terça-feira, 24 de junho de 2014

Chevrolet lança série especial do Prisma por R$ 44.776


A Chevrolet lançou no Brasil a série especial Prisma Advantage, sedã com visual esportivo e diversos itens de conforto. A nova série, que tem preço sugerido de R$ 44.776, traz, de série, ar-condicionado, sensor de estacionamento e sistema multimídia com controle de áudio no volante. Entre os itens que conferem esportividade ao modelo, a montadora incluiu aerofólio traseiro, rodas aro 15 com acabamento escuro, faróis com máscada negra e interior personalizado com carpete e porta-objetos do painel e do console central revestidos com material emborrachado cinza. A série especial traz ainda tela de LCD de sete polegadas sensível ao toque. O Prisma Advantage é vendido apenas com motor SPE/4 1.0 litro com 80 cavalos de potência e a transmissão manual de cinco marchas. A Chevrolet também anunciou que uma série de itens passam a ser disponíveis como acessórios em toda a linha Prisma e Ônix. Entre eles, estão bancos em couro, câmera de ré e módulo de TV compatível com o sistema multimídia Chevrolet MyLink.

terça-feira, 10 de junho de 2014

GM lança versão conversível do Camaro no Brasil por R$ 239.900



 
A GM apresentou nesta segunda-feira (9) a versão conversível do Chevrolet Camaro no Brasil. Com motor V8 de 6.2 litros, que rende 406 cavalos de potência, o modelo conta com capota de lona com acionamento elétrico. O esportivo chega ao país em versão única custando R$ 239.900.De acordo com a fabricante, para se tornar um conversível, o carro recebeu reforços estruturais na dianteira e na traseira. Entre os dispositivos eletrônicos de segurança, estão o controle de tração e estabilidade. O desenvolvimento da capota foi feito em parceria com a fabricante da capota do Corvette. Para tornar o veículo conversível, basta apertar um botão e a capota se dobra em apenas 20 segundos. Existe uma trava de acionamento manual e a operação exige que o veículo esteja parado, com a alavanca da transmissão na posição “P” (Parking), segundo a empresa, por "motivos de segurança". Com tração na traseira, o V8 do Camaro conversível chega a 56,7 kgfm de torque e trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades, que pode ser comandado por "borboletas".

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Preparadora da McLaren cria primeira edição especial da 650S

 
A MSO, preparadora oficial da McLaren não perdeu tempo, e mostrou nesta segunda-feira (28), a primeira edição especial do novo esportivo da casa, a 650S. Batizada de McLaren MSO 650S Coupe Concept, o esportivo é um exercício de design, que, por enquanto, não será vendido regularmente. O cupê traz detalhes estéticos da preparadora, como lâminas laterais e difusor traseiro com desenho diferenciado, e construídos em fibra de carbono. Além disso, a pintura é especial, em um tom de preto metálico, que também combina flocos de roxo. Dependendo da intensidade e do ângulo que a luz incide no carro, o modelo fica de uma tonalidade específica. Rodas e bancos também são novos. Os assentos são feitos com estrutura de fibra de carbono, representam uma redução de peso de 15 kg em relação dos demais 650S. MSO e McLaren tratam um projeto como “um exercício de design”, porém, colocaram a venda as lâminas laterais e o difusor traseiros de fibra de carbono. Aos interessados, as sessões laterais saem por 5.114 libras e o difusor, 7.245 libras. Na conversão para o real, as peças saem por R$ 19.100 e R$ 27.000, respectivamente. O modelo não conta com alterações mecânicas. O motor é o mesmo V8 de 4 litros e 650 cavalos da versão de produção do 650S.

