A Apple está negociando a compra da montadora britânica McLaren, uma operação que poderia chegar a 1,5 bilhão de libras (cerca de R$ 6,35 bilhões), revelou nesta quarta-feira (21) o jornal "Financial Times".
Adam Gron, porta-voz da McLaren, negou que exista qualquer conversa sobre a venda. "Nós podemos confirmar que a McLaren não discute com a Apple nenhum investimento", disse.
O interesse da Apple pela McLaren seria parte de um investimento estratégico para se introduzir na indústria automobilística e acelerar os planos de produzir um carro elétrico autônomo.
A McLaren Technology Group, que engloba a escuderia que disputa a Fórmula 1, forneceria experiência em segmentos como sistemas de informação integrados em veículos e materiais para a carroceria.
Os contatos entre ambas as empresas começaram há meses, segundo fontes ligadas à negociação citadas pelo "Financial Times". No entanto, ainda não há acordo.
Se a operação for concluída, seria a maior compra já feita pela Apple desde agosto de 2014.
Até então, o valor mais alto pago pela empresa americana em uma aquisição foi o de US$ 3 bilhões (cerca de R$ 9,5 bilhões na cotação atual) pela Beats.
A companhia fundada por Steve Jobs e hoje dirigida por Tim Cook nunca confirmou de forma explícita a existência do chamado Projeto Titan, que visaria desenvolver um carro elétrico para comercialização.
No entanto, várias informações surgidas nos últimos anos indicam que a Apple contratou dezenas de engenheiros e especialistas em automóveis, sistemas elétricos e baterias.
Um desses funcionários foi Chris Porritt, ex-vice-presidente da Tesla Motors, encarregado da engenharia de veículos.
O projeto poderia ser acelerado com a compra da McLaren, que vende seus veículos de luxo por preços próximos a 1 milhão de euros.
Em 2015, a montadora britânica produziu apenas 1.654 carros, mas registrou receita de 450 milhões de libras (R$ 2,4 bilhões).
Nos próximos seis anos, a McLaren se comprometeu a investir 1 bilhão de libras (R$ 5,4 bilhões) em inovação e desenvolvimento.
Carros fantásticos, verdadeiras máquinas sobre rodas que mexem com a cabeça de qualquer um. Mudam as marcas mas estes carros incríveis tem o poder de surpreender em detalhes, formas e cores, fazendo com que qualquer um sonhe com eles. Certamente, consideradas obras de arte, estas super-máquinas inspiram liberdade pra quem tem a possibilidade de pilotar uma delas, se perdendo no tempo e na velocidade que proporcionam.
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Ferrari GTC4Lusso T terá motor V8 turbo com 610 cv
A Ferrari mostrou nesta quinta-feira (22) imagens do novo GTC4Lusso T, que será o primeiro modelo para 4 pessoas equipado com a nova família de motores V8 turbo, em vez do V12 aspirado.
Neste caso, o V8 de 3.9 litros desenvolve até 610 cavalos de potência a 7.500 rpm, com torque máximo de 77,5 kgfm.
É uma versão modificada do V8 que empurra a California T, que tem o mesmo torque, mas "apenas" 560 cv.
A ideia da linha de propulsores menores com turbo é reduzir as emissões e ter modelos mais versáteis, que possam ser agradáveis de dirigir no dia a dia e que não decepcionam em uma pista de corrida.
Segundo a fabricante, o GTC4Lusso T vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e supera os 320 km/h de velocidade.
A aceleração é apenas 0,1 segundo pior que a do GTC4Lusso equipado com o motor V12 de 6.3 litros aspirado, com 690 cv e 71,1 kgfm de torque.
A Ferrari diz ter "zerado" o tempo que a turbina demora para entrar em ação, graças a um controle variável do turbo, o que proporciona uma aceleração mais linear e menos agressiva em baixas velocidades.
Entre as novas tecnologias incorporadas ao GTC4Lusso T estão o esterçamento das rodas traseiras e uma tela multimídia sensível ao toque de 10,25 polegadas no interior, mas a tração será apenas traseira, sem opção integral como na versão V12.
Apresentado ao mundo em março deste ano no Salão de Genebra, o GTC4Lusso é o sucessor da FF, que quebrou paradigmas na marca italiana por oferecer espaço para 4 pessoas e tração integral.
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Citroën antecipa conceito para futuro 'topo de linha' com 304 cv
A Citroën antecipou na segunda-feira, 29/08, uma de suas novidades para o Salão de Paris 2016, que será realizado no final de setembro e começo de outubro.
Com seus 4,85 metros de comprimento e 1,37 metro de altura, o CXperience Concept mostra o desejo da marca de investir na categoria de sedãs grandes esportivos, um novo "topo de linha".
