sexta-feira, 1 de março de 2019

Tesla diz que seu carro elétrico de US$ 35 mil está pronto para a venda



A Tesla disse nesta quinta-feira (28) que a versão de entrada do Model 3, anunciado como um automóvel elétrico para as massas, está disponível para encomendas por um preço de 35.000 dólares, com entrega prometida para dentro de um mês. Lançado em 2017 como o carro mais barato da montadora americana, o Model 3 finalmente recebe sua versão mais em conta. No início, a empresa vendia apenas versões de mais de US$ 49 mil, e a opção intermediária de US$ 45 mil chegou apenas em 2018. O anúncio cumpre com a visão do fundador e chefe da Tesla, Elon Musk, que promoveu um automóvel elétrico mais acessível como parte de sua ideia para afastar os motoristas dos veículos que funcionam a gasolina. Para que seja menos caro, a Tesla disse que só será vendido através da Internet. O Model 3 "padrão" tem uma autonomia menor, de 350 km, antes da recarga. Suas especificações incluem uma velocidade máxima de 208 km por hora e uma aceleração de 0-96 km/h em 5,6 segundos. "Embora seu custo seja mais baixo, foi projetado para alcançar a mesma qualificação de segurança perfeita de cinco estrelas que a versão de maior alcance", disse a Tesla. A Tesla também apresentou um Model 3 Standard Range Plus, que oferece 386 km de alcance, uma unidade de tração mais potente e características interiores premium por um preço de 37.000 dólares.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Audi lança perua que acelera como Porsche e custa R$ 546 mil



Um dos modelos mais emblemáticos da Audi acaba de chegar ao Brasil em nova geração. A perua esportiva RS 4 Avant desembarca em versão única, por R$ 546.990. O modelo está no país há quase 20 anos, e é sucessor da lendária RS 2. Na quarta geração, a RS 4 Avant traz um motor V6 de 2.9 litros, que entrega 450 cavalos e 61,2 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, com tração integral. O V6 fornece a mesma potência do antigo V8 4.2 que equipava a geração anterior da RS 4. A maior diferença, porém, está no torque, 17 kgfm maior. De acordo com dados de fábrica, a RS 4 acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, tempo ligeiramente melhor do que o Porsche 911 de entrada. A velocidade máxima é de 280 km/h, limitada eletronicamente. Se nenhum dos dados de desempenho chamou sua atenção, a RS 4 ainda oferece um generoso espaço interno. A carroceria de 4,78 metros tem 2,83 m de entre-eixos, com porta-malas de 505 litros. Entre os itens de série, há cronômetro com capacidade para armazenar tempos de até 99 voltas, controle dos modos de condução, ar-condicionado com 3 áreas de temperatura, central multimídia com memória de 10 GB, rodas de 20 polegadas, quadro de instrumentos digital e abertura elétrica do porta-malas.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Porsche Macan será totalmente elétrico na próxima geração


A Porsche anunciou nesta terça-feira (26) que a próxima geração do Macan será totalmente elétrica. De acordo com a empresa, o lançamento será no início da próxima década. O novo Macan deverá entrar para o seleto grupo de SUVs elétricos, composto por Audi e-tron, Mercedes EQC e Jaguar I-Pace, além do precursor, Tesla Model X Ele será o primeiro SUV elétrico da Porsche, mas não o primeiro veículo deste tipo. Antes disso, no final deste ano, a Porsche vai lançar o Taycan, um cupê de quatro portas que está em fase final de desenvolvimento. Além dele, os alemães ainda prometem uma versão ao estilo perua com "pegada" aventureira, chamada de Taycan Cross Turismo. A Porsche promete que em 2025 metade dos modelos da empresa terá a opção de propulsão elétrica. A próxima geração do Macan será produzida em Leipzig, na mesma fábrica do Taycan. Os dois modelos irão compartilhar a plataforma PPE, destinada exclusivamente a veículos elétricos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Peugeot 208 ganha nova geração com inédita versão elétrica



