segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

SsangYong Tivoli




Já ouviu falar na SsangYong? A fabricante, originária da Coreia do Sul, ainda é uma ilustre desconhecida no mercado automotivo brasileiro. Na verdade, ela é mais lembrada por ter deixado nosso mercado em duas ocasiões. Mas nunca é tarde para um novo recomeço. Nesta nova incursão, a fabricante tem como principal produto o SUV compacto Tivoli, lançado no Salão de Genebra de 2015. Além dele, há outros 3 modelos: XLV (um Tivoli com carroceria alongada), o SUV médio Korando e a picape Actyon Sports. A marca ainda promete lançar em 2019 o Rexton, um SUV grande, e outra picape, a Musso. Mas encontrar o Tivoli – ou qualquer modelo da SsangYong – será tarefa semelhante ao de achar o personagem Wally nas famosas ilustrações, onde o homem franzino de roupas listradas se “camufla” nas paisagens. Atualmente, a rede da SsangYong tem apenas 10 concessionárias, concentradas nos estados de Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Interessados que persistirem na busca encontrarão duas versões do Tivoli à venda. Ambas possuem motor 1.6 de 128 cavalos e 16 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 6 marchas fornecido pela japonesa Aisin – essa transmissão também está presente em Jeep Renegade e Volkswagen Polo, por exemplo. A configuração de entrada não tem “sobrenome”, e custa R$ 84.990, enquanto a Deluxe, topo de linha, chega a R$ 99.990. De acordo com a SsangYong, esta é a opção preferida da maioria dos clientes da marca no país. Por isso, foi a escolhida pelo G1 para ser avaliada por uma semana. Os preços estão longe de serem uma barganha – especialmente para um veículo de marca que ainda tenta se estabelecer no país. De série, ela oferece acesso e partida por chave presencial, sensores de luz e chuva, start-stop, controle de velocidade de cruzeiro, bancos de couro, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, freios a disco nas 4 rodas, retrovisor interno antiofuscante, rodas de 18 polegadas e central multimídia com espelhamento de celular via Wi-Fi. Da lista acima, há itens incomuns no segmento, como os freios a disco nas quatro rodas e retrovisor interno eletrocrômico. No entanto, fazem falta os airbags adicionais (são apenas 2, obrigatórios por lei) e o ar-condicionado digital, por exemplo. Ainda que a central multimídia tenha conexão com a internet e mostre o trânsito em tempo real, faltam emparelhamentos via Android Auto e Apple CarPlay.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Volkswagen lança T-Cross no Brasil de R$ 84.990 a R$ 109.990



A Volkswagen lançou nesta terça-feira (19) o T-Cross, primeiro SUV compacto da marca no Brasil. Já em pré-venda, ele estará nas lojas a partir de abril com preços iniciais que irão de R$ 84.990 a R$ 109.990 e o ambicioso objetivo de se tornar um dos utilitários esportivos mais vendidos do Brasil. Para superar Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks e Jeep Renegade, a Volkswagen aposta apenas em motores turbo: 1.0 de três cilindros e 128 cavalos (200 TSI) ou 1.4 de quatro cilindros e 150 cv (250 TSI). Para o primeiro, há opção de câmbio manual ou automático de seis marchas. O segundo é sempre automático. O T-Cross já pode ser comprado por quem quiser tê-lo na garagem antes do lançamento oficial. São 800 unidades disponíveis - entre elas, 400 da Comfortline 200 TSI e 400 da Highline 250 TSI. O comprador deve realizar o pagamento de um sinal de R$ 5 mil no ato da encomenda, que podem ser pagos no boleto ou no cartão de crédito. Ao todo, serão 4 versões e um pacote limitado exclusivo para o lançamento. Assim, o T-Cross terá preços que irão de iniciais R$ 84.990 para a configuração 200 TSI manual a R$ 124.840 na Highline 250 TSI com todos os opcionais. As 3 primeiras revisões serão gratuitas. Veja os detalhes abaixo: T-Cross 200 TSI manual (R$ 84.990) T-Cross 200 TSI automático (R$ 94.490) T-Cross Comfortline 200 TSI automático (R$ 99.990) T-Cross Highline 250 TSI automático (R$ 109.990).

