domingo, 19 de abril de 2015

Concessionárias Volvo já fazem pré-venda do SUV XC90



Com chegada prevista para o final de julho, ou início de agosto, o novo Volvo XC90 já pode ser encomendado em concessionárias da marca pelo Brasil. O G1 consultou seis delas, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Curitiba. De acordo com os vendedores, o SUV chegará em duas configurações, Momentum, de entrada, e Inscriptium, mais completa. As duas serão equipadas com um motor 2.0 de quatro cilindros biturbo, de 320 cavalos e 40,8 kgfm de torque. A transmissão é automática, de 8 marchas. Em todas as lojas, exceto na de Brasília, a pré-venda já está aberta, há, pelo menos, uma semana. “Não tenho conhecimento da chegada deste modelo”, afirmou o vendedor da Champion, revenda do DF. Nas demais, o preço praticado é o mesmo em três lojas: Rota Premium, em Salvador, na Open Point, em Curitiba e na Intercar, em São Paulo. Nelas, a Momentum sai por $ 319 mil, e a Inscriptium por R$ 363 mil. Já a AB Gotland, do Rio de Janeiro, reserva o modelo com tabela R$ 10 mil mais cara do que as demais, por R$ 329 mil e R$ 373 mil, respectivamente. A Autostar, também de São Paulo, estimou apenas um valor, de R$ 360 mil, sem especificar qual a versão. O novo XC90 foi apresentado no Salão de Paris do ano passado. Ele é o primeiro da marca, que pertence a chinesa Geely, a adotar a plataforma SPA. Entre os equipamentos de série, há ar-condicionado digital de 4 zonas, assentos dianteiros com regulagens elétricas e memória e aquecimento, teto solar panorâmico, central multimídia de 9 polegadas com navegador, sistema de frenagem autônoma e controles de tração e estabilidade.

sábado, 11 de abril de 2015

Tesla deve lançar em 3 meses carro que dispensa mãos ao volante



A fabricante de carros elétricos Tesla Motors planeja lançar em cerca de 3 meses um sedã Model S que dispensa o uso das mãos para dirigir, disse na quinta-feira (19) o presidente-executivo da companhia, Elon Musk. O recurso de direção automática, que ficará disponível apenas para condução na estrada, integra atualizações de software gratuitas para donos do Modelo S. Segundo o executivo, testes já foram feitos entre São Francisco e Seattle, uma viagem de cerca de 1.300 quilômetros, praticamente sem ação do motorista. A General Motors (GM) também planeja oferecer um assistente similar no próximo ano, com o Cadillac CT6. Outras fabricantes, como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Ford e Volvo, também trabalham para automatizar a condução. A Tesla vai lançar ainda um novo recurso para alertar motoristas antes de acabar a energia da bateria. O recurso será empacotado com um planejador de viagem que irá ajudar os proprietários a mapear melhores rotas de viagem, disse Musk. Os Model S têm autonomia para percorrer até 450 km com uma carga de bateria. Um dos recursos a serem entregues ainda este ano permitirá aos donos comandarem seu carro remotamente a partir da garagem.

Citroën divulga conceito do Aircross




A Citroën divulgou nesta quarta-feira (8) o conceito do Aircross que será exibido no Salão de Xangai, no fim do mês. De cara se vê muitas semelhanças com o Cactus, criado a partir do C4, como linhas arredondadas, grandes detalhes emborrachados, os faróis como filetes, aplicados ainda no C4 Picasso, e o interior moderno, com painéis em forma de tela desta vez de 12 polegadas. A central pode ser retirada e passada entre os ocupantes, como um tablet. Ela também pode ser controlada por gestos, que são lidos por um sensor no painel. Só não foi replicada a ideia de assento único na frente: o conceito possui um console dividindo o banco do motorista e o do passageiro. Mas a marca diz querer estimular a interação entre as pessoas: "Cada banco tem alto-falantes e microfones, para encorajar o diálogo entre os passageiros", informa o comunicado. "Cada um pode escolher com quem quer falar, respeitando o relaxamento dos demais." Com o slogan "convite a viajar", o conceito do Aircross tem ainda webcams nas laterais, do lado de fora, para registrar fotos do trajeto que são exibidas na tela interna e podem ser compartilhadas em redes sociais. No exterior, como é comum aos conceitos, há detalhes mais exagerados: cromados junto aos para-lamas frontais e emoldurando os vidros laterais. Não necessariamente eles serão usados nas versões de produção. A propulsão é híbrida plug-in, ou seja, com motor elétrico (de 95 cv), cuja bateria pode ser recarregada em tomada comum, e um motor a combustão, o 1.6 THP de 218 cavalos. O carro pode rodar até 50 km apenas no modo elétrico.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Em 12 dias de vendas, HR-V fecha março em terceiro no segmento


