quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Audi lança perua que acelera como Porsche e custa R$ 546 mil



Um dos modelos mais emblemáticos da Audi acaba de chegar ao Brasil em nova geração. A perua esportiva RS 4 Avant desembarca em versão única, por R$ 546.990. O modelo está no país há quase 20 anos, e é sucessor da lendária RS 2. Na quarta geração, a RS 4 Avant traz um motor V6 de 2.9 litros, que entrega 450 cavalos e 61,2 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, com tração integral. O V6 fornece a mesma potência do antigo V8 4.2 que equipava a geração anterior da RS 4. A maior diferença, porém, está no torque, 17 kgfm maior. De acordo com dados de fábrica, a RS 4 acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, tempo ligeiramente melhor do que o Porsche 911 de entrada. A velocidade máxima é de 280 km/h, limitada eletronicamente. Se nenhum dos dados de desempenho chamou sua atenção, a RS 4 ainda oferece um generoso espaço interno. A carroceria de 4,78 metros tem 2,83 m de entre-eixos, com porta-malas de 505 litros. Entre os itens de série, há cronômetro com capacidade para armazenar tempos de até 99 voltas, controle dos modos de condução, ar-condicionado com 3 áreas de temperatura, central multimídia com memória de 10 GB, rodas de 20 polegadas, quadro de instrumentos digital e abertura elétrica do porta-malas.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Porsche Macan será totalmente elétrico na próxima geração


A Porsche anunciou nesta terça-feira (26) que a próxima geração do Macan será totalmente elétrica. De acordo com a empresa, o lançamento será no início da próxima década. O novo Macan deverá entrar para o seleto grupo de SUVs elétricos, composto por Audi e-tron, Mercedes EQC e Jaguar I-Pace, além do precursor, Tesla Model X Ele será o primeiro SUV elétrico da Porsche, mas não o primeiro veículo deste tipo. Antes disso, no final deste ano, a Porsche vai lançar o Taycan, um cupê de quatro portas que está em fase final de desenvolvimento. Além dele, os alemães ainda prometem uma versão ao estilo perua com "pegada" aventureira, chamada de Taycan Cross Turismo. A Porsche promete que em 2025 metade dos modelos da empresa terá a opção de propulsão elétrica. A próxima geração do Macan será produzida em Leipzig, na mesma fábrica do Taycan. Os dois modelos irão compartilhar a plataforma PPE, destinada exclusivamente a veículos elétricos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Peugeot 208 ganha nova geração com inédita versão elétrica



A Peugeot revelou o novo 208, que seguiu a tendência dos rivais (como o novo Renault Clio) de se aproximar visual e tecnologicamente dos modelos mais caros de suas respectivas marcas. Como bônus, a nova geração do compacto francês traz ainda sua inédita versão elétrica. O e-208 marca a entrada da fabricante para o segmento dos elétricos mais acessíveis. Ele é equipado com um motor 100% elétrico de 136 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque disponíveis de forma integral a qualquer momento, e autonomia de até 450 km. De acordo com a Peugeot, o modelo leva cerca de 16 horas para carga completa em uma tomada doméstica e de 5h15 a 8 horas no carregador da marca instalado na rede elétrica. Em um posto de recarga público, a bateria (instalada sob o assoalho) chega a 80% de sua carga em 30 minutos. Há três modos de condução (Eco, Normal e Sport) e dois de frenagem (moderado e aumentado, este último para otimizar a regeneração da energia para a bateria). Para o 208 convencional, apesar da mudança de plataforma (agora ele é feito sobre a modular CMP), os motores já são conhecidos. Na Europa, ele utilizará o 1.2 de três cilindros a gasolina em suas variantes de 75, 100 e 130 cavalos de potência e o 1.5 a diesel com 100 cavalos. O novo 208 busca aproximar-se dos modelos mais caros da Peugeot. Entre as novidades tecnológicas, estão o piloto automático adaptativo, carregador de celulares por indução, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência automática. Há ainda monitoramento do estado de atenção do motorista, sistema de leitura de placas de trânsito, freio de estacionamento elétrico e estacionamento semi-autônomo. A central multimídia do compacto pode ter 5, 7 ou 10 polegadas, e tem Android Auto e Apple Carplay. O francês mantém o conceito i-Cockpit, que posiciona o quadro de instrumentos acima do volante. Na nova geração, porém, os mostradores dão lugar a uma tela configurável. Não é só na tecnologia embarcada que o 208 corre atrás de seus "irmãos maiores". Na dianteira ele herdou a aparência inaugurada pelo sedã grande 508, com faróis full led que destacam uma grande barra iluminada que desce pelo para-choque, como um dente de um leão. A grade de dimensões generosas e trama tracejada e a abertura inferior em formato de asa completam o apelo esportivo do hatch. Na traseira o 3008 serviu de inspiração. As lanternas parecem camufladas em uma barra escura que vai de um lado a outro. O 208 reforça sua vocação de esportividade com volumes pronunciados, traseira alta e borda das caixas de roda em preto brilhante. Na versão GT Line, a inscrição fica na coluna C, logo depois das janelas laterais traseiras, as rodas são de 17 polegadas e há saída dupla de escape.