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Volkswagen Jetta ganha versão esportiva GLI nos Estados Unidos




A Volkswagen lançou nesta quinta-feira (7) no Salão de Chicago a versão esportiva do sedã Jetta, batizada de GLI. Ela traz de volta o motor 2.0 turbo, já conhecido dos brasileiros, mas ajustado para entregar 230 cavalos e 35,7 kgfm. É o mesmo motor do Golf GTI e o Tiguan Allspace. Nos Estados Unidos, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou de dupla embreagem, de 7 marchas. Ainda não há informação da chegada do Jetta GLI ao Brasil, mas sua venda por aqui não parece tão improvável, tendo em vista que o antigo Jetta 2.0 turbo tinha uma legião de fãs. A sexta geração, lançada em meados do ano passado, só é vendida com motor 1.4, também turbo, mas de 150 cv, fazendo o sedã perder grande parte da esportividade pela qual era conhecido. Além do motor mais potente, o Jetta GLI traz uma série de mudanças mecânicas, como a suspensão traseira independente, do tipo multilink, diferencial de deslizamento limitado. Para ajudar a parar o veículo, a Volkswagen adotou os freios do Golf R. A carroceria é 1,5 cm mais baixa do que a versão regular, enquanto para-choques recebem um visual próprio. As saídas de escape são duplas, e os pneus calçam rodas de 18 polegadas. O Jetta GLI começa a ser vendido nos próximos meses.

Fiat confirma 1º SUV nacional da marca para 2021




A Fiat confirmou nesta sexta-feira (8) que seu 1º SUV nacional será lançado em 2021. Além do modelo, o grupo Fiat Chrysler (FCA) também anunciou a chegada da RAM 1500 no mercado brasileiro ainda em 2019. As informações foram reveladas pelo o italiano Antonio Filosa, presidente da montadora para a América Latina. Seguindo no sucesso obtido pelos SUVs da Jeep, a montadora também apostará em um modelo para a marca Fiat. Detalhes do SUV ainda não foram revelados, mas tudo indica que ele deverá ser baseado no conceito Fastback, apresentado pela montadora no Salão do Automóvel 2018. O Fastback foi inspirado na picape Toro e, apesar de ser um utilitário esportivo, possui linhas que lembram um cupê, com o teto com uma queda suave. De acordo com Filosa, o carro já está em um estágio avançado de aprovação (mas ainda não está pronto), e será direcionado à América do Sul.

BMW inicia pré-venda do novo Série 3 por R$ 269.950



A BMW anunciou o início da pré-venda do novo Série 3 no Brasil. O modelo, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, já está disponível na versão 330i M Sport por R$ 269.950. As primeiras unidades serão entregues no próximo mês de março. Os interessados podem realizar a reserva diretamente em uma concessionária da marca ou pelo site da montadora. De acordo com a marca, uma versão mais acessível, a 330i Sport, chegará em junho por R$ 219.950. Inicialmente, as duas configurações serão importadas da Alemanha - a produção nacional do modelo terá início no segundo semestre de 2019. Para as duas versões, o sedã será equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 258 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque e câmbio automático de 8 marchas. Até 55 kg mais leve em relação ao Série 3 antigo, o 330i vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, de acordo com a BMW. Chegando primeiro, o 330i M Sport (R$ 269.950) é equipado com rodas de 19 polegadas, pacote M Sport visual e aerodinâmico, sistema de som Harman Kardon, head-up display colorido, direção esportiva variável, assistente de estacionamento semi-autônomo, tampa do porta-malas com fechamento elétrico e farol alto automático. Há ainda quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com Apple CarPlay, comandos por voz e tela de 10,25 polegadas, faróis a laser, monitoramento de pressão dos pneus (do tipo run flat) e freio de estacionamento com função auto hold. O mais barato, 330i Sport (R$ 219.950) perde o pacote M, mas tem rodas de 18 polegadas, faróis full led, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, central multimídia com Apple CarPlay e sistema de som de alta fidelidade.