sexta-feira, 17 de junho de 2016

Mini 'do futuro' apostará em personalização e compartilhamento



As marcas do grupo BMW apresentaram nesta quinta-feira (16) conceitos que servem como exercício de antecipação dos carros do futuro. A Rolls-Royce, por exemplo, acredita que o automóvel de luxo será totalmente autônomo e não poderá ser dirigido por um motorista. Por outro lado, a Mini vai por um caminho menos "trágico", com aposta no compartilhamento de veículos. O Mini Vision Next 100 foi criado para mostrar que a posse de um veículo deve se tornar opcional nos próximos anos. Para isso, a marca acredita que o veículo terá que se adaptar aos mais diversos usos de seus vários "donos". Isso pode ser percebido pelas opções de cores do interior e até do teto do veículo. Na condução, cada motorista poderá escolher o modo com que o carro será guiado - seja de forma autônoma, seja da esportiva John Cooper Works. Todas as configurações do carro podem ser reguladas no que a marca chama de Cooperizer, o grande círculo que fica no meio do console. Ele é uma evolução do que existe no Mini atual, mas sem os botões e com mais possibilidades de ajustes. O que a Mini chama de "Go kart feeling", ou a sensação de dirigir um kart, será reforçada por um interior praticamente sem botões. Para melhorar a visibilidade, toda a dianteira será de material translúcido. Assim como o Rolls-Royce do futuro, o Mini futurista também será elétrico. Durante a condução autônoma, os pedais serão recolhidos e o volante "desliza" para o meio do painel. Basta que o motorista puxe o volante de volta para a posição original que ele passa a comandar o carro.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Novo BMW M2 começa a ser vendido no Brasil por R$ 379.950,00



A BMW lançou nesta sexta-feira (10) o novo M2 no Brasil, com preço a partir de R$ 379.950,00. O modelo inédito é a versão mais esportiva e potente do Série 2. Ela traz o já conhecido motor de 6 cilindros em linha e 3 litros da marca alemã, aliado a câmbio automático de dupla embreagem de 7 velocidades. São 370 cavalos, que empurram o esportivo de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos. A máxima é limitada em 250 km/h. Como comparação, ele é apenas 0,2 segundo mais lento do que o M3, que tem 431 cv. O M2 Coupé é o sucessor do 1M Coupé, variação cupê da família Série 1. Na atual geração, os modelos com diferentes carrocerias em relação ao hatch ganharam a nomenclatura Série 2. Além do conjunto mecânico, o M2 se diferencia em relação ao Série 2 pelo interior com bancos do tipo concha, quadro de instrumentos em vermelho, volante e alavanca de câmbio com a assinatura M. No visual, ele se destaca principalmente pelos parachoques com entradas de ar maiores. A BMW espera emplacar 50 unidades do M2 até o fim de 2016.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Renault Twingo GT tem motor 0.9 turbo com 110 cavalos




Depois do 1.0 turbo, agora é a vez de motores ainda menores ganharem desempenho de gente grande. A Renault lançou nesta segunda-feira (6) na Europa o Twingo GT, com um motor de 898cc (0.9 litro) sobrealimentado, que rende até 110 cavalos de potência e 17 kgfm de torque. Para garantir a esportividade, a novidade vem sempre equipada com câmbio manual. Vale lembrar que esta geração do Twingo - sem previsão de venda no Brasil - possui motor e tração na traseira, o que dá outra pitada ao novo "hot hatch". O Twingo GT ainda recebeu novo acerto na suspensão e no controle eletrônico de estabilidade, para lidar melhor com o ganho de 22% na potência - o modelo normal com motor de 898cc turbo desenvolve 90 cavalos. Há ainda uma opção 1.0 aspirada, com 70 cv. A versão esportiva do subcompacto vem equipada com rodas de 17 polegadas, entradas de ar laterais e pedais revestidos de alumínio. As primeiras gerações do Twingo foram vendidas no Brasil entre 1994 e 2003, importadas da França e, depois, do Uruguai. A terceira geração não está nos planos da Renault brasileira, que investe no lançamento do Kwid para este ano.

Renault atualiza visual do Clio na Europa



A Renault mostrou nesta segunda-feira (13) o novo visual do Clio vendido na Europa. Entre as novidades estão faróis 100% de LED, incluindo luzes diurnas em forma de "C" nas versões de topo, atualizações no desenho da grade frontal e do para-choques traseiro, assim como mais opções de motorização. O Clio europeu poderá ser equipado com o motor 1.5 a diesel, de 110 cavalos de potência, aliado a câmbio manual de 6 velocidades, que também passa a ser opção para o propulsor a gasolina de 120 cavalos. Na parte de tecnologia, o compacto da Renault possui 3 opções de sistemas de entretenimento e opcionais como câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e até sistema de estacionamento automático, sem ação do motorista. O modelo atualizado começa a ser vendido por lá no final deste ano. Esta quarta geração do compacto foi lançada na Europa em 2012 e inaugurou a atual identidade de design da marca francesa, mas não é vendida no Brasil. O Clio nacional até tentou seguir um pouco o visual, mas parou no tempo. A Renault tem outros planos para o mercado brasileiro e prepara o lançamento do Kwid nos próximos meses.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Novo Toyota Prius custará R$ 119.950,00 no Brasil



A Toyota lançou nesta terça-feira (7) a nova geração do Prius no Brasil. Em sua 4ª geração, o híbrido mais vendido do mundo chega ao país por R$119.950,00, pequeno aumento em relação a 3ª geração, que é vendida por R$117.610,00. As vendas começam na próxima quarta-feira (8). O Prius é o maior símbolo dos modelos “ecologicamente corretos” produzidos pela empresa japonesa, que espera agora ampliar o alcance do híbrido no país. A geração anterior teve apenas 800 unidades vendidas. Uma possível produção nacional ainda depende de maior interesse dos brasileiros. "Ainda falta escala para uma produção local", afirmou Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota no Brasil. "Esperamos vender 600 unidades ainda este ano e 1.100 no próximo ano", completou. De acordo com a empresa, o motor 1.8 foi redesenhando, gerando 98 cavalos de potência a 5.200 rpm e 14,2 kgfm de torque. Ele funciona em conjunto com outro motor elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm, que teve 6% de redução de seu peso. Juntos, os motores chegam a uma potência máxima combinada de 123 cavalos. Para o câmbio, foi escolhido o CVT. O consumo médio melhorou em 10% e, segundo o Inmetro, é de 18,9 km/l, em ciclo urbano, e de 17 km/l na estrada, fazendo dele o carro mais econômico do Brasil. "Acreditamos que a tecnologia híbrida é o futuro da indústria automotiva. Para o ano de 2050, 100% de nossa linha será de híbridos ou veículos movidos a células de combustível", afirmou Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina. A fabricante divulga que o carro pode atingir uma autonomia de até 812,7 km na cidade. Utilizando ambos motores, o modelo pode fazer de 0 a 100 km/h em 11 segundos, afirma a montadora. Para ajudar na economia, o coeficiente aerodinâmico do carro, que mede a capacidade de vencer a resistência do ar, foi reduzido de 0,25 para 0,24. Segundo a fabricante, é o menor índice entre os sedãs médios. Outro item que ajuda na redução de consumo é a capacidade de armazenar energia através do seu sistema regenerativo dos freios.