A Audi confirmou nesta sexta-feira (19) o início da produção nacional do A3 Sedan em setembro, quando o modelo sairá da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, revivendo a antiga parceria com a Volkswagen no local, encerrada em 2006.
Para dar o toque brasileiro, o A3 Sedan ainda ganhará um inédito motor 1.4 TFSI turbo bicombustível - o primeiro flex da marca no mundo, que será compartilhado com modelos da Volkswagen, marca que faz parte do mesmo grupo que a Audi.
O carro divide, aliás, a mesma plataforma que a nova geração do Golf, que a Volkswagen previu começar a produzir ainda neste ano no Brasil, com o mesmo motor 1.4, além dos 1.6 e 2.0, todos flex. A fabricação também será na planta paranaense.
O motor 1.4 flex do A3 Sedan terá 150 cavalos de potência, contra os 122 cv do motor turbo a gasolina que equipa o modelo atualmente importado para o Brasil. O A3 Sedan 1.8 continuará vindo da Hungria, com propulsor 1.8 a gasolina (180 cv).
Em 2016, o utilitário esportivo Q3, cuja nova geração começou a ser importada para o Brasil neste mês, também será nacionalizado, possivelmente com opção de motor flex - o atual, a gasolina, também tem, na versão de entrada, um motor 1.4 de 150 cv- mas a marca não confirma.
A Audi já dito que os preços não mudarão quando os carros passarem a ser produzidos no país. Atualmente, o A3 Sedan 1.4 parte de R$ 97.990. O Q3, de R$ 127.190.
Segundo a marca, o A3 Sedan feito no PR será idêntico ao importado, à exceção do motor flex. Membros do conselho da Audi na Alemanha vieram ao país nesta semana para inspecionar a linha de montagem, que está em fase final de implementação. Eles autorizaram o início da produção das últimas unidades pré-série, que servem para ajustar a linha.
"Andamos nos carros da pré-série anterior e ficamos bem satisfeitos com o resultado", diz Bernd Martens, membro da diretoria mundial da Audi e responsável pela área de compras, que acompanha de perto a implementação da produção no país. Ele já atuou na Volkswagen no Brasil.
A montadora não deu detalhes, mas os pacotes de equipamentos deverão ficar mais recheados. Carro-chefe da Audi desde seu lançamento em fevereiro de 2014, o A3 Sedan é um dos principais fatores que levaram à expansão de 26,8% de janeiro a maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. O sedã se tornou a "porta de entrada" do segmento premium para muitos brasileiros.
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