A Volkswagen apresentou ao mundo nesta quarta-feira (28) o conceito I.D., em uma prévia do Salão de Paris, com a promessa de lançar o compacto elétrico no mercado em 2020.
Este é o modelo que há cerca de 2 semanas foi anunciado como um conceito que pode ser tão revolucionário quanto o Fusca, segundo a própria montadora.
Será o primeiro carro da marca feito em uma nova plataforma (MEB) criada para veículos movidos a energia elétrica.
De acordo com a fabricante, o motor do I.D. desenvolve o equivalente a 170 cavalos de potência (125 kW), enquanto as baterias terão autonomia para percorrer entre 400 e 600 quilômetros com uma carga.
Para 4 pessoas, o interior do conceito já prevê um futuro de carros que dirigem sozinhos, com um volante retrátil, que se transforma em um painel de controle no modo completamente autônomo.
A Volkswagen acredita que o modo autônomo estará disponível para o modelo a partir de 2025, alguns anos depois do que as previsões mais otimistas atualmente, para 2020 e 2021.
Após o escândalo de fraude em motores a diesel, a fabricante alemã se voltou para o desenvolvimento de modelos que não poluem o ambiente. No total, serão 30 modelos com propulsão alternativa até 2025.
Carros fantásticos, verdadeiras máquinas sobre rodas que mexem com a cabeça de qualquer um. Mudam as marcas mas estes carros incríveis tem o poder de surpreender em detalhes, formas e cores, fazendo com que qualquer um sonhe com eles. Certamente, consideradas obras de arte, estas super-máquinas inspiram liberdade pra quem tem a possibilidade de pilotar uma delas, se perdendo no tempo e na velocidade que proporcionam.
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Mercedes-Benz adota moda do visual aventureiro e lança Classe E 'off-road'
Desde que a Fiat inventou o estilo pseudo-aventureiro, no final dos anos 1990, diversos fabricantes passaram a criar variações de seus modelos com uma "pegada" off-road, quase sempre sem diferenças significativas na capacidade fora-de-estrada.
Chegamos a 2016 e eis que a Mercedes-Benz entra na onda e cria uma versão da Classe E Estate, chamada de All-Terrain (ou todo terreno, na tradução do inglês), que traz visual com elementos aventureiros.
A grade possui duas barras cromadas, assim como nos SUVs da Mercedes. Também há uma peça prateada na parte inferior do para-choque, que faz menção a um quebra mato. Na lateral do veículo, a maior marca dos pseudo-aventureiros, as caixas de roda com apliques plásticos. Há opções de rodas de 19 ou 20 polegadas.
Para não dizer que as diferenças são apenas na estética, o carro é 2,9 cm mais alto - graças aos pneus e a suspensão a ar, que pode variar a altura do veículo em até 3,5 cm.
Também há tração nas quatro rodas, mas de forma integral, diferente da tração 4x4 de outros modelos.
Há um modo de condução chamado All-Terrain. Nele, a suspensão é elevada em 2 cm, os padrões dos controles de tração e estabilidade são ajustados de acordo com o terreno e há informações gráficas de inclinação, posição do pedal do acelerador e do freio e uma bússola.
A Classe E Estate All-Terrain será oferecida com motor 2.0 diesel de 196 cavalos e câmbio automático de 9 marchas. A estreia será no Salão de Paris, e as vendas, na Europa, começam em 2017. Não há previsão de oferecer o modelo no Brasil.
Apple negocia compra da McLaren por R$ 6,35 bi, diz jornal britânico
A Apple está negociando a compra da montadora britânica McLaren, uma operação que poderia chegar a 1,5 bilhão de libras (cerca de R$ 6,35 bilhões), revelou nesta quarta-feira (21) o jornal "Financial Times".
Adam Gron, porta-voz da McLaren, negou que exista qualquer conversa sobre a venda. "Nós podemos confirmar que a McLaren não discute com a Apple nenhum investimento", disse.
O interesse da Apple pela McLaren seria parte de um investimento estratégico para se introduzir na indústria automobilística e acelerar os planos de produzir um carro elétrico autônomo.
A McLaren Technology Group, que engloba a escuderia que disputa a Fórmula 1, forneceria experiência em segmentos como sistemas de informação integrados em veículos e materiais para a carroceria.
Os contatos entre ambas as empresas começaram há meses, segundo fontes ligadas à negociação citadas pelo "Financial Times". No entanto, ainda não há acordo.
Se a operação for concluída, seria a maior compra já feita pela Apple desde agosto de 2014.
