sábado, 3 de setembro de 2016

BMW anuncia produção nacional do X4



A BMW anunciou nesta segunda-feira (29) a produção nacional do X4. O SUV é o sexto modelo a ser produzido na unidade de Araquari (SC). De lá, já saem Série 1, Série 3, X1, X3 e Mini Countryman. O início da produção será na próxima quarta-feira (31), e as unidades abastecerão somente o mercado local. De acordo com a fabricante, o X4 brasileiro vai ajudar o modelo a vender 50% mais, saltando de 30 unidades para 45 unidades mensais. A versão nacional será a X4 xDrive28i X Line, que traz motor 2.0 a gasolina, com 245 cavalos. Não há expectativa de uma versão bicombustível, pelo menos por enquanto. A tabela de preços não sofrerá alteração, e ele segue custando R$299.950,00. A versão xDrive35i M Sport, mais potente, segue importada dos Estados Unidos. Mesmo sem alteração no preço, o volume de vendas deve crescer porque a oferta do modelo estava limitada pela capacidade de importação, segundo Helder Boavida, que assumiu a presidência da BMW do Brasil em fevereiro deste ano. Com o início da produção do X4, a primeira fábrica da BMW no Brasil deve encerrar 2016 com 16 mil unidades produzidas, metade da capacidade da planta, de 32 mil veículos por ano - uma ociosidade perto da média da indústria automotiva atualmente. Neste número também estão incluídas unidades feitas para exportação, como os 10 mil X1 que serão enviados para os Estados Unidos. A BMW foi da liderança para a terceira posição em vendas do mercado premium no ano passado e espera manter as vendas perto da estabilidade neste ano de queda, inclusive para o mercado premium, que se mantinha afastado da crise. A expectativa da fabricante alemã é que o mercado premium encolha em ritmo próximo ao geral, com queda de cerca de 20%, de 58 mil para 47 mil unidades. Em 2015, as marcas de luxo cresceram 20%.

Ford Focus vai de R$74,5 mil a R$107 mil na linha 2017


Em agosto, a Ford mostrou mudanças de pacotes de equipamentos na linha 2017 do Focus Hatch e Fastback, mas não os preços, que entraram no site da montadora apenas nesta quinta-feira (1). Focus Hatch SE 1.6 - R$74.590,00 Focus Hatch SE Plus 1.6 - R$83.490,00 Focus Hatch SE Plus 2.0 PowerShift - R$91.990,00 Focus Hatch Titanium 2.0 PowerShift - R$101.290,00 Focus Hatch Titanium Plus 2.0 PowerShift - R$107.390,00 Focus Fastback SE 2.0 PowerShift - R$82.690,00 Focus Fastback SE Plus 2.0 PowerShift - R$91.990,00 Focus Fastback Titanium 2.0 PowerShift - R$101.290,00 Focus Fastback Titanium Plus 2.0 PowerShift - R$107.390,00 Sem mudanças no visual, a grande novidade da linha 2017 é a estreia da última geração do sistema multimídia da Ford, o Sync 3, que tem conectividade com smartphones por meio das plataformas Apple CarPlay e Android Auto. Neste primeiro momento, o equipamento aparece de série a partir da versão SE Plus, o que inclui também a topo de linha Titanium. O novo multimídia possui tela sensitiva de 8 polegadas, processador mais rápido e acesso simplificado a comandos, seja por meio de reconhecimento de voz ou toques na tela. A versão de "entrada" (SE), a única a ter opção com motor 1.6 (135 cv), ganhou alarme volumétrico e luzes diurnas de LED, mas vem com o multimídia antigo (Sync 2). Direção elétrica, rodas de liga leve de 17 polegadas, freio a disco nas 4 rodas, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, controle de estabilidade e tração, e ar-condicionado também são de série. O pacote "Plus" adiciona o multimídia mais novos, câmera de ré, total de 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado digital de 2 zonas, bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade. O pacote SE Plus também pode vir com o motor 2.0 (178 cv) e câmbio PowerShift. A Titanium já inclui teto solar, acesso e partida sem chave, som com 5 alto-falantes e 4 tweeters. Mais do que isso, só no pacote Titanium Plus, com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xênon adaptativos, sistema de estacionamento automático, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico e banco do motorista com ajuste elétrico.

