quinta-feira, 22 de agosto de 2019

BMW Z4 ganha versão de 340 cavalos de potência por R$ 384.950



O BMW Z4 ganhou uma nova configuração topo de linha no Brasil. Mais equipada e potente em relação à sDrive30i M, vendida desde o primeiro semestre, a M40i parte de R$ 384.950. O grande diferencial da versão está no motor, um 3.0 de seis cilindros com 340 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, acompanhado do câmbio automático de 8 marchas e da tração traseira. O conjunto leva o conversível de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos - mais rápido do que a abertura (ou o fechamento) do teto de lona, que leva 10 segundos. De série, o Z4 mais caro é equipado com faróis de LED adaptativos com facho alto automático, rodas de 19 polegadas, comandos por voz, ar digital automático, sistema de som Harman Kardon com 12 alto-falantes e 365W de potência e head-up display. Há ainda quadro de instrumentos digital e alertas sobre colisões iminentes, tráfego cruzado, mudança involuntária de faixa, entre outros, piloto automático adaptativo, sistema de estacionamento semi-autônomo, 4 airbags e monitoramento da pressão dos pneus.

Audi A3 Sedan ganha série limitada comemorativa por R$ 149.990



A Audi apresentou uma edição especial do A3 Sedan para comemorar os 25 anos da marca no Brasil. Limitada a 600 unidades, a versão parte de R$ 149.990. Batizada de Prestige Plus 25 Anos, a série tem como destaque o acabamento mais refinado e a lista de equipamentos mais extensa. O motor é sempre o 1.4 turbo flex de 150 cavalos de potência com câmbio automático de 6 marchas. O interior tem detalhes cromados e em aço escovado, além de bancos esportivos de couro e volante multifuncional com base achatada. Por fora, o escapamento tem ponteiras cromadas e as rodas são de 17 polegadas. Entre os itens de série, o sedã passa a ter faróis full LED com regulagem do facho e acendimento automáticos e luzes de seta dinâmicas (que "correm" na direção indicada), chave presencial para entrada no veículo e partida do motor, ar-condicionado digital de duas zonas e sensor de chuva. Há ainda sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, piloto automático, banco do motorista com ajustes elétricos, 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade e Isofix, para ancoragem de cadeirinhas infantis. O teto solar panorâmico é opcional.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Volkswagen revela o T-Roc Cabriolet, um SUV conversível




Se você não aguenta mais nem ouvir falar em SUVs, é bom respirar fundo e aceitar a tendência do mercado, que busca cada vez mais opções para o segmento. É o caso do Volkswagen T-Roc, o "irmão" maior do T-Cross, que acaba de ganhar uma configuração conversível. Um SUV conversível não é bem novidade. O primeiro foi o Nissan Murano CrossCabriolet, apresentado em 2011. Depois dele, em 2015, a Land Rover revelou o Range Rover Evoque Convertible - que chegou ao Brasil apenas um ano depois. Porém, mesmo não se revelando como algo inédito, o T-Roc Cabriolet é o primeiro utilitário esportivo a ter carroceria "sem teto" em um segmento não-premium. De acordo com a Volkswagen, a capota de tecido leva 9 segundos para ser aberta ou fechada, mesmo com o carro em movimento, a até 30 km/h. Porém, o teto toma um bom espaço do dedicado às bagagens: são 284 litros no porta-malas, contra 445 litros da versão "convencional" do T-Roc. O acesso ao banco traseiro também fica prejudicado e é feito rebatendo os dianteiros, como em qualquer carro de 2 portas. Duas opções de motorização estarão disponíveis, ambas acompanhadas de câmbio manual de 6 marchas: 1.0 turbo de três cilindros com 115 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, e 1.5 turbo de 150 cavalos e 25,5 kgfm. Como opcional para o motor mais potente, a marca oferece a transmissão automática de dupla embreagem com 7 marchas.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Bentley de 1939 destruído na Segunda Guerra Mundial é reconstruído pela empresa




