sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Toyota lança Yaris 'aventureiro' por R$78.990,00



A Toyota começou a vender o Yaris X-Way, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, por R$ 78.990. A versão aventureira do hatch chega às lojas na próxima sexta-feira (1). O diferencial do modelo está na aparência. Em relação aos demais Yaris, o X-Way ganha apliques plásticos nos para-choques, na base das portas e nos para-lamas, além de peças imitando para-barros, rodas pintadas de preto e rack no teto. Entre os equipamentos de série, o modelo oferece ar-condicionado digital, chave presencial com partida do motor por botão, retrovisores com ajustes e rebatimento elétrico, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e bancos de couro. Há ainda faróis automáticos com regulagem de altura, faróis e lanternas de neblina e central multimídia com câmera de ré. A mecânica é sempre formada pelo motor 1.5 flex de até 110 cavalos de potência com etanol e 14,9 kgfm de torque com o mesmo combustível e câmbio automático CVT de 7 marchas simuladas.

Sucesso do passado, 'buggy' é resgatado pela Volkswagen em conceito elétrico


A Volkswagen segue apresentando uma série de conceitos elétricos dentro do seu plano de expandir este tipo de veículo no futuro. Depois de um modelo popular e até mesmo uma Kombi movida com eletricidade, a montadora revelou um "buggy" elétrico. Ainda sem detalhes técnicos divulgados, o modelo será apresentado no próximo Salão de Genebra, entre 7 e 17 de março, na Suíça. O ID Buggy elétrico da Volkswagen utiliza a plataforma modular MEB, que pode ser utilizada em veículos de diversos segmentos, como vem mostrando a montadora. A inspiração para criar o protótipo veio dos primeiros "buggys" feitos artesanalmente, nos Estados Unidos, durante os anos 60.

Renault Clio chega à 5ª geração e fica mais sofisticado para subir na vida




O Renault Clio chegou à sua quinta geração com direito a desenho inspirado no Megane e quadro de instrumentos digital. A estratégia de maior sofisticação busca espaço entre segmentos superiores. Para o Brasil, porém, o modelo poderá chegar por uma solução mais barata. As linhas do novo Clio repetem a identidade já vista no restante da linha Renault: a dianteira é marcada pelos faróis com "apêndices" de leds em formato de bumerangue, enquanto a traseira é volumosa e alta. De lado, a linha de cintura alta e ascendente e as maçanetas traseiras "escondidas" ao lado das janelas (para simular uma carroceria de duas portas) dão ares esportivos ao compacto. A versão RS Line, da unidade azul das imagens, substitui a GT-Line (disponível atualmente no Sandero brasileiro). Diferentemente dos rivais, como Citroën C3 e Nissan March, que cresceram em suas novas gerações, o Renault ficou 1,4 cm menor no comprimento (agora com 4,05 metros) e 3 cm na altura (agora com 1,44 metro). Além das dimensões e do desenho externo, o Clio também merece destaque para o interior, que deixou a simplicidade visual e de acabamento no passado. Agora o painel demonstra mais cuidado, com porções emborrachadas, textura imitando fibra de carbono na parte inferior, frisos vermelhos na versão RS Line, quadro de instrumentos digital de 10 polegadas e central multimídia com tela vertical à la Tesla, que pode ter até 9,3 polegadas. Detalhes técnicos, como motorização e câmbio, ainda não foram revelados pela Renault. Para o mercado brasileiro a Renault deve apostar em uma solução mais barata. É possível que o novo Clio chegue por aqui em uma versão mais simplificada, assim como acontece com o Captur em relação ao europeu, para substituir o atual Sandero. Ainda não se sabe, porém, se o provável modelo virá como uma nova geração do Sandero com desenho inspirado no Clio ou como um substituto declarado e batizado de Clio. Antes disso acontecer, a dupla Sandero e Logan passarão por mais uma mudança visual por aqui, prevista para estrear ainda em 2019.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Protótipo de carro voador da Boeing faz 1º voo de teste


A Boeing informou nesta quarta-feira (23/01) que seu protótipo de "carro voador" completou com sucesso seu primeiro voo de teste, nos Estados Unidos. Ele faz parte do projeto para táxis aéreos autônomos. O veículo foi concebido para realizar voos completamente autônomos, desde a decolagem até a aterrissagem, de até 80 km. Mede 9 metros de comprimento e 8,5 m de largura, conta com sistemas de propulsão e de hélices para planar e se move como um helicóptero. A companhia indicou que o voo de teste foi realizado na última terça-feira (22), nos arredores de Washington. A Boeing, assim como outras companhias como Uber e uma start-up apoiada pelo fundador da Google, Larry Page, está desenvolvendo veículos que possam ser usados para transporte aéreo com navegação autônoma. Continuarão sendo feitos testes "para potencializar a segurança e confiança do transporte aéreo autônomo sob demanda", indicou a companhia. "Em um ano avançamos de um projeto conceitual para um protótipo voador", afirmou o chefe de tecnologia da Boeing, Greg Hyslop. "É assim que a revolução se parece, e é por causa da autonomia", disse John Langford, presidente e diretor executivo da Aurora, subsidiária da Boeing encarregada do projeto. "A autonomia certificável vai tornar possível a mobilidade aérea urbana silenciosa, limpa e segura".

BMW inicia pré-venda do novo X5 a partir de R$ 449.950



A BMW iniciou a pré-venda do novo X5, presente no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Disponível em quatro versões diferentes, mas sempre com motores a diesel, o SUV tem preços que vão de R$ 449.950 a R$ 539.950. Quem comprar o modelo durante o período de pré-venda levará, sem custos adicionais, um pacote que cobre serviços realizados nas concessionárias durante 3 anos ou 40 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. A configuração de entrada, xDrive30d, sai por R$ 449.950 com motor 3.0 de seis cilindros em linha a diesel com 265 cavalos de potência e 63,2 kgfm de torque, câmbio de 8 marchas e tração integral. De acordo com a marca, o conjunto leva o X5 de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A versão tem airbags frontais, laterais e de cortina, rodas de 21 polegadas, cortinas para os vidros traseiros, bancos dianteiros com aquecimento, ar-condicionado de 4 zonas, quadro de instrumentos digital, entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas e som Harman Kardon. O pacote ainda inclui faróis full led com função alto automático, head-up display, teto solar panorâmico, direção e estacionamento semi-autônomos, central multimídia com Apple CarPlay e controle por gestos e serviços de concierge. A xDrive30d M Sport, de R$ 479.950, repete a mecânica e acrescenta rodas de 22 polegadas e pacote visual esportivo da linha M. Já a xDrive30d M Sport xOffroad, que sai por R$ 499.950, adiciona ainda aos pacotes anteriores quatro modos de condução com vocação fora-de-estrada: areia, rocha, cascalho e neve. A configuração topo de linha, M50d, custa R$ 539.950 e tem motor 3.0 de seis cilindros em linha com 400 cavalos de potência e 73,4 kgfm de torque, também com câmbio de 8 marchas e tração integral. Neste caso, a BMW fala em um 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Ela inclui itens como faróis a laser, sistema de som Bowers & Wilkins, visão noturna com reconhecimento de pedestres, suspensão adaptativa, sistema de exaustão M Sport e pacote esportivo M para freios, diferencial, volante e aerodinâmica.