Até então, o valor mais alto pago pela empresa americana em uma aquisição foi o de US$ 3 bilhões (cerca de R$ 9,5 bilhões na cotação atual) pela Beats.
A companhia fundada por Steve Jobs e hoje dirigida por Tim Cook nunca confirmou de forma explícita a existência do chamado Projeto Titan, que visaria desenvolver um carro elétrico para comercialização.
No entanto, várias informações surgidas nos últimos anos indicam que a Apple contratou dezenas de engenheiros e especialistas em automóveis, sistemas elétricos e baterias.
Um desses funcionários foi Chris Porritt, ex-vice-presidente da Tesla Motors, encarregado da engenharia de veículos.
O projeto poderia ser acelerado com a compra da McLaren, que vende seus veículos de luxo por preços próximos a 1 milhão de euros.
Em 2015, a montadora britânica produziu apenas 1.654 carros, mas registrou receita de 450 milhões de libras (R$ 2,4 bilhões).
Nos próximos seis anos, a McLaren se comprometeu a investir 1 bilhão de libras (R$ 5,4 bilhões) em inovação e desenvolvimento.
Ferrari GTC4Lusso T terá motor V8 turbo com 610 cv
A Ferrari mostrou nesta quinta-feira (22) imagens do novo GTC4Lusso T, que será o primeiro modelo para 4 pessoas equipado com a nova família de motores V8 turbo, em vez do V12 aspirado.
Neste caso, o V8 de 3.9 litros desenvolve até 610 cavalos de potência a 7.500 rpm, com torque máximo de 77,5 kgfm.
É uma versão modificada do V8 que empurra a California T, que tem o mesmo torque, mas "apenas" 560 cv.
A ideia da linha de propulsores menores com turbo é reduzir as emissões e ter modelos mais versáteis, que possam ser agradáveis de dirigir no dia a dia e que não decepcionam em uma pista de corrida.
Segundo a fabricante, o GTC4Lusso T vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e supera os 320 km/h de velocidade.
A aceleração é apenas 0,1 segundo pior que a do GTC4Lusso equipado com o motor V12 de 6.3 litros aspirado, com 690 cv e 71,1 kgfm de torque.
A Ferrari diz ter "zerado" o tempo que a turbina demora para entrar em ação, graças a um controle variável do turbo, o que proporciona uma aceleração mais linear e menos agressiva em baixas velocidades.
Entre as novas tecnologias incorporadas ao GTC4Lusso T estão o esterçamento das rodas traseiras e uma tela multimídia sensível ao toque de 10,25 polegadas no interior, mas a tração será apenas traseira, sem opção integral como na versão V12.
Apresentado ao mundo em março deste ano no Salão de Genebra, o GTC4Lusso é o sucessor da FF, que quebrou paradigmas na marca italiana por oferecer espaço para 4 pessoas e tração integral.
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Citroën antecipa conceito para futuro 'topo de linha' com 304 cv
A Citroën antecipou na segunda-feira, 29/08, uma de suas novidades para o Salão de Paris 2016, que será realizado no final de setembro e começo de outubro.
Com seus 4,85 metros de comprimento e 1,37 metro de altura, o CXperience Concept mostra o desejo da marca de investir na categoria de sedãs grandes esportivos, um novo "topo de linha".
Assim como a grande maioria dos conceitos atualmente, o sistema de propulsão é híbrido, com bateria elétrica e motor a combustão, que desenvolvem juntos até 304 cavalos de potência, aliados a câmbio automático de 8 velocidades.
O modelo pode ser abastecido com gasolina e na rede elétrica - uma carga completa toma 4 horas e meia em uma tomada convencional. No modo elétrico, a autonomia é de apenas 60 km.
No visual, uma característica que pode ser adotada nos próximos modelos da marca é a luz diurna de LED em formato de "V" que se alinha com a grade frontal, enquanto os faróis direcionais ficam a mais abaixo.
O interior é focado no conforto dos passageiros, com assentos que lembram poltronas de uma luxuosa sala de estar, detalhes em madeira e sistema de iluminação customizável.
As portas se abrem perpendicularmente, quase em linha com as rodas, tornando o acesso bem prático.
A conectividade se destaca no painel central, que é basicamente uma tela retangular de 19 polegadas, capaz de controlar todas as funções do veículos por meio de toque.
Na parte traseira, um tablet também dá acesso aos ajustes de ar-condicionado e entretenimento, por exemplo. Os retrovisores externos foram substituídos por pequenas câmeras.
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