Mercedes-Benz CLA chega renovado ao Brasil a partir de R$156.900,00



A Mercedes-Benz anunciou nesta segunda-feira (29) a chegada da linha 2017 do CLA. A principal novidade é a reestilização, que inclui novos para-choques, grade na cor preta e rodas de liga leve redesenhadas. São quatro versões, e os preços partem de R$156.900,00. Preços e versões: CLA 200 Urban FF - R$156.900,00 CLA 200 Vision FF - R$183.900,00 CLA 250 Turbo Sport 4Matic - R$223.900,00 CLA 45 AMG 4 Matic - R$338.900,00 No interior, os bancos receberam novas opções de revestimento, enquanto a central multimídia de 8 polegadas ganhou perfil mais fino. Há integração com o sistema Apple CarPlay, para aparelhos Iphone. Das quatro versões, as duas 200, Urban e Vision, são equipadas com motor 1.6 turbo, de 156 cavalos. A 250 Sport tem um 2.0 de 211 cv, e a mais esportiva, AMG CLA 45 traz um 2.0 de 381 cv. Este último foi o único que passou por melhorias, e ficou 21 cv mais potente. A transmissão é sempre automatizada de dupla embreagem e 7 marchas. O hatch Classe A já havia recebido a mudança visual em janeiro deste ano. No caso do CLA, as alterações foram apresentadas no Salão de Nova York, no primeiro trimestre de 2016. Curiosamente, o CLA é mais caro do que seu "irmão" maior, o Classe C. Enquanto o modelo menor começa em R$ 156.900, a opção maior começa em R$ 148.900, ambos com o mesmo motor 1.6, conforme preços sugeridos de agosto.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ferrari produzirá mais uma LaFerrari para ajudar vítimas de terremoto



A Ferrari anunciou que vai aumentar a produção da LaFerrari por uma boa causa. Em vez de 499 unidades, o "super-híbrido", de 963 cv de potência combinada, terá 500 unidades. O modelo "extra" será leiloado para ajudar as vítimas do terremoto de 24 de agosto, que afetou a região central da Itália e deixou mais de 290 mortos. O anúncio foi feito na quarta-feira (31) pelo presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, durante um encontro bilateral entre representantes do governos alemão e italiano. A LaFerrari tem preço estimado em US$ 1,4 milhão (cerca de R$ 4,5 milhões, na cotação de fechamento da quarta-feira), mas pode ultrapassar este valor no leilão. O primeiro modelo híbrido da Ferrari alia um propulsor V12 de 6.3 litros, com 800 cavalos de potência, a um motor elétrico de 163 cv, resultado em 963 cv. A LaFerrari faz de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e alcança a velocidade máxima de 350 km/h, segundo a fabricante. A aceleração a 200 km/h chega em menos de 7 segundos, e a marca de 300 km/h pode aparecer no velocímetro em cerca de 15 segundos.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Primeiro Shelby Cobra é vendido por R$ 44 milhões em leilão


O primeiro Shelby Cobra da história foi leiloado por US$ 13,75 milhões, o equivalente a cerca de R$ 44,35 milhões na cotação da última sexta-feira (19), informou a casa de leilões RM Sotheby's. O chassis CSX 2000, produzido em 1962, manteve-se em propriedade do criador Carroll Shelby durante toda sua vida. Quatro anos depois de sua morte, o modelo se tornou o carro americano mais caro já arrematado em um leilão. O Shelby Cobra marcou a indústria na década de 1960 ao colocar o novo motor V8 da Ford na carroceria leve e compacta do AC Ace, para desafiar o Chevrolet Corvette, que era o mais desejado esportivo americano na época. A primeira criação de Carrol Shelby saiu de uma garagem de Santa Fé Springs, na Califórnia, e nunca foi utilizada como cobaia para desenvolvimento, mas acabou virando o grande chamariz na divulgação da novidade. O chassis CSX 2000 foi usado somente para testes com revistas especializadas e em eventos automotivos. O mais curioso é que, para dar a impressão de que havia uma produção em série na garagem da Shelby, a cada aparição o mesmo carro era pintado de uma cor diferente. Na realidade, o modelo que será leiloado foi o único Cobra produzido em cerca de 7 meses. Em testes feitos pela revista "Road & Track" na época, o CSX 2000 atingiu a impressionante marca de 0 a 96 km/h em apenas 4,2 segundos e velocidade máxima de 246 km/h. Carrol Shelby desejava que o primeiro Shelby Cobra fosse vendido apenas depois de sua morte, que ocorreu em 2012, aos 89 anos.