sexta-feira, 15 de setembro de 2017

'Coruja' japonesa promete ser o carro de aceleração mais rápida da história






A coruja é conhecida por ser o símbolo da sabedoria, mas em breve poderá ser admirada por sua velocidade. Isto porque uma empresa japonesa mostrou no Salão de Frankfurt um "hipercarro" elétrico chamado Aspark Owl (owl, quer dizer coruja em inglês), que seria capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em exatos 2 segundos. Essa aceleração inédita superaria qualquer outro carro de produção da história. O Dodge Challenger SRT Demon, por exemplo, faz de 0 a 96 km/h em 2,3s. O Bugatti Chiron, com seus 1.500 cv, tem seu melhor tempo em 2,5s - mesma marca do Tesla P100D. Mas como uma empresa desconhecida seria capaz disso? Primeiro é preciso esclarecer que o tempo não foi registrado, ele é uma estimativa com base nos números do carro. De acordo com a fabricante, a "coruja" usa dois motores elétricos que têm uma nova tecnologia de controle de corrente, desenvolvendo no máximo 435 cavalos de potência (320kW). Isso não é nem perto de outros conceito elétricos já mostrados, como o Mercedes-AMG Project One, que tem mais de 1.000 cv. O segredo (nem tão secreto assim) do Aspark Owl é um conceito básico de engenharia: quanto mais leve, mais rápido. Com a carroceria totalmente em fibra de carbono, este hipercarro pesa apenas 850 kg - menos que um Fiat Mobi. Além das baterias de íon-lítio, a Aspark diz usar capacitores para armazenar energia elétrica das frenagens, que funcionariam como uma espécie de "turbo" para motores elétricos, aumentando a capacidade de descarga de energia. Para acelerar dessa forma ainda é preciso controlar a aderência. Segundo a empresa, um sistema criado a partir do zero controla a força despejada nas quatro rodas a cada 100 microsegundos, ou 1 segundo dividido por 10.000. Nas medidas, o Aspark Owl é reduzido na altura, com menos de 1 metro (99 cm), o que dará uma sensação peculiar ao motorista. O interior para duas pessoas tem telas que funcionam como espelhos retrovisores e assentos revestidos em couro. A Aspark diz já ter construído um protótipo da "coruja", mas ainda não há informações sobre preço ou quando ela estará disponível para venda.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

BMW mostra conceito X7 e anuncia criação de submarca de luxo


A BMW apresentou nesta sexta-feira (8), dias antes do Salão de Frankfurt, o conceito X7 iPerformance, que dará origem ao maior SUV da marca em 2018. A fabricante alemã também anunciou a criação de uma divisão de luxo, que abrigará, além do X7, a reedição do Série 8, ainda não lançada, o sedã Série 7 e o esportivo elétrico i8. Esta nova marca de luxo terá uma variação do logitpo original da BMW, em preto e branco e com o nome original da empresa, Bayerische Motoren Werke. Voltando ao X7, apesar da proximidade do lançamento oficial, no ano que vem, o SUV ainda traz muitos traços exagerados, típicos de conceitos. O principal deles é o enorme teto de vidro. A grade, na comparação com os modelos de produção, também é gigantesca. Ainda assim, segue a tradição do formato "duplo rim". Fora isso, o X7 tem traços de SUVs mais tradicionais, como o próprio X5, mas em maior escala. Os faróis são afilados, e há uma série de cromados em toda a carroceria. É possível notar que o interior é de um conceito, mas há diversos elementos que devem ser mantidos na versão de produção, caso do quadro de instrumentos digital e da posição da central multimídia e do console central. A BMW não divulgou maiores detalhes da versão de produção, mas adiantou que o modelo deverá receber uma versão com propulsão híbrida plug-in, aquela que pode ser recarregada em tomadas.

