quinta-feira, 9 de março de 2017

Novo Mini Countryman chega em abril, partindo de R$144.950,00



A Mini confirmou a chegada da nova geração do Countryman ao Brasil para o próximo mês. O crossover terá preço inicial de R$144.950,00. Contudo, não há qualquer outra informação sobre quantidade e conteúdo de versões ou motorização. A fabricante também não disse se o Countryman chega importado ou se será montado na fábrica da BMW (dona da Mini) em Araquari (SC). A primeira geração era montada na unidade catarinense desde outubro de 2015. O Contryman foi apresentado no último Salão de Los Angeles, no final de 2016. Na segunda geração, ele cresceu 20 cm no comprimento e 7,5 cm no entre-eixos. Na Europa, as motorizações são 3 cilindros de 1.5 litro e 136 cavalos e 2.0 de 4 cilindros e 192 cv. Ainda há uma versão 2.0 diesel de 150 cv e um híbrido plug-in (que pode ser carregado em tomadas), de 165 cv.

Volkswagen apresenta Sedric, 1º conceito totalmente autônomo da marca




A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (6), véspera do Salão de Genebra, o Sedric, o primeiro veículo totalmente autônomo do grupo. De acordo com a Volkswagen, o Sedric pode acelerar, frear e controlar a direção de forma automática. O conceito funciona com um simples controle, de apenas um botão. Com ele, o usuário pode chamar o carro. Uma esfera no próprio controle mostra que o automóvel está a caminho. Quando ele chega, as portas se abrem, todos embarcam, e seguindo comandos de voz, o carro parte. "Esta é a visão do grupo Volkswagen de condução autônoma", disse Matthias Müller, presidente do grupo na apresentação. "Elementos do Sedric serão vistos em carros do grupo nos próximos anos", completou. Além de ser autônomo, o Sedric também poderá ser compartilhado. Ele possui motor elétrico, e seu nome é uma junção de parte das palavras Self Driving Car, ou carro de direção autônoma, na tradução livre. A capacidade é de 4 passageiros. Uma curiosidade é que o modelo não "ostenta" o logitipo de uma marca específica, mas sim do Grupo Volkswagen, demonstrando que as tecnologias do protótipo podem (e devem) ser aplicadas em outras fabricantes. A Volkswagen também é dona de Audi, Porsche, Skoda, Seat, entre outras. O próprio desenvolvimento do conceito foi feito em conjunto por engenheiros de várias marcas.

Fabricante de aviões mostra conceito de carro voador em Genebra





A fabricante de aviões Airbus mostrou nesta terça-feira (7) seu primeiro conceito de carro voador, totalmente elétrico, que pode decolar verticalmente. O Pop.Up foi desenvolvido em parceria com o estúdio de carros Italdesign e mostrado no Salão de Genebra 2017. O modelo se destaca dos demais conceitos de carros voadores por usar uma cápsula modular para 2 pessoas, que pode ser conectada a um chassis de fibra de carbono para rodar no chão ou a 8 rotores para ir pelo ar em situações de tráfego pesado. A cápsula onde vão os passageiros também é feita em fibra de carbono, com 2,6 metros de comprimento, 1,4 metro de altura e 1,5 m de largura. Quando o módulo "voador" é acoplado para levantar voo, o chassis com 4 rodas vai sozinho para estações de recarga, recuperando a bateria à espera de novas cápsulas de passageiros. "Nos próximos anos, o transporte terrestre deverá subir ao próximo nível, além de ser compartilhado, conectado e autônomo, será também multimodal em direção à 3ª dimensão", afirmou em nota Jörg Astalosch, CEO da Italdesign. Depois que a indústria automotiva se integrou com as gigantes de tecnologia para desenvolver carros autônomos, o próximo passo deve ser então uma aproximação com as fabricantes de aviões?

terça-feira, 7 de março de 2017

Carro de Fittipaldi é revelado por completo no Salão de Genebra






O Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo foi revelado nesta terça-feira (7) pelo estúdio de design italiano Pininfarina no Salão de Genebra. A supermáquina que homenageia Emerson Fittipaldi, campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy, terá uma produção limitada e cada comprador ganhará "aulas" de pilotagem com o brasileiro. Antes disso, ele vai aparecer na série de games Gran Turismo, do PlayStation. O que se sabe até agora é que ele terá um motor 4.8 litros V8 aspirado com cerca de 600 cavalos de potência. O site Fittipaldi Motors inclui um "monte seu carro", com 6 opções de cores para a carroceria, mas não tem ainda as especificações técnicas do modelo. Com capacidade para dois ocupantes, a carroceria é toda em fibra de carbono, que ajuda o carro a ser mais leve, com cerca de 1.000 kg. O desenho foi inspirado em um tubarão, "a melhor forma que Deus inventou", diz Fittipaldi. A ideia de criar um GT surgiu 3 anos atrás. "Durante anos eu tentei explicar para os outros o que realmente se sente quando se está atrás do volante de um carro de corrida. Existe uma adrenalina e uma alegria, tudo envolvido num sentimento de realização, que deixam você querendo mais. É isso que nosso time dos sonhos criou com o EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina", resumiu o piloto, em comunicado sobre o lançamento. Além do estúdio Pininfarina, famoso por desenhar Ferraris, entre outros modelos, a empreitada de Fittipaldi tem a parceria HWA, fabricante de carros de corrida fundada por Hans Werner Aufrecht, um dos criadores da AMG, a preparadora esportiva da Mercedes-Benz. A HWA é responsável pelo conjunto mecânico do carro, que inclui transmissão de 6 marchas sequencial e vai de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Versão 'perua' do Porsche Panamera virá ao Brasil



A Porsche confirmou nesta quinta-feira (2) que a família Panamera vai aumentar com a chegada do Panamera Sport Turismo no Brasil, uma versão "perua", mas com toda a esportividade e o luxo característico da linha. Na parte frontal, a semelhança com o Panamera é nítida. As diferenças começam a partir da coluna B, ou seja, desde o início das janelas traseiras. No topo, o teto se alonga com um spoiler adaptativo. Até 170 km/h ele permanece retraído para otimizar o consumo de combustível. Acima desta velocidade, ele se move automaticamente e aumenta a estabilidade com uma leve inclinação para cima. Outra novidade da família Panamera é o banco traseiro para 3 pessoas, ou melhor, 2+1 como diz a Porsche, já que o conforto não é o mesmo para todos. O porta-malas tem apenas 20 litros a mais que o cupê, chegando a 520 litros. Na parte de motores, não há novidade. O Sport Turismo poderá ser equipado com motores V6 turbo, que vão de 330 a 550 cavalos de potência, incluindo uma versão híbrida. A ideia de uma versão perua do Panamera nasceu há pelo menos 5 anos, com um conceito no Salão de Paris em 2012, que antecipava algumas linhas da segunda geração, que chegou ao Brasil no ano passado. A estreia do Panamera Sport Turismo ocorrerá no Salão de Genebra, na próxima semana, e as entregas começam apenas em outubro na Europa. Então o Brasil poderá receber o modelo no final do ano ou começo de 2018. Porsche Panamera Sport Turismo (Foto: Divulgação)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Toyota Prius 'plug-in' renovado é lançado no Japão



A Toyota lançou nesta quarta-feira (15), no Japão, a renovação do Prius PHV, versão com sistema "plug-in" do híbrido. Ao contrário do Prius tradicional, que recarrega o motor elétrico por meio do motor à combustão e freios regenerativos, o PHV pode ser conectado à tomada para fazer a recarga. Além desta diferença técnica, o Prius PHV também difere do Prius convencional, que é vendido no Brasil, em seu visual. Com novo desenho, o PHV ganhou linhas que lembram o Toyota Mirai. De acordo com a empresa, o carro também aumentou sua autonomia no modo EV, quando apenas o motor elétrico está trabalhando, chegando agora a até 68,2 km. Seu consumo pode chegar a 37,2 km/l. Além do motor 1.8 a combustão de 98 cavalos, o Prius possui motorização elétrica de 72 cavalos de potência. Segundo a montadora, são necessárias 2 horas e 20 minutos para que as baterias sejam totalmente recarregadas em uma tomada de 200v, enquanto em tomada de 100v, este tempo sobe para 14 horas. Ainda há o modo de recarga "quick charging", que leva 20 minutos para completar 80% da bateria. Também existe opção com recarregador solar no teto.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Honda WR-V chega em março e terá motor 1.5 de 116 cavalos



