A BMW anunciou na sexta-feira 01/07 que deverá começar a produção em série de carros totalmente autônomos, isto é, que dirigem sozinhos, daqui a 5 anos. Para isso, se aliou à Mobileye, uma empresa israelense especializada em sistemas de assistência ao motorista e em sensores para carros. Também foi fechada uma parceria com a Intel, fabricante de processadores de dados.
"O objetivo da colaboração é desenvolver soluções que permitam aos motoristas não só tirar as mãos do volante, mas tirar os olhos da estrada (o chamado nível 3 de autonomia) e, por fim, liberar a mente dessa função (nível 4), para transformar o tempo que se passa no carro em um tempo para o lazer ou o trabalho", resumiu a montadora alemã.
"Isso estabelece a oportunidade para frotas de carros totalmente autônomos em 2021, e cria a base para um negócio totalmente novo em um mundo conectado e móvel", completa a BMW.
Apesar de diversas montadoras, inclusive a BMW, testarem veículos totalmente autônomos atualmente, inclusive nas ruas, nenhum país até agora vende carros que dispensam motorista completamente.
Mas já são comercializados alguns modelos que permitem o que se chama de níveis iniciais de automação, como assumir o controle do carro sob certos limites, de tempo e velocidade, por exemplo, e sob certas regras, como a de que o motorista mantenha as mãos aos volante, para reassumir o controle a qualquer momento. É o caso de veículos como o Volvo XC90.
A BMW disse que a plataforma que for criada para o nível máximo de autonomia será disponibilizada para outras marcas e outras indústrias que queiram desenvolver máquinas autônomas.
Além do desenvolvimento da tecnologia, há outros grandes entraves para os carros autônomos se tornarem uma realidade nas ruas. Será preciso adaptar leis, criar estrutura para que os veículos se comuniquem com as vias (antecipando-se a interdições, desvios, buracos, etc), entre outras questões.
Consumidores ainda questionam se o carro que dirige sozinho é realmente mais confiável do que um humano ao volante.
O anúncio da BMW ocorreu um dia depois de a Tesla, empresa norte-americana especializada em carros elétricos, anunciar o primeiro acidente fatal em um carro com o sistema semiautônomo ativado.
O chamado "Autopilot" permitia que o veículo assumisse o controle em certas ocasiões. Ele estava ativado, mas não identificou que um caminhão cruzou a pista à frente do carro. O motorista do Tesla Model S morreu na colisão.
Um mês antes, porém, ele postou um vídeo em que mostrava que esse mesmo sistema o havia livrado de um acidente, envolvendo outro caminhão.
O caso está sendo investigado pelo governo dos EUA.
Carros fantásticos, verdadeiras máquinas sobre rodas que mexem com a cabeça de qualquer um. Mudam as marcas mas estes carros incríveis tem o poder de surpreender em detalhes, formas e cores, fazendo com que qualquer um sonhe com eles. Certamente, consideradas obras de arte, estas super-máquinas inspiram liberdade pra quem tem a possibilidade de pilotar uma delas, se perdendo no tempo e na velocidade que proporcionam.
segunda-feira, 18 de julho de 2016
BMW mostra inédito Série 1 Sedan, mas só para a China
A BMW confirmou nesta segunda-feira (18) o lançamento de um inédito Série 1 Sedan, mas ele será produzido e vendido apenas na China, pelo menos por um tempo.
O esportivo compacto é baseado em um conceito apresentado pela primeira vez no salão do automóvel de Guangzhou, na China, em 2015.
De acordo com a BMW, o Série 1 Sedan foi desenvolvido na Alemanha, com a participação de engenheiros chineses, para garantir que ele atenda totalmente as expectativas dos consumidores do maior mercado do mundo.
A fabricante não divulgou detalhes técnicos da novidade, mas a identidade visual é reconhecível logo de cara, principalmente pela grade frontal e pelas linhas esportivas.
O Série 1 Sedan será o quinto modelo da BMW a ser produzido na China. Os modelos X1 e Série 2 Active Tourer tiveram boa aceitação no mercado chinês, segundo a empresa. Por isto a aposta em carros compactos.
segunda-feira, 11 de julho de 2016
Honda City com câmbio CVT agora parte de R$ 65.200,00
O Honda City com câmbio automático tipo CVT agora parte de R$ 65.200,00, que é o preço da versão de entrada, DX.
Antes, essa configuração só possuia câmbio manual, opção que continua sendo oferecida, por R$ 59.400,00.
Acima da DX há outras duas versões, que só são equipadas com o CVT.
A ampliação da oferta da transmissão automática a toda a gama do City foi anunciada pela montadora no fim de maio, mas o preço só foi divulgado nesta segunda-feira (11), na tabela de julho.
Os preços das versões intermediárias LX e da topo de linha EX foram mantidos em R$ 69.000,00 e R$ 74.200,00, respectivamente. A topo de linha EXL segue custando R$ 79.800,00.
segunda-feira, 4 de julho de 2016
Renault Kwid terá motor 1.0 de 75 cv e quer ser 'mini SUV'
Se 2018 parece uma previsão desanimadora para o lançamento da Renault Alaskan no Brasil, a marca francesa tem alguns outros planos importantes para o país ainda em 2016. O principal é o Kwid, subcompacto que chega para substituir o veterano Clio no final deste ano.
A apresentação do rival de Volkswagen Up e Fiat Mobi será no Salão de São Paulo, com as vendas começando logo na sequência. Uma das informações mais aguardadas é o motor que equipará o subcompacto.
Já era certo que o Kwid teria o novo motor 1.0 de três cilindros da Renault. A novidade é que este propulsor terá dois níveis de potência, e irá aposentar o propulsor de concepção semelhante usado pela Nissan no March e no Versa .
Para o Kwid, haverá uma versão mais simples, com 75 cavalos. “O Kwid é um carro leve, esta potência para ele será mais do que suficiente”, disse Olivier Murguet, presidente da Renault na América Latina. Na Índia, o Kwid pesa menos de 700 kg. Vale lembrar que o Mobi, de pelo menos 907 kg, tem motor com a mesma potência.
A outra versão do motor, também de 1 litro e 3 cilindros, será usada nos compactos March, Versa, Sandero e Logan . Porém, a potência deles não foi revelada.
Fonte e matéria completa em: http://g1.globo.com/carros/noticia/renault-kwid-tera-motor-10-de-75-cv-e-quer-ser-mini-suv.ghtml
sexta-feira, 24 de junho de 2016
Lamborghini lembra 50 anos do Miura com edição especial do Aventador
A Lamborghini mostrou nesta sexta-feira (24) uma edição especial do Aventador para celebrar os 50 anos do clássico Miura. Apenas 50 unidades serão produzidas e a grande maioria já está vendida, segundo a fabricante.
O modelo foi criado pelo estúdio de personalização Ad Personam e usa as cores originais do Miura, com o tradicional vermelho contrastando com uma saia na parte inferior.
As rodas de 20 e 21 polegadas podem ser douradas ou em prata fosco. O interior tem duas opções de acabamento em couro, com costura aparente e detalhes em fibra de carbono.
O Aventador Miura Homage é empurrado pelo V12 de 6,5 litros, que desenvolve mais de 700 cavalos de potência e acelera a 100 km/h em apenas 2,9 segundos. A velocidade máxima é limitada em 350 km/h.
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