sábado, 9 de setembro de 2017

LaFerrari conversível bate recorde em leilão de aniversário da Ferrari


O leilão de aniversário da Ferrari, realizado neste sábado (09/09) em Maranello, registrou um recorde. Uma LaFerrari Aperta, versão conversível do supercarro híbrido, foi vendida por 8,3 milhões de euros, ou quase R$ 31 milhões na conversão da última sexta-feira (08/09). O recorde anterior era da última LaFerrari produzida, o exemplar de número 500. Ela foi vendida em dezembro, por 7 milhões de euros (R$ 26 milhões). Na época, a fabricante decidiu produzir esta última unidade para leiloar e arrecadar dinheiro em prol das vítimas do terremoto que atingiu o centro da Itália em agosto de 2016. Desta vez, a LaFerrari Aperta vendida terá a verba revertida para projetos da organização Save the Children na Ásia e na África.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Com dois motores, Prius é econômico, sustentável e proporciona experiência única


O Toyota Prius não é único apenas por ser o primeiro carro híbrido do mundo. Além de aliar o motor elétrico com o motor a gasolina, gerando assim economia e auxiliando o meio ambiente, o veículo oferece uma nova experiência ao motorista, mais emocional e sensorial, através de um design diferenciado. Bem mais econômico do que os veículos de mesmo porte, o Prius não fica atrás em performance. Ele conta com o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota e combina um motor a gasolina de 1.8 com 98 cavalos com o outro elétrico de 72 cavalos. Em testes no Japão, acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O sistema híbrido do Toyota Prius é claramente mais econômico do que os modelos tradicionais. Comparado a um veículo do mesmo porte movido à gasolina, o Prius apresenta economia de 52% na cidade e 42% na estrada. Conforme o INMETRO, ele é o carro mais eficiente do país, com média de 18,9 km/l na cidade e autonomia de 812,7 km. Para acompanhar essa eficiência, é possível registrar o consumo de combustível de diversas maneiras, calculando a cada 15 km, 30 km e levando em conta a última viagem do mês atual, os últimos quatro meses e até o mesmo mês do ano anterior. O carro ainda vem com a função Eco Diary, que fornece uma lista diária e mensal de distância percorrida e consumo médio de combustível, e a Eco Wallet, que calcula o custo total com combustível e quanto o motorista economizou com gasolina em uma única viagem ou em um mês. Em sua quarta geração, o Prius foi totalmente redesenhado e ganhou linhas agressivas e modernas. O impacto é imediato, com a silhueta triangular transmitindo a sensação de movimento contínuo. O teto foi reduzido em 20 milímetros e deslocado um pouco à frente, enquanto os novos faróis minimizam a área frontal e garantem, ao mesmo, uma potente iluminação em LED. Internamente, o usuário também encontrará mudanças e mais conforto. O habitáculo é maior e os assentos foram redesenhados, com encostos posicionados para garantir a postura ideal dos ocupantes. A tecnologia não fica apenas nos motores do Prius. Ele possui Smart Entry System nas portas dianteiras, permitindo o destravamento por proximidade da chave, e com o sistema de ignição simplificada, por meio do Start Button. Além disso, o modelo dispõe ainda de carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos que têm essa tecnologia), sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mercedes-Benz divulga teaser de supercarro de mais de 1.000 cv


A Mercedes-Benz revelou nesta sexta-feira (1) um teaser do novo supercarro criado pela divisão esportiva AMG. A imagem mostra a silhueta da dianteira do Project ONE. Não há muitas informações, mas os dois números que a fabricante alemã divulgou são superlativos. A potência do conjunto híbrido irá superar os 1.000 cavalos, enquanto a velocidade máxima vai ultrapassar os 350 km/h. Como comparação, a Ferrari LaFerrari, outro supercarro híbrido, tem 963 cv e alcança os 350 km/h. O Project ONE será totalmente revelado no Salão de Frankfurt, que tem apresentações para a imprensa nos dias 12 e 13 de setembro e abre as portas para o público dia 16 de setembro.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Volkswagen produzirá sucessora da Kombi a partir de 2022