A Honda apresentou nesta terça-feira (31) em sua fábrica de Sumaré (SP) o novo WR-V. O crossover fez a primeira aparição no Salão de São Paulo, em novembro. Porém, só agora teve mais informações reveladas e a marca confirmou que as vendas começam em março. Porém, o preço ainda permanece em sigilo, e só deve ser anunciado as vésperas do lançamento. O WR-V será o menor crossover da Honda no Brasil. Seu posicionamento é abaixo do HR-V, que atualmente é vendido entre R$ 79.900 e R$ 101.400. Ele é equipado com motor 1.5 116 cv e 15,6 kgfm de torque e transmissão automática do tipo CVT. Apesar da semelhança no nome com o HR-V, o novo produto tem como base outro carro da Honda, o monovolume Fit. Aliás, a fabricante japonesa terá um árduo trabalho em convencer os clientes de que o WR-V não é uma espécie de “Fitão”. Isso porque o visual do WR-V não esconde a semelhança evidente com o Fit – isso inclui parte das lanternas, painéis de porta, vidros e maçanetas. Mais do que isso, a plataforma dos dois modelos é a mesma. As medidas são: 2,55 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Ferrari utilizada por Tom Selleck em 'Magnum' vai a leilão por US$ 250 mil




A Ferrari 308 GTS Quattrovalvole, ano 1984, que participou do seriado "Magnum P.I." vai ser leiloada pela "Bonhams". De acordo com a casa de leilões, o carro foi dirigido pelo ator Tom Selleck durante as temporadas 1984 e 1985. O modelo tem motor V8 de 232 cavalos de potência. Praticamente um personagem do programa, a Ferrari era companheira do investigador Thomas Magnum, vivido por Selleck, em Oahu, no Havaí. Durante os anos do seriado, diversas Ferraris diferentes foram utilizadas. A expectativa de venda do modelo vai de US$ 150 mil e pode chegar a até US$ 250 mil. O evento para a venda do carro será na próxima quinta-feira (19), em Phoenix, no Arizona.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Jac lança T5 com câmbio automático por R$ 69.990



Com alguns meses de atraso, a Jac começa a vender neste mês o T5 com câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), com o mesmo preço da versão manual lançada em março deste ano, a partir de R$ 69.990. Acrescentando bancos revestidos em couro e sistema multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque, o valor vai para R$ 73.990, com ou sem embreagem. O preço igual será oferecido por tempo limitado, mas a Jac não informou até quando exatamente. O motor é o mesmo 1.5 16V flex desenvolve no máximo 127 cavalos de potência com etanol. Na versão manual, o SUV se tornou um dos melhores modelos chineses disponíveis por aqui, com boa oferta de equipamentos e espaço interno. Segundo a Jac, a transmissão CVT, com 6 marchas "virtuais", recebeu uma calibração especial na unidade de controle para se adaptar ao gosto do consumidor local. O T5 deve ser o primeiro modelo a ser feito em Camaçari (BA), onde a montadora chinesa anunciou uma fábrica em 2012, com investimento de R$ 1 bilhão e capacidade para 100 mil carros por ano. Como a planta não saiu do papel, o governo cancelou a habilitação da Jac no Inovar-Auto e cobrou a devolução dos incentivos fiscais de 2013 e 2014. A Jac recorreu da multa e afirma que o T5 será feito no Brasil em 2017, mas em uma fábrica bem mais "modesta", com investimento de R$ 200 milhões e capacidade de 20 mil carros por ano. A marca chinesa espera que o T5 com câmbio CVT recupere algo das vendas, que declinam desde o lançamento no Brasil em 2011.

