeot desenvolveu uma bicicleta e um scooter elétricos dobráveis que podem ser transportados pelo veículo. A largura e altura permanecem as mesmas, de 1,84 m e 1,62 m, respectivamente. A distância em relação ao solo é de 22 cm. Outro detalhe do 3008 renovado é o teto é preto em todas as versões. A cor também aparece na caída do teto, na traseira, emendando em uma faixa para emoldurar o vidro e onde estão localizadas lanternas de LED de desenho estreito e bastante sóbrio, marcado por linhas retas. Em todo o carro, porém, há diversas aplicações de detalhes cromados. O painel de instrumentos é totalmente digital, ocupando uma tela de 12.3 polegadas, colorida, com 5 opções de display que podem mostrar, entre outros dados, instruções de rota e alertas para o motorista. O controle é feito no volante, que ficou menor e promete uma pegada melhor e também dá mais visão do painel e mais espaço às pernas, segundo a Peugeot. O painel central abriga uma tela de 8 polegadas sensível ao toque com rádio, controle do ar-condicionado, navegação em 3D, Bluetooth e aplicativos, além de informações sobre o veículo. A central é compatível com Apple Car Play e Android Auto, que reproduzem os smartphones na tela. Há ainda espelhamento para outros modelos de celular. O novo conceito de "i-Cockpit" inclui ainda bancos com massageadores e aromatizador. Na Europa, o SUV será oferecido com 3 tipos de motorização em 8 combinações. Há o motor 1.2 litro, o 1.6 THP, ambos com gasolina, e, para diesel, as opções 1.6 e 2.0. Eles podem ser combinador com transmissão manual ou automática de 6 velocidades. Entre os sistemas de segurança estão: frenagem automática de emergência, assistente de estacionamento, assistente de partida em subida e de descida, que mantém o carro em baixa velocidade. O novo 3008 será a estrela da montadora no próximo Salão de Paris, em setembro.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ford 1921 - Relíquias






Ford Completa 97 Anos Da Produção De Automóveis No Brasil




A Ford completa este mês 97 anos do início da produção em série de automóveis no Brasil. O Modelo T foi o pioneiro que iniciou o processo de popularização desse meio de transporte, oferecendo um automóvel com proposta mais acessível de preço. Em 1925, este “popular” da Ford já atingia o recorde de 24.250 unidades vendidas no mercado brasileiro, um volume respeitável até mesmo para os padrões atuais. A primeira linha de montagem funcionou no centro de São Paulo em 1919, inaugurando a indústria automotiva local. O seu sucesso levou a marca, dois anos depois, a mudar para uma sede própria no bairro do Bom Retiro, também na capital paulista, onde foi instalada uma unidade de produção nos mesmos moldes da sede da empresa em Detroit, nos EUA. Por ser acessível, confiável e fácil de manter, com peças padronizadas e intercambiáveis para enfrentar as estradas precárias da época, o Ford Modelo T se tornou um dos carros de maior sucesso de todos os tempos. Como produto de massa, teve 15 milhões de unidades produzidas entre 1908 e 1927 e ajudou a colocar o mundo sobre rodas. Foi eleito ainda o Carro do Século, como produto que melhor simboliza o nascimento da era do automóvel. No Brasil, foi também o precursor da cultura automotiva. O Modelo T tornou-se astro de diversas exposições de veículos, como o primeiro Salão do Automóvel, realizado na década de 20, no Palácio das Indústrias, em São Paulo. Em uma das edições, a Ford chegou a construir uma réplica da linha de montagem no evento. A fábrica era um programa de visita muito concorrido na cidade, o mesmo acontecendo nos showrooms das primeiras revendas de veículos. Na área de comunicação, o Modelo T foi responsável pelo início da propaganda de automóveis nos principais meios de comunicação da época.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Volvo mostra conceitos de nova família de carros compactos





A Volvo mostrou nesta quarta-feira (18) dois conceitos feitos sobre uma nova plataforma para carros compactos, que serão totalmente renovados até 2019. O estudos apontam para o futuro dos modelos V40 e S40, além de um inédito SUV compacto, que deve ser chamado de XC40. A nova plataforma modular é chamada de CMA e já foi pensada para incluir sistemas de propulsão híbridos ou 100% elétricos. As linhas 60 e 90 da marca sueca são desenvolvidas em outra plataforma modular, a SPA. O primeiro carro da família 40 baseada na nova arquitetura será produzido em 2017, afirmou a fabricante. “Os novos carros da linha 40 têm o potencial de aumentar a participação em um segmento importante que está crescendo”, afirmou em nota o presidente da Volvo, Håkan Samuelsson. O conceito 40.1 lembra uma versão encolhida do XC90, com a frente que já se transformou em marca registrada da Volvo, inclusive com os faróis em formato de martelo de Thor. Já o 40.2 deve antecipar as novas linhas do V40, embora o desenho seja bem mais próximo de um crossover do que de um compacto urbano. Já a traseira remete ao sedã de luxo S90.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Chevrolet lança Trailblazer 2017 com novo visual a partir de R$ 159.990,00