A Volkswagen anunciou em 19/08, que produzirá um sucessor para a saudosa Kombi a partir de 2022. O modelo será baseado no conceito ID Buzz, que foi mostrado no Salão de Detroit, em janeiro deste ano. "Depois das apresentações nos Salões de Detroit e de Genebra, recebemos um grande número de cartas e e-mails de clientes dizendo: 'produzam este carro, por favor'", afirmou Herbert Diess, presidente da Volkswagen. A fabricante ainda não deu muitos detalhes técnicos da sucessora da Kombi, mas é certo que ela será elétrica e terá um certo nível de condução autônoma, que ajuda o motorista no dia a dia. A versão de produção do ID Buzz será feita sobre uma nova plataforma elétrica, com opção de assento variável e até uma alternativa sem os bancos para transportar carga. O ID Buzz é o segundo modelo da família elétrica da Volkswagen - o primeiro é um compacto, apresentado em 2016. O batismo é carismático. Buzz é um jogo de palavras, já que tem sua pronúncia parecida com a de Bus, o apelido da Kombi nos Estados Unidos, e a fonética lembra o som de motores elétricos. A van utiliza a plataforma MEB, criada especialmente para veículos elétricos. Ela permite que as baterias sejam acomodadas no assoalho, liberando espaço para os passageiros. Os dois motores elétricos - um em cada eixo - produzem juntos 374 cavalos de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 5 segundos, com máxima de 160 km/h. A tração é integral, e a autonomia é de 434 km, ótima marca para um modelo elétrico. As medidas também são generosas - são 4,94 m de comprimento, 3,3 m de entre-eixos e 1,96 m de altura. O conceito possui um volante, mas ele não é nada convencional - nem na forma de usar. Caso o motorista queira, basta um leve empurrão para que a peça seja recolhida. O gesto identifica que a escolha é o modo ID Pilot, totalmente autônomo - a Volks espera que a tecnologia, neste caso, esteja disponível em 2025. Além de recolher o volante, a iluminação interna muda de branca para um tom "quente e relaxado". Enquanto isso, o agora não mais motorista, pode virar seu assento e interagir com os demais ocupantes. O modo autônomo pode ser desativado com um novo toque no volante ou pressionando pedais de acelerador ou freio.

Hyundai dá sinal verde para produção de picape nos EUA



A Hyundai Motor planeja lançar uma picape nos Estados Unidos como parte de um amplo plano para acompanhar a migração para utilitários esportivos (SUVs) em um dos mercados mais importantes da montadora coreana, disse um executivo da empresa. Michael J. O'Brien, vice-presidente de planejamento e de produtos da unidade norte-americana da Hyundai, disse que foi autorizada a montagem de uma picape semelhante ao conceito Santa Cruz mostrado em 2015. Atualmente, a marca não oferece picapes nos EUA. O'Brien também disse que a montadora lançará um utilitário esportivo menor, o Kona, no final deste ano nos EUA. Pessoas familiarizadas com o assunto disseram que a picape deve ser lançada em 2020. Os utilitários esportivos construídos com chassi similar ao de modelos sedã agora representam cerca de 30% do total das vendas de veículos leves nos Estados Unidos. As concessionárias norte-americanas da empresa estão incentivando a montadora a investir mais agressivamente em SUVs e picapes, já que a demanda por sedãs, como o Sonata e o Elentra, diminuiu.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