Start-up lança superesportivo elétrico com 1.360 cavalos




A start-up NextEV lançou nesta segunda-feira (21), na galeria Saatchi em Londres, um superesportivo elétrico com 1.360 cavalos de potência, capaz de acelerar de 0 a 200 km/h em 7,1 segundos, segundo a empresa. É a primeira iniciativa de carros de produção do grupo de origem chinesa que venceu o campeonato de pilotos da Fórmula E em 2015, com o piloto brasileiro Nelsinho Piquet. De acordo com a fabricante, o veículo foi testado no circuito do Nürburgring Nordschliefe, na Alemanha, e cravou o melhor tempo já registrado para um modelo movido a eletricidade: 7 minutos e 5 segundos. Com 4 motores (1 em cada roda), o superesportivo elétrico foi desenhado para atingir velocidade máxima limitada a 313 km/h e pode percorrer até 427 quilômetros com uma carga de bateria. São necessários apenas 45 minutos para recarregar. A carroceria e o chassis são feitos de carbono e estabilizados por suspensão ativa com controle hidráulico para definir a altura em relação ao solo. "O Nio EP9 nasceu para ampliar os limites e é o primeiro estágio de produção automotiva para a Nio. É uma declaração sobre a nossa visão e sobre nossas capacidades técnicas e de produção", afirmou em nota, William Li, fundador da NextEV.

Fiat Mobi com motor 1.0 de 3 cilindros custará R$ 39.870


A Fiat revelou nesta quarta-feira (23) o preço do Mobi Drive, versão do compacto que possui motor 1.0 de 3 cilindros e que foi apresentada pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A montadora acredita que ela deverá responder por 20% das vendas do carro já em 2017. Veja os preços da linha 2017 do Mobi: Easy - R$ 32.380 Easy On - R$ 36.340 Like - R$ 38.470 Drive - R$ 39.870 Like On - R$ 42.930 Way - R$ 39.890 Way On - R$ 44.460 Desenvolvido para o mercado brasileiro, o propulsor rende 77 cavalos de potência e 10,9 kgfm de torque com etanol. Ele é da nova "família" FireFly e estreou no Uno, em setembro passado -o fato de o Mobi não ter sido lançado já com esse motor, mas o defasado Fire de 4 cilindros, foi uma das principais críticas que o hatch recebeu. Segundo a Fiat, a linha FireFly foi criada para priorizar o consumo e ter melhor funcionamento em baixos e médios giros. No Mobi Drive, a média de consumo com etanol é de 9,6 km/l (cidade) e 11,3 km/l (estrada). Com gasolina, o gasto fica em 13,7 km/l (cidade) e 16,1, km/l (estrada). (Correção: ao publicar a reportagem, o G1 errou ao informar que o consumo médio com etanol na cidade era de 8,6 km/l. A informação foi corrigida às 12h22). A diferença do 3 cilindros da Fiat, em relação aos utilizados pelos rivais, é ter 2 válvulas por cilindro, enquanto os outros têm 4. “Desenhamos este motor com 2 válvulas por cilindro porque, quando existem as 4, não é em todo momento que todas as válvulas estão funcionando. Assim, o modelo se torna mais econômico”, disse Erlon Rodrigues, engenheiro da Fiat.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Volkswagen mostra Golf de 400 cv e anuncia nova família de carros


A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (8), no Salão do Automóvel 2016, que investirá 7 bilhões de reais até 2020 no Brasil, para uma nova família de carros compactos, que inclui um SUV. Focando no futuro, a montadora não trouxe nenhum grande lançamento para o evento, mas apostou em conceitos. Um dos destaques foi o elétrico Budd-e. É uma "nova Kombi" com interior futurista, que foi apresentada em janeiro deste ano na feira de tecnologia CES, nos Estados Unidos. Para os fãs de supercarros, a maior atração é outro conceito, o Golf GTE Sport, um híbrido com 400 cavalos de potência. Ele é empurrado por um motor 1.6 TSI, derivado do propulsor usado no mundial de rali, aliado a dois motores elétricos. O modelo, que aponta para o futuro do Golf GTI, acelera a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge 280 km/h de velocidade máxima, segundo a fabricante. No entanto, ele não é inédito: foi mostrado pela primeira vez em maio de 2015, na Alemanha. Além dele, os visitantes poderão ver um carro conceito brasileiro, feito pelo time de design concentrado em São Bernardo do Campo (SP).

