terça-feira, 21 de junho de 2016

Rolls-Royce do futuro projeta 'tapete vermelho' para os passageiros






A Rolls-Royce mostrou nesta quinta-feira (16) a primeira criação puramente conceitual e futurística da sua história de 112 anos. O carro conceito faz parte do Vision Next 100, projeto do Grupo BMW que mostra como a empresa imagina os carros nos próximos 100 anos. Para entrar e sair, o teto se levanta e uma projeção de luz vermelha simula um "tapete vermelho" para fazer o passageiro se sentir sempre em um evento glamouroso. Caso o clima não esteja favorável, dois guarda-chuvas estão embutidos nas portas. Segundo a fabricante, os veículos de alto luxo do futuro serão totalmente configuráveis e feitos ao gosto do cliente desde o desenho até o tamanho. O modelo apresentado seria apenas uma das possibilidades. No entanto, o consumidor não poderá escolher o motor, que será sempre elétrico, e também não poderá guiar o próprio veículo, já que ele será controlado por uma assistente virtual chamada Eleanor. O lado positivo é que o interior pode se transformar em uma sala de estar. Não há divisão de passageiros da frente e traseiros, muito menos volante e instrumentos, que se tornarão "supérfluos", segundo a Rolls-Royce. Apenas uma tela transparente de OLED servirá para a comunicação dos passageiros com o carro. O toque de tradição da Rolls-Royce está no relógio analógico situado no centro do painel frontal.

Bugatti Chiron atinge quase 380 km/h em 'desfile' nas 24 horas de Le Mans



Depois da estreia no Salão de Genebra, em março deste ano, o Bugatti Chiron acelerou pela primeira vez em frente a milhares de espectadores pouco antes do início das 24 horas de Le Mans, no último sábado (18). Segundo a fabricante, o modelo de 1.500 cavalos de potência atingiu quase 380 km/h. Nem mesmo o vencedor da principal categoria da prova, o 919 híbrido da Porsche, é capaz de atingir esta velocidade, com máxima de 340 km/h. Ainda em pré-produção, o superesportivo foi pilotado pelo presidente da Bugatti, Wolfgang Dürheimer, que nem usou todo o potencial do Chiron - a velocidade máxima será limitada em 420 km/h. De acordo com a fabricante, mais de 200 unidades das 500 que serão fabricadas já foram reservadas, a um preço mínimo de € 2,4 milhões (cerca de R$ 9,18 milhões, conforme cotação da segunda-feira, 20). O Chiron é empurrado por um motor de 8 litros, com 16 cilindros dispostos em forma de um W (4 fileiras de 4 cilindros) combinado com uma transmissão automatizada de dupla embreagem com 7 velocidades. O torque máximo é de 163,14 kgfm a 2.000 rotações por minuto, segundo a montadora que faz parte do grupo Volkswagen. A aceleração de 0 a 100 km/h é estimada em 2,5 segundos.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Mini 'do futuro' apostará em personalização e compartilhamento



As marcas do grupo BMW apresentaram nesta quinta-feira (16) conceitos que servem como exercício de antecipação dos carros do futuro. A Rolls-Royce, por exemplo, acredita que o automóvel de luxo será totalmente autônomo e não poderá ser dirigido por um motorista. Por outro lado, a Mini vai por um caminho menos "trágico", com aposta no compartilhamento de veículos. O Mini Vision Next 100 foi criado para mostrar que a posse de um veículo deve se tornar opcional nos próximos anos. Para isso, a marca acredita que o veículo terá que se adaptar aos mais diversos usos de seus vários "donos". Isso pode ser percebido pelas opções de cores do interior e até do teto do veículo. Na condução, cada motorista poderá escolher o modo com que o carro será guiado - seja de forma autônoma, seja da esportiva John Cooper Works. Todas as configurações do carro podem ser reguladas no que a marca chama de Cooperizer, o grande círculo que fica no meio do console. Ele é uma evolução do que existe no Mini atual, mas sem os botões e com mais possibilidades de ajustes. O que a Mini chama de "Go kart feeling", ou a sensação de dirigir um kart, será reforçada por um interior praticamente sem botões. Para melhorar a visibilidade, toda a dianteira será de material translúcido. Assim como o Rolls-Royce do futuro, o Mini futurista também será elétrico. Durante a condução autônoma, os pedais serão recolhidos e o volante "desliza" para o meio do painel. Basta que o motorista puxe o volante de volta para a posição original que ele passa a comandar o carro.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Novo BMW M2 começa a ser vendido no Brasil por R$ 379.950,00



A BMW lançou nesta sexta-feira (10) o novo M2 no Brasil, com preço a partir de R$ 379.950,00. O modelo inédito é a versão mais esportiva e potente do Série 2. Ela traz o já conhecido motor de 6 cilindros em linha e 3 litros da marca alemã, aliado a câmbio automático de dupla embreagem de 7 velocidades. São 370 cavalos, que empurram o esportivo de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos. A máxima é limitada em 250 km/h. Como comparação, ele é apenas 0,2 segundo mais lento do que o M3, que tem 431 cv. O M2 Coupé é o sucessor do 1M Coupé, variação cupê da família Série 1. Na atual geração, os modelos com diferentes carrocerias em relação ao hatch ganharam a nomenclatura Série 2. Além do conjunto mecânico, o M2 se diferencia em relação ao Série 2 pelo interior com bancos do tipo concha, quadro de instrumentos em vermelho, volante e alavanca de câmbio com a assinatura M. No visual, ele se destaca principalmente pelos parachoques com entradas de ar maiores. A BMW espera emplacar 50 unidades do M2 até o fim de 2016.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Renault Twingo GT tem motor 0.9 turbo com 110 cavalos




Depois do 1.0 turbo, agora é a vez de motores ainda menores ganharem desempenho de gente grande. A Renault lançou nesta segunda-feira (6) na Europa o Twingo GT, com um motor de 898cc (0.9 litro) sobrealimentado, que rende até 110 cavalos de potência e 17 kgfm de torque. Para garantir a esportividade, a novidade vem sempre equipada com câmbio manual. Vale lembrar que esta geração do Twingo - sem previsão de venda no Brasil - possui motor e tração na traseira, o que dá outra pitada ao novo "hot hatch". O Twingo GT ainda recebeu novo acerto na suspensão e no controle eletrônico de estabilidade, para lidar melhor com o ganho de 22% na potência - o modelo normal com motor de 898cc turbo desenvolve 90 cavalos. Há ainda uma opção 1.0 aspirada, com 70 cv. A versão esportiva do subcompacto vem equipada com rodas de 17 polegadas, entradas de ar laterais e pedais revestidos de alumínio. As primeiras gerações do Twingo foram vendidas no Brasil entre 1994 e 2003, importadas da França e, depois, do Uruguai. A terceira geração não está nos planos da Renault brasileira, que investe no lançamento do Kwid para este ano.