A Chevrolet aproveitou o lançamento da S10 2017 em Ribeirão Preto (SP) para também apresentar nesta sexta-feira (6) a Trailblazer 2017, que ganha praticamente as mesmas mudanças da picape. Na versão V6 a gasolina, o preço caiu de R$ 163 mil para R$ 159.990,00. Já o modelo a diesel custará a partir de R$ 189.900,00. A Trailblazer é oferecida em versão única (LTZ). 

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Tesla adianta em 2 anos abertura de fábrica para 500 mil carros por ano


A fabricante americana de veículos elétricos Tesla anunciou que adiantará em dois anos o início do funcionamento de sua fábrica, capaz de produzir até 500 mil automóveis por ano, projetando a abertura para 2018. A companhia também confirmou que espera entregar entre 80 mil e 90 mil veículos em 2016. A empresa californiana registrou perdas no primeiro trimestre deste ano, apesar de seu volume de negócios ter aumentado 45%, chegando a US$ 1,6 bilhão. Lançada em 2003, a Tesla nunca teve lucro, apesar de seu sucesso na bolsa e da imagem positiva e inovadora. A perda por ação foi, nos três primeiros meses do ano, de 57 centavos de dólar, enquanto o mercado esperava que fosse de 58 centavos de dólar. A Tesla por enquanto só produz dois modelos de luxo, o modelo S e o X. A fabricante começará a produzir o modelo 3, um carro mais barato, no final do ano que vem, embora já tenha cerca de 325 mil pedidos. "Considerando a demanda pelo modelo 3, decidimos adiantar nosso plano de construção de 500 mil unidades (de modelos S, modelo X e modelo 3) para 2018, dois anos antes do previsto", explicaram Elon Musk, presidente da companhia, e Jason Wheeler, diretor financeiro, em uma carta aos acionistas publicada nessa quarta-feira. Após o anúncio, a ação da Tesla subiu 4,70%, cotada a US$ 233,02. Somente no primeiro trimestre, a Tesla produziu 15.510 carros, um recorde para esse período, o que supôs um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Sobre essa cifra, 12.851 eram modelos S, os mais antigos, e 2.659, modelos X.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Volkswagen lança edição mais potente do Golf GTI, com 310 cv


A Volkswagen lançou a versão comercial mais potente dos 40 anos de história do Golf GTI. Chamada de Clubsport S, a edição limitada a apenas 400 unidades tem 310 cavalos de potência. De acordo com a fabricante, o Golf GTI Clubsport S é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 265 km/h. O motor que acelera essa máquina é nada menos que uma variação do 2.0 TSI, que desenvolve 90 cavalos a menos no GTI "normal", vendido no Brasil. Pelo menos 100 das 400 unidades serão comercializadas apenas na Alemanha, sempre em versão duas portas com câmbio manual e rodas de 19 polegadas. Entre outras modificações para ressaltar a esportividade, os bancos traseiros foram retirados para diminuir o peso, que ficou em 1.285 kg. O modelo foi desenvolvido também para quem gosta de testar suas habilidades em um dos circuitos mais famosos do mundo, o de Nürburgring, an Alemanha. Para ter o melhor desempenho na pista, o Clubsport S foi equipado com controle dinâmico de chassis. O resultado foi um novo recorde para modelos comerciais com tração dianteira no circuito: 7 minutos e 49 segundos.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Nissan Kicks, carro oficial dos Jogos Olímpicos, terá motor 1.6 de 114 cv


A Nissan mostrou nesta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, o inédito Kicks e pela primeira vez divulgou as medidas do modelo. O SUV compacto foi escolhido para ser o carro oficial dos Jogos Olímpicos, patrocinados pela Nissan, e que acontecem na capital carioca. Além de chegar para ser rival de Jeep Renegade e Honda HR-V, o Kicks é também o primeiro lançamento mundial da marca feito no Brasil. Apesar de a Nissan ainda não divulgar a potência do motor do carro, o G1 teve acesso ao documento do veículo que indica que o carro terá motor 1.6 de 114 cavalos e transmissão automática CVT. "Estamos apostando que esse carro, por ser leve, será muito ligeiro para a motorização, além de ser um dos melhores em consumo de combustível", afirmou Jose Luis Valls, chefe da montadora na América Latina. A data para mostrar o Kicks não foi escolhida pela Nissan por acaso. Nesta terça-feira (3) começa o revezamento da tocha olímpica, em Brasília. E o Kicks será utilizado como escolta no percurso da chama pelo Brasil. Antes da apresentação oficial, a empresa fez uma prévia do carro, com a participação de celebridades.

