sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Honda Fit muda na linha 2018; preços chegam a R$ 80 mil


Seguindo a reestilização do modelo europeu, o Honda Fit brasileiro chega às concessionárias na linha 2018 nos próximos dias com algumas mudanças no visual e nos equipamentos, o que trouxe também um leve aumento de preços, chegando a inéditos R$ 80 mil pelo monovolume. As alterações estéticas feitas no modelo de 3ª geração (lançada em 2014) são mais notáveis nos para-choques, que cresceram um pouco (8 cm na traseira), e na grade frontal com visual redesenhado para se alinhar às linhas da nova geração do Civic. O Fit agora tem luzes de rodagem diurna (DLR) em LED, mas apenas na versão mais cara elas são integradas aos faróis também de LED. Nas versões DX e LX, com faróis de lâmpadas comuns, o DLR será vendido como acessório, mas localizado na parte inferior do para-choque. Já na EX ele é de série. Na parte de trás, as lanternas em LED fazem um novo traço marcante na região do porta-malas e adotam um sistema de sinalização de Antecipando-se à legislação, o Fit 2018 aparece com controle de tração e estabilidade de série, além de uma evolução da direção elétrica, que ajuda no controle em situações de baixa aderência ou em curvas. Também vira equipamento básico no monovolume o auxiliar de saída em rampa, que segura o carro nas ladeiras, impedindo que ele faça aquele recuo ao sair. A versão EX agora tem quatro airbags - além dos dois frontais, acrescentam-se dois laterais -, enquanto a EXL inclui bolsas infláveis de cortina, totalizando seis airbags. Outra função restrita a quem aceita pagar mais é a troca de marchas simuladas por borboletas atrás do volante, que aparece só nas versões EX e EXL. O motor é o mesmo 1.5 flex, que gera 115 cavalos de potência. Câmbio manual fica disponível apenas no modelo mais básico (DX) - as demais adotam a transmissão continuamente variável (CVT) com conversor de torque. A Honda disponibiliza uma nova cenral multimídia de 7 polegadas, com GPS e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, mas só na versão mais cara de R$ 80 mil. O sistema desenvolvido no Brasil adota toque na tela e botões ao lado para facilitar o uso, depois de uma tentativa fracassada de usar apenas toque. As versões EX e EXL ganham também rebatimento eletrônico dos retrovisores externos e ar-condicionado digital, que aparece pela primeira vez no modelo. Isto quer dizer que será possível regular a temperatura e a intensidade por meio de um painel sensível ao toque - algo que há pouco tempo se restringia a veículos de luxo.

'Coruja' japonesa promete ser o carro de aceleração mais rápida da história






A coruja é conhecida por ser o símbolo da sabedoria, mas em breve poderá ser admirada por sua velocidade. Isto porque uma empresa japonesa mostrou no Salão de Frankfurt um "hipercarro" elétrico chamado Aspark Owl (owl, quer dizer coruja em inglês), que seria capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em exatos 2 segundos. Essa aceleração inédita superaria qualquer outro carro de produção da história. O Dodge Challenger SRT Demon, por exemplo, faz de 0 a 96 km/h em 2,3s. O Bugatti Chiron, com seus 1.500 cv, tem seu melhor tempo em 2,5s - mesma marca do Tesla P100D. Mas como uma empresa desconhecida seria capaz disso? Primeiro é preciso esclarecer que o tempo não foi registrado, ele é uma estimativa com base nos números do carro. De acordo com a fabricante, a "coruja" usa dois motores elétricos que têm uma nova tecnologia de controle de corrente, desenvolvendo no máximo 435 cavalