quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Volkswagen traz Passat renovado ao Brasil




A Volkswagen anunciou na noite desta terça-feira (24) em São Paulo, a volta do sedã Passat, agora na oitava geração. O modelo será vendido a partir do início do ano que vem. Ele será importado da Alemanha. Serão duas versões, Comfortline e Highline. Veja os itens de série de cada uma: 

Comfortline: sistema start-stop, bancos dianteiros com aquicimento, ar-condicionado digital de três zonas, acesso e partida sem a necessidade de chave nas mãos, central multimídia com espelhamento de celular, seis airbags, rodas de liga-leve de 18 polegadas, abertura do porta-malas po rmeio de sensor no para-choque e volante revestido em couro com comandos de som. Teto solar é opcional. 

Highline: além dos itens da Comfortline, traz bancos dianteiros com regulagens elétricas e memória para o motorista, câmera de ré, faróis em full-LED, bancos de couro Nappa e aletas para trocas de marchas. Há um pacote de opcionais, chamado de Premium, que inclui central multimídia com tela maior e mais recursos, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), quadro de instrumentos configurável (semelhante ao Virtual Cockpit da Audi), assistente de mudança de faixa e sistema de estacionamento autônomo (Park Assist). O teto solar panorâmico também é opcional, vendido separadamente. 

A evolução do Passat em relação ao modelo anterior se deu, mais em tecnologias e sofisticação do que no visual. Tanto que as linhas não sofreram mudanças radicais. Na dianteira, os faróis ficaram mais afilados, e a grade, mais marcante. Atrás, as lanternas também seguem a identidade visual da marca, que, no Brasil, pode ser conferida no Jetta. Porém, com a nova plataforma modular MQB, o Passat ficou praticamente 0,2 cm mais curto, porém, com entre-eixos 7,9 cm melhor. São 4,77 m e 2,79 m, respectivamente. Isso porque as rodas dianteiras ficaram 2,9 cm mais próximas ao para-choque dianteiro, e as traseiras, 1,7 cm mais perto do para-choque traseiro. Mesmo com as rodas mais próximas das extremidades, o volume do porta-malas passou de 565 litros para 586 litros. 

O Passat continua com motor de quatro cilindros e 2 litros turbo, TSI. Porém, a potência aumentou 9 cv, para 220 cavalos, enquanto o torque passou de 28,6 kgfm para 35,7 kgfm. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h melhorou de 7,6 segundos para 6,7 segundos. A máxima agora é de 246 km/h, contra os 210 km/h limitados eletronicamente do modelo anterior. Eleito carro do ano 2015, no ano passado, o Passat já teve mais de 22 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. No Brasil, os números, são bem mais modestos. Em 2015, até outubro, foram 357 unidades emplacadas. O número, inferior ao de modelos como o Audi A4 e Hyundai Azera, também pode ser consequência da troca de gerações.

Hyundai lança HB20S com visual atualizado a partir de R$ 46.225,00



A Hyundai mostrou nesta segunda-feira (23) a primeira reestilização do HB20S. O modelo chega às lojas no dia 28 de novembro, a partir de R$ 46.225,00 e chegando aos R$ 66.365,00 na opção mais completa. Veja o conteúdo e o preço de cada uma das versões do HB20S: 

Comfort Plus 1.0 – R$ 46.225,00 
Comfort Plus 1.6 – R$ 51.525,00 
Comfort Plus 1.6 automático – R$ 55.525,00 São itens de série, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, fixação Isofix, alarme, chave canivete com comando de abertura para o porta-malas. 

Comfort Style 1.0 – R$ 49.975,00 
Comfort Style 1.6 – R$ 54.625,00 
Comfort Style 1.6 automático – R$ 58.625,00 Mesmo conteúdo da Comfort Plus, mais rodas de liga leve, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade, lanternas redesenhadas. 

Premium – R$ 62.275,00 Mesmo conteúdo da Comfort Style, mais acendimento automático dos faróis, sensor de ré, bancos traseiros bipartidos, airbags laterais, ar-condicionado digital, faróis com luzes de LED e retrovisores com rebatimento automático. 

