segunda-feira, 8 de abril de 2019

Gigante chinesa da tecnologia, Xiaomi lança seu primeiro automóvel


A Xiaomi é conhecida no Brasil por seus celulares. No entanto, na China, a linha de produtos é consideravelmente maior, e inclui patinete elétrico, aspirador de pó e até toalha de banho. A mais recente novidade é que a fabricante vai se aventurar no segmento automotivo. A Xiaomi apresentou o Bestune T77, seu primeiro automóvel. O Bestune T77 é um SUV, e foi criado em parceria com a FAW. A fabricante é a mais antiga do setor na China, e tem como parceiras também Volkswagen e Toyota, por exemplo. O SUV é um pouco maior do que um Jeep Compass. Ele tem 4,53 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e 1,85 m de largura. Debaixo co capô, o T77 traz um motor 1.2 turbo de 143 cavalos e 20,8 kgfm. Na versão básica, o câmbio é manual de 6 marchas. Nas demais, o modelo recebe uma transmissão de dupla embreagem e 7 marchas. O preço promete ser um atrativo. Ele varia de 89,8 mil a 138,8 mil yuans, faixa equivalente a R$ 51,5 mil a R$ 77,8 mil, na conversão desta quinta-feira (4). Entre os equipamentos, o T77 oferece faróis de LED, estacionamento autônomo, quadro de instrumentos digital e espelhamento de smartphone. Em segurança, há 6 airbags, controles de tração e estabilidade, alerta de colisão frontal, aviso de objeto em ponto cego e farol alto com facho automático. Porém, o item mais interessante é uma espécie de assistente virtual, que aparece em um "holograma" na parte superior do painel. Utilizando inteligência artificial, ele se comunica com o condutor, e pode avisar, por exemplo, que o combustível está acabando, e onde há o posto mais próximo.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Chevrolet revela novo Onix na China em versão sedã


A Chevrolet revelou nesta quinta-feira (21), na China, o novo Onix em versão sedã. O modelo, que é a nova geração do Prisma, deixou de lado o consagrado nome para adotar apenas a nomenclatura Onix. GM anuncia investimentos de R$ 10 bilhões em fábricas paulistas De acordo com a montadora, a mudança foi feita para tornar o nome Onix global. Antes, ele era restrito a apenas alguns mercados, como os da América do Sul. Apenas uma imagem do carro foi revelada, e a estreia do modelo deve acontecer próximo Salão de Xangai, em abril. O Brasil deve receber os novos Onix e Prisma ainda este ano, provavelmente no segundo semestre. Os modelos já rodam em teste pelo Brasil. Apesar de ainda não ter as informações técnicas divulgadas, o Onix sedã também servirá de base para a futura geração do Onix hatch no Brasil, onde o carro detém a posição de carro mais vendido do país. Ainda não se sabe se esse será o fim da designação Prisma no Brasil, ou se ela continuará a ser utilizada. Na China, o Onix sedã foi revelado na versão Redline com uma pegada esportiva e rodas de alumínio de 16 polegadas. O modelo também conta com luzes de LED, incluindo luz diurna. Quase simultaneamente com a imagem do Onix revelada na China, a Chevrolet anunciou que o nome do carro passar a ser utilizado em outros locais do mundo. "O nome Onix estará em modelos da nova família de carros globais da Chevrolet, que vão ter características específicas de acordo com as preferências dos clientes em cada mercado. Objetivo é projetar em âmbito mundial a expressão de sucesso do Onix alcançada regionalmente”, disse Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul. Os novos Onix, Prisma e Tracker fazem parte da nova família global de veículos compactos da Chevrolet. O desenvolvimento ficou a cargo da engenharia chinesa. Por isso, os modelos devem aparecer primeiro no mercado asiático.