Mini cria roadster conceito em parceria com estúdio italiano

 
A Mini aproveitou o evento de clássicos Concorso d'Eleganza Villa d'Este 2014, realizado na Itália, para exibir um conceito criado em parceria com o estúdio italiano Carrozzeria Touring Superleggera. O Mini Superleggera Vision é um roadster inglês com inspiração nos clássicos conversíveis italianos. Minimalista em todos os aspectos, o conceito é todo construído em alumínio, desde o chassi tubular até a carroceria. Toda a construção foi realizada de modo artesanal, ao melhor estilo das antigas carroçarias italianas. O design de linhas elegantes tem cintura alta, vincos pronunciados, porém sem exageros. Os únicos elementos característicos da Mini estão nos faróis, grandes e arredondados e na grade hexagonal. O "toque britânico" está nas lanternas, com recortes que remetem aos traços da bandeira britânica. Apesar de compacto, o modelo conta com um longo capô, deixando os dois ocupantes em posição recuada, quase sobre o eixo traseiro. O interior tem estilo retrô, com um grande volante de três raios e apenas equipamentos essenciais, como um pequeno velocímetro acima do volante e uma tela no centro do painel, que dá o toque de modernidade ao Mini. Os materiais escolhidos demonstram a preocupação das empresas com o roadster. O interior é recheado de alumínio e couro por todos os lados. A Mini não disponibilizou informações técnicas ou de desempenho. O que se sabe é que o motor é elétrico, mas sem dados de potência ou desempenho. Outra certeza, é que o modelo não será produzido, e trata-se apenas de um ensaio de estilo.
 

domingo, 25 de maio de 2014

Citroën apresenta linha 2015 da família C3

 
A Citroën apresentou na noite desta quinta-feira (22), em São Paulo, a linha 2015 da família C3, composta pelo próprio C3, além da minivan C3 Picasso e da minivan aventureira Aircross. O hatch premium C3 tem como maior alteração a readequação na oferta de versões, já que não houve mudanças visuais. A versão de entrada continua sendo a Origine, de R$ 40.990. Ela oferece, de série, ar condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos. Acime dela, uma novidade. A versão Attraction chega por R$ 43.990, e adiciona ao pacote, rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros elétricos traseiros, luzes diurnas de led e sistema de som com comandos na coluna de direção. Já a intermediária, Tendance, passa a ter opção de motor 1.6 e câmbio automático. Nessa configuração, o hatch sai por R$ 49.990. Há, também, uma Tendance mais simples, com câmbio manual e motor 1.5, por R$ 45.490. Nos dois casos, além dos equipamentos das versões anteriores, ela adiciona o teto panorâmico Zenith, que aumenta o tamanho do para-brisa de 99 cm para 1,35 m de comprimento. A versão topo de linha, Exclusive, que antes só era equipada com câmbio automático e motor 1.6 passa a contar com sensor de ré e alarme, de série, por R$ 55.490. Neste caso, a novidade é uma opção mais em conta, com câmbio manual e motor 1.5, o preço é de R$ 48.990. C3 Picasso Na minivan C3 Picasso, as mudanças se resumem a troca do nome das versões, que agora são padronizadas em Origine, Tendance e Exclusive. Na versão básica, Origine, o motor é o mesmo 1.5 do C3. A novidade, além da nomenclatura é a adição dos vidros elétricos traseiros. O C3 Picasso Origine custa R$ 46.890. A Tendance acompanha a oferta de dois motores e câmbios do C3. Com o propulsor 1.5 e a caixa manual, a minivan sai por R$ 49.790. Já com motor 1.6 e câmbio automático, o valor salta para R$ 54.890. Por fim, a mais completa, Exclusive só conta com motor de 1,6 litro, mas pode vir com transmissão manual, por R$ 55.890, ou automática, por R$ 59.890. A minivan aventureira Aircross foi a única da família que ganhou mudanças visuais, e mesmo assim, discretas. Os faróis passam a ter máscara negra, enquanto apliques plásticos e rack de teto deixam de ser prateados e agora são grafite. Também está disponível no catálogo uma nova cor, branco perolizado, chamado de Blanc Nacré. As versões também mudaram de nome, seguindo o mesmo padrão dos demais modelos. A tabela do Aircross parte de R$ 55.190, na versão Tendance 1.6 manual. A linha 2015 da família C3 já está à venda nas 171 concessionárias da marca espalhadas pelo país.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Gran Lusso Coupe surge após união entre BMW e o estúdio Pininfarina


