segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

BMW inicia pré-venda do novo X5 a partir de R$ 449.950



A BMW iniciou a pré-venda do novo X5, presente no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Disponível em quatro versões diferentes, mas sempre com motores a diesel, o SUV tem preços que vão de R$ 449.950 a R$ 539.950. Quem comprar o modelo durante o período de pré-venda levará, sem custos adicionais, um pacote que cobre serviços realizados nas concessionárias durante 3 anos ou 40 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. A configuração de entrada, xDrive30d, sai por R$ 449.950 com motor 3.0 de seis cilindros em linha a diesel com 265 cavalos de potência e 63,2 kgfm de torque, câmbio de 8 marchas e tração integral. De acordo com a marca, o conjunto leva o X5 de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A versão tem airbags frontais, laterais e de cortina, rodas de 21 polegadas, cortinas para os vidros traseiros, bancos dianteiros com aquecimento, ar-condicionado de 4 zonas, quadro de instrumentos digital, entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas e som Harman Kardon. O pacote ainda inclui faróis full led com função alto automático, head-up display, teto solar panorâmico, direção e estacionamento semi-autônomos, central multimídia com Apple CarPlay e controle por gestos e serviços de concierge. A xDrive30d M Sport, de R$ 479.950, repete a mecânica e acrescenta rodas de 22 polegadas e pacote visual esportivo da linha M. Já a xDrive30d M Sport xOffroad, que sai por R$ 499.950, adiciona ainda aos pacotes anteriores quatro modos de condução com vocação fora-de-estrada: areia, rocha, cascalho e neve. A configuração topo de linha, M50d, custa R$ 539.950 e tem motor 3.0 de seis cilindros em linha com 400 cavalos de potência e 73,4 kgfm de torque, também com câmbio de 8 marchas e tração integral. Neste caso, a BMW fala em um 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Ela inclui itens como faróis a laser, sistema de som Bowers & Wilkins, visão noturna com reconhecimento de pedestres, suspensão adaptativa, sistema de exaustão M Sport e pacote esportivo M para freios, diferencial, volante e aerodinâmica.

Jac iEV 40 está em pré-venda no Brasil por R$ 139.990



A Jac Motors começou nesta sexta-feira (25) a pré-venda do seu primeiro modelo elétrico no Brasil, o iEV 40. Ele terá suas primeiras unidades entregues em junho e chega R$ 10 mil mais caro em relação ao divulgado anteriormente - agora, custa R$ 139.990. Baseado no T40, o iEV 40 (antes tratado por E40) é equipado com um motor elétrico de 115 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque entregues de forma instantânea. Segundo a fabricante, a autonomia de uma carga chega a 300 km e o modelo vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Para realizar a recarga do modelo, basta ligá-lo a uma tomada convencional. Para carga completa, em uma rede de 220 V, são necessárias 8 horas. Na função de recarga rápida, com um carregador especial vendido à parte, 80% da bateria é recarregado em 1 hora. A bateria do iEV 40 também se alimenta da regeneração de energia dos freios. O sistema de frenagem automática atua assim que o motorista retira o pé do acelerador. No modo Eco, a frenagem regenerativa atua de forma mais intensa - o pedal de freio passa a ser quase inutilizado no dia a dia. Entre os equipamentos, ele oferece bancos de couro, central multimídia com tela de 8 polegadas, câmera com visão 360°, alerta sonoro para pedestres (já que o motor elétrico não emite ruídos), frenagem, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Mercedes-Benz lança novo CLA com inteligência artificial aprimorada na CES 2019