O sedã acompanhou as atualizações que o hatch recebeu em setembro. A grade foi redesenhada, e agora é hexagonal (com contornos e frisos cromados), o para-choque é novo e há novas opções para rodas e calotas. Outra estratégia repetida nos demais membros da família é a de oferecer as novidades “parceladas”. Apenas as versões Comfort Style e Premium contam com as lanternas com nova disposição para as luzes, faróis com luzes de LED, bem como alguns novos equipamentos. Mecanicamente, o HB20S ganha novidades apenas quando está equipado com motor 1.6. As transmissões, tanto manual, como automática, são novas, de seis velocidades. A potência, de até 128 cavalos, foi mantida. Segundo a marca, o consumo de combustível melhorou. Com motor 1.0, o modelo alcançou marcas de 8,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, os números são de 11,4 km/l e 13 km/l. Já com motor 1.6, as marcas, com etanol são de 7,7 km/l no ciclo urbano e 9,6 km/l no rodoviário. Quando abastecido com gasolina, o consumo é de 10,7 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada. A versão Premium ainda pode ser equipada com três opcionais. Bancos de couro saem por R$ 1.590,00 central multimídia com tela sensível ao toque e espelhamento de celular, por R$ 2.500,00 e os dois juntos, por R$ 4.090,00.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Novo Honda Civic estreia versão cupê de 2 portas em Los Angeles





A Honda promoveu na terça-feira (17) a estreia do segundo membro da 10ª geração da família do Civic no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos. Depois do sedã, que foi mostrado em setembro, agora é a vez do cupê - tipo de carroceria de 2 portas com caída acentuada do teto na traseira. Com desenho mais esportivo que o sedã, o novo Civic Coupé é praticamente idêntico ao "irmão" olhando de frente, mas muda a silhueta a partir da primeira coluna (A). Ele fica mais baixo e tem traseira menor. O Honda Civic Coupé poderá ser equipado com motor 2.0 i-Vtec, de 158 cavalos de potência, ou 1.5 turbo com injeção direta de combustível, que gera até 174 cv. É a primeira vez que o modelo tem motor turbo. Nos Estados Unidos, a transmissão pode ser automática (CVT) ou então manual de 6 velocidades. No interior, a conectividade poderá ser feita por meio de Android Auto ou Apple CarPlay. A novidade será lançada no mercado norte-americano em março de 2016. Em 18 meses, toda a família do Civic será renovada, o que inclui ainda a versão hatchback, o esportivo Civic Si e o mais agressivo Type-R. A Honda já confirmou a chegada da nova geração do Civic sedã ao mercado brasileiro no 2º semestre de 2016, primeiramente equipado apenas com o motor 1.5 turbo, movido exclusivamente a gasolina. Ainda não existe previsão para o Civic Coupé. Atualmente, a versão esportiva de 2 portas é oferecida apenas no modelo de performance Civic Si, empurrado por um motor 2.4 de 206 cavalos de potência, com preço a partir de R$124 mil, segundo sugerido pela fabricante.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Ford 1949 - 06




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O Ford 1949 era um automóvel americano produzido pela Ford. Foi o primeiro projeto do automóvel totalmente novo introduzido pelo Big Three após a Segunda Guerra Mundial, a produção civil foi suspensa durante a guerra, e os modelos de 1946-1948 Ford, GM e Chrysler sendo atualizações de seus modelos pré-guerra. Popularmente chamado de "Shoebox Ford" o Ford 1949 inaugura um design moderno,  um carro aerodinâmico com para-choques integrados e outros itens. O projeto continuaria até o ano modelo 1951. Depois de ficar com seu modelo anterior bem recebido através de do modelo 1948, o Ford foi totalmente redesenhado para o ano de 1949. Um carro totalmente novo em todos os sentidos, com um moderno quadro escada para apoiar uma mola helicoidal na suspensão dianteira e longitudinais molas semi-elípticas em volta. O motor foi movido para a frente para dar mais espaço no habitáculo e o antiquado "tubo de torque" foi substituído por um moderno eixo de acionamento. Os modelos 1949 estrearam em uma festa de gala no Hotel Waldorf-Astoria, em Nova York em junho de 1948, com um carrossel dos novos Fords complementados por uma demonstração rotativa do novo chassis. A nova estrutura de aço integrado foi anunciada como um "corpo de salva-vidas", e até mesmo o vagão arborizado era de aço no coração. O quadro conversível tinha um "membro X" para a rigidez estrutural. Do ponto de vista do cliente, o velho costume, De Luxe, e as linhas Super De Luxe foram substituídos por novo padrão e as guarnições sob encomenda. Os carros ganharam um visual moderno com pára-lamas traseiros totalmente integrados e apenas uma dica de um pára-choque na frente. A nova abordagem styling também era evidente em 1949 Mercury Eight e o novo Lincoln Cosmopolitan.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Jeep Renegade ganha série especial Limited a partir de R$ 89.900,00



