O Renault Clio chegou à sua quinta geração com direito a desenho inspirado no Megane e quadro de instrumentos digital. A estratégia de maior sofisticação busca espaço entre segmentos superiores. Para o Brasil, porém, o modelo poderá chegar por uma solução mais barata.
As linhas do novo Clio repetem a identidade já vista no restante da linha Renault: a dianteira é marcada pelos faróis com "apêndices" de leds em formato de bumerangue, enquanto a traseira é volumosa e alta.
De lado, a linha de cintura alta e ascendente e as maçanetas traseiras "escondidas" ao lado das janelas (para simular uma carroceria de duas portas) dão ares esportivos ao compacto.
A versão RS Line, da unidade azul das imagens, substitui a GT-Line (disponível atualmente no Sandero brasileiro).
Diferentemente dos rivais, como Citroën C3 e Nissan March, que cresceram em suas novas gerações, o Renault ficou 1,4 cm menor no comprimento (agora com 4,05 metros) e 3 cm na altura (agora com 1,44 metro).
Além das dimensões e do desenho externo, o Clio também merece destaque para o interior, que deixou a simplicidade visual e de acabamento no passado.
Agora o painel demonstra mais cuidado, com porções emborrachadas, textura imitando fibra de carbono na parte inferior, frisos vermelhos na versão RS Line, quadro de instrumentos digital de 10 polegadas e central multimídia com tela vertical à la Tesla, que pode ter até 9,3 polegadas.
Detalhes técnicos, como motorização e câmbio, ainda não foram revelados pela Renault.
Para o mercado brasileiro a Renault deve apostar em uma solução mais barata. É possível que o novo Clio chegue por aqui em uma versão mais simplificada, assim como acontece com o Captur em relação ao europeu, para substituir o atual Sandero.
Ainda não se sabe, porém, se o provável modelo virá como uma nova geração do Sandero com desenho inspirado no Clio ou como um substituto declarado e batizado de Clio.
Antes disso acontecer, a dupla Sandero e Logan passarão por mais uma mudança visual por aqui, prevista para estrear ainda em 2019.
Carros fantásticos, verdadeiras máquinas sobre rodas que mexem com a cabeça de qualquer um. Mudam as marcas mas estes carros incríveis tem o poder de surpreender em detalhes, formas e cores, fazendo com que qualquer um sonhe com eles. Certamente, consideradas obras de arte, estas super-máquinas inspiram liberdade pra quem tem a possibilidade de pilotar uma delas, se perdendo no tempo e na velocidade que proporcionam.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019
segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Protótipo de carro voador da Boeing faz 1º voo de teste
A Boeing informou nesta quarta-feira (23/01) que seu protótipo de "carro voador" completou com sucesso seu primeiro voo de teste, nos Estados Unidos. Ele faz parte do projeto para táxis aéreos autônomos.
O veículo foi concebido para realizar voos completamente autônomos, desde a decolagem até a aterrissagem, de até 80 km. Mede 9 metros de comprimento e 8,5 m de largura, conta com sistemas de propulsão e de hélices para planar e se move como um helicóptero.
A companhia indicou que o voo de teste foi realizado na última terça-feira (22), nos arredores de Washington.
A Boeing, assim como outras companhias como Uber e uma start-up apoiada pelo fundador da Google, Larry Page, está desenvolvendo veículos que possam ser usados para transporte aéreo com navegação autônoma.
Continuarão sendo feitos testes "para potencializar a segurança e confiança do transporte aéreo autônomo sob demanda", indicou a companhia. "Em um ano avançamos de um projeto conceitual para um protótipo voador", afirmou o chefe de tecnologia da Boeing, Greg Hyslop.
"É assim que a revolução se parece, e é por causa da autonomia", disse John Langford, presidente e diretor executivo da Aurora, subsidiária da Boeing encarregada do projeto. "A autonomia certificável vai tornar possível a mobilidade aérea urbana silenciosa, limpa e segura".
BMW inicia pré-venda do novo X5 a partir de R$ 449.950
A BMW iniciou a pré-venda do novo X5, presente no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Disponível em quatro versões diferentes, mas sempre com motores a diesel, o SUV tem preços que vão de R$ 449.950 a R$ 539.950.
Quem comprar o modelo durante o período de pré-venda levará, sem custos adicionais, um pacote que cobre serviços realizados nas concessionárias durante 3 anos ou 40 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.
A configuração de entrada, xDrive30d, sai por R$ 449.950 com motor 3.0 de seis cilindros em linha a diesel com 265 cavalos de potência e 63,2 kgfm de torque, câmbio de 8 marchas e tração integral. De acordo com a marca, o conjunto leva o X5 de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.
A versão tem airbags frontais, laterais e de cortina, rodas de 21 polegadas, cortinas para os vidros traseiros, bancos dianteiros com aquecimento, ar-condicionado de 4 zonas, quadro de instrumentos digital, entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas e som Harman Kardon.