Novo Cruze com motor turbo chega ao Brasil no 2º semestre



A General motors (GM) confirmou oficialmente nesta terça-feira (3) o lançamento da nova geração do Chevrolet Cruze no Brasil no segundo semestre de 2016. O sedã será equipado, em pelo menos uma das versões, com um inédito motor 1.4 Ecotec Turbo. Com injeção direta de combustível e sistema start-stop, que "desliga" o motor durante paradas, o Cruze terá consumo similar ao de carros compactos populares, afirmou a fabricante. O modelo já foi flagrado em testes na região metropolitana de São Paulo, próximo à fábrica da GM em São Bernardo do Campo. De acordo com a GM, o Cruze terá uma "configuração exclusiva" para o mercado brasileiro. A parte ruim é que a evolução tecnológica deve deixar o modelo mais caro, conforme afirmou ao G1 o vice-presidente da GM no Brasil. No entanto, nem todas as versões devem ser empurradas pelo motor mais moderno. O atual 1.8 aspirado deve ser mantido nas configurações de entrada. O novo Cruze será produzido na Argentina e sua primeira aparição nacional é esperada para o Salão do Automóvel de São Paulo. As vendas do sedã devem começar no final de 2016, enquanto o hatch, chamado atualmente de Sport6, aparecerá apenas em 2017. A reformulação do Cruze foi mostrada pela primeira vez nos Estados Unidos em junho de 2015. Na ocasião, a presidente da GM, Mary Barra, afirmou que a nova geração tem equipamentos de segurança e entretenimento do mesmo nível de um Mercedes-Benz Classe C.

sábado, 30 de abril de 2016

Mercedes-Benz venderá futura picape média no Brasil até 2020


A Mercedes-Benz confirmou nesta quinta-feira (28) que venderá no Brasil a sua futura picape, que é desenvolvida em parceria com a Nissan e será produzida na Argentina, até o final desta década, possivelmente entre 2018 e 2019. A picape da Mercedes vai disputar o segmento médio, rivalizando com Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. O anúncio foi feito por Wolfgang Bernhard, chefe global de caminhões e ônibus da Daimler, durante a celebração de 60 anos da marca no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). A festa contou também com a entrada de um caminhão que anda sozinho, que foi apresentado pela primeira vez no Brasil. De acordo com a fabricante, este tipo de veículo sem motorista pode reduzir as emissões de poluentes em 5%, além de otimizar todo o processo de logística, incluindo empresas de transporte e outros veículos. O modelo autônomo já é testado em estradas da Alemanha desde o ano passado. A comemoração ocorre em um momento de crise do setor de carga no Brasil. De acordo com dados da Fenabrave, as vendas de caminhões recuaram 32% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2015. Os emplacamentos de ônibus caíram quase pela metade, no mesmo tipo de comparação. "Se o Brasil sofre, o povo sofre e a Mercedes bens caminhões sofre. Estamos todos na mesma situação. Nós não vamos ficar parados, veremos o que podemos fazer para seguir adiante", afirmou Stefan Buchner, chefe da divisão de caminhões da Mercedes-Benz. A fábrica de São Bernardo do Campo, que produz caminhões, chassis de ônibus e agregados, está com alto índice de ociosidade. Mesmo assim, a empresa inaugurou em março uma nova linha de montagem para automóveis, em Iracemápolis (SP), para produzir o Classe C 180 e o utilitário GLA.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Honda Avancier é Acura CDX novos SUVs para o mercado chinês



A Honda apresentou nesta segunda-feira (25), no Salão Internacional de Pequim, dois novos SUVs: o Avancier e o Acura CDX. De acordo com a empresa, o Avancier foi desenvolvido para ser o modelo topo de linha da Honda no mercado chinês. Como novidade para os chineses, o Avancier será o primeiro veículo a oferecer motor 2.0 turbo por lá. A empresa diz que a cabine será espaçosa e oferecerá uma "experiência de direção de alta qualidade". A Acura, divisão de luxo da Honda, também teve como novidade na China um SUV. O CDX será o primeiro automóvel Acura produzida no país. O modelo terá motor turbo 1.5 e transmissão de 8 marchas automatizada com dupla embreagem.