Lançamentos da Audi no Salão de São Paulo somam 2.425 cavalos



A Audi apostou na esportividade em sua apresentação no Salão de São Paulo nesta terça-feira (8) As 4 principais atrações, somadas, possuem 2.425 cavalos. Nenhuma delas tem menos de 600 cv. Com um atraso de quase dois anos, a nova geração do R8 vai estrear no Brasil. Ela foi apresentada no Salão de Genebra de 2015. Demorou a desembarcar no Brasil por conta dos altos estoques da geração que se despede. A chegada foi apresentada pela atriz Isis Valverde. O novo R8 será vendido no pais na versão maais potente, V10 Plus, que traz motor de 610 cv e 57,1 kgfm. O superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, e atinge 330 km/h. O preço? R$ 1.170.990. O estande da marca alemã ainda tem outras novidades, como a dupla RS 6 e RS 7 Performance, que sai de fábrica com melhorias no motor V8 e 4 litros, que teve a potência aumentada para 605 cv. Outro modelo que compartilha este motor é o sedã de luxo S8, na versão Plus.

Kia mostra SUV híbrido Niro e Cerato 'mexicano' no Salão do Automóvel de SP





A marca coreana tem presença discreta no Salão de São Paulo. Em seu estande, dois destaques: o Cerato reestilizado e o Niro. O primeiro é o sedã, velho conhecido do público brasileiro. A novidade é que ele é o primeiro a ser produzido na nova fábrica da Kia no México. Na comparação com o carro já vendido no Brasil, o design foi renovado. O conjunto mecânico não sofreu mudanças, com o 1.6 de 126 cavalos que também equipa o HB20. O outro modelo que a Kia volta suas atenções é inédito no país, o SUV híbrido Niro. Mas ele não deve ser vendido por aqui. Menor do que o Sportage, o Niro tem potência somada de 146 cv, derivados do conjunto formado pelo 1.6 a combustão e pelo propulsor elétrico. Segundo a Kia, faz 21,7 km/l.

Nissan lança nova Frontier e superesportivo GT-R no Salão de SP



O agitado ano da Nissan tem o Salão do Automóvel como último grande evento. Depois de lançar o SUV Kicks e patrocinar a Olimpíada do Rio, a marca japonesa apresentou no São Paulo Expo a nova geração da picape Frontier. O modelo dará origem a 3 novas picapes com a mesma plataforma. Mais para frente, chegarão ao Brasil a Renault Alaskan e o modelo criado pela Mercedes-Benz, Classe X, que foi apresentado como conceito há alguns dias e não veio para o salão. No Brasil, a Frontier será equipada com motor 2.3 diesel de 190 cv. Além disso, a montadora começou a vender no Brasil o carro de um ícone do esporte: Usain Bolt, fã do GT-R. O superesportivo, apelidado de Godzilla, está pode ser encomendado por R$ 900 mil. A primeira aparição dele para o público brasileiro aconteceu nesta terça-feira (8), no Salão.

Honda WR-V tem lançamento mundial no Salão de São Paulo




A Honda é uma das poucas marcas que guardou uma estreia mundial para o Salão do Automóvel de São Paulo. A novidade revelada nesta terça-feira (8) é o WR-V, um novo crossover compacto, menor que o HR-V. A produção em Sumaré (SP) começa no primeiro semestre do ano que vem. A plataforma e conjunto mecânico do WR-V são emprestados do Fit, com quem ele compartilha também a plataforma de construção. De acordo com a empresa, o modelo foi desenvolvido no Brasil e se baseou nas demandas dos consumidores daqui e de outros países da América Latina. O motor é o já conhecido 1.5, de 116 cavalos de potência, aliado a câmbio automático do tipo CVT. Embora tenha sido guardado com zelo, o SUV já havia sido flagrado em testes na região de Sumaré (SP), cidade que abriga fábrica da Honda.

