quinta-feira, 7 de março de 2019

Koenigsegg Jesko tem motor V8 biturbo flex de 1.600 cavalos



O Koenigsegg Jesko chegou para, finalmente, ocupar o trono deixado pelo Agera. Com nome inspirado no pai do fundador da marca, o hiperesportivo apresentado no Salão de Genebra tem motor flex de até 1.600 cavalos de potência. É o já conhecido 5.0 V8 biturbo de seu antecessor, mas com algumas alterações, como o compressor elétrico que reduz o tempo de resposta do turbo para eliminar o famoso "lag", turbinas maiores, controle de pressão e injeção de combustível otimizados e o virabrequim a 180 graus. Com isso, ele pode ser abastecido a gasolina ou com E85 (composto por 85% de etanol). Com gasolina, o motor entrega 1.280 cavalos de potência, enquanto com o E85 são 1.600 cv. Números impressionantes também chegam do torque, de 153 kgfm a 5.100 rpm. Mas não é só isso: entre 2.700 e 6.170 rpm, o Jesko pode entregar ainda 102 kgfm de torque extras. Tempos de aceleração não foram divulgados. A marca promete revolução também na transmissão, a Light Speed Transmission, de 9 marchas, que como o nome sugere, diz fazer trocas de marcha "quase na velocidade da luz" por ter múltiplas embreagens que eliminam o tempo perdido entre a sincronização de marchas. De acordo com a Koenigsegg, as trocas são feitas de forma extremamente rápidas mesmo que as marchas desejadas não estejam em sequência. Por exemplo: é possível ir da 7ª para a 4ª marcha de maneira imperceptível.

Salão do Automóvel de Genebra 2019: veja fotos das máquinas







"Carro voador", Bugatti de R$ 47 milhões, Ferrari de 720 cavalos e outros destaques do evento.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Tesla diz que seu carro elétrico de US$ 35 mil está pronto para a venda



A Tesla disse nesta quinta-feira (28) que a versão de entrada do Model 3, anunciado como um automóvel elétrico para as massas, está disponível para encomendas por um preço de 35.000 dólares, com entrega prometida para dentro de um mês. Lançado em 2017 como o carro mais barato da montadora americana, o Model 3 finalmente recebe sua versão mais em conta. No início, a empresa vendia apenas versões de mais de US$ 49 mil, e a opção intermediária de US$ 45 mil chegou apenas em 2018. O anúncio cumpre com a visão do fundador e chefe da Tesla, Elon Musk, que promoveu um automóvel elétrico mais acessível como parte de sua ideia para afastar os motoristas dos veículos que funcionam a gasolina. Para que seja menos caro, a Tesla disse que só será vendido através da Internet. O Model 3 "padrão" tem uma autonomia menor, de 350 km, antes da recarga. Suas especificações incluem uma velocidade máxima de 208 km por hora e uma aceleração de 0-96 km/h em 5,6 segundos. "Embora seu custo seja mais baixo, foi projetado para alcançar a mesma qualificação de segurança perfeita de cinco estrelas que a versão de maior alcance", disse a Tesla. A Tesla também apresentou um Model 3 Standard Range Plus, que oferece 386 km de alcance, uma unidade de tração mais potente e características interiores premium por um preço de 37.000 dólares.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Audi lança perua que acelera como Porsche e custa R$ 546 mil



Um dos modelos mais emblemáticos da Audi acaba de chegar ao Brasil em nova geração. A perua esportiva RS 4 Avant desembarca em versão única, por R$ 546.990. O modelo está no país há quase 20 anos, e é sucessor da lendária RS 2. Na quarta geração, a RS 4 Avant traz um motor V6 de 2.9 litros, que entrega 450 cavalos e 61,2 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, com tração integral. O V6 fornece a mesma potência do antigo V8 4.2 que equipava a geração anterior da RS 4. A maior diferença, porém, está no torque, 17 kgfm maior. De acordo com dados de fábrica, a RS 4 acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, tempo ligeiramente melhor do que o Porsche 911 de entrada. A velocidade máxima é de 280 km/h, limitada eletronicamente. Se nenhum dos dados de desempenho chamou sua atenção, a RS 4 ainda oferece um generoso espaço interno. A carroceria de 4,78 metros tem 2,83 m de entre-eixos, com porta-malas de 505 litros. Entre os itens de série, há cronômetro com capacidade para armazenar tempos de até 99 voltas, controle dos modos de condução, ar-condicionado com 3 áreas de temperatura, central multimídia com memória de 10 GB, rodas de 20 polegadas, quadro de instrumentos digital e abertura elétrica do porta-malas.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Porsche Macan será totalmente elétrico na próxima geração


A Porsche anunciou nesta terça-feira (26) que a próxima geração do Macan será totalmente elétrica. De acordo com a empresa, o lançamento será no início da próxima década. O novo Macan deverá entrar para o seleto grupo de SUVs elétricos, composto por Audi e-tron, Mercedes EQC e Jaguar I-Pace, além do precursor, Tesla Model X Ele será o primeiro SUV elétrico da Porsche, mas não o primeiro veículo deste tipo. Antes disso, no final deste ano, a Porsche vai lançar o Taycan, um cupê de quatro portas que está em fase final de desenvolvimento. Além dele, os alemães ainda prometem uma versão ao estilo perua com "pegada" aventureira, chamada de Taycan Cross Turismo. A Porsche promete que em 2025 metade dos modelos da empresa terá a opção de propulsão elétrica. A próxima geração do Macan será produzida em Leipzig, na mesma fábrica do Taycan. Os dois modelos irão compartilhar a plataforma PPE, destinada exclusivamente a veículos elétricos.