Assim como a grande maioria dos conceitos atualmente, o sistema de propulsão é híbrido, com bateria elétrica e motor a combustão, que desenvolvem juntos até 304 cavalos de potência, aliados a câmbio automático de 8 velocidades.
O modelo pode ser abastecido com gasolina e na rede elétrica - uma carga completa toma 4 horas e meia em uma tomada convencional. No modo elétrico, a autonomia é de apenas 60 km.
No visual, uma característica que pode ser adotada nos próximos modelos da marca é a luz diurna de LED em formato de "V" que se alinha com a grade frontal, enquanto os faróis direcionais ficam a mais abaixo.
O interior é focado no conforto dos passageiros, com assentos que lembram poltronas de uma luxuosa sala de estar, detalhes em madeira e sistema de iluminação customizável.
As portas se abrem perpendicularmente, quase em linha com as rodas, tornando o acesso bem prático.
A conectividade se destaca no painel central, que é basicamente uma tela retangular de 19 polegadas, capaz de controlar todas as funções do veículos por meio de toque.
Na parte traseira, um tablet também dá acesso aos ajustes de ar-condicionado e entretenimento, por exemplo. Os retrovisores externos foram substituídos por pequenas câmeras.
Mitsubishi mostra conceito de SUV com autonomia de 1.200 km
A Mitsubishi revelou nesta quarta-feira (14) uma de suas estrelas no Salão de Paris, que começa no final deste mês. O evento será palco de estreia para o conceito GT-PHEV, que é um híbrido capaz de percorrer até 1.200 km sem precisar abastecer, ou seja, pode ir de São Paulo a Brasília sem paradas.
De acordo com a fabricante, o nome do modelo vem de "Ground Tourer", um carro que pode cruzar extensos territórios, antecipando a próxima geração de SUVs de luxo.
O GT-PHEV conta com um motor a combustão sob o capô e dois motores elétricos nas rodas traseiras, o que gera tração nas 4 rodas em tempo integral.
A autonomia apenas no modo elétrico é de 120 km. A fabricante vai dar mais detalhes técnicos sobre o modelo no Salão de Paris.
Segundo a Mitsubishi, o conceito pode usar conexão com a internet para ter informações sobre as condições da estrada e do clima, que serão combinadas com dados de câmeras e sensores para melhorar a dirigibilidade e economia em qualquer situação.
Além da estreia mundial do GT-PHEV, a fabricante japonesa levará a Paris um utilitário esportivo compacto 100% elétrico, o eX Concept.
Hyundai mostra novo i30 por completo
Depois de um pequeno "aperitivo" no mês passado, a Hyundai revelou por completo o novo i30 na quarta-feira, 07/09, que busca brigar frente a frente com Volkswagen Golf e Ford Focus no segmento de hatches médios.
A nova geração do compacto sul-coreana é o começo de uma nova família de modelos, que incluirá a primeira versão de alta perfomance da Hyundai, sob os cuidados da nova divisão esportiva "N".
Embora a distância entre-eixos seja a mesma do modelo vendido atualmente no Brasil (2,65 m), o novo i30 ficou levemente maior, com total de 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,45 de altura.
No lançamento marcado para o Salão de Paris no fim de setembro, o i30 deve aparecer já com um ampla gama de opções de motor, sendo apenas uma aspirada: 1.4 de 4 cilindros e 100 cv, movido a gasolina.
Atualmente, a geração anterior é vendida no Brasil apenas com propulsor 1.8 a gasolina, com 150 cv. Em contato com o G1, a assessoria do Grupo Caoa, que comercializa o i30, afirmou que ainda não há planos de trazer a nova geração para o mercado brasileiro.
As demais opções são sobrealimentadas, desde o 1.0 turbo de 3 cilindros (120 cv), passando pelo 1.4 turbo de 4 cilindros (140 cv), até o 1.6 turbo diesel, que pode ter 95, 110 ou 133 cavalos de potência.
Os modelos podem ser associados a transmissão manual de 6 marchas ou automatizada de dupla embreagem e 7 velocidades.
A nova geração do i30 quase dobrou a porcentagem de aço de alta resistência para 53%, o que deixou o carro até 28 kg mais leve e também melhorou a rigidez em 22%, na comparação com seu antecessor, segundo a Hyundai.
No interior, os compradores poderão escolher entre uma tela multimídia sensível ao toque de 5 polegadas, com câmera traseira integrada, ou então uma nova possibilidade de 8 polegadas com integração ao smartphone por meio de Android Auto ou Apple CarPlay.
Entre os sistemas de assistência ao motorista, pelo menos na Europa, o novo i30 contará com frenagem automática de mergência, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto-cego, assistente de permanência em faixa e de farol alto.
Assinar:
Postagens (Atom)