SsangYong voltará ao Brasil em 2018 com nova linha de SUVs


Depois de quase 2 anos de ausência, a coreana SsangYong voltará a vender seus veículos no Brasil a partir de 2018. Nesta nova fase, a fabricante será representada pelo grupo JLJ, que tem sede em Salto (SP). O anúncio da chegada, bem como maiores detalhes da nova operação, acontecerá em setembro. Vale lembrar que a JLJ também foi a responsável por trazer as marcas Chery e Rely para o país. Ainda não há informação sobre quantas concessionárias a marca terá ou onde elas serão localizadas. O G1 apurou que o primeiro produto da “nova” SsangYong Brasil será o SUV compacto Tivoli. Ele desembarca no começo do ano, quando deve se encerrar a sobretaxa de 30 pontos percentuais de imposto a veículos importados. Além de ser o primeiro modelo, o Tivoli será a maior aposta da empresa para prosperar no Brasil. O Tivoli foi revelado no Salão de Genebra de 2015. Ele tem porte semelhante ao de modelos como Jeep Renegade, Honda HR-V e Ford EcoSport. São 4,20 metros de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,59 m de altura. O porta-malas acomoda 423 litros. A única motorização gasolina disponível para o Tivoli é um 1.6 de 4 cilindros de 128 cavalos e 16,3 kgfm. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre de 6 marchas. Em alguns mercados, há uma opção diesel, também 1.6, mas de 115 cv e 30,6 kgfm. O Tivoli é vendido em mercados como Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e, mais perto de nós, Chile e Colômbia. Ele pode ser equipado com 7 airbags, controles de tração e estabilidade, acesso e partida por chave presencial, luzes diurnas de LED, start-stop, ar-condicionado digital de 2 zonas, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito. A lista extensa não significa que o carro vendido no Brasil terá todos estes itens.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Novo BMW Z4 é apresentado em sua versão conceito


A aguardada terceira geração do BMW Z4 está cada vez mais próxima de ganhar as ruas. Antes da apresentação do modelo de produção, cotada para o próximo ano, a BMW apresentou no Concours d'Elegance em Pebble Beach o Z4 Concept, um protótipo que antecipa o próximo conversível da marca.

Ferrari revela a Portofino, sucessora da California T


A Ferrari surpreendeu o mundo ao revelar um novo modelo às vésperas do Salão de Frankfurt. A Portofino estreia com a missão de substituir a California T no posto de carro de entrada da gama. Equipada com o motor 3.9 V8 biturbo utilizado anteriormente na própria California T, a Portofino tem 600 cv e torque máximo de 77,4 mkgf entre 3.000 rpm e 5.200 rpm. Dados divulgados pela Ferrari indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e velocidade máxima na casa dos 320 km/h. A fabricante afirma que o motor V8 ganhou novas bielas e pistões, além de um coletor de admissão redesenhado. A Ferrari também instalou um coletor de escape integrado ao cabeçote para eliminar o famoso “turbo lag” e entregar respostas mais rápidas ao acelerar. O ganho de potência é de 40 cavalos em relação à California T. Outra mudança importante e simbólica é a substituição da direção com assistência hidráulica pela elétrica, seguindo a tendência já adotada por boa parte dos fabricantes de superesportivos. A Ferrari diz que o novo sistema tem relação 7% mais direta que o anterior. O novo modelo traz também a terceira geração do sistema de diferencial eletrônico traseiro integrado ao controle de tração, uma atualização nos amortecedores magnéticos e um chassi feito inteiramente de alumínio. Assim como a California T, a Portofino sai de fábrica com uma capota rígida retrátil. O elegante interior aparenta ser mais intuitivo do que sua antecessora e possui o mesmo volante utilizado na 812 Superfast e na GTC4 Lusso. Deste último modelo vem também a tela do sistema de entretenimento a bordo. Novas informações e imagens devem ser liberadas pela Ferrari no Salão de Frankfurt, que acontecerá em setembro na Alemanha.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Aston Martin DBR1 é vendido por R$ 71 milhões e bate recorde





Um Aston Martin DBR1, de 1956, foi vendido por US$ 22.550.000 (cerca de R$ 71,36 milhões) no último sábado, em leilão realizado pela RM Sothebys nos Estados Unidos. O modelo com chassis número 1 (de um total de 5 unidades produzidas) se tornou o mais caro da Aston Martin e também o mais valioso veículo britânico já vendido em leilão. De acordo com a casa de leilões, o recorde anterior era de um Jaguar D-Type, de 1955, que foi arrematado por US$ 21,8 milhões (R$ 68,9 milhões) em 2016. Dois colecionadores competiram pelo Aston Martin DBR1, em lances sucessivos por quase 7 minutos. O valor final foi dado por telefone, mas o vencedor não teve o nome divulgado. Projetado para vencer a famosa corrida das 24 horas de Le Mans, o DBR1 é considerado um dos carros mais importantes já feitos pela Aston Martin e fez história, pilotado por nomes como Carrol Shelby e Jack Brabham. O motor original é um 3.0 de seis cilindros, que produz 268 cavalos de potência. O comprador receberá este propulsor e também um mais moderno, que chega a 301 cavalos, para acelerar sem se preocupar um fundir um pedaço da história da indústria automotiva.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ainda inédito, XC40 chega ao Brasil em 2018 com meta de quase dobrar vendas da Volvo




A Volvo confirmou nesta quinta-feira (17) que lançará no Brasil seu inédito SUV compacto XC40 já no início de 2018, entre março e abril. O modelo, que ainda será apresentado mundialmente nas próximas semanas, terá a meta de quase dobrar as vendas da marca no mercado brasileiro, de cerca de 3,7 mil neste ano para 6 mil no ano que vem. Deste total, cerca de 2,5 mil unidades, ou quase 40%, devem ser do XC40, estima a fabricante. O modelo ocupará o lugar do XC60, que era o SUV mais acessível da Volvo, mas subiu de preço na nova geração. Feito sobre uma nova plataforma, já pensada para incluir sistemas de propulsão híbridos ou 100% elétricos, o primeiro carro da família 40 vai brigar diretamente com BMW X1 e Audi Q3. O conceito 40.1, mostrado em 2016, lembra uma versão encolhida do XC90, com a frente que já se transformou em marca registrada da Volvo, inclusive com os faróis em formato de martelo de Thor. A Volvo diz que o lançamento do XC40 será "em breve" e que ele terá diversas opções de customização, entre cores e tecidos, com foco em jovens urbanos e antenados. Neste mês, o XC60 chega ao Brasil apenas movido a gasolina, com propulsor 2.0 de 258 cavalos de potência e câmbio automático de 8 marchas. Veja os preços: Momentum - R$ 235.950 Inscription - R$ 256.950 R-Design - R$ 266.950 A nova geração é bem mais cara que a anterior, que era vendida por preços entre R$ 180 mil e R$ 242 mil. O valor reflete um salto de tecnologia e segurança, segundo a fabricante. Em 2018, o XC60 no Brasil aparecerá também com versões a diesel (D5) e híbrida (T8). Todas as unidades serão equipadas com tração integral. O motorista poderá escolher entre cinco modos de direção: Eco, Confort, Dynamic, Off-Road e Individual. O novo XC60 tem entre os equipamentos faróis full LED, central multimídia com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay, frenagem de emergência com assistente de direção (caso a frenagem não seja suficiente para evitar a colisão, o carro também muda a trajetória), alerta de mudança de faixa, sistema de proteção de saída em estrada e controle de velocidade adaptativo.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Filho de bilionário cobre Ferrari de R$ 3,6 milhões com logotipo da Louis Vuitton


Enquanto muitos sonham com um carro usado quando completam 18 anos, Rashed Saif Belhasa ganhou uma Ferrari F12 Berlinetta ainda aos 15 anos. Se você não sabe, esta é uma das vantagens de ser filho de um bilionário de Dubai. Não contente só com o presente, que vai esperar 3 anos para ser usado, ele ostenta o esportivo em suas redes sociais, que têm milhares de seguidores. Mas o pior não é isso. Ele envelopeu a Ferrari, originalmente amarela, com os logotipos das marcas de acessórios Louis Vuitton e Supreme. O processo foi exibido em um vídeo no seu canal do YouTube, que já tem 1,7 milhão de visualizações.