 
A fabricante alemã BMW e o estúdio italiano Pininfarina nunca haviam trabalhado juntos, e o primeiro resultado dessa inédita parceria é o BMW Pininfarina Gran Lusso Coupe, apresentado nesta sexta-feira (24) durante a edição 2013 do Concorso d'Eleganza Villa d'Este, um dos mais tradicionais eventos de automóveis clássicos, que acontece neste final de semana na Itália. Construído sobre numa adaptação da plataforma que serve de base ao Série 7 e equipado com um 6.0 V12 de 540 cavalos, o BMW Pininfarina Gran Lusso Coupe pode inspirar, esteticamente, um possível retorno do Série 8, cupê de luxo criado pela marca em 1989 e encerrado em 1999. A própria marca admite que o protótipo pode vir a ser produzido, com leves mudanças no visual. Internamente, o modelo tem assentos individuais, levando apenas quatro ocupantes.

Aos 30, BMW M5 ganha versão comemorativa limitada em 300 carros

 
Em comemoração aos seus trinta anos de vida, o BMW M5 ganhou a versão "30 Jahre M5" (30 anos de M5), limitada a apenas 300 unidades. Além de diferenciais estéticos, o sedã esportivo passa por um retrabalho no motor que o torna o BMW de produção mais potente já feito. O bloco V8 de 4,4 litros recebeu mais pressão no turbo, e agora rende 600 cv e 71,3 kgfm de torque – números capazes de levar o modelo aos 100 km/h em 3,7 segundos, de acordo com a montadora alemã. O esportivo também traz novidades no diferencial traseiro, que reage mais rápido e melhora a tração nas saídas de curva. Esteticamente, o BMW 30 Jahre M5 vem pintado exclusivamente na cor “Frozen Dark Silver Metallic”, que acompanha rodas exclusivas e detalhes na carroceria – nas entradas laterais e nas soleiras das portas – que remetem à edição especial. Internamente, há volante esportivo e inscrição da versão, com o número do exemplar, no painel e nos bancos. A BMW avisa que guardará o exemplar de número 30 para, talvez, vendê-lo posteriormente – certamente por um preço maior. Nos EUA, o BMW 30 Jahre M5 começa em US$ 138.275 (aproximadamente R$ 306.700).

BMW 328i flex já é vendida, com preços a partir de R$ 189.000

 
Após lançar o 320i Active Flex, o primeiro BMW equipado com motor bicombustível do mundo, em dezembro, a BMW aplica, agora, a tecnologia em uma versão mais potente do sedã, a 328i Active Flex. Mesmo sem ter sido lançado oficialmente pela marca, a novidade já pode ser encontrada nas concessionárias, como apurou o G1. Foram ouvidas cinco concessionárias de dois estados diferentes. Em todas o 328i Active Flex era vendido a pronta entrega, em duas versões, GP ou Sport GP, ambas com motor quatro cilindros 2.0 de 245 cavalos, tanto com etanol como com gasolina. O propulsor é idêntico ao do 320i, porém ajustado para render 245 cavalos, ao invés de 184 cv. A versão GP, menos equipada, pôde ser encontrada por R$ 189.000 em uma concessionária de Santos (SP). Nas demais, de São Paulo e Rio de Janeiro, o preço variou entre R$ 189.950 e R$ 191.450. Já a Sport GP, mais completa, é vendida a partir de R$ 199.000, até R$ 201.450. Mais novidades G1 apurou, ainda, que mais dois modelos devem passar a beber também etanol até o final do ano. O SUV X1 e a versão 125i M Sport do hatch Série 1 devem adotar a tecnologia Active Flex. isso porque os dois veículos compartilham o motor 2.0 quatro cilindros com o Série 3. Assim, como o motor já foi adaptado para aceitar o combustível de cana-de-açúcar, basta aplicá-lo em outros modelos.

sábado, 3 de maio de 2014

Ford Maverick V8 - 02





Ford Maverick V8 - 01





Comentário: O Ford Maverick V8 foi o sonho de consumo de toda uma geração, pela potência, pelo barulho do motor, pelo design e por tudo que representava. Algumas décadas depois, ainda se encontram por aí, alguns exemplares de encher os olhos. Quem se lembra?

