sexta-feira, 29 de junho de 2018

Toyota lança nova geração do Corolla Sport hatch para tentar conquistar jovens



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A Toyota apresentou nesta terça-feira (26), no Japão, a nova geração do Corolla Sport hatch no Japão. De acordo com a empresa, além de trazer um visual totalmente repaginado, o modelo será "conectado" e tenta conquistar uma nova geração de consumidores. Chamado de Auris em alguns mercados, a versão hatch do Corolla com a nova cara já havia aparecido no último Salão de Genebra. Suas linhas devem antecipar a nova cara da versão sedã que é esperada para o próximo ano. Seguindo o objetivo para ser um carro "conectado", o Corolla Sport sai de série com módulo de comunicação, que permite aos usuários operar alguns itens do carro, como fechar a janela, remotamente. Como o sistema, também será possível utilizar um assistente virtual que poderá ajudar o usuário a encontrar rotas, entre outras coisas. O Corolla Sport passa a utilizar a plataforma TNGA, a mesma do Prius e do C-HR. O desenho do modelo também evoluiu, ganhando mais personalidade do que a geração atual. Os faróis são de LED e ganharam luzes diurnas de rodagem integradas. O formato da peça também está mais ousado, com mais vincos. Já a grade ganhou muito em volume, e ocupa praticamente toda a largura da dianteira. Visto de perfil, é possível perceber que as janelas ganharam um novo formato, um pouco mais convencional. As lanternas continuam horizontais, mas seguem o estilo da dianteira, com mais recortes e uma porção mais estreita que invade a tampa do porta-malas. O Corolla Sport ficou mais comprido e mais baixo. São 4,37 metros (4 cm a mais) de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,44 m (2,5 cm a menos) de altura e 1,79 m de largura No Japão, o Toyota Sport terá duas opções de motores. Além da versão mais tradicional com motor 1.2 turbo, de 116 cavalos, e câmbio do tipo CVT, o hatch terá opção híbrida que combina motor 1.8 a combustão com elétrico, capaz de chegar a 122 cavalos de potência. De acordo com a montadora, uma opção de câmbio manual "inteligente" também está prevista para ser lançada em agosto.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Mercedes-Benz Classe X deve ter versão 'básica' no Brasil


A picape Classe X da Mercedes-Benz está prevista para chegar às lojas brasileiras só em 2019, mas a marca alemã já está anunciando o modelo em suas plataformas digitais com uma novidade: a versão "pé de boi" deve estará disponível por aqui. Em outubro do ano passado, a fabricante acreditava que o Brasil teria espaço apenas para os modelos com acabamento "premium". Não é o caso da versão Pure, que tem para-choque frontal em plástico preto, rodas de aço sem calota e bancos de tecido. O modelo é voltado para quem quer colocar a picape na terra com uso comercial. Na época, executivos da Mercedes-Benz afirmaram que a versão X 220, com motor 2.3 a diesel de 163 cv seria homologada para o Brasil, mas só entraria no portfólio se houvesse demanda por versões menos caras. Parece que a empresa já identificou essa demanda por aqui. Além da Pure, a picape terá outras duas opções de acabamento: Progressive, que apresenta mais conforto para quem busca um veículo para trabalho e também para lazer, e Power, que será a topo de linha mais luxuosa. Entre as motorizações, além do 2.3 diesel de 163 cv, devem estar disponíveis também os propulsores 2.3 a diesel com dupla sobrealimentação (X 250), que rende 190 cv, e o V6 de 258 cv (X 350). A novidade será construída em parceria com a Renault-Nissan em Córdoba, na Argentina, tendo como base a dupla Frontier (já à venda no Brasil) e Alaskan (que chega neste ano). A Mercedes-Benz busca um novo nicho de clientes e vai concorrer com modelos já consagrados no segmento, como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi L200.