A Jeep lança, nas próximas semanas, uma edição especial para o Renegade. Tendo como base a configuração Longitude, a série Limited Edition custará R$ 7 mil a mais do que a opção intermediária, e se diferenciará basicamente por equipamentos extras, vendidos como opcionais na Longitude. Sem maiores mudanças estéticas, há há rodas de 18 polegadas, bancos de couro, quadro de instrumentos de 7 polegadas configurável, teto pintado de preto e airbags laterais, de cortina e de joelho, para o motorista. Com isso, o Renegade 1.8 flex na Limited Edition custará R$ 89.900,00, e o 2.0 turbodiesel, sairá por R$ 121.900,00. Se fossem adicionados separadamente, como opcionais, os itens custariam R$ 7.720,00 para o flex e R$ 8.820,00 para o diesel. Nos dois casos, não está incluso o painel de instrumentos configurável, vendido em um pacote com outros itens, que custa, ao menos, R$ 14.500,00.

Nissan vai vender o superesportivo GT-R no Brasil


A Nissan anunciou nesta sexta-feira (30) que começará a vender oficialmente, sob encomenda, o superesportivo GT-R no Brasil no ano que vem - até agora, os modelos que circulam no país são importados pelo próprio comprador. O modelo apelidado de "Godzilla" tem duas versões, Standard (para rua) e Nismo (com preparação para pista). A montadora japonesa ainda não informou se ambas serão ofertadas e diz não ter definição de preço ainda. "Uma vez que abrimos as portas para o GT-R no Brasil, não há limitação", diz Jose Luis Valls, responsável pela Nissan na América Latina, sobre a possibilidade de entregar as duas versões do esportivo. A versão Standard tem 545 cavalos de potência e a Nismo, 600 cv. Ambas contam com motor biturbo V6 de 3.8 litros. Segundo a Nissan, o GT-R 2015 tem melhorias para oferecer mais conforto a bordo, na dirigibilidade e no silêncio da cabine. O lançamento do carro no Brasil em 2016 ocorre num ano que será importante para a montadora, que é uma das patrocinadoras das Olimpíadas do Rio de Janeiro. "Usain Bolt (bicampeão olímpico dos 100m rasos) é o maior fã do GT-R em todo o mundo. Ele tem dois. E queria andar no GT-R no Rio também, então nós vamos trazer o carro para o Brasil", brincou Valls. Com o dólar em alta, o Nissan GT-R será mesmo um carro que poucos poderão alcançar. Nos Estados Unidos, ele está na faixa dos US$ 100 mil, o que, considerando ainda o tributo de importação, pode deixá-lo mais perto do R$ 1 milhão no Brasil.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Land Rover lança Discovery Sport diesel a partir de R$ 218.100,00