Mazda anuncia motor que dispensa uso de velas


A Mazda afirmou nesta terça-feira (8) que vai se tornar a primeira montadora de veículos do mundo a comercializar um motor a gasolina equipado com ignição por compressão, um tipo de motor mais limpo e eficiente que tem sido perseguido por concorrentes como Mercedes-Benz e General Motors. A montadora japonesa planeja vender carros com esta tecnologia, batizada de Skyactiv X, já a partir de 2019. "É um importante avanço", disse Ryoji Miyashita, presidente da companhia de engenharia automotiva AEMSS. Um motor de compressão de carga homogênea (HCCI, na sigla em inglês) detona a gasolina pela compressão, eliminando a necessidade de velas. A economia de combustível dessa tecnologia se equipara ao motor a diesel sem altas emissões de gases poluentes. O motor da Mazda usa velas em algumas situações, como em baixas temperaturas, para superar os obstáculos técnicos que têm impedido a comercialização dessa tecnologia. Segundo a montadora japonesa, o Skyactiv X será de 20% a 30% mais eficiente que seu modelo atual. A empresa não tem planos de fornecer o motor para outras montadoras de veículos, disse o vice-presidente da Mazda, Akira Marumoto. O anúncio coloca motores tradicionais no centro da estratégia da Mazda e acontece alguns dias depois da companhia ter afirmado que vai trabalhar com a Toyota no desenvolvimento de veículos elétricos. "Eletrificação é necessária, mas o motor de combustão deve vir primeiro", disse o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Mazda, Kiyoshi Fujiwara, a jornalistas.

Peugeot 208 e 2008 ganham novo câmbio automático de 6 marchas



A Peugeot anunciou nesta sexta-feira (11) a chegada do câmbio automático de 6 marchas nos modelos 208 e 2008. A nova transmissão é fornecida pela empresa japonesa Aisin. Ela substitui a automática de 4 marchas, e já estava presente nos modelos 308, 408, 3008 e também nos "primos", Citroën C3 e Aircross. A chegada da nova transmissão no 2008 não vem acompanhada da reestilização visual apresentada em fevereiro de 2016 na Europa.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Mini Cooper terá versão elétrica em 2019


O Grupo BMW confirmou nesta terça-feira (25) a produção de uma versão elétrica do Mini Cooper a partir de 2019. O anúncio faz parte da estratégia de ampliar a oferta de híbridos e elétricos nos próximos anos. O Mini E movido por baterias será uma variante da tradicional versão hatchback. Mas isto não quer dizer que as demais motorizações vão acabar - os motores a gasolina e diesel continuarão como opção, assim como uma futura versão híbrida. "No entanto, fatores como regulação, incentivos e infraestrutura de recarga terão um papel importante na determinação da escala de eletrificação de cada mercado", afirmou a empresa. Além do Mini E, já estão confirmados um novo esportivo conversível baseado no i8, que chega ao mercado já em 2018, uma versão 100% elétrica do X3 para 2020 e o BMW iNext para 2021.

Ford EcoSport 2018 chega com novo motor 1.5 e parte de R$73.990,00



A Ford apresentou nesta segunda-feira (24), no Recife, o EcoSport 2018 equipado com o novo motor 1.5 Dragon. É o primeiro SUV do Brasil que tem um motor de 3 cilindros. No utilitário, ele desenvolve até 137 cavalos. Os preços variam de R$73.990,00 a R$93.990,00. Essa renovação no EcoSport, que também adota mudanças visuais reveladas primeiro nos Estados Unidos, no ano passado, é uma tentativa da marca para competir de igual para igual com os novos rivais que tomaram seu reinado no segmento de SUVs compactos: Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta. O modelo começa a chegar às concessionárias na segunda quinzena de agosto, em 3 versões. Além do motor 1.5, há um 2.0 de 176 cv, que o G1 já avaliou e que é a única sem opção de câmbio manual, de 5 marchas. A transmissão automática é uma nova, de 6 marchas, que substitui a problemática Power Shift.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Honda lança 10ª geração do Accord e estreia câmbio automático de 10 marchas



