terça-feira, 13 de agosto de 2019

Bentley de 1939 destruído na Segunda Guerra Mundial é reconstruído pela empresa




A indústria automotiva está repleta de casos de restauração de modelos históricos. Mas a centenária fabricante inglesa de carros de luxo Bentley finalizou um processo de reconstrução de um exemplar único. É um Corniche, de 1939. A única unidade havia sido feita sob encomenda para um piloto grego, mas, depois de dois acidentes, foi destruída em um bombardeio na França logo no início da Segunda Guerra Mundial. Mas a história começa bem antes. O Corniche foi construído a partir do 4 Litre, um dos carros da marca na época. O resultado ficou tão bom que a Bentley pensou em oferecer o veículo regularmente, como parte de sua linha. O Corniche trazia preocupações com aerodinâmica até então inexistentes. Ele também usava um motor do Mark V, mas com melhorias. Em testes, ultrapassou os 160 km/h, marca respeitável para a época. Após os testes de velocidade, o Corniche seguiu da Inglaterra para a França. Porém, um acidente com um ônibus obrigou a empresa de carrocerias francesa Vanvooren a reconstruir o veículo. Em agosto de 1939, o carro finalmente ficou pronto, e seguiu para novos testes, desta vez na própria França. Só que um novo acidente acabou destruindo o veículo pela segunda vez. Mas a Bentley já havia se comprometido a exibir o Corniche em uma feira de automóveis naquele mesmo ano. Com isso, decidiu-se separar a carroceria do chassi, e realizar uma nova reconstrução. Quando a carroceria finalmente ficou pronta para ser transportada para a Inglaterra, houve um problema logístico no porto de Dieppe, na França. Por uma triste coincidência, o atraso ocorreu exatamente no início da Segunda Guerra Mundial, e as instalações onde o carro estava acabaram sendo bombardeadas. A ideia de restaurar o Corniche surgiu há alguns anos, por funcionários das fundações W.O. Bentley Memorial e Sir Henry Royce Memorial. A carroceria foi construída a partir dos desenhos originais, cedidos pela família do projetista, George Paulin. Em fevereiro do ano passado, o atual presidente da Bentley, Adrian Hallmark pediu que o veículo fosse trazido de volta para a empresa, para ter a restauração finalizada. O objetivo era mostrar o “novo” Corniche nas celebrações do centenário da fabricante, que hoje pertence ao Grupo Volkswagen. O trabalho de restauração foi feito pela divisão de projetos especiais da Bentley, a Mulliner. O Corniche será exibido em um evento em setembro, e depois vai integrar a frota de veículos clássicos da fabricante.

Audi A4 Avant e A5 Sportback ganham equipamentos e pacote S-Line de série





A Audi anunciou a chega de novidades para a perua A4 Avant e o sedã A5 Sportback. Agora com mais equipamentos e pacote S-Line, os modelos partem de R$ 209.990 e R$ 231.990, respectivamente, por tempo limitado. Os preços ficarão maiores após a ação especial. Depois do período promocional, não especificado pela marca, os valores subirão para R$ 219.990 no A4 Avant e R$ 248.990 no A5 Sportback. Ambos são equipados com motor 2.0 turbo de 190 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque, e transmissão de dupla embreagem com 7 marchas. A perua ganha visual mais agressivo, com detalhes pintados em preto substituindo acabamentos cromados, rodas de 18 polegadas, além de para-choques mais esportivos. Entre os equipamentos, o modelo tem, de série, faróis full LED, teto solar elétrico, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, ar-condicionado digital de 3 zonas, câmera de ré, chave presencial e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Há ainda central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, e quadro de instrumentos digital com 12,3 polegadas. Como opcionais, a versão oferece piloto automático adaptativo e assistente de permanência na faixa. Assim como no A4 Avant, o A5 também adora aparência mais esportiva com ausência de cromados e aberturas pronunciadas. As rodas são de 19 polegadas. O sedã é equipado com faróis full LED, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de 3 zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, central multimídia, quadro de instrumentos digital, piloto automático, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos e câmera de ré. Como opcionais, a versão oferece piloto automático adaptativo e assistente de permanência na faixa.

BMW inicia pré-venda do X2 M35i, de 306 cavalos, por R$ 313.950



O BMW X2 ganhou uma nova configuração topo de linha no Brasil. Equipada com motor mais potente e visual esportivo, a versão M35i está em pré-venda por R$ 313.950 - as primeiras unidades serão entregues em setembro. O grande diferencial do X2 M35i está no motor 2.0 turbo, com 306 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 8 marchas. De acordo com a BMW, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Como comparação, a versão de entrada sDrive18i GP tem um 1.5 turbo de 136 cavalos, enquanto as variações sDrive20i têm um 2.0 turbo de 192 cavalos. As três versões mais em conta têm motorizações flex. Para fazer jus ao conjunto mecânico, o visual do modelo também ganha apelo esportivo com o pacote M Performance. O kit adiciona aerofólio, soleira com inscrição M35i, pacote aerodinâmico e rodas de 20 polegadas, todos da linha M Sport. Estão entre os equipamentos de série faróis full LED, head-up display, teto solar panorâmico, 6 airbags, pneus run flat, controles de estabilidade e tração, abertura e fechamento elétricos do porta-malas, sistema de som Harman Kardon e central multimídia com Apple CarPlay. Há ainda assistente para mudanças involuntárias de faixa, aviso de colisão frontal com frenagem automática, faróis altos automáticos e sistema de estacionamento semi-autônomo.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Renault Duster ganha série limitada GoPro com câmera 4K a partir de R$ 81.890


