quarta-feira, 1 de junho de 2016

Chevrolet Cruze estreia no Brasil com inédito motor turbo


A General Motors promoveu nesta segunda-feira (30) a estreia do novo Chevrolet Cruze no Brasil. Completamente renovado, o sedã médio aparece com visual esportivo e um inédito motor 1.4 Ecotec turbo na nova geração, revelada nos Estados Unidos há quase 1 ano. Produzido na Argentina, o novo Cruze desembarca mais rápido que o esperado nas concessionárias brasileiras, com novas tecnologias para redução de consumo de combustível, entretenimento e segurança. O modelo era aguardado para o Salão do Automóvel, que acontece em novembro. A ficha técnica completa e os preços do Chevrolet serão divulgados apenas na manhã desta terça-feira (31), mas é possível antecipar que ele será vendido em versões bem completas. Com isto, o preço deve superar os R$81.190,00 cobrados pelo modelo atual. Equipado com injeção direta de combustível e sistema start-stop, que "desliga" o motor durante paradas, o Cruze terá consumo similar ao de carros compactos populares, afirmou a fabricante. Nos EUA, o mesmo motor gera 153 cavalos de potência, com gasolina. O propulsor do Cruze vendido atualmente no Brasil é o Ecotec 1.8 de 144 cv flex. O modelo também deverá ter a segunda geração do MyLink, a central multimídia que agora é compatível com os sistemas Car Play e Android Auto, que reproduzem o ambiente dos smartphones da Apple (iOS) e com o sistema do Google (Android), respectivamente, na tela do carro. Ela estreou no Brasil em dezembro passado, na reestilização do Cobalt. O Cruze deverá esquentar a "guerra" dos sedãs, que começou com a recém-lançada reestilização do Nissan Sentra e seguirá com a nova geração do Honda Civic, que chega em agosto. O ranking de 2016 aponta o Toyota Corolla com larga vantagem na liderança entre sedãs médios, seguido por Civic e Sentra. O Cruze está em quinto lugar, atrás do Volkswagen Jetta, segundo dados da federação dos concessionários, a Fenabrave. Ao apresentar a nova geração do sedã, em junho passado, a presidente da GM, Mary Barra, afirmou que a nova geração tem equipamentos de segurança e entretenimento do mesmo nível de um Mercedes-Benz Classe C.

Chevrolet Cobalt passa a ser apenas 1.8 e não sai por menos de R$ 60 mil


O Chevrolet Cobalt deu adeus ao motor 1.4, de 102 cavalos de potência, e passará a ser encontrado nas concessionárias apenas nas versões mais completas (LTZ e Elite) com motor 1.8, de 108 cavalos. De acordo com a General Motors (GM), foi uma decisão mercadológica. A versão 1.4 ainda será fabricada, mas apenas para empresas, por meio de venda direta. Com isto, o preço inicial do Cobalt 2016 subiu cerca de R$7 mil, passando de R$53.490,00 (versão 1.4 LT) para R$60.890,00 (versão 1.8 LTZ com câmbio manual). Com transmissão automática de 6 velocidades, o sedã chega a R$66.990,00. O valor é apenas R$2 mil a menos que a versão Elite, que inclui acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré e revestimento "premium" nos bancos. O Cobalt passou por sua primeira reestilização visual no final do ano passado, mas os motores 1.4 e 1.8 foram mantidos. Na ocasião, a versão mais básica (1.4 LS), que custava R$44.990,00 na linha 2015, já havia sido eliminada do catálogo. O movimento segue uma tendência de elevação da gama Chevrolet. O Cruze 2017, mostrado nesta semana, agora quer brigar com os modelos mais equipados de Toyota Corolla, com motor 1.4 turboflex e preço inicial de R$89.990,00.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Citroen C3 terá mesmo motor 1.2 do Peugeot 208 a partir de junho



O Citroën C3 passará a ser equipado com o novo motor 1.2 flex de 3 cilindros que estreou recentemente no Peugeot 208. A novidade chega às lojas a partir do mês que vem. Com o novo propulsor, que substitui o 1.5, o hatch partirá de R$ 46.490, anunciou a fabricante nesta segunda-feira (23). Todas as versões que terão esse motor ficaram mais caras (leia abaixo). Permanece a opção do motor 1.6. O motor batizado de PureTech desenvolve até 90 cavalos a 5.750 rpm, 3 cv a menos do que o 1.5, e seu torque é de 127 Nm a 2.750 rpm. Ele é considerado econômico na avaliação do Inmetro, com redução de até 32% no consumo de combustível em relação ao antecessor, diz a Citroën. De acordo com a empresa, seu consumo deve ser de 16,6 km/l na estrada e mais detalhes sobre a medição serão divulgados no lançamento, em junho.

Peugeot mostra o novo 3008 com mais cara de SUV



O Peugeot 3008 ganhou mais cara de SUV. As primeiras imagens foram divulgadas pela montadora francesa nesta segunda-feira (23) e mostram um carro com aparência mais esportiva e robusta, graças a linha de cintura mais alta, parachoques mais largos, rodas maiores e apliques como saias laterais, barras de teto, entre outros. Apesar dessas modificações, a fabricante diz que o novo carro é 100 kg mais leve do que o antecessor. Ele é feito sobre a nova plataforma modular EMP2. Ele tem 4,45 m de comprimento, 8 cm a mais em relação à geração anterior. O principal ganho dessa "esticada" foi para a distância entre-eixos, que cresceu em 6,2 cm (para 2,67 m), aumentando o espaço interno e a capacidade do porta-malas, que agora é de 520 litros, 90 l a mais do que antes. Aliás, a Peugeot desenvolveu uma bicicleta e um scooter elétricos dobráveis que podem ser transportados pelo veículo. A largura e altura permanecem as mesmas, de 1,84 m e 1,62 m, respectivamente. A distância em relação ao solo é de 22 cm. Outro detalhe do 3008 renovado é o teto é preto em todas as versões. A cor também aparece na caída do teto, na traseira, emendando em uma faixa para emoldurar o vidro e onde estão localizadas lanternas de LED de desenho estreito e bastante sóbrio, marcado por linhas retas. Em todo o carro, porém, há diversas aplicações de detalhes cromados. O painel de instrumentos é totalmente digital, ocupando uma tela de 12.3 polegadas, colorida, com 5 opções de display que podem mostrar, entre outros dados, instruções de rota e alertas para o motorista. O controle é feito no volante, que ficou menor e promete uma pegada melhor e também dá mais visão do painel e mais espaço às pernas, segundo a Peugeot. O painel central abriga uma tela de 8 polegadas sensível ao toque com rádio, controle do ar-condicionado, navegação em 3D, Bluetooth e aplicativos, além de informações sobre o veículo. A central é compatível com Apple Car Play e Android Auto, que reproduzem os smartphones na tela. Há ainda espelhamento para outros modelos de celular. O novo conceito de "i-Cockpit" inclui ainda bancos com massageadores e aromatizador. Na Europa, o SUV será oferecido com 3 tipos de motorização em 8 combinações. Há o motor 1.2 litro, o 1.6 THP, ambos com gasolina, e, para diesel, as opções 1.6 e 2.0. Eles podem ser combinador com transmissão manual ou automática de 6 velocidades. Entre os sistemas de segurança estão: frenagem automática de emergência, assistente de estacionamento, assistente de partida em subida e de descida, que mantém o carro em baixa velocidade. O novo 3008 será a estrela da montadora no próximo Salão de Paris, em setembro.