Volkswagen lança opção mais barata do cupê CC, com motor 2.0

 
A Volkswagen está ampliando a oferta de opções de seu cupê de quatro portas, CC. O modelo, antes só oferecido com motor 3.6 V6 de 300 cavalos ganhou uma opção mais em conta, com o motor 2.0 TSI, de 211 cv e a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG, com seis marchas. A nova versão estará disponível a partir do início de maio, por R$ 146.990. Na comparação com o CC V6, o 2.0 é quase R$ 40.000 mais barato. Além do motor menor e nem tão potente, o quatro cilindros pode ser diferenciado pela tração dianteira (no V6 ela é integral), saídas duplas de escape do lado esquerdo (no V6 há uma saída de cada lado) e ausência de luzes diurnas de led, vendidas como opcionais, e de série no CC seis cilindros. Foram mantidos os bancos de couro, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de som com tela sensível ao toque e oito alto-falantes, ajustes elétricos para o banco do motorista, seis airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

BMW inicia as vendas do Série 5 reestilizado e mantém preços

 
A BMW anunciou nesta segunda-feira (14), a chegada da linha 2014 do Série 5. O sedã traz o visual mais recente da linha, aderindo ao facelift apresentado na Europa ano passado. São duas versões disponíveis para o Brasil, 528i e 535i, ambas vendidas com o pacote M Sport. Sem alterações nos preços nem no conjunto mecânico, as novidades são pequenas, e podem passar despercebidas por um consumidor mais desatento. Visualmente, mudam a base dos para-choques e as luzes dos faróis. Os retrovisores passam a contar com repetidores de seta e os faróis de neblina são iluminados com leds. Entre os equipamentos estão as maiores inovações. Há um novo recurso, chamado Connected Shift, que gerencia a troca de marchas de uma maneira mais eficiente, tanto em questão de consumo, como desempenho. Segundo a marca, mesmo sem alterações nos motores, os modelos estão até 13% mais econômicos e mais rápidos na aceleração. O 528i, por exemplo, com motor 2.0 de 245 cavalos, acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, marca 1 segundo melhor do que na geração anterior. Já o 535i, com motor de seis cilindros e 306 cv, cumpre a mesma prova em 5,7 segundos, 2 segundo a menos do que o 535i anterior. O pacote tecnológico passou a contar com o BMW Live e o BMW Apps, sistemas que, conectados à internet oferecem ao motorista uma série de informações, como clima, acesso a agenda do condutor, redes sociais, streaming de rádio e notícias. Não houve reajuste nos preços. O 528i M Sport custa R$ 259.950, e o 535i M Sport sai por R$ 299.950.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Toyota Corolla XEi 2015


Após pouco mais de 70 km ao volante do novo Corolla, é difícil entender como o antigo, praticamente o mesmo desde 2008 (salvo algumas fúteis reestilizações e atualizações de motores e câmbio), não só sobreviveu ao ataque forte da concorrência como foi líder do segmento por quatro anos consecutivos (de 2009 a 2012). E é desafiador imaginar quais os próximos passos da concorrência para impedir que o sedã da Toyota conquiste mais um título. Isso porque a engenharia da Toyota usou uma fórmula elementar na teoria, mas complexa e trabalhosa na prática: melhorou o que já era bom, e corrigiu o que era ruim. O Sedã tradicionalmente conservador ganhou certa ousadia, o que pode ser a grande sacada do Corolla 2015. A começar pelo visual. Faróis e grade frontal parecem formar uma peça só, atravessando a carroceria de uma lateral à outra, com o logotipo da marca pronunciado à frente. As lanternas deixam a timidez do conjunto anterior de lado e invadem a lateral. E, surpreendentemente, dessa vez será possível comprar um Corolla vermelho – além dos tradicionais preto, prata e cinza, um interessante azul e um branco perolizado. A gama se reduz a quatro versões: GLi Manual, GLi Multi-Drive, XEi Multi-Drive S e Altis Multi-Drive S. Por R$ 66.570, a configuração de entrada repete o Corolla antigo com direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo (agora com indicador de condução econômica), coluna da direção com regulagem de altura e profundidade, sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth, faróis de neblina, retrovisores elétricos e volante multifuncional. As novidades são a chave do tipo canivete (finalmente), sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis e cinco airbags (frontais, laterais e uma para o joelho do motorista). Com câmbio CVT, o Corolla GLi sobe para R$ 69.990. A versão seguinte, XEi, de R$ 79.990, é incrementada com ar-condicionado digital, vidros elétricos do tipo “um toque” nas quatro portas, retrovisor eletrocrômico e sistema multimídia em tela de 6,1 polegadas, que traz GPS, câmera de ré, DVD e TV digital. O painel tem outro desenho e abriga um computador de bordo mais completo, com consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade digital, velocidade média, tempo de condução, indicador de direção econômica e temperatura externa. Topo de linha, a Altis continua um despropósito ao custar R$ 92.900, mas se diferencia pelo botão de partida do motor, luzes de LED nos faróis (que têm acendimento automático), ajuste elétrico do banco do motorista, retrovisores externos rebatíveis eletricamente e airbags de cortina, somando assim sete bolsas.