Renault lança SUV Captur, que chega em fevereiro, a partir de R$ 80 mil


Um dos estandes mais movimentados do Salão em termos de novidades é o da Renault. A marca francesa apresentou no São Paulo Expo três modelos inéditos, todos com "apelo" de SUV. O Captur, que chega em fevereiro para tentar embolar o disputadíssimo segmento dos compactos, custará entre R$ 80 mil e R$ 95 mil. O modelo começa a ser vendido em fevereiro do ano quevem, mas as 900 primeiras unidades poderão ser encomendadas a partir da próxima semana. Esse lote será restrito à versão Intense, com motor 2.0 litros e câmbio automático de 4 marchas. Além dela, o SUV será oferecido com motor 1.6 de 16 válvulas da Nissan, que vai ser usado em toda a linha da Renault. No segmento, ele disputará terreno com Honda HR-V, Jeep Renegade e até o "irmão" maior Duster, com quem divide a plataforma.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Volkswagen revela SUV de 7 lugares Atlas com jeitão americano




A Volkswagen revelou na sexta-feira (28/10), nos Estados Unidos, o SUV Atlas. Capaz de levar até 7 pessoas, o modelo tem opções de motores 2.0 e 3.6 e será produzido na fábrica de Chattanooga, no Tennessee. Ambos motores possuem câmbio automático de 8 velocidades e tração dianteira, com o opcional de tração integral 4Motion. O modelo tem o jeitão americano com grandes proporções: 5,03 m de comprimento, 1,97 de largura e 1,76 de altura. De acordo com a empresa, o Atlas se encaixa entre o Tiguan e o Touareg e utiliza a plataforma MQB, que é a mesma de Golf e Passat. O motor de entrada é um 4 cilindros 2.0 TSi, movido a gasolina, que gera 238 cavalos de potência. A outra opção é o 3.6 VR6 de 280 cavalos. A empresa anunciou que o Atlas também será vendido na Rússia e no Oriente Médio, a partir de 2017.

Fiat lança Toro com motor 2.4 Tigershark flex por R$ 98.730,00


A Fiat lançou nesta quinta-feira (3) uma nova motorização para a Toro. Na versão Freedom, a picape ganha a opção de motor 2.4 Tigershark flex, de 186 cavalos e 24,9 kgfm. A transmissão é a mesma da versão diesel, automática de 9 marchas. O preço, curiosamente, também é o mesmo da configuração diesel, R$98.730,00. A Toro 2.0 diesel tem 170 cv e 35,7 kgfm. Além do novo motor, a Toro 2.4 terá sistema start-stop e partida a frio, que elimina o tanquinho auxiliar. A Fiat também incluiu uma tecla Sport, que promete comportamento mais esportivo, com um mapa de calibração do motor diferente. Na comparação com a versão Freedom 1.8, que continua sendo oferecida a partir de R$ 82.930, a 2.4 ganha equipamentos como capota marítima, retrovisores com rebatimento elétrico, luz de caçamba, sensor de pressão nos pneus, rodas de 16 polegadas, além da nova cor, branco Polar. A única diferença visual entre a Freedom 1.8 e a 2.4 é a inscrição AT9, referente ao câmbio. Na 1.8, há uma plaqueta AT6.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

BMW Série 5 chega à sétima geração mais leve e tecnológico



A BMW mostrou nesta quinta-feira (13) a 7ª geração do Série 5, que ficou até 100 kg mais leve que seu antecessor, graças à nova plataforma que usa alumínio e aços de alta resistência. Por fora pode não parecer, mas o sedã foi totalmente renovado e ganhou tecnologias e luxos do irmão maior, o Série 7, como faróis adaptativos de LED, assistências de direção para evitar acidentes e central multimídia com controle por gestos. De zero a 210 km/h, o novo Série 5 pode fazer quase tudo sozinho, desde acelerar, frear e acionar o volante, se desejado pelo motorista. As mudanças no design fizeram o sedã chegar a um coeficiente aerodinâmico de 0.22 (quanto mais perto do zero melhor). A Ferrari California, por exemplo, tem 0.32. Além disso, a nova estrutura permitiu distribuição de peso de 50% na frente e 50% na traseira, segundo a fabricante. Os motores fazem parte da última geração da BMW, com opções que vão desde um 2.0 turbo de 4 cilindros, com 251 cavalos de potência, até o esportivo V8 turbo de 4.4 litros, com 462 cv, que empurra o carro a 100 km/h em apenas 4 segundos.