O Renault Duster, próximo de chegar à uma geração totalmente nova, ganhou a série limitada GoPro em parceria com a fabricante de câmeras portáteis. Disponível em duas versões, o modelo parte de R$ 81.890. Veja os preços Duster GoPro 1.6 CVT – R$ 81.890 Duster GoPro 2.0 4x4 – R$ 85.790 Como principal diferencial, a série vem equipada com uma câmera GoPro Hero 7 Black que custa, em média, R$ 1,8 mil em lojas online, e um suporte para que ela seja fixada no vidro. O equipamento é capaz de fazer imagens em 4K, ficar submerso em até 10 metros de água e transmitir vídeos ao vivo em redes sociais e plataformas de vídeos. A edição limitada também ganha o pacote Outsider, com proteção no para-choque dianteiro, faróis auxiliares e alargadores plásticos nos para-lamas. A versão 2.0 tem ainda rodas pretas e diamantadas. Central com Android Auto e Apple CarPlay faz parte dos itens de série. Um dos principais motivos para que um modelo passe a ganhar seguidas séries especiais, normalmente com atraentes pacotes de equipamentos, é a proximidade do seu fim. Com o Duster, não deve ser diferente. O SUV tem uma renovação (ainda não se sabe se será uma nova geração ou apenas uma reestilização mais profunda) prevista para chegar ao Brasil no início de 2020 e já roda em testes por aqui. Além do visual e dos equipamentos, também é esperado que o modelo substitua o motor 2.0 aspirado por um inédito 1.3 turbo.

Fiat Cronos 2020 ganha versão com visual esportivo e preços chegam em R$ 85 mil



O conceito Cronos Sport, mostrado pela Fiat no último Salão do Automóvel, em novembro passado, acaba de se tornar realidade, por meio da versão HGT, principal novidade da linha 2020 do sedã. Ela traz visual esportivo, e é a nova opção topo de linha. Veja os preços de todas as versões: Cronos 1.3 – R$ 58.990 (sem aumento) Cronos Drive 1.3 manual – R$ 61.990 (sem aumento) Cronos Drive 1.3 automatizado – R$ 66.690 (sem aumento) Cronos Drive 1.8 automático – R$ 69.990 (era R$ 65.990) Cronos Precision 1.8 automático – R$ 75.490 (era R$ 69.990) Cronos HGT 1.8 automático – R$ 78.490 (versão inédita) As versões com motor 1.3 de 109 cavalos mantiveram os preços da linha 2019. No entanto, houve mudanças naquelas com motor 1.8 de 139 cv, que agora só é oferecido com câmbio automático de 6 marchas. Oferecido exclusivamente com motor 1.8 e câmbio automático de 6 marchas, o Cronos HGT tem elementos visuais que remetem à esportividade. É o caso das rodas de 17 polegadas, que recebem pintura preta. A cor também está presente nos retrovisores, saias frontais, laterais e traseiras. Os logotipos da Fiat, bem como o nome do carro e versão também foram escurecidos. No interior, a maior diferença para as demais versões é o teto, que recebe forração em preto. Apesar de todo o apelo esportivo, o Argo HGT não tem ajustes específicos para suspensão, direção, ou qualquer outro elemento que melhore o desempenho. Sequer a um modo “Sport”, como acontece em outros modelos com esta aspiração. A Fiat afirma que esta versão deva representar entre 8% e 10% das vendas do Cronos. O HGT é baseado na versão Precision. Mas a lista de equipamentos é mais generosa. De série, há ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 7 polegadas, quadro de instrumentos parcialmente digital, alavancas atrás do volante para mudança de marchas, sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade e controle de velocidade de cruzeiro. Como opcionais, são oferecidos airbags laterais (R$ 2.500), bancos de couro (R$ 1.500), câmera de ré (R$ 700), acesso e partida sem a necessidade de chaves nas mãos, sensores de luz e chuva e retrovisor antiofuscante (R$ 2.000) e teto com pintura bicolor (R$ 500). Com todos os itens, o preço do Cronos salta para R$ 85.690, valor suficiente para adquirir versões de entrada de sedãs médios, como Toyota Corolla (R$ 79.990) e Mitsubishi Lancer (R$ 81.990).