A indústria automotiva está repleta de casos de restauração de modelos históricos. Mas a centenária fabricante inglesa de carros de luxo Bentley finalizou um processo de reconstrução de um exemplar único. É um Corniche, de 1939. A única unidade havia sido feita sob encomenda para um piloto grego, mas, depois de dois acidentes, foi destruída em um bombardeio na França logo no início da Segunda Guerra Mundial. Mas a história começa bem antes. O Corniche foi construído a partir do 4 Litre, um dos carros da marca na época. O resultado ficou tão bom que a Bentley pensou em oferecer o veículo regularmente, como parte de sua linha. O Corniche trazia preocupações com aerodinâmica até então inexistentes. Ele também usava um motor do Mark V, mas com melhorias. Em testes, ultrapassou os 160 km/h, marca respeitável para a época. Após os testes de velocidade, o Corniche seguiu da Inglaterra para a França. Porém, um acidente com um ônibus obrigou a empresa de carrocerias francesa Vanvooren a reconstruir o veículo. Em agosto de 1939, o carro finalmente ficou pronto, e seguiu para novos testes, desta vez na própria França. Só que um novo acidente acabou destruindo o veículo pela segunda vez. Mas a Bentley já havia se comprometido a exibir o Corniche em uma feira de automóveis naquele mesmo ano. Com isso, decidiu-se separar a carroceria do chassi, e realizar uma nova reconstrução. Quando a carroceria finalmente ficou pronta para ser transportada para a Inglaterra, houve um problema logístico no porto de Dieppe, na França. Por uma triste coincidência, o atraso ocorreu exatamente no início da Segunda Guerra Mundial, e as instalações onde o carro estava acabaram sendo bombardeadas. A ideia de restaurar o Corniche surgiu há alguns anos, por funcionários das fundações W.O. Bentley Memorial e Sir Henry Royce Memorial. A carroceria foi construída a partir dos desenhos originais, cedidos pela família do projetista, George Paulin. Em fevereiro do ano passado, o atual presidente da Bentley, Adrian Hallmark pediu que o veículo fosse trazido de volta para a empresa, para ter a restauração finalizada. O objetivo era mostrar o “novo” Corniche nas celebrações do centenário da fabricante, que hoje pertence ao Grupo Volkswagen. O trabalho de restauração foi feito pela divisão de projetos especiais da Bentley, a Mulliner. O Corniche será exibido em um evento em setembro, e depois vai integrar a frota de veículos clássicos da fabricante.

Audi A4 Avant e A5 Sportback ganham equipamentos e pacote S-Line de série





A Audi anunciou a chega de novidades para a perua A4 Avant e o sedã A5 Sportback. Agora com mais equipamentos e pacote S-Line, os modelos partem de R$ 209.990 e R$ 231.990, respectivamente, por tempo limitado. Os preços ficarão maiores após a ação especial. Depois do período promocional, não especificado pela marca, os valores subirão para R$ 219.990 no A4 Avant e R$ 248.990 no A5 Sportback. Ambos são equipados com motor 2.0 turbo de 190 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque, e transmissão de dupla embreagem com 7 marchas. A perua ganha visual mais agressivo, com detalhes pintados em preto substituindo acabamentos cromados, rodas de 18 polegadas, além de para-choques mais esportivos. Entre os equipamentos, o modelo tem, de série, faróis full LED, teto solar elétrico, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, ar-condicionado digital de 3 zonas, câmera de ré, chave presencial e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Há ainda central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, e quadro de instrumentos digital com 12,3 polegadas. Como opcionais, a versão oferece piloto automático adaptativo e assistente de permanência na faixa. Assim como no A4 Avant, o A5 também adora aparência mais esportiva com ausência de cromados e aberturas pronunciadas. As rodas são de 19 polegadas. O sedã é equipado com faróis full LED, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de 3 zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, central multimídia, quadro de instrumentos digital, piloto automático, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos e câmera de ré. Como opcionais, a versão oferece piloto automático adaptativo e assistente de permanência na faixa.