Land Rover Range Rover Evoque 9 marchas



A Land Rover começou a vender na última segunda-feira (17) a linha 2014 do Evoque. O sucesso de vendas do modelo, lançado em 2011, pode levar – sobretudo os donos – à reflexão de que seja cedo para uma mudança mais significativa. Porém, exigências ambientais cada vez mais elevadas, além do orgulho de manter o Evoque como referência no segmento, levaram a marca inglesa e a fabricante alemã ZF a equipá-lo com a primeira transmissão de nove marchas do mundo para um veículo de passeio. Já avaliado pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem, o Evoque de nove marchas registrou médias de consumo de combustível 7,9 km/l na cidade e 11,1 km/l em ciclo rodoviário, que lhe deram nota A na comparação na categoria e D na comparação absoluta geral (que inclui até modelos compactos, com motor auxiliar elétrico, etc). Segundo a entidade, trata-se de uma melhora de 19,7% no consumo na cidade e 29,1% na estrada em relação ao Evoque até então comercializado, com câmbio de seis marchas. Naquele, o elevado consumo urbano de 6,6 km/l e rodoviário de 8,6 km/l resultou em notas D na categoria e E na geral. Mais comedida nos números, a Land Rover fala em melhora de até 11% no consumo e 10% na emissão de poluentes. Somadas à nova transmissão automática de nove marchas, tecnologias como controle de cruzeiro adaptativo (que adapta automaticamente a distância em relação ao carro à frente), Torque Vectoring (recurso no qual um diferencial no eixo traseiro intensifica o torque na roda externa à curva, aumentando a estabilidade), assistente de estacionamento (Park Assist) e sistema start/stop, que ajuda nessa redução de consumo desligando o carro temporariamente, como quando para em um semáforo, completam os incrementos mais importantes do Evoque. Não foi na linha 2014 (e seria precoce, afinal) que a Land Rover encarou o desafio de reformular um carro com design tão inspirado. Portanto, as novidades são mínimas: rodas e retrovisores redesenhados (estes, menores e com LEDs no indicador de direção), novas opções de acabamento interno, bancos com aquecimeto e resfriamento e as inéditas cores azul Loire e um marrom com tom enferrujado que a marca chama de Zanzibar.

sábado, 22 de março de 2014

Porsche mostra versão dourada do 911 Turbo


 
A Porsche revelou nesta terça-feira (11) a versão Gold do 911 Turbo, que tem o papel de divulgar o serviço de personalização da marca, batizado de Porsche Exclusive. As diferenciações começam pela cor Lime Gold Metallic, faróis bixenôn com fundo escuro e lanternas que remetem a cristais. As rodas Sport Classic, de 20 polegadas, recebem pintura preta e borda polida. O interior segue o padrão externo, com centro dos bancos, costuras e apoio das portas em dourado, contrastando com o restante do acabamento em couro marrom. O volante é revestido em couro Alcântara, enquanto o painel recebe aplique em fibra de carbono. Mecanicamente, o 911 Turbo Gold mantém o motor de 6 cilindros sobrealimentado, de 520 cv e 67 kgfm de torque, acoplado a um câmbio de dupla embreagem (PDK) de 7 velocidades. Marcas como Aston Martin, Bentley, BMW e Ferrari, entre outras, também oferecem serviço similar – batizados, respectivamente, de Q, Mulliner, Individual e Taylor Made.