sábado, 18 de agosto de 2018

Renault revela Logan Stepway na Rússia


A Renault apresentou na Rússia uma nova versão do Logan, chamada de Stepway, assim como acontece com o Sandero no Brasil. Enquanto no mercado brasileiro, a montadora apostou na versão com visual mais aventureiro apenas para o hatch, ela foi expandida também para o sedã por lá. O Logan Stepway russo tem câmbio CVT e motores 1.6, que podem ter 82 cv, 102 cv ou 113. Juntamente com o Logan, o Sandero Stepway também foi apresentado naquele mercado. O sedã ficou mais robusto, com novos para-choques e molduras plásticas, o que dá uma leve impressão de veículo off-road para o Logan. Como ocorreu com a receita no Sandero, as suspensões também foram elevadas, o que pode ser uma boa solução para rodar por vias esburacadas.

Fiat Toro ganha nova versão topo de linha chamada Ranch


A Fiat Toro passa a ter uma nova versão topo de linha, chamada Ranch, a partir da última semana deste mês. Ela vai custar R$ 149.990. Assim como a atual configuração mais cara da picape, a Volcano, a Ranch contará com motor 2.0 diesel com turbo de 170 cavalos, câmbio automático de 9 marchas e tração integral. A nova versão tem ainda protetor do vidro traseiro, soleira metálica exclusiva, para-barros dianteiro e traseiro e protetor do tanque de combustível. Visualmente, conta com retrovisores, estribos laterais, gancho de reboque removível e santantônio com efeito cromado. Os bancos são em couro marrom, com o logotipo “Ranch” nos encostos dianteiros, além dos tapetes, console central e portas dianteiras. O marrom também aparece nos painéis de porta e apoio de braços e na costura da coifa do câmbio, do freio de mão e do volante, além da moldura do rádio, das saídas de ar e das alças da porta. Os equipamentos são os mesmos da versão Volcano Diesel, que custa R$ 142.990: direção e vidros elétricos, ar-condicionado de duas zonas (controle individual para motorista e passageiro), central multimídia com tela sensível ao toque de 5 polegadas e quadro de instrumentos com display em TFT de 7 polegadas, colorido. O Toro Ranch também tem faróis de neblina "cornering" (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos), descansa-braço traseiro, sensor de chuva (para o limpador de para-brisa), câmera de ré, sensor crepuscular (para o farol), retrovisor interno eletrocrômico (escurece automaticamente), comandos ao volante, ajuste elétrico do banco do motorista, refrigeração no porta objetivos do console central, além de partida por botão e remota. Toro 2019: veja preços Endurance (motor 1.8 flex e câmbio automático de 6 marchas): R$ 90.990 Freedom Flex (idem): R$ 102.990 Volcano (motor 2.4 flex e câmbio automático de 9 marchas): R$ 115.690 Blackjack (idem): R$ 117.490 Freedom Diesel (motor 2.0 diesel e câmbio automático de 9 marchas): R$ 131.590 Volcano Diesel (idem): R$ 142.990 Ranch (idem): R$ 149.990

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Criado na Estônia, carro de 3 rodas une visual clássico com motor elétrico



Criado na Estônia, o Nobe 100 é um carro que utiliza os mais variados e inusitados conceitos em um só. Além de um visual clássico, o modelo é movido por energia elétrica e tem apenas 3 rodas - 2 na frente e uma na traseira. Quem está por trás do projeto é Roman Mujlar, CEO da Nobe, que definiu o modelo como uma opção moderna para rodar nas cidades. Com a capacidade de fazer de 0 a 100 km/h em 5,9 segundo, o modelo leva até 2 horas para recarregar por completo. Sua autonomia é de 220 quilômetros e a velocidade máxima de 110 km/h. A companhia está arrecadando fundos na internet para iniciar a produção do modelo.

terça-feira, 10 de julho de 2018

Ford Maverick era lançado há 45 anos no Brasil; donos falam do amor pelo carro




Sonho de consumo de vários jovens nos anos 1970, o Ford Maverick está completando 45 anos. Seu lançamento foi em junho de 1973, mas sua vida foi mais curta do que a fama que o cupê carrega. Ele acabou descontinuado seis anos depois, em 1979. Foram pouco mais de 100 mil unidades produzidas e vendidas neste período. Donos do modelo, José Ricardo Queiroz e Gregory Vaz destacam o conforto proporcionado pelo modelo. Outro proprietário, Juninho Fonseca diz que gosta do cupê pelo desenho cheio de personalidade. O Maverick teve três motorizações. No lançamento, saía de fábrica com um 3.0 de 6 cilindros e 112 cavalos. Depois, este propulsor foi substituído por um 2.3 de quatro cilindros e 99 cv. A combinação mais famosa, no entanto, era com o V8 5.0 (de codinome 302, em alusão ao volume de 302 polegadas cúbicas, ou 5 litros) de 197 cv. A história do Maverick começa no final dos anos 1960, nos Estados Unidos. Por lá, a Ford queria um modelo compacto, para ficar abaixo do Mustang. Por aqui, o posicionamento foi bastante diferente. Ele foi colocado entre o Corcel, modelo menor, e o Galaxie. Seu maior rival seria o Chevrolet Opala. Além do cupê, a carroceria mais tradicional do Maverick, o modelo também teve duas variações. O sedã de quatro portas tinha entre-eixos maior, mas não fez tanto sucesso em uma época que os brasileiros gostavam de modelos com apenas duas portas. Uma outra versão é ainda mais rara. A concessionária paulistana Souza Ramos fazia uma modificação na carroceria que transformava o sedã em uma perua. Não há estimativa de quantas unidades foram produzidas.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Maior coleção de carros da Ford é leiloada por R$ 27 milhões na Holanda





A maior coleção de carros da Ford do mundo foi leiloada no último sábado (23) pela Bonhams. O acervo de 220 veículos pertencia a um museu na Holanda, e foi arrematado por 6,1 milhões de euros, ou o equivalente a R$ 27,2 milhões (na cotação desta segunda-feira). Entre os veículos arrematados, destaque para dois modelos dos anos 1900, que foram vendidos por mais de R$ 1,5 milhão, cada. O Ford Model B Tonneau, de 1905, foi vendido por 419,7 mil euros, ou R$ 1,84 milhão. Oferta parecida, de 345 mil euros (R$ 1,51 milhão), teve o Model K de 1906. Além de carros clássicos, a coleção também tinha caminhões e vans, de diversas épocas. O acervo do museu Den Hartogh entrou para o livro dos recordes em 2002, como a maior coleção de veículos da Ford do mundo. Os modelos pertenciam a Piet den Hartog, que juntou os automóveis ao longo de 50 anos. Eles ficavam distribuídos por três pavilhões. O museu estava fechado desde 2016, seis anos após a morte de den Hartog.