Chevrolet Camaro renovado parte de R$ 328.990 e fica mais caro do que o Mustang



Apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, o novo Chevrolet Camaro só teve seus preços revelados agora pela marca. Reestilizado e com câmbio de 10 marchas, ele parte de R$ 328.990 no cupê e R$ 365.990 no conversível. O G1 já andou no superesportivo. O maior aumento ficou para a configuração "sem teto", R$ 15.990 mais cara em relação ao modelo anterior (que custava R$ 350 mil). O cupê subiu R$ 13.990 (antes saía por R$ 315 mil). Indo além dos reajustes, o Camaro se distanciou de seu principal rival, o Ford Mustang, que sai por R$ 315.900, ou R$ 13.090 a menos. Para 2019, o modelo ganhou um "tapa" no visual. A traseira voltou a ter lanternas separadas em dois pares, enquanto a dianteira adotou uma grande área central pintada de preto e faróis com uma grande assinatura luminosa de LEDs. Na mecânica, a única novidade fica para o câmbio, agora de 10 marchas, exatamente o mesmo utilizado no Mustang. O motor permanece o mesmo V8 6.2 de 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque. De acordo com a Chevrolet, ele vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

SsangYong Tivoli




Já ouviu falar na SsangYong? A fabricante, originária da Coreia do Sul, ainda é uma ilustre desconhecida no mercado automotivo brasileiro. Na verdade, ela é mais lembrada por ter deixado nosso mercado em duas ocasiões. Mas nunca é tarde para um novo recomeço. Nesta nova incursão, a fabricante tem como principal produto o SUV compacto Tivoli, lançado no Salão de Genebra de 2015. Além dele, há outros 3 modelos: XLV (um Tivoli com carroceria alongada), o SUV médio Korando e a picape Actyon Sports. A marca ainda promete lançar em 2019 o Rexton, um SUV grande, e outra picape, a Musso. Mas encontrar o Tivoli – ou qualquer modelo da SsangYong – será tarefa semelhante ao de achar o personagem Wally nas famosas ilustrações, onde o homem franzino de roupas listradas se “camufla” nas paisagens. Atualmente, a rede da SsangYong tem apenas 10 concessionárias, concentradas nos estados de Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Interessados que persistirem na busca encontrarão duas versões do Tivoli à venda. Ambas possuem motor 1.6 de 128 cavalos e 16 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 6 marchas fornecido pela japonesa Aisin – essa transmissão também está presente em Jeep Renegade e Volkswagen Polo, por exemplo. A configuração de entrada não tem “sobrenome”, e custa R$ 84.990, enquanto a Deluxe, topo de linha, chega a R$ 99.990. De acordo com a SsangYong, esta é a opção preferida da maioria dos clientes da marca no país. Por isso, foi a escolhida pelo G1 para ser avaliada por uma semana. Os preços estão longe de serem uma barganha – especialmente para um veículo de marca que ainda tenta se estabelecer no país. De série, ela oferece acesso e partida por chave presencial, sensores de luz e chuva, start-stop, controle de velocidade de cruzeiro, bancos de couro, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, freios a disco nas 4 rodas, retrovisor interno antiofuscante, rodas de 18 polegadas e central multimídia com espelhamento de celular via Wi-Fi. Da lista acima, há itens incomuns no segmento, como os freios a disco nas quatro rodas e retrovisor interno eletrocrômico. No entanto, fazem falta os airbags adicionais (são apenas 2, obrigatórios por lei) e o ar-condicionado digital, por exemplo. Ainda que a central multimídia tenha conexão com a internet e mostre o trânsito em tempo real, faltam emparelhamentos via Android Auto e Apple CarPlay.