A Honda lançou nesta sexta-feira (14) nos Estados Unidos a 10ª geração do sedã Accord. O modelo é um dos automóveis mais vendidos no país e um dos mais populares da fabricante. O novo Accord será produzido na fábrica da Honda em Marysville, e começa a ser vendido por lá no último trimestre de 2017. No Brasil, ele teve a chegada confirmada, só não há um prazo para o início das vendas. Na linha 2018, o Accord a combustão só terá motores híbridos. Há duas unidades, uma 1.5 de 194 cavalos e outra de 2 litros, com 255 cv. Ainda há uma variação híbrida, que ainda não teve informações técnicas divulgadas. Outra novidade é um novo câmbio automático de 10 marchas - a Honda diz que é o primeiro do tipo em um carro de tração dianteira. Ele estará disponível apenas no motor 2.0. O 1.5 traz uma caixa do tipo CVT. O visual do Accord traz elementos presentes no Civic, caso da queda mais suave do teto e das lanternas, formando um bumerangue. Na dianteira, o capô se alonga até a extremidade da grade - esta por sinal é praticamente toda cromada, contornando a parte superior dos faróis. Com o mesmo comprimento de 4,88 metros, o Accord ganhou 5,5 cm no entre-eixos, passando para 2,83 m. A largura é de 1,86 m e a altura é de 1,45 m. Na cabine, o Accord ganhou um quadro de instrumentos configurável de 7 polegadas - semelhante ao do Civic. A central multimídia também é nova, e tem 8 polegadas. O Accord contará, de acordo com a versão, com head-up display, que projeta informações do veículo no para-brisa, conexão via Wi-fi e carregamento de celular sem fios. A Honda afirma que o sedã ficou entre 50 kg e 80 kg mais leve, graças, sobretudo, ao uso de materiais leves e de maior resistência. Tanto que a rigidez melhorou entre 24% e 32%. Todas as versões do Accord americano terão frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, 7 airbags, controles de tração e estabilidade e sensor de monitoramento de pressão dos pneus. Adicionalmente, o cliente ainda pode adicionar ao pacote itens como alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitor de tráfego cruzado. Nos Estados Unidos, o Accord será oferecido nas versões LX, Sport, EX, EX-L, Navi e Touring. As versões Sport poderão ser equipadas ainda com câmbio manual de 6 marchas.

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Polícia de Dubai terá carro autônomo de patrulha com reconhecimento facial



A Polícia de Dubai segue aumentando sua frota, mas o próximo veículo de patrulha não será outro superesportivo. Até o final do ano, um carro autônomo com reconhecimento facial deve estar pelas ruas da cidade do emirado. A um passo de tornar real alguma cena do filme "Robocop", a viatura autônoma enviará informações em tempo real para uma sala de controle e poderá até fazer contato de voz entre os policiais e o suspeito. O modelo chamado de O-R3 usará uma combinação de câmeras, inclusive com sensor de calor, scanners 3D a laser, radares, GPS e um conjunto grande de dados, que serão processados rapidamente para identificar algo incomum na rua. Quando a atividade estranha for detectada, o robô emitirá um alerta para a sala de controle e poderá perseguir o suspeito sozinho ou com a ajuda de policiais humanos. Ele ainda é equipado com um drone para fazer reconhecimento de lugares mais difíceis de chegar sobre rodas. O O-R3 não precisa de treinamento, pode trabalhar 24 horas por dia sem folga aos finais de semana e busca um ponto de recarga automaticamente quando a bateria estiver fraca, informou a polícia de Dubai.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Carro 'popular' da Tesla é aprovado em testes e está pronto para ser produzido