A Land Rover anunciou nesta terça-feira (27) a chegada das versões a diesel do Discovery Sport, a partir de R$ 218.100,00. O motor é o 2.2 de quatro cilindros. São 190 cavalos e 43 kgfm de torque. O câmbio é o mesmo automático de nove marchas que equipa as configurações a gasolina. Apesar de custar até R$ 36,6 mil a mais do que as versões equivalentes a gasolina, o Discovery Sport diesel tem como principais trunfos o torque, de 43 kgfm, e a autonomia, que, de acordo com a Land Rover, pode chegar a até 900 km com apenas um tanque. O SUV é oferecido em três versões, idênticas às com motor gasolina. A SE, mais barata, sai por R$ 218.100,00. Já a HSE sai por R$ 242.700,00, enquanto a HSE Luxury custa R$ 270.700,00. Todas são equipadas com tração integral com seletor de terreno, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sete airbags, multimídia com tela de 8 polegadas, bancos de couro, acesso e partida sem a necessidade de chave nas mãos, ar-condicionado digital de duas zonas e câmera de ré e sensores de luz, chuva e estacionamento. A opção mais cara possui a terceira fileira de bancos, luzes diurnas de LED, teto solar panorâmico, bancos com regulagem elétrica e memória para motorista e passageiro e som de melhor qualidade.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Volkswagen lança Fox Track a partir de R$ 45.390,00



A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (23) a chegada de uma nova versão do Fox, a Track. Ela será oferecida apenas na motorização 1.0 de três cilindros e 82 cavalos, com preços a partir de R$ 45.390,00. Na gama Fox, a Track será posicionada entre as versões Trendline e Comfortline, e traz, de série, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, lanternas escurecidas, rack de teto e rádio com conexão Bluetooth e entrada USB. O principal atrativo, porém, é vendido como opcional. É a nova central multimídia Composition Touch, ainda sem preço divulgado. A marca promete ser uma opção mais acessível do que as outras centrais do Fox, Composition Media e Discover Media. A opção tem tela menor, de 5 polegadas, contra 6,33 das demais e menos recursos. O espelhamento de smartphone está disponível apenas para aparelhos Android. As diferenças visuais estão nos faróis, com máscara negra e detalhes cromados, rack de teto, maçanetas e retrovisores na cor preta e adesivos com o nome da versão.

domingo, 25 de outubro de 2015

Novo Mini Cooper conversível chega ao Brasil no 1º semestre de 2016




A Mini, que faz parte do grupo BMW, anunciou nesta sexta-feira (23) a estreia da nova geração do Cooper conversível no Salão de Tóquio, que começa na próxima semana. O modelo com capota retrátil aparecerá nas concessionárias brasileiras até o final do primeiro semestre de 2016, com as mudanças que marcam a nova geração, principalmente com relação ao tamanho. Em comparação com o modelo vendido atualmente no Brasil (a partir de R4 140 mil), o Mini Cooper conversível ficou quase 10 centímetros maior no comprimento, ganhou 4,4 cm na largura e 2,8 cm no entre-eixos. A capota retrátil leva apenas 18 segundos para abrir ou fechar, seja parado ou em velocidade até 30 km/h. Com o teto fechado, o porta-malas comporta até 215 litros, mas quem prefere viajar ao ar livre precisa ser leve, já que o espaço cai para 160 litros. No Japão, onde ocorrerá a estreia, o modelo começa a ser vendido no primeiro trimestre do próximo ano em 3 versões, com motores turbo a gasolina de 1.5 (3 cilindros) de 136 cavalos de potência ou 2.0 (4 cilindros) de 192 cavalos, além de opção a diesel com 116 cavalos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Honda Civic 2016 tem preço divulgado nos EUA e detalhes revelados