Honda CR-V terá motor turbo pela 1ª vez em nova geração



A Honda revelou nesta quinta-feira (13), nos Estados Unidos, a próxima geração do CR-V, que terá linhas mais modernas e motor turbo pela primeira vez na sua história de cerca de 20 anos. O propulsor será o mesmo que equipa o novo Civic, um 1.5 de 4 cilindros e injeção direta de combustível, mas com a potência elevada para 192 cavalos, em vez de 173 cv. Além dele, a Honda manteve o motor 2.4 aspirado na linha. Qualquer uma das opções será acompanhada de câmbio automático CVT. No desenho, o novo CR-V chega com uma frente mais agressiva, que inclui assinatura em LED na versão mais equipada e sistema que fecha automaticamente a grade frontal, para reduzir o arrasto aerodinâmico e melhorar o consumo de combustível. Na traseira, as lanternas verticais lembram um Volvo, enquanto os dois escapes dão ar esportivo ao SUV. Pela primeira vez, o modelo virá equipado com abertura de porta-malas por meio de movimento com os pés. Outra novidade é o retorno do botão físico de volume à central multimídia. Há alguns anos, a Honda vem utilizando um modelo com seletor de volume sensível ao toque, mas parece que a tecnologia não foi bem aceita. O SUV será equipado com o pacote de assistência ao motorista, chamado de Honda Sensing, que inclui alerta de colisão frontal, frenagem automática, assistência de permanência na faixa, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de ponto cego e farol alto automático.

Novo Suzuki Vitara chega ao Brasil; veja preços e versões



A Suzuki anunciou nesta quinta-feira (13) os preços do novo Suzuki Vitara, que começa a ser vendido no Brasil a partir da próxima semana, com opções de motores 1.4 turbo e 1.6 aspirado, combinados a câmbio manual ou automático. Preços e versões - 4All 1.6 MT: R$ 83.990 - 4All 1.6 AT: R$ 89.990 - 4You 1.6: R$ 94.990 - 4You All Grip 1.6: R$ 99.990 - 4Sport 1.4 turbo: R$ 107.990 - 4Sport All Grip 1.4 turbo: R$ 112.990 O "jipinho" tem no total 4,18 metros de comprimento - menor do que seus novos rivais, como Honda HR-V e Nissan Kicks (4,29 m), Jeep Renegade e Ford EcoSport (4,24 m). A distância entre-eixos é de 2,50 m, e a capacidade do porta-malas é de 375 litros. A grande novidade é o motor 1.4, que rende até 146 cavalos de potência e 23,5 kgfm de torque, graças a injeção direta de combustível e turbocompressor. Ele aparece apenas na versão 4Sport, acima de R$ 107 mil. Com transmissão automática de 6 velocidades, o SUV apresentou consumo médio de gasolina de 12 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, de acordo com os parâmetros do Inmetro. As versões mais acessíveis são equipadas com o propulsor 1.6 aspirado, de 126 cv e 16,7 kgfm de torque. Apenas o Vitara 4All tem opção de câmbio manual, o que garante o preço inicial do modelo. As configurações 4You 1.6 e 4Sport 1.4 turbo podem ter o sistema All Grip, com 4 modos de condução, que permitem mudar a tração de 2 rodas para as 4 rodas. Acima da versão básica, o interior conta com uma tela multimídia de 10 polegadas, com conectividade entre smartphones por meio de Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link. Toda a gama já vem com sistema start-stop, que desliga o motor em paradas superiores a 3 segundos para economizar combustível, e controle eletrônico de estabilidade.

Hyundai Elantra reestilizado parte de R$ 84,9 mil no Brasil


O Hyundai Elantra reestilizado começa a ser vendido no Brasil nesta semana, anunciou a Caoa, importadora oficial da marca. O modelo será exibido no Salão de São Paulo, no mês que vem, e passou por mudanças visuais e ficou mais equipado nas versões mais caras: ele agora tem 3 configurações em vez de uma. Apenas a topo de linha ("Top") possui controle de estabilidade, que será obrigatório no Brasil, a partir de 2020, em todos os carros novos.