sexta-feira, 22 de julho de 2016

Novo Edge chega 'recheado' e com preço para brigar com Evoque



Depois de um pequeno atraso, a nova geração do Ford Edge começa a ser vendida no Brasil no próximo mês, em versão única superequipada, a partir de R$229.900,00, para rivalizar com Range Rover Evoque, Discovery Sport, Audi Q5 e BMW X3, pelo menos no preço. Feito sob uma nova plataforma, o SUV da marca americana pode chegar a R$239.900,00, caso o cliente escolha os dois únicos opcionais disponíveis por R$5 mil cada: teto solar panorâmico e DVD nos encostos traseiros. Com o preço quase R$ 100 mil acima da geração anterior, o Edge oferece mais potência e um pacote mais completo do que modelos de luxo com preço similar. 

Veja quanto custam os rivais: 
Ford Edge Titanium 2016 - R$229.900,00 Motor: 3.5 V6 de 284 cv 
Range Rover Evoque SE - R$224.000,00 Motor: 2.0 turbo de 240 cv 
Discovery Sport SE - R$217.696,00 Motor: 2.0 turbo de 240 cv 
Audi Q5 Attraction - R$231.990,00 Motor: 2.0 turbo de 225 cv 
BMW X3 xDrive20i - R$225.950,00 Motor: 2.0 turbo de 184 cv 

Por fora destacam-se as rodas de 20 polegadas e as lanternas traseiras em LED. Mas o melhor está nos sistemas de assistência ao motorista. O Edge estaciona sozinho, tem piloto automático adaptativo, alerta de colisão e câmera dianteira com visão 180º. A lista de itens de série ainda conta com ar-condicionado de duas zonas e saída para a traseira, farol alto automático, partida sem chave, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e refrigeração, sistema multimídia, sensor de luz e de chuva, e abertura do porta-malas com um movimento de perna. Na parte de segurança, há ainda 8 airbags, cintos de segurança traseiros infláveis, controles eletrônicos de estabilidade, tração e anticapotamento. No meio de tanta novidade, o conjunto mecânico parou no tempo com o 3.5 V6, de 284 cv, usado também na geração anterior no Brasil. Ele é combinado a transmissão automática de 6 velocidades, com aletas para troca no volante, e tração integral inteligente. Embora mais potente, o conjunto é menos moderno e eficiente do que os rivais. Nos EUA, o Edge já descartou o 3.5 e é equipado apenas com motores da linha EcoBoost, 2.0 ou 2.7 V6. A nova geração do Edge apareceu ainda como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014. A versão final começou a ser vendida nos Estados Unidos no começo de 2015 e foi destaque da Ford no Salão de Frankfurt em outubro.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

BMW se alia a empresa israelense para ter carro autônomo em 5 anos


A BMW anunciou na sexta-feira 01/07 que deverá começar a produção em série de carros totalmente autônomos, isto é, que dirigem sozinhos, daqui a 5 anos. Para isso, se aliou à Mobileye, uma empresa israelense especializada em sistemas de assistência ao motorista e em sensores para carros. Também foi fechada uma parceria com a Intel, fabricante de processadores de dados. "O objetivo da colaboração é desenvolver soluções que permitam aos motoristas não só tirar as mãos do volante, mas tirar os olhos da estrada (o chamado nível 3 de autonomia) e, por fim, liberar a mente dessa função (nível 4), para transformar o tempo que se passa no carro em um tempo para o lazer ou o trabalho", resumiu a montadora alemã. "Isso estabelece a oportunidade para frotas de carros totalmente autônomos em 2021, e cria a base para um negócio totalmente novo em um mundo conectado e móvel", completa a BMW. Apesar de diversas montadoras, inclusive a BMW, testarem veículos totalmente autônomos atualmente, inclusive nas ruas, nenhum país até agora vende carros que dispensam motorista completamente. Mas já são comercializados alguns modelos que permitem o que se chama de níveis iniciais de automação, como assumir o controle do carro sob certos limites, de tempo e velocidade, por exemplo, e sob certas regras, como a de que o motorista mantenha as mãos aos volante, para reassumir o controle a qualquer momento. É o caso de veículos como o Volvo XC90. A BMW disse que a plataforma que for criada para o nível máximo de autonomia será disponibilizada para outras marcas e outras indústrias que queiram desenvolver máquinas autônomas. Além do desenvolvimento da tecnologia, há outros grandes entraves para os carros autônomos se tornarem uma realidade nas ruas. Será preciso adaptar leis, criar estrutura para que os veículos se comuniquem com as vias (antecipando-se a interdições, desvios, buracos, etc), entre outras questões. Consumidores ainda questionam se o carro que dirige sozinho é realmente mais confiável do que um humano ao volante. O anúncio da BMW ocorreu um dia depois de a Tesla, empresa norte-americana especializada em carros elétricos, anunciar o primeiro acidente fatal em um carro com o sistema semiautônomo ativado. O chamado "Autopilot" permitia que o veículo assumisse o controle em certas ocasiões. Ele estava ativado, mas não identificou que um caminhão cruzou a pista à frente do carro. O motorista do Tesla Model S morreu na colisão. Um mês antes, porém, ele postou um vídeo em que mostrava que esse mesmo sistema o havia livrado de um acidente, envolvendo outro caminhão. O caso está sendo investigado pelo governo dos EUA.