O Honda Civic 2016, em sua nova geração, teve seus preços divulgados nos Estados Unidos nesta segunda-feira (19). O modelo chega ao Brasil no segundo semestre do próximo ano e seu preço varia de US$ 18.640 a US$ 26.500 no mercado norte-americano. Além dos valores, a empresa divulgou mais fotos e todos os detalhes técnicos para o carro no país.´ Com uma plataforma completamente nova, o Civic ficou maior. São 5 cm a mais na largura e 3 cm no entre-eixos. Na altura, ele está 2,5 cm mais baixo. E no porta-malas, o volume aumentou quase 74 litros. Com as medidas, o espaço interno também aumento, e a posição de dirigir ficou mais baixa. Nos Estados Unidos, o modelo ganhou terá duas novas motorizações, sendo uma 1.5 de quatro cilindros com turbo e injeção direta de combustível que chega a 174 cavalos, e outra um 2.0, também de quatro cilindros, com tecnologia iVTEC, de 158 cavalos. Serão quatro versões, com duas opções de câmbio. A básica, LX, só receberá motor 2.0 e câmbio manual de seis marchas. Já a EX, também equipada com o 2.0, pode ter transmissão CVT. A mesma caixa equipará as versões EX-T e EX-L, que contam com motor 1.5 turbo. Pela primeira vez, uma geração do sedã foi desenvolvida nos Estados Unidos (veja cada geração do Civic na linha do tempo). Em termos de conectividade, a Honda anunciou que o Civic terá as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay. A família do Civic também cresceu. Além do sedã, cupê e hatch de cinco portas. A marca também confirmou uma versão Type-R nos Estados Unidos pela primeira vez. A troca de gerações do Civic foi ousada, e segue a tradição da marca, de alternar mudanças radicais e promover apenas atualizações. Desta vez, o modelo ganhou ares de fastback, com uma queda prolongada da teto na traseira. Na dianteira, há faróis e luzes diurnas em LED. Já a grade se espalha até as extremidades do para-lamas. No centro, em destaque, o logotipo da Honda projetado. A traseira leva lanternas em formato de bumerangue, e também possui lâmpadas de LED. No interior, o Civic abandonou o painel em "dois andares". Agora, o quadro de instrumentos tem uma tela configurável em TFT, enquanto no centro do console, há uma tela de 7 polegadas. Antes desta, a maior revolução no sedã havia sido em 2006. As mudanças foram baseadas no Civic Concept, apresentado este ano no Salão de Nova York, em março.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

BMW lança novo M2 Coupé, sucessor do Série 1 M Coupé



A BMW apresentou nesta quarta-feira (14) o menor dos esportivos da família M, o M2 Coupé. Como a marca resolveu renomear a linha de cupês, o modelo é, na verdade, o sucessor do Série 1 M Coupé, da mesma forma que o M4 é, na verdade, a nova geração do M3 Coupé. O M2 Coupé traz o tradicional motor de seis cilindros em linha da BMW, só que reprogramado para despejar 370 cavalos nas rodas traseiras. O torque é de 47,4 kgfm, podendo chegar aos 51 kgfm com a função overboost acionada. O esportivo traz transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas. De acordo com a montadora, o M2 acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, com máxima limitada em 250 km/h. A Motorsport não colocou apenas um motor mais potente sob o capô do cupê. A preparadora também fez modificações em outros componentes. Os eixos, por exemplo, são construídos em alumínio, bem como a suspensão traseira, do tipo five-link, de alumínio forjado. Outros assistentes eletrônicos são o controle de largada e a possibilidade de alterar os modos de condução, com os mapas Comfort, Sport e Sport+. Há ainda, um controle de estabilidade dinâmico, que permite que as rodas patinem de forma moderada. No Reino Unido, o M2 Coupé chega em abril do ano que vem, a partir de 44.070 libras, o equivalente a R$ 262,1 mil, na cotação desta quarta-feira. A BMW do Brasil afirmou que não há definição sobre a chegada do modelo no país.