sexta-feira, 16 de março de 2018

‘Compass’ da Volkswagen será lançado em agosto na China


A Volkswagen apresentou parte de suas novidades na conferência anual de imprensa, realizada na Alemanha nesta quarta-feira (14). Um dos modelos mais importantes para a fabricante será o SUV médio do mesmo porte do Jeep Compass. Ainda não há definição quanto ao nome do produto – o projeto é chamado de Tarek, mas pode ser que ele receba outro “batismo”. Certo mesmo é que ele será lançado na China em agosto. Algum tempo depois, em 2020, ele começa a ser feito também na Rússia, no México e na Argentina. É deste último país que virão as unidades vendidas no mercado brasileiro. O modelo inclusive foi confirmado pela Volkswagen em novembro do ano passado, com investimentos de US$ 650 milhões na unidade de Pacheco. De acordo com a Volkswagen, o novo SUV deve representar um volume de 400 mil unidades anuais, um volume considerado alto. Até por isso, a marca o trata como “SUV do povo”. Na China, ele será produzido em parceria com a fabricante local Saic.

Fiat Toro ganha nova versão de entrada, mas perde câmbio manual na linha 2019


Discretamente a Fiat lançou a linha 2019 da Toro, a segunda picape mais vendida do país no ano passado. As informações já aparecem no site da fabricante italiana. Entre as maiores novidades estão uma nova versão de entrada, chamada de Endurance, e o fim das versões equipadas com câmbio manual. Este tipo de transmissão estava disponível apenas na configuração Freedom com motor diesel e tração 4x2 ou 4x4. Agora, todas as versões possuem câmbio automático de 6 marchas quando o motor é flex e de 9 marchas quando o combustível é diesel. A nova configuração de entrada é a Endurance, vendida por R$ 90.990. Na comparação com as demais versões, ela traz rodas de aço e retrovisores e maçanetas na cor preta, além de não contar com rack de teto e faróis de neblina. Veja todas as versões e preços: Endurance 1.8 - R$ 90.990 Freedom 1.8 - R$ 102.990 Volcano 2.4 - R$ 115.690 BlackJack 2.4 - R$ 117.490 Freedom 2.0 diesel - R$ 131.590 Volcano 2.0 diesel - R$ 142.990 O motor 1.8 flex desenvolve até 139 cavalos, enquanto o 2.4 rende 186 cv e o 2.0 diesel entrega 170 cv. Desde a opção de entrada há controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, direção elétrica e volante com regulagem de altura. A partir da Freedom a picape passa a ter, de série, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve, central multimídia com tela de 5 polegadas, sensor de ré e faróis de neblina.

Após parceria com Caoa, Chery inicia produção do Tiggo 2 na fábrica de Jacareí


Após a parceria com a Caoa, a montadora chinesa Chery iniciou a produção do Tiggo 2 na fábrica de Jacareí (SP). Previsto para 2017, o aspirante de SUV atrasou e deve chegar às concessionárias no fim de março. O lançamento está programado para o próximo dia 28. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o modelo já vem sendo produzido na unidade em pré-série desde 2017, mas passou por adequações e melhorias após a a brasileira Caoa assumir 50,07% da operação da Chery em novembro. "A Caoa é muito preocupada com a qualidade do produto. Pediu mudanças no processo, fez vários testes e agora já estamos produzindo o Tiggo 2. Entrou de forma gradual em nossa linha, mesclando com o QQ e desde o último mês já estamos produzindo a todo vapor para alimentar as concessionárias", disse Guirá Borba, diretor do sindicato. A fábrica em Jacareí opera apenas um turno de produção, com cerca de 400 funcionários, e desde o início do ano tem ganhado reforço. Segundo o sindicato, foram cerca de 55 contratações nos últimos dois meses, especialmente nas áreas de produção, logística e engenharia. A expectativa do sindicato é de mais contratações para os próximos meses. "A fábrica tem o planejamento de uma crescente mês a mês. Achamos que a Chery entrou em outro momento. A história da Chery no Brasil sempre foi de muitas incertezas, de não conseguir uma aceitação boa no mercado por estratégias equivocadas, mas a expectativa é de que as coisas melhorem", disse. Atualmente, a fábrica da Chery em Jacareí opera com cerca de 400 funcionários na produção dos modelos New QQ, Celer e o Tiggo 2. Com a entrada do novo modelo, a produção mensal é de cerca de 700 carros. "O centro de produção na fábrica atualmente é o Tiggo 2. Seguimos também com a produção do QQ intercalada. O Celer ainda temos em estoque e não estamos produzindo atualmente".