terça-feira, 12 de março de 2019

Porsche 911 - Primeiras impressões



É entrar no carro e perceber que, ali, as coisas são diferentes. Ignição do lado esquerdo. No centro do painel, o mostrador principal não é o velocímetro, mas um enorme conta-giros analógico. Ao dar a partida, o som do motor surge não da frente, mas da traseira do veículo. Com o Porsche 911, tem sido assim desde 1963. Não é à toa que a marca chama seu principal modelo de “máquina atemporal”. Parar no tempo seria um erro fatal para a empresa, e os alemães sabem disso. A resposta é a oitava geração do Porsche 911, de codinome 992, que traz importantes avanços técnicos. O G1 participou do evento mundial de lançamento do novo 911, em Valência, na Espanha. Por aqui, o esportivo só desembarca em maio, inicialmente nas versões Carrera S e Carrera 4S. Na Espanha, foi possível pilotar o esportivo no circuito Ricardo Torno, em um trajeto de cerca de 100 km pelas estradas da região e também conhecer o “Wet Mode”, uma das novidades desta geração. Antes de falar o que é totalmente novo, vale um registro para aspectos que mudaram, mas que deixam o gostinho de deja-vu. Reparou na tampa do capô dianteiro? A versão dos anos 70 também serviu de referência para os designers da Porsche criarem as formas básicas do interior, seguindo o estilo minimalista e dispondo a maior parte dos instrumentos horizontalmente. No modelo 2019, a simplicidade reina. Nenhum elemento parece ser desnecessário ou estar fora de posição. O trabalho foi tão bem feito, que o 911 que se despede do mercado teve sua cabine envelhecida uns 10 anos quase que instantaneamente. O mesmo acontece com a enorme central multimídia de 10,9 polegadas. Ele subiu, e foi reposicionado acima das saídas de ventilação.

quinta-feira, 7 de março de 2019

Alfa Romeo Tonale é o primeiro SUV compacto e híbrido da marca



Todo mundo sempre quer um espacinho a mais no famigerado segmento dos SUVs. Já com o médio Stelvio em linha, a Alfa Romeo mostrou no Salão de Genebra o conceito do compacto Tonale, que deve ter sua versão final apresentada em 2020. Mais do que o primeiro SUV compacto da marca, ele estreará a tecnologia híbrida plug-in na gama da italiana. Detalhes sobre a mecânica ainda não estão disponíveis, mas já se sabe que ele terá um motor a combustão na dianteira e outro na traseira para formar um sistema elétrico de tração nas quatro rodas como nos novos Renegade e Compass híbridos plug-in, também revelados em Genebra. É possível, inclusive, que o Tonale de produção utilize o conjunto mecânico de um dos "primos" Jeep. O modo Dual Power extrairá o máximo de potência e torque dos motores. Todo carro leva consigo uma legião de fãs que, em muitos casos, formam clubes para encontros esporádicos. Entre os donos de Alfa Romeo a prática é recorrente - e a fabricante sabe disso. Por isso, o Tonale é conectado às comunidades da Alfa Romeo, como se fossem redes sociais, divididas em duas modalidades: Alfista e Paddock. Alfista - fornece uma interface totalmente conectada a clubes e eventos da Alfa Romeo, como passeios e reuniões, com possibilidade de confirmar presença nos eventos, além de mostrar as últimas notícias sobre a marca. É possível também comprar entradas para a Alfa Romeo Racing. Paddock - uma espécie de garagem ou oficina virtual com possibilidade de compra em tempo real de acessórios e upgrades para o modelo. De acordo com a Alfa Romeo, o Tonale busca "reinterpretar o DNA da marca" para captar novas ideias de "beleza, energia, harmonia e eficiência". Por isso, remete a modelos antigos, como as rodas inspiradas nas usadas pelo 33 Stradale da década de 1960, os faróis afilados e com três canhões que lembram os do Brera de 2005 e do SZ da década de 1990, e as formas que homenageiam o Disco Volante de 2013 e o Duetto, também dos anos 60. O interior, apesar de conceitual, aponta para novas tendências visuais da marca. O controle do ar-condicionado de duas zonas fica nas próprias saídas, como no Audi TT, o quadro de instrumentos é digital (com tela de 12,3 polegadas) e há uma central multimídia com 10,25 polegadas.

Koenigsegg Jesko tem motor V8 biturbo flex de 1.600 cavalos



O Koenigsegg Jesko chegou para, finalmente, ocupar o trono deixado pelo Agera. Com nome inspirado no pai do fundador da marca, o hiperesportivo apresentado no Salão de Genebra tem motor flex de até 1.600 cavalos de potência. É o já conhecido 5.0 V8 biturbo de seu antecessor, mas com algumas alterações, como o compressor elétrico que reduz o tempo de resposta do turbo para eliminar o famoso "lag", turbinas maiores, controle de pressão e injeção de combustível otimizados e o virabrequim a 180 graus. Com isso, ele pode ser abastecido a gasolina ou com E85 (composto por 85% de etanol). Com gasolina, o motor entrega 1.280 cavalos de potência, enquanto com o E85 são 1.600 cv. Números impressionantes também chegam do torque, de 153 kgfm a 5.100 rpm. Mas não é só isso: entre 2.700 e 6.170 rpm, o Jesko pode entregar ainda 102 kgfm de torque extras. Tempos de aceleração não foram divulgados. A marca promete revolução também na transmissão, a Light Speed Transmission, de 9 marchas, que como o nome sugere, diz fazer trocas de marcha "quase na velocidade da luz" por ter múltiplas embreagens que eliminam o tempo perdido entre a sincronização de marchas. De acordo com a Koenigsegg, as trocas são feitas de forma extremamente rápidas mesmo que as marchas desejadas não estejam em sequência. Por exemplo: é possível ir da 7ª para a 4ª marcha de maneira imperceptível.

Salão do Automóvel de Genebra 2019: veja fotos das máquinas







"Carro voador", Bugatti de R$ 47 milhões, Ferrari de 720 cavalos e outros destaques do evento.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Tesla diz que seu carro elétrico de US$ 35 mil está pronto para a venda



A Tesla disse nesta quinta-feira (28) que a versão de entrada do Model 3, anunciado como um automóvel elétrico para as massas, está disponível para encomendas por um preço de 35.000 dólares, com entrega prometida para dentro de um mês. Lançado em 2017 como o carro mais barato da montadora americana, o Model 3 finalmente recebe sua versão mais em conta. No início, a empresa vendia apenas versões de mais de US$ 49 mil, e a opção intermediária de US$ 45 mil chegou apenas em 2018. O anúncio cumpre com a visão do fundador e chefe da Tesla, Elon Musk, que promoveu um automóvel elétrico mais acessível como parte de sua ideia para afastar os motoristas dos veículos que funcionam a gasolina. Para que seja menos caro, a Tesla disse que só será vendido através da Internet. O Model 3 "padrão" tem uma autonomia menor, de 350 km, antes da recarga. Suas especificações incluem uma velocidade máxima de 208 km por hora e uma aceleração de 0-96 km/h em 5,6 segundos. "Embora seu custo seja mais baixo, foi projetado para alcançar a mesma qualificação de segurança perfeita de cinco estrelas que a versão de maior alcance", disse a Tesla. A Tesla também apresentou um Model 3 Standard Range Plus, que oferece 386 km de alcance, uma unidade de tração mais potente e características interiores premium por um preço de 37.000 dólares.