terça-feira, 3 de novembro de 2020

Teste: novo Nissan Versa Exclusive tem preço de Sentra e é mais lento que Chevrolet Onix Plus e VW Virtus




O estranhamento começou ao ver o Nissan parado no estacionamento. “Que modelo é esse?”, perguntou minha esposa. Falei que era o novo Versa, algo que foi encarado por ela com surpresa. Ao entrar no carro, continuou espontaneamente: “ficou bem melhor, agora parece um carro para a família, não só de aplicativo”. Usuária voraz de apps de transporte, ela se tornou quase uma especialista em frotas. Nada contra o antigo modelo, mas é inegável que tive a mesma sensação. Ainda mais na versão Exclusive (92.990 reais) - confira todas as configurações e preços da gama. O valor o deixa entre o Sentra S (87.990 reais) e o Sentra SV (96.990), mas o médio está para receber nova geração e não é tão seguro quanto o compacto. Ademais, mesmo que o sedã venha do México sem pagar imposto de importação, o dólar alto ainda é um empecilho e tanto. Mesmo que o tivesse visto por fotos de todos os ângulos, o carro ainda causou algum impacto ao aparecer na minha frente. Longo, baixo e largo, o Versa foge da impressão de ser um compacto esticado, algo que acometia o anterior. É tão parecido com o Sentra novo que tive medo em alguns momentos de trocar um nome pelo outro. Uma imagem de segmento superior é benéfica em qualquer classe. E parece ser ainda mais importante no caso de um carro voltado a uma parcela de consumidores que subiu de classe ao passar de hatch para sedã.O desenho frontal se destaca pelos faróis de LED, que pecam por não ter luzes de rodagem diurna automáticas (acendem somente com a lanterna ligada). A grade cromada se encaixa bem no contorno preto brilhante, o que combina com o para-choque com detalhes em formato de lâmina. A lateral exibe retrovisores espetados nas portas e coluna C em formato triangular. Um elemento preto corta a peça para dar aquela sensação de teto flutuante. O design traseiro segue a escola Nissan ao optar por lanternas do tipo bumerangue. A versão Exclusive se destaca pelas rodas aro 17 de acabamento usinado.

Fonte e reportagem completa em: https://autoesporte.globo.com/testes/review/2020/10/teste-novo-nissan-versa-tem-preco-de-sentra-e-e-mais-lento-que-chevrolet-onix-plus-e-volkswagen-virtus.ghtml

Teste: Mercedes-AMG CLA 45 é diversão pura em garrafa pet





Imagine um Volkswagen Up! TSI de 210 cv. Parece impensável, já que a versão mais potente do hatch estacionou nos 113 cv da versão GTI. Mas a Mercedes não só conseguiu isso como, de quebra, obteve o recorde de motor 2.0 16V de produção em série mais potente do mundo, com 421 cv. E, a melhor parte: ele equipa um dos carros mais divertidos da marca no momento. O Mercedes-AMG CLA 45 S 4Matic pode não impressionar tanto quanto seu nome comprido no primeiro momento. Com 4,69 m de comprimento e só 1,41 m de altura, ele é ligeiramente maior que um Toyota Corolla, mas tão baixo quanto um Mini Cooper JCW. Felizmente para-choques exclusivos, rodas de 19 polegadas e quatro enormes ponteiras de escape dão um indicativo da proposta do sedã superesportivo. Sim, vamos usar o adjetivo "super" aqui. Porque o novo CLA 45 acelerou de zero a 100 km/h em meros quatro segundos. Sabe que carro é mais lento do que isso? Uma Ferrari F40, que faz o mesmo um décimo mais devagar, segundo a fábrica. Não que precise, mais eis mais um argumento para o adjetivo: todas as provas de retomada foram feitas em menos de três segundos. Nem dá tempo de gritar "na sua esquerda" enquanto você ultrapassa alguém.

Fonte e reportagem completa em: https://autoesporte.globo.com/testes/review/2020/10/teste-mercedes-amg-cla-45-e-diversao-pura-em-garrafa-pet.ghtml

terça-feira, 7 de julho de 2020

Citroën C4 ganha visual ousado, versão elétrica e suspensão hidráulica






A Citroën revelou todos os detalhes da nova geração do C4, que ganha uma configuração 100% elétrica, visual ousado e sistema de suspensão com batentes hidráulicos. Há menos de um mês, a marca apresentou as primeiras imagens do modelo. Embora tenha traços robustos, dianteira alta e grande quantidade de plásticos sem pintura na base da carroceria, o novo C4 é classificado pela marca como um hatch, não como um SUV. "Após a ofensiva bem-sucedida do SUV com o lançamento de C3 Aircross e C5 Aircross (...) a Citroën está pronta para a próxima etapa na implementação de sua estratégia de produtos, concentrando-se firmemente no mercado hatchback", disse em comunicado. O destaque da nova geração é a configuração 100% elétrica, batizada de ë-C4, equipada com um motor de 138 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque. A energia vem de uma bateria de alta tensão de 50 kWh. A bateria pode ser recarregada em uma tomada convencional doméstica, em postos de recarga públicos (80% da carga é feita em 30 minutos) ou pelo wallbox, uma estação instalada na casa do proprietário, que pode levar até 7h30 para uma recarga completa. Entre as demais motorizações estão 5 opções a gasolina, que variam com câmbios manuais e automáticos de seis marchas, e outras 2 a diesel, também com as duas variações de transmissão. Seguindo o "irmão" maior C5 Aircross, o modelo terá o sistema de suspensão Progressive Hydraulic Cushions, que promete maior conforto ao rodar. Segundo a Citroën, a tecnologia produz um efeito de se estar "deslizando sobre um terreno irregular". Com batentes hidráulicos de atuação progressiva, em movimentos mais suaves apenas as molas e os amortecedores trabalham. Já em situações de maior exigência, os batentes absorvem e dissipam a energia.