BMW mostra inédito Série 1 Sedan, mas só para a China


A BMW confirmou nesta segunda-feira (18) o lançamento de um inédito Série 1 Sedan, mas ele será produzido e vendido apenas na China, pelo menos por um tempo. O esportivo compacto é baseado em um conceito apresentado pela primeira vez no salão do automóvel de Guangzhou, na China, em 2015. De acordo com a BMW, o Série 1 Sedan foi desenvolvido na Alemanha, com a participação de engenheiros chineses, para garantir que ele atenda totalmente as expectativas dos consumidores do maior mercado do mundo. A fabricante não divulgou detalhes técnicos da novidade, mas a identidade visual é reconhecível logo de cara, principalmente pela grade frontal e pelas linhas esportivas. O Série 1 Sedan será o quinto modelo da BMW a ser produzido na China. Os modelos X1 e Série 2 Active Tourer tiveram boa aceitação no mercado chinês, segundo a empresa. Por isto a aposta em carros compactos.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Honda City com câmbio CVT agora parte de R$ 65.200,00


O Honda City com câmbio automático tipo CVT agora parte de R$ 65.200,00, que é o preço da versão de entrada, DX. Antes, essa configuração só possuia câmbio manual, opção que continua sendo oferecida, por R$ 59.400,00. Acima da DX há outras duas versões, que só são equipadas com o CVT. A ampliação da oferta da transmissão automática a toda a gama do City foi anunciada pela montadora no fim de maio, mas o preço só foi divulgado nesta segunda-feira (11), na tabela de julho. Os preços das versões intermediárias LX e da topo de linha EX foram mantidos em R$ 69.000,00 e R$ 74.200,00, respectivamente. A topo de linha EXL segue custando R$ 79.800,00.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Renault Kwid terá motor 1.0 de 75 cv e quer ser 'mini SUV'



Se 2018 parece uma previsão desanimadora para o lançamento da Renault Alaskan no Brasil, a marca francesa tem alguns outros planos importantes para o país ainda em 2016. O principal é o Kwid, subcompacto que chega para substituir o veterano Clio no final deste ano. A apresentação do rival de Volkswagen Up e Fiat Mobi será no Salão de São Paulo, com as vendas começando logo na sequência. Uma das informações mais aguardadas é o motor que equipará o subcompacto. Já era certo que o Kwid teria o novo motor 1.0 de três cilindros da Renault. A novidade é que este propulsor terá dois níveis de potência, e irá aposentar o propulsor de concepção semelhante usado pela Nissan no March e no Versa . Para o Kwid, haverá uma versão mais simples, com 75 cavalos. “O Kwid é um carro leve, esta potência para ele será mais do que suficiente”, disse Olivier Murguet, presidente da Renault na América Latina. Na Índia, o Kwid pesa menos de 700 kg. Vale lembrar que o Mobi, de pelo menos 907 kg, tem motor com a mesma potência. A outra versão do motor, também de 1 litro e 3 cilindros, será usada nos compactos March, Versa, Sandero e Logan . Porém, a potência deles não foi revelada.