Volkswagen revela SUV híbrido T-Prime Concept GTE na China



A Volkswagen revelou, no Salão de Pequim 2016, o inédito T-Prime Concept GTE. Ainda como conceito, o SUV utiliza sistema híbrido para rodar, utilizando motor movido à combustão e eletricidade. De acordo com a fabricante, o modelo tem 381 cavalos de potência máxima. O carro é do tipo "plug-in", ou seja, pode se conectar a tomada para recarregar as baterias. Ao utilizar o E-mode, quando o carro utiliza somente eletricidade para andar, o T-Prime tem autonomia de 50 km. Ainda na "onda futurista", o SUV possui transmissão automática de 8 velocidades por um "scroll" de vidro. Seu painel é completamente digital e os tradicionais comandos foram substituídos por telas sensíveis ao toque e comandos de voz. Além de apresentar o T-Prime, a montadora alemã declarou que vai lançar 7 novos veículos elétricos na China até 2020. E estes carros serão fabricados no próprio país.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Nissan Kicks aparece pela 1ª vez antes do lançamento oficial



O Nissan Kicks teve sua primeira aparição mundial, no Rio de Janeiro, com a participação de celebridades. Com estreia marcada para o próximo dia 3 de maio, o pequeno SUV foi revelado no sábado (23) em sua versão final de produção. A montadora mostrou o carro para quem passou pelo local e utilizou as redes sociais para sentir a recepção do público. Entre os artistas que participaram da ação, estavam a atriz Giovanna Lancellotti e o ex-jogador de vôlei Giba. A escolha de Giba não foi por acaso: o novo SUV compacto da marca japonesa será o carro oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. De acordo com a fabricante, a estreia no revezamento da tocha é simbólico porque o Kicks será um SUV global feito e vendido primeiramente no Brasil, que sediará a primeira Olimpíada da América Latina. A novidade vai liderar a frota que acompanhará os condutores da tocha olímpica por mais de 300 cidades, começando em Brasília e terminando na cerimônia de abertura, no Rio de Janeiro. O lançamento para o público e as vendas, contudo, só devem começar meses depois. Inicialmente, o crossover terá apenas uma motorização: 1.6 de 111 cavalos, já presente no March e no Versa. Ele deve ser casado com câmbio manual, de 5 marchas, ou CVT, de relações infinitas. Entre as faixas de preço, o Kicks deve começar na casa dos R$ 75 mil, para concorrer com Ford EcoSport e Renault Duster. Porém, versões mais completas devem mesmo encarar Jeep Renegade e Honda HR-V. As nomenclaturas devem seguir o padrão da Nissan, com catálogos S, SV e SL.

Chevrolet S10 2017 tem visual renovado e ganha equipamentos



A Chevrolet S10 2017 foi apresentada nesta segunda-feira (25) com novidades no visual e mais opções de equipamentos. O modelo recebeu um novo desenho na parte dianteira, além de ganhar direção elétrica, novas suspensões e freios. De acordo com a empresa, a picape ficou mais leve e o consumo está 5% mais econômico. A montadora ainda não divulgou os preços da S10 2017, mas disse que devem ficar no mesmo patamar do modelo anterior. Os motores continuam os mesmos, com as opções 2.8 turbodiesel de 200 cavalos e 2.5 flex de 206 cavalos. Para o câmbio, também seguem as caixas manual e automática, ambas de 6 velocidades. As trações podem ser 4x2 ou 4x4 (com reduzida). Entre as novidades para a S10, está a disponibilidade do sistema OnStar, com assistência mecânica e médica em caso de emergência. A comunicação com o Centro de Atendimento é feita através de uma linha de celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones. O sistema também mostra a localização do veículo, avisando quando o carro está sendo furtado ou se foi envolvido em um acidente. Este aplicativo tem compatibilidade com Android e IOS. Para a S10 2017, a Chevrolet disponibiliza o OnStar por 12 meses, que deve ser habilitado em uma concessionária da empresa. Outros equipamentos disponíveis são: acendimento automático dos faróis; sensor de chuva, retrovisor central eletrocrômico; câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras; sensor de estacionamento dianteiro; acionamento remoto da ignição; e vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio de chave. As principais novidades estéticas estão na dianteira, que recebeu capô cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED (DRL). O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares. Na lateral, os retrovisores têm repetidores de pisca e as rodas de alumínio inéditas. As rodas são aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas, novidade para a LTZ (luxo) e que já estava presente na topo de linha High Country. Na traseira, a novidade da S10 aparece na tampa da caçamba, que pode vir com câmera de ré embutida na maçaneta. Também há opção de lanternas com LED. As cores disponíveis são as novas Azul Old Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, além das já conhecidas Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of a Gun. No interior, a Chevrolet também deu novos desenhos para a S10. Segundo a fabricante, as novidades foram baseadas no conceito X-Treme, revelado pela empresa na Tailândia.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ferrari raríssima pode atingir R$ 77 milhões em leilão