A Mercedes-Benz revelou nesta terça-feira (8), na CES 2019, em Las Vegas, a nova geração do CLA. Além do visual, a principal novidade do sedã é a atualização do sistema de inteligência artificial, o MBUX. Agora, o MBUX é capaz de perceber certos movimentos do motorista e antecipar ações. Por exemplo, ao passar a mão sobre o banco do passageiro vazio, o carro acende a luz, imaginando que o usuário possa ter deixado algo no assento. Outro avanço é que o sistema agora está pronto para responder questões "consideravelmente mais complexas", como indicar um restaurante asiático, que não seja chinês ou japonês, tenha uma classificação de 4 estrelas e seja agradável para crianças, conforme exemplificou a Mercedes. Além disso, agora o modelo pode "andar sozinho" em algumas situações com o uso de nova tecnologia semiautônoma. Ele possui frenagem automática de emergência e detecção e manutenção de faixa. Além disso, por meio de câmeras e sensores, o veículo "se prepara" para mudanças de rotas a frente, reduzindo a velocidade. Isso vale para curvas, cruzamentos ou rotatórias. Na segunda geração, o CLA cresceu, e ficou ainda mais distante do Classe A Sedan. Agora são 4,69 metros de comprimento, 4,8 cm extras. O entre-eixos aumentou 3 cm, chegando a 2,73 m, enquanto a largura é 5,3 cm maior, de 1,83 m. Por outro lado, a carroceria é 0,2 cm mais baixa, com 1,44 m. Por enquanto, apenas o CLA 250 foi apresentado. Ele tem motor 2.0 de 4 cilindros e 225 cavalos, acoplado ao câmbio de dupla embreagem e 7 marchas. Segundo a Mercedes, ainda serão lançadas outras versões. O novo CLA será produzido na Hungria. No exterior, ele começa a ser vendido em maio deste ano. O CLA foi a resposta da Mercedes para trazer clientes mais jovens para a marca. A primeira geração foi apresentada em 2013, durante o Salão de Detroit. Curiosamente, o CLA marca um ciclo de mudanças na indústria automotiva nos Estados Unidos. O próprio Salão de Detroit tem perdido espaço para a CES, uma feira que nasceu para mostrar tecnologia, mas que nos últimos anos acabou "invadida" pelas fabricantes de veículos. O movimento da Mercedes chega a ser emblemático, afinal a marca não estará presente em Detroit.

'Carro voador' de parceira da Uber tem motor híbrido e pode levar até 5 pessoas



A CES 2019, maior feira de tecnologia do mundo, vai além de TVs de última geração e celulares que dobram. Carros e até mesmo veículos voadores são novidades em Las Vegas, como é o caso da Bell Nexus, o "táxi voador" de empresa parceira do Uber. Em 2018, o CEO do aplicativo, Dara Khosrowshahi, disse que o serviço para carros voadores deve começar em até 10 anos. Para isso, o Uber está trabalhando com diversas empresas da área de aviação, como a Embraer e também a Bell, que antes era especializada apenas em helicópteros. Capaz de levantar voo verticalmente, o Bell Nexus é movido por motorização elétrica híbrida, para poder percorrer maiores distâncias, e leva até 5 pessoas. A expectativa é que o modelo voador comece a ser vendido em meados de 2020, disse a empresa ao site "The Verge".

Nissan Leaf ganha versão mais potente e com maior autonomia


Prestes a chegar ao Brasil, o Nissan Leaf ganhou uma opção mais "reforçada" na CES 2019, com maior alcance da autonomia e mais potência. O modelo chegará às lojas do Japão e dos Estados Unidos ainda no primeiro semestre, mas não deverá vir ao Brasil por enquanto. A configuração, batizada de e+, adota uma bateria com densidade de energia 25% maior. Isso resulta na autonomia 40% maior (agora de 458 km no ciclo de testes japonês, contra 322 km da versão de entrada) e em mais potência (215 cavalos) e torque (34,7 kgfm). A marca promete velocidade máxima 10% maior e aceleração de 80 a 120 km/h quase 13% mais rápida. Um novo sistema de recarga rápida de 70 kW também aponta para maior rapidez no "reabastecimento", mas a marca não divulga o tempo aproximado. Para todas as versões, a Nissan oferece garantia de 8 anos ou 160 mil km para as baterias.