quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Start-up lança superesportivo elétrico com 1.360 cavalos




A start-up NextEV lançou nesta segunda-feira (21), na galeria Saatchi em Londres, um superesportivo elétrico com 1.360 cavalos de potência, capaz de acelerar de 0 a 200 km/h em 7,1 segundos, segundo a empresa. É a primeira iniciativa de carros de produção do grupo de origem chinesa que venceu o campeonato de pilotos da Fórmula E em 2015, com o piloto brasileiro Nelsinho Piquet. De acordo com a fabricante, o veículo foi testado no circuito do Nürburgring Nordschliefe, na Alemanha, e cravou o melhor tempo já registrado para um modelo movido a eletricidade: 7 minutos e 5 segundos. Com 4 motores (1 em cada roda), o superesportivo elétrico foi desenhado para atingir velocidade máxima limitada a 313 km/h e pode percorrer até 427 quilômetros com uma carga de bateria. São necessários apenas 45 minutos para recarregar. A carroceria e o chassis são feitos de carbono e estabilizados por suspensão ativa com controle hidráulico para definir a altura em relação ao solo. "O Nio EP9 nasceu para ampliar os limites e é o primeiro estágio de produção automotiva para a Nio. É uma declaração sobre a nossa visão e sobre nossas capacidades técnicas e de produção", afirmou em nota, William Li, fundador da NextEV.

Fiat Mobi com motor 1.0 de 3 cilindros custará R$ 39.870


A Fiat revelou nesta quarta-feira (23) o preço do Mobi Drive, versão do compacto que possui motor 1.0 de 3 cilindros e que foi apresentada pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A montadora acredita que ela deverá responder por 20% das vendas do carro já em 2017. Veja os preços da linha 2017 do Mobi: Easy - R$ 32.380 Easy On - R$ 36.340 Like - R$ 38.470 Drive - R$ 39.870 Like On - R$ 42.930 Way - R$ 39.890 Way On - R$ 44.460 Desenvolvido para o mercado brasileiro, o propulsor rende 77 cavalos de potência e 10,9 kgfm de torque com etanol. Ele é da nova "família" FireFly e estreou no Uno, em setembro passado -o fato de o Mobi não ter sido lançado já com esse motor, mas o defasado Fire de 4 cilindros, foi uma das principais críticas que o hatch recebeu. Segundo a Fiat, a linha FireFly foi criada para priorizar o consumo e ter melhor funcionamento em baixos e médios giros. No Mobi Drive, a média de consumo com etanol é de 9,6 km/l (cidade) e 11,3 km/l (estrada). Com gasolina, o gasto fica em 13,7 km/l (cidade) e 16,1, km/l (estrada). (Correção: ao publicar a reportagem, o G1 errou ao informar que o consumo médio com etanol na cidade era de 8,6 km/l. A informação foi corrigida às 12h22). A diferença do 3 cilindros da Fiat, em relação aos utilizados pelos rivais, é ter 2 válvulas por cilindro, enquanto os outros têm 4. “Desenhamos este motor com 2 válvulas por cilindro porque, quando existem as 4, não é em todo momento que todas as válvulas estão funcionando. Assim, o modelo se torna mais econômico”, disse Erlon Rodrigues, engenheiro da Fiat.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Volkswagen mostra Golf de 400 cv e anuncia nova família de carros


A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (8), no Salão do Automóvel 2016, que investirá 7 bilhões de reais até 2020 no Brasil, para uma nova família de carros compactos, que inclui um SUV. Focando no futuro, a montadora não trouxe nenhum grande lançamento para o evento, mas apostou em conceitos. Um dos destaques foi o elétrico Budd-e. É uma "nova Kombi" com interior futurista, que foi apresentada em janeiro deste ano na feira de tecnologia CES, nos Estados Unidos. Para os fãs de supercarros, a maior atração é outro conceito, o Golf GTE Sport, um híbrido com 400 cavalos de potência. Ele é empurrado por um motor 1.6 TSI, derivado do propulsor usado no mundial de rali, aliado a dois motores elétricos. O modelo, que aponta para o futuro do Golf GTI, acelera a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge 280 km/h de velocidade máxima, segundo a fabricante. No entanto, ele não é inédito: foi mostrado pela primeira vez em maio de 2015, na Alemanha. Além dele, os visitantes poderão ver um carro conceito brasileiro, feito pelo time de design concentrado em São Bernardo do Campo (SP).

Lançamentos da Audi no Salão de São Paulo somam 2.425 cavalos



A Audi apostou na esportividade em sua apresentação no Salão de São Paulo nesta terça-feira (8) As 4 principais atrações, somadas, possuem 2.425 cavalos. Nenhuma delas tem menos de 600 cv. Com um atraso de quase dois anos, a nova geração do R8 vai estrear no Brasil. Ela foi apresentada no Salão de Genebra de 2015. Demorou a desembarcar no Brasil por conta dos altos estoques da geração que se despede. A chegada foi apresentada pela atriz Isis Valverde. O novo R8 será vendido no pais na versão maais potente, V10 Plus, que traz motor de 610 cv e 57,1 kgfm. O superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, e atinge 330 km/h. O preço? R$ 1.170.990. O estande da marca alemã ainda tem outras novidades, como a dupla RS 6 e RS 7 Performance, que sai de fábrica com melhorias no motor V8 e 4 litros, que teve a potência aumentada para 605 cv. Outro modelo que compartilha este motor é o sedã de luxo S8, na versão Plus.

Kia mostra SUV híbrido Niro e Cerato 'mexicano' no Salão do Automóvel de SP





A marca coreana tem presença discreta no Salão de São Paulo. Em seu estande, dois destaques: o Cerato reestilizado e o Niro. O primeiro é o sedã, velho conhecido do público brasileiro. A novidade é que ele é o primeiro a ser produzido na nova fábrica da Kia no México. Na comparação com o carro já vendido no Brasil, o design foi renovado. O conjunto mecânico não sofreu mudanças, com o 1.6 de 126 cavalos que também equipa o HB20. O outro modelo que a Kia volta suas atenções é inédito no país, o SUV híbrido Niro. Mas ele não deve ser vendido por aqui. Menor do que o Sportage, o Niro tem potência somada de 146 cv, derivados do conjunto formado pelo 1.6 a combustão e pelo propulsor elétrico. Segundo a Kia, faz 21,7 km/l.