O pacote ainda inclui faróis full led com função alto automático, head-up display, teto solar panorâmico, direção e estacionamento semi-autônomos, central multimídia com Apple CarPlay e controle por gestos e serviços de concierge.
A xDrive30d M Sport, de R$ 479.950, repete a mecânica e acrescenta rodas de 22 polegadas e pacote visual esportivo da linha M.
Já a xDrive30d M Sport xOffroad, que sai por R$ 499.950, adiciona ainda aos pacotes anteriores quatro modos de condução com vocação fora-de-estrada: areia, rocha, cascalho e neve.
A configuração topo de linha, M50d, custa R$ 539.950 e tem motor 3.0 de seis cilindros em linha com 400 cavalos de potência e 73,4 kgfm de torque, também com câmbio de 8 marchas e tração integral. Neste caso, a BMW fala em um 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.
Ela inclui itens como faróis a laser, sistema de som Bowers & Wilkins, visão noturna com reconhecimento de pedestres, suspensão adaptativa, sistema de exaustão M Sport e pacote esportivo M para freios, diferencial, volante e aerodinâmica.
Fonte e matéria completa em: https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/01/25/bmw-inicia-pre-venda-do-novo-x5-a-partir-de-r-449950.ghtml
Jac iEV 40 está em pré-venda no Brasil por R$ 139.990
A Jac Motors começou nesta sexta-feira (25) a pré-venda do seu primeiro modelo elétrico no Brasil, o iEV 40. Ele terá suas primeiras unidades entregues em junho e chega R$ 10 mil mais caro em relação ao divulgado anteriormente - agora, custa R$ 139.990.
Baseado no T40, o iEV 40 (antes tratado por E40) é equipado com um motor elétrico de 115 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque entregues de forma instantânea. Segundo a fabricante, a autonomia de uma carga chega a 300 km e o modelo vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
Para realizar a recarga do modelo, basta ligá-lo a uma tomada convencional. Para carga completa, em uma rede de 220 V, são necessárias 8 horas. Na função de recarga rápida, com um carregador especial vendido à parte, 80% da bateria é recarregado em 1 hora.
A bateria do iEV 40 também se alimenta da regeneração de energia dos freios. O sistema de frenagem automática atua assim que o motorista retira o pé do acelerador. No modo Eco, a frenagem regenerativa atua de forma mais intensa - o pedal de freio passa a ser quase inutilizado no dia a dia.
Entre os equipamentos, ele oferece bancos de couro, central multimídia com tela de 8 polegadas, câmera com visão 360°, alerta sonoro para pedestres (já que o motor elétrico não emite ruídos), frenagem, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Mercedes-Benz lança novo CLA com inteligência artificial aprimorada na CES 2019
A Mercedes-Benz revelou nesta terça-feira (8), na CES 2019, em Las Vegas, a nova geração do CLA. Além do visual, a principal novidade do sedã é a atualização do sistema de inteligência artificial, o MBUX. Agora, o MBUX é capaz de perceber certos movimentos do motorista e antecipar ações. Por exemplo, ao passar a mão sobre o banco do passageiro vazio, o carro acende a luz, imaginando que o usuário possa ter deixado algo no assento. Outro avanço é que o sistema agora está pronto para responder questões "consideravelmente mais complexas", como indicar um restaurante asiático, que não seja chinês ou japonês, tenha uma classificação de 4 estrelas e seja agradável para crianças, conforme exemplificou a Mercedes. Além disso, agora o modelo pode "andar sozinho" em algumas situações com o uso de nova tecnologia semiautônoma. Ele possui frenagem automática de emergência e detecção e manutenção de faixa. Além disso, por meio de câmeras e sensores, o veículo "se prepara" para mudanças de rotas a frente, reduzindo a velocidade. Isso vale para curvas, cruzamentos ou rotatórias. Na segunda geração, o CLA cresceu, e ficou ainda mais distante do Classe A Sedan. Agora são 4,69 metros de comprimento, 4,8 cm extras. O entre-eixos aumentou 3 cm, chegando a 2,73 m, enquanto a largura é 5,3 cm maior, de 1,83 m. Por outro lado, a carroceria é 0,2 cm mais baixa, com 1,44 m. Por enquanto, apenas o CLA 250 foi apresentado. Ele tem motor 2.0 de 4 cilindros e 225 cavalos, acoplado ao câmbio de dupla embreagem e 7 marchas. Segundo a Mercedes, ainda serão lançadas outras versões. O novo CLA será produzido na Hungria. No exterior, ele começa a ser vendido em maio deste ano. O CLA foi a resposta da Mercedes para trazer clientes mais jovens para a marca. A primeira geração foi apresentada em 2013, durante o Salão de Detroit. Curiosamente, o CLA marca um ciclo de mudanças na indústria automotiva nos Estados Unidos. O próprio Salão de Detroit tem perdido espaço para a CES, uma feira que nasceu para mostrar tecnologia, mas que nos últimos anos acabou "invadida" pelas fabricantes de veículos. O movimento da Mercedes chega a ser emblemático, afinal a marca não estará presente em Detroit.
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