A Peugeot revelou o novo 208, que seguiu a tendência dos rivais (como o novo Renault Clio) de se aproximar visual e tecnologicamente dos modelos mais caros de suas respectivas marcas. Como bônus, a nova geração do compacto francês traz ainda sua inédita versão elétrica. O e-208 marca a entrada da fabricante para o segmento dos elétricos mais acessíveis. Ele é equipado com um motor 100% elétrico de 136 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque disponíveis de forma integral a qualquer momento, e autonomia de até 450 km. De acordo com a Peugeot, o modelo leva cerca de 16 horas para carga completa em uma tomada doméstica e de 5h15 a 8 horas no carregador da marca instalado na rede elétrica. Em um posto de recarga público, a bateria (instalada sob o assoalho) chega a 80% de sua carga em 30 minutos. Há três modos de condução (Eco, Normal e Sport) e dois de frenagem (moderado e aumentado, este último para otimizar a regeneração da energia para a bateria). Para o 208 convencional, apesar da mudança de plataforma (agora ele é feito sobre a modular CMP), os motores já são conhecidos. Na Europa, ele utilizará o 1.2 de três cilindros a gasolina em suas variantes de 75, 100 e 130 cavalos de potência e o 1.5 a diesel com 100 cavalos. O novo 208 busca aproximar-se dos modelos mais caros da Peugeot. Entre as novidades tecnológicas, estão o piloto automático adaptativo, carregador de celulares por indução, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência automática. Há ainda monitoramento do estado de atenção do motorista, sistema de leitura de placas de trânsito, freio de estacionamento elétrico e estacionamento semi-autônomo. A central multimídia do compacto pode ter 5, 7 ou 10 polegadas, e tem Android Auto e Apple Carplay. O francês mantém o conceito i-Cockpit, que posiciona o quadro de instrumentos acima do volante. Na nova geração, porém, os mostradores dão lugar a uma tela configurável. Não é só na tecnologia embarcada que o 208 corre atrás de seus "irmãos maiores". Na dianteira ele herdou a aparência inaugurada pelo sedã grande 508, com faróis full led que destacam uma grande barra iluminada que desce pelo para-choque, como um dente de um leão. A grade de dimensões generosas e trama tracejada e a abertura inferior em formato de asa completam o apelo esportivo do hatch. Na traseira o 3008 serviu de inspiração. As lanternas parecem camufladas em uma barra escura que vai de um lado a outro. O 208 reforça sua vocação de esportividade com volumes pronunciados, traseira alta e borda das caixas de roda em preto brilhante. Na versão GT Line, a inscrição fica na coluna C, logo depois das janelas laterais traseiras, as rodas são de 17 polegadas e há saída dupla de escape.

Chevrolet Camaro renovado parte de R$ 328.990 e fica mais caro do que o Mustang



Apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, o novo Chevrolet Camaro só teve seus preços revelados agora pela marca. Reestilizado e com câmbio de 10 marchas, ele parte de R$ 328.990 no cupê e R$ 365.990 no conversível. O G1 já andou no superesportivo. O maior aumento ficou para a configuração "sem teto", R$ 15.990 mais cara em relação ao modelo anterior (que custava R$ 350 mil). O cupê subiu R$ 13.990 (antes saía por R$ 315 mil). Indo além dos reajustes, o Camaro se distanciou de seu principal rival, o Ford Mustang, que sai por R$ 315.900, ou R$ 13.090 a menos. Para 2019, o modelo ganhou um "tapa" no visual. A traseira voltou a ter lanternas separadas em dois pares, enquanto a dianteira adotou uma grande área central pintada de preto e faróis com uma grande assinatura luminosa de LEDs. Na mecânica, a única novidade fica para o câmbio, agora de 10 marchas, exatamente o mesmo utilizado no Mustang. O motor permanece o mesmo V8 6.2 de 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque. De acordo com a Chevrolet, ele vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.