Lexus UX custará entre R$ 169.990 e R$ 209.990, diz concessionária



A Lexus ainda se prepara para lançar seu menor SUV, o UX. A programação é ter o modelo nas lojas no mês que vem. Mas a rede de concessionárias se apressou, e já anuncia uma pré-venda nas redes sociais, inclusive com preços. Procurada, a concessionária de São Paulo confirmou a informação ao G1, e deu maiores detalhes. O UX será oferecido em três versões. Confira os preços: Dynamic - R$ 169.990 Luxury - R$ 189.990 F-Sport - R$ 209.990 O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo. Na ocasião, a Lexus afirmou que toda sua linha passaria a ser híbrida. A motorização 250h foi a escolhida para o Brasil. Ele traz um motor 2.0 a combustão, aliado a outro, elétrico. Somados, eles entregam 181 cavalos. A transmissão é do tipo CVT. O UX é o menor SUV da empresa, e a principal aposta para o Brasil em 2019. Ele tem 4,50 metros de comprimento, 2,64 m de entre-eixos e 1,84 m de largura. Como comparação, ele é um pouco maior do que outros modelos premium, como Volvo XC40 e BMW X1.

Porsche Cayenne ganha versão com carroceria ‘cupê’



Um carro pode ser SUV e cupê ao mesmo tempo? Para a Porsche (e várias outras marcas), isso é possível. Os alemães revelaram o Cayenne Coupé, uma variante da terceira geração do utilitário esportivo. A diferença para o SUV “convencional” está na queda do teto, mais suave na versão Coupé. Segundo a Porsche, os traços fazem deste o Cayenne mais esportivo da linha. Além do teto, a fabricante fez pequenas modificações na coluna A e no para-brisa, recuados em 2 cm. Já o nicho para a placa traseira migrou da tampa do porta-malas para o para-choque. Para garantir um bom espaço para os ocupantes do banco traseiro, a Porsche instalou os bancos em uma posição 3 cm mais baixa. Vale lembrar que o Cayenne Coupé é homologado para 4 passageiros. A novidade estará disponível em duas versões. O Cayenne Coupé (sem sobrenome) sai de fábrica com um seis cilindros 3.0 turbo a gasolina. A potência é de 340 cavalos, com 45,9 kgfm. A opção mais potente é a Turbo, que traz um V8 de 4 litros biturbo. Neste caso, a potência é de 550 cv, com 78,5 kgfm. Segundo a Porsche, este conjunto faz o SUV grandalhão acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, com máxima de 286 km/h.

terça-feira, 12 de março de 2019

Porsche 911 - Primeiras impressões



É entrar no carro e perceber que, ali, as coisas são diferentes. Ignição do lado esquerdo. No centro do painel, o mostrador principal não é o velocímetro, mas um enorme conta-giros analógico. Ao dar a partida, o som do motor surge não da frente, mas da traseira do veículo. Com o Porsche 911, tem sido assim desde 1963. Não é à toa que a marca chama seu principal modelo de “máquina atemporal”. Parar no tempo seria um erro fatal para a empresa, e os alemães sabem disso. A resposta é a oitava geração do Porsche 911, de codinome 992, que traz importantes avanços técnicos. O G1 participou do evento mundial de lançamento do novo 911, em Valência, na Espanha. Por aqui, o esportivo só desembarca em maio, inicialmente nas versões Carrera S e Carrera 4S. Na Espanha, foi possível pilotar o esportivo no circuito Ricardo Torno, em um trajeto de cerca de 100 km pelas estradas da região e também conhecer o “Wet Mode”, uma das novidades desta geração. Antes de falar o que é totalmente novo, vale um registro para aspectos que mudaram, mas que deixam o gostinho de deja-vu. Reparou na tampa do capô dianteiro? A versão dos anos 70 também serviu de referência para os designers da Porsche criarem as formas básicas do interior, seguindo o estilo minimalista e dispondo a maior parte dos instrumentos horizontalmente. No modelo 2019, a simplicidade reina. Nenhum elemento parece ser desnecessário ou estar fora de posição. O trabalho foi tão bem feito, que o 911 que se despede do mercado teve sua cabine envelhecida uns 10 anos quase que instantaneamente. O mesmo acontece com a enorme central multimídia de 10,9 polegadas. Ele subiu, e foi reposicionado acima das saídas de ventilação.