O Model 3 da Tesla passou em todos os requisitos regulatórios para início da produção duas semanas antes do cronograma, informou no domingo (2) o presidente-executivo da montadora, Elon Musk, no Twitter. "A produção (do Model 3) cresce exponencialmente, então em agosto devem ser 100 carros e, em setembro, acima de 1.500", escreveu Musk. "Parece que podemos atingir 20 mil automóveis Model 3 por mês em dezembro", continuou. O executivo disse ainda que espera concluir o SN1 na sexta-feira. O SN1 é o primeiro carro que sai da linha de montagem para a venda, confirmou uma pessoa com conhecimento do assunto. Em maio, Musk afirmou que a Tesla estava a caminho de iniciar a produção do Model 3 em julho. Anteriormente, a montadora informou que esperava produzir mais de 5 mil unidades do Model 3 por semana até o fim deste ano e 10 mil por semana "em algum momento de 2018". Em fevereiro, a Reuters noticiou que a companhia fechou a unidade de montagem na Califórnia por uma semana para produção do sedã Model 3, a fim de cumprir a meta de iniciar as operações em julho. Os lançamentos anteriores da Tesla do sedan Model S e o veículo utilitário esportivo Model X tiveram atrasos na produção e problemas de qualidade inicial. Em abril de 2016, quando apresentou os planos para lançar o Model 3, Elon Musk prometeu vender no Brasil o veículo elétrico mais acessível. Por enquanto, os carros da Tesla podem ser adquiridos no país apenas por meio de importadores. Nos Estados Unidos, o preço deve ficar em torno de US$ 35 mil (R$ 115 mil).

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Citroën lança C3 e Aircross com câmbio automático de 6 marchas



A Citroën lançou nesta segunda-feira (29) a linha 2018 dos modelos C3 e Aircross. A grande novidade é a adoção do câmbio automático de 6 marchas, que já equipa C4 Lounge e C4 Picasso. Os preços variam de R$ 61.940 a R$ 76.400. A nova caixa chega para substituir a defasada automática de 4 marchas. O câmbio é fornecido pela empresa japonesa Aisin, e será sempre combinado ao motor 1.6 de 118 cavalos - o mesmo de antes, mas com 4 cv a menos. Outra novidade são os modos de condução: Drive, Sport e Eco. A Citroën também oferece uma nova opção de cor, marrom metálico. No quesito equipamentos, todas as versões passam a contar com a central multimídia com tela de 7 polegadas. Por enquanto, o único preço disponível é o da nova versão do C3, Attraction automática, de R$ 58.540. Ela traz ar condicionado, direção elétrica, central multimídia, faróis de neblina e vidros e travas elétricas. Até então, as versões automáticas eram vendidas por R$ 60.090 (Tendance) e R$ 64.490 (Exclusive). Já a oferta com câmbio manual e motor 1.2 de três cilindros e 90 cv segue à venda. Já o Aircross automático tinha versões por R$ 66.255 (Live), R$ 69.905 (Feel), R$ 69.990 (Shine Business PCS) e R$ 75.695 (Shine).

Novo Mini Countryman chega em 3 versões ao Brasil




A Mini anunciou nesta segunda-feira (29) a chegada do novo Countryman, em 3 versões, às concessionárias do país. Apenas o preço da versão de entrada Cooper, de R$ 144.950, vendido desde abril, havia sido revelado pela empresa, que agora também divulgou os valores do Cooper S e Cooper S ALL4. "O novo MINI Countryman vem completo em todas as versões, com tecnologia embarcada de última geração e um conjunto mecânico que permite excelente dirigibilidade em diferentes situações e terrenos. Dessa forma, acreditamos que a versão Cooper, a mais procurada no pré-venda, responderá sozinha por 40% no mix de vendas", disse Julian Mallea, diretor da Mini Brasil, em comunicado. O Contryman foi apresentado no último Salão de Los Angeles, no final de 2016. Na segunda geração, ele cresceu 20 cm no comprimento e 7,5 cm no entre-eixos. As opções de motores são 1.5 turbo de 136 cavalos, para o Countryman Cooper, e 2.0 turbo de 192 cavalos, para Countryman Cooper S e Countryman Cooper S ALL4.