Mitsubishi Outlander Sport chega ao Brasil partindo de R$ 119.990; ASX continua em linha



O Mitsubishi Outlander Sport 2021 foi lançado no Brasil nesta quinta-feira (2) como mais opção no segmento dos SUVs compactos. De acordo com a montadora, o modelo conviverá com o ASX atual, que continua disponível no mercado. A explicação ocorre porque, em outros mercado, o Outlander Sport é a evolução do ASX vendido no Brasil. No entanto, a estratégia local da montadora foi a de manter os dois modelos à venda ao mesmo tempo. Veja preços e versões do Outlander Sport: Outlander Sport GLS 2WD: R$ 119.990 Outlander Sport HPE 2WD: R$ 132.990 Outlander Sport HPE AWD: R$ 138.990 Apesar de ser "irmão" do ASX, o Outlander lembra bem o Eclipse Cross, principalmente no visual de sua dianteira. O modelo cona com luzes todas de LED, e suas rodas são de 18 polegadas. Está disponível nas cores: azul, branco, cinza, marrom, duas variantes de prata, vermelho e preto. Todas variantes do Outlander Sport são produzidas na fábrica da HPE em Catalão (GO). O modelo está sempre equipado com motor 2.0 flex: ele produz 170 cv de potência com etanol e 160 cv com gasolina a 6.000 rotações; enquanto o torque máximo é de 23 kgfm com etanol, e de 22 kgf m com gasolina, sempre a 4.250 rpm. Em todas as versões, o SUV está sempre equipado com o câmbio automático do tipo CVT; existe a opção Sport Mode, que simula 6 marchas e permite trocas por "borboletas". O Outlander Sport possui central multimídia de 7 polegadas, sensível ao toque, feita em parceria com a JBL. Esse sistema é compatível com as interfaces Android Auto e Carplay; na versão top de linha HPE AWD, a tela é de 9 polegadas. Veja itens de série em todas as versões: direção elétrica, ar-condicionado automático; duplo airbag frontal; controles eletrônicos de estabilidade e de tração; freios a disco nas quatro rodas com ABS; distribuidor eletrônico de frenagem (EBD); assistente de emergência (BAS); Brake Override System (BOS), que atua nos pedais durante as frenagens; assistente de saída em rampas (Hill Start Assist System -HSA); ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis; ajuste de altura do facho principal dos faróis; vidros elétricos nas quatro portas; travamento automático das portas; sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS); câmera de ré.

Honda Civic Si 2020 tem cara nova e ronco 'fake' por R$ 179.900



O Honda Civic Si chegou à linha 2020 com novidades visuais, tecnológicas e mecânicas. Disponível em configuração única, o esportivo parte de R$ 179.900. Apesar de poucas e discretas, as principais mudanças na aparência do Civic Si estão na dianteira. Os nichos do para-choque, onde ficam os faróis de neblina, agora têm acabamento liso (antes tinha uma falsa grade em formato de colmeia) e uma barra que acompanha a cor da carroceria do veículo. Por falar em cor, o cupê teve sua paleta reduzida e passa a ser oferecido apenas nas cores branco, preto e vermelho. Os faróis de neblina agora são de LEDs, como os principais, e as rodas de 18 polegadas têm novo desenho com acabamento em preto fosco. A traseira não tem mudanças. Por dentro, o Civic Si segue com o quadro de instrumentos digital com grafismos em vermelho, pedais em alumínio e acabamento que imita fibra de carbono. A linha 2020 adiciona novos detalhes em vermelho acima das saídas de ar e faixas na mesma cor nos bancos. Para quem reclamava que o esportivo não tinha um ronco encorpado, ele passa a ter o Active Sound Control, que utiliza o sistema de áudio do veículo para amplificar o som do motor durante uma tocada mais agressiva. De fora, porém, os barulhos que saem do motor e do escapamento continuam os mesmos. A amplificação é uma experiência apenas para quem está dentro do carro. Entre os demais itens de série há central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, som com 450 watts e 10 alto-falantes, câmera de ré, câmera no retrovisor direito (acionada com a seta para o mesmo lado), assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade e 6 airbags. O Si continua equipado com motor 1.5 turbo de 208 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque, assim como o câmbio manual de 6 marchas. De acordo com a Honda, a linha 2020 recebe uma relação de marchas 6% mais curta, aprimorando a dirigibilidade esportiva do modelo. A marca não divulga números de desempenho de seus carros, mas reforça que o cupê tem comportamento dinâmico em pilotagem esportiva graças aos conjuntos de chassis, direção e suspensão.