Uma raríssima Ferrari 275 GTS/4 NART Spider, de 1968, poderá alcançar € 19 milhões (cerca de R$ 77,2 milhões) quando for leiloada em 14 de maio, segundo estimou a casa de leilões RM Sotheby's. O valor incomum até para Ferraris históricas é explicado pela exclusividade de um modelo que teve apenas 10 unidades produzidas, em uma parceria entre Enzo Ferrari e o piloto italiano Luigi Chinetti, que fundou a equipe de corrida NART nos Estados Unidos. O modelo também apareceu nas telonas dirigido por Steve McQueen, no filme "Crown, o Magnífico", também de 1968. Além disso, a unidade em questão é a última que saiu da linha de montagem e a única a ser entregue nova na Europa. A Ferrari 275 GTS/4 NART Spider é empurrada por um V12, de quase 335 cavalos de potência. O evento será realizado em Monâco, no mesmo fim de semana do Grande Prêmio de Fórmula 1, e conta com outras 20 Ferraris, entre elas uma 340 America Barchetta, de 1951, que pode chegar a € 7,5 milhões (R$ 30,5 milhões), e uma 365 GTS/4 Daytona Spider, de 1972, com preço estimado de até € 2,8 milhões (R$ 11,4 milhões).

terça-feira, 5 de abril de 2016

Peugeot Citroën terá picape média para brigar com Hilux e Ranger


A PSA PeugeotCitroën oficializou nesta terça-feira (5) um plano para os próximos 5 anos, com 34 novidades em diversos segmentos. Uma delas é o lançamento de uma picape, com capacidade de 1 tonelada, para brigar entre as médias Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok, por exemplo. O grupo não revelou se a picape será da marca Peugeot, Critoën ou DS, muito menos detalhes técnicos. Especula-se que a PSA pode anunciar uma parceria em breve para desenvolver o modelo, que deve chegar ao mercado até 2021. Toyota e Fiat Chrysler são umas das opções. No Brasil, a última picape do grupo foi a Peugeot Hoggar, a primeira compacta da marca, que foi lançada em 2010, mas teve vida curta. A PSA planeja ter outras 7 novidades em comerciais leves e 26 lançamentos de carros de passeio, entre eles 7 híbridos com recarga na tomada e 4 totalmente elétricos.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Tesla Model 3: conheça o novo carro elétrico que será vendido no Brasil





Em meio a grande expectativa e filas em diversos lugares do mundo para reservar um carro, a Tesla apresentou na madrugada desta sexta-feira (1) um protótipo do Model 3, que será o primeiro elétrico "acessível" da marca criada por Elon Musk, que prometeu trazer o lançamento ao Brasil oficialmente. O novo Tesla será vendido por US$ 35 mil (cerca de R$ 125 mil), antes de benefícios tributários para carros 'verdes' nos Estados Unidos. O preço fica próximo ao de um sedã de luxo, como o BMW Série 3 ou Mercedes-Benz Classe C. Já é possível reservar uma unidade por apenas US$ 1 mil, por meio do site da Tesla - o Brasil aparece como um dos países em que o carro está disponível. A produção só começará no final de 2017, mas, durante o lançamento, Musk afirmou que 137 mil unidades já estavam reservadas. O objetivo da Tesla é fabricar 500 mil por ano. Por fora, a novidade lembra um Porsche Panamera, com destaque para a frente sem grade e o teto panorâmico de vidro, desde o para-brisa até a traseira. A fabricante não mostrou imagens do interior. O coração da Tesla tem sido os motores elétricos, que dão esportividade, e as baterias com boa autonomia. No Model 3, uma carga completa pode levar o carro a percorrer cerca de 350 km. A aceleração a 100 km/h será feita em menos de 6 segundos, segundo a fabricante. "Na Tesla não fazemos carros lentos. É claro que terão versões mais rápidas do Model 3", afirmou Musk, durante o lançamento na Califórnia. Outro destaque é a tecnologia de piloto automático, que será de série em todas as versões do Model 3, assim como o sistema de recarga rápida. "Mesmo se você não comprar nenhum opcional, vai ter um carro incrível", disse Musk.