O Honda HR-V teve as vendas abertas em 20 de março. Porém, os exatos 12 dias de comercialização foram suficientes para alçar o SUV estreante a terceira colocação no segmento no mês de março, de acordo com a Fenabrave, a associação das concessionárias. Neste intervalo, foram emplacadas 2.382 unidades, média de quase 200 unidades por dia. O líder do segmento, o Ford EcoSport, emplacou, em março, 3.265 unidades. Se considerarmos a média diária, o jipinho produzido em Camaçari (BA), vendeu, proporcionalmente, quase metade do Honda, com 105 unidades/dia. Já o vice-líder, Duster, que acaba de ser reestilizado, emplacou 2.657 unidades, ficando apenas 275 unidades a frente do HR-V. Nas vendas diárias, o Renault teve uma média de quase 86 unidades por dia corrido. Até então terceiro colocado na categoria, o Hyundai Tucson aparece bem atrás, com 1.006 unidades emplacadas no mês, seguido por Chevrolet Tracker, com 873 veículos Ainda é cedo para afirmar que o HR-V irá manter o bom início nas vendas. Porém, de acordo com a própria Honda, o SUV deve brigar pela liderança do segmento. Vale lembrar, que as vendas de outro novo concorrente, o Jeep Renegade, começa no próximo dia 10 de abril. Além do utilitário feito em Goiana (PE), o segmento será agitado pela chegada de Peugeot 2008 e JAC T6, nas próximas semanas. Vale esperar o primeiro mês cheio de vendas de cada um para ver como ficará um dos segmentos mais agitados deste ano.

domingo, 29 de março de 2015

Mercedes mostra nova geração do SUV ML, chamada de GLE



Em dezembro do ano passado, a Mercedes apresentou seu novo SUV, o GLE Coupé. O modelo, dono de um design controverso, foi criado para competir com o BMW X6. Agora, a marca apresenta o “titular” da nomenclatura, o GLE. O jipão é, na verdade, a nova geração do atual ML, que irá mudar de nome, de acordo com a nova filosofia da marca. Com isso, ele se torna o SUV do Classe E. A apresentação ao público será no Salão de Nova York. De acordo com a Mercedes, apesar de não haver data definida, o GLE deve chegar ao Brasil no começo do ano que vem. Mesmo como uma nova geração e com novo batismo, o GLE conserva traços da primeira geração do ML, de 1997. A coluna C segue na ascendente, com o vidro traseiro invadindo as laterais. Por outro lado, a dianteira traz o novo elemento visual da marca alemã, com uma grade imponente, ostentando um grande logotipo da montadora. Como GLE, o SUV passa a ter uma série de novidades entre as motorizações. Há inéditas versões híbrida plug-in e diesel com motor quatro cilindros. A primeira conta com um V6 a gasolina, de 338 cv e um elétrico, de 118 cv. Combinados, eles desenvolvem 448 cv. A opção diesel de entrada, chamada de GLE 250d, tem motor de 207 cv, enquanto a V6 diesel despeja 262 cv nas rodas. Outra novidade é a transmissão de nove velocidades, casada com este tipo de motor. Também há um V6 a gasolina (338 cv) e um V8, também a gasolina, de 441 cv. Nas versões preparadas pela divisão esportiva AMG, há dois níveis de potência, resultado de um retrabalho no V8 de 5,5 litros. A mais “fraca”, chamada de Mercedes-AMG GLE 63, possui 565 cv, enquanto a mais potente, com um “S” acrescido no nome, tem 593 cv.