Mercedes-Benz lança van Vito a partir de R$ 104.990,00


No Brasil, a Mercedes-Benz tem dois segmentos claros de atuação: veículos comerciais, que vão desde a van Sprinter ao gigante caminhão Actros, e uma linha de passeio, do segmento premium. Os dois setores nunca estiverão tão próximos quanto agora, quando a marca lança no país a a van Vito. O modelo estará disponível em versões furgão e para passageiros, com preços a partir de R$ 104.990,00. O modelo será vendido nas concessionárias de comerciais da marca, e como pesa menos de 3.500 kg, pode ser dirigido por motoristas habilitados na categoria B. Ele chega até o final do ano, nas seguintes configurações: Vito 111 CDI: única versão com carroceria furgão. Tem 1.225 kg de carga útil e 6m³ de volume, traz motor 1.6 diesel de 114 cavalos e 27,5 kgfm de torque. Custa R$ 104.990,00 sem ar-condicionado, e R$ 109.990,00 com ar-condicionado. Já tem, de série, rádio com conexão Bluetooth e entrada USB, controles de tração e estabilidade, assistentes de monitoramento de cansaço, de partida em rampa e de vento lateral e direção elétrica. Vito Tourer 119 Comfort 8+1: versão para passageiros mais em conta, sai por R$ 129.990,00, e conta com ar-condicionado frontal e traseiro, assentos com fixação Isofix e cintos de três pontos, além dos demais equipamentos, já presentes na 111 CDI. Tem motor 2.0 turbo flex, de 184 cv. Vito Tourer 119 Luxo 7+1: opção mais completa da gama, custa R$ 139.990,00, e apesar de ter um assento a menos, traz bancos revestidos em courino com inclinação individual. Traz, além dos itens da Comfort, volante multifuncional, painel de instrumentos mais completo, farol de neblina, rodas de liga leve e para-choque na cor do veículo. Todas as versões são equipadas com câmbio manual de seis marchas. Nas medidas, surpreende o porte compacto, considerando o modelo ser uma van. Ela tem 5,14 m de comprimento, 3,20 m de entre-eixos e 1,91 m de altura. Uma Chevrolet S10, por exemplo, tem 5,35 m de comprimento e 3,10 m de entre-eixos. Em porte, ela se assemelha a Jac T8 e Kia Grand Carnival, por exemplo, ficando entre elas também no preço. Enquanto a van chinesa custa R$ 91.990,00, a familiar da Kia sai por R$ 244.900,00. O Vito, que na Europa se chama Classe V, foi avaliado pelo Euro NCap, instituto indepentende que avalia a segurança de veículos. No teste de 2014, o modelo recebeu 5 estrelas, com boa proteção para motorista e passageiros. Por lá, o modelo pode receber transmissão automática e um interior muito mais refinado, com apliques que imitam madeira, central multimídia e, aparentemente, materiais de melhor qualidade.

domingo, 4 de outubro de 2015

Conheça os detalhes do Model X, primeiro SUV elétrico da Tesla





A Tesla revelou nos Estados Unidos seu primeiro SUV elétrico, produto que tem como objetivo tornar a empresa rentável após anos de prejuízo. Além de ser a entrada da empresa americana em novo segmento, o Modelo X traz famosas portas do estilo "asa de gaivota" para as entradas na parte traseira e também um ar condicionado que protege os ocupantes de vírus e bactérias. Existem duas versões de motorização para o Model X: a versão "básica" 90D possui dois motores de 259 cavalos, um para cada eixo, enquanto a top de linha utiliza um motor de 259 cavalos na dianteira e outro, ainda mais poderoso, de 503 cavalos na traseira. Ambas versões chegam a 250 km/h de velocidade máxima. Graças aos motores elétricos, a aceleração do Model X é impressionante. Na versão 90D faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, mas ainda distante da P90D, que leva somente 3,2 segundos para alcançar tal marca. O para-breisa do Model X também não é nada convencional. Com vidro que se estende pelo teto do veículo, o SUV faz com que o usuário se sinta "como em um helicóptero" devido ao amplo tamanho da área envidraçada. Chamada de "falcon wings" (asas de falcão, em inglês), pela fabricante, as portas traseiras do veículo realmente chamam a atenção. Além de ornamentar com o visual, elas possuem um efeito prático: facilitar a entrada para a terceira coluna de assentos, já que o carro leva até 7 pessoas. As portas, inclusive, se encolhem para abrir e fechar, ajudando em locais de tamanho reduzido. Como foi dito, o Model X pode levar até 7 adultos, com três fileiras de bancos. É possível escolher entre opções com 2 assentos ou 3 assentos na segunda fileira. Sempre alvo de preocupação, a autonomia do Model X promete ser confortável para os usuários. A marca divulga média de 400 km e justifica a média pelo baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico. Um artifício utilizado pela marca é um spoiler traseiro, que é ativado automaticamente. Segundo a fabricante, o ar condicionado do SUV é capaz de filtrar impurezas do ar, impedindo bactérias, vírus e poluição de entrarem na cabine. O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, estima que 25 mil unidades do Model X já foram encomendadas pela internet. As entregas serão feitas entre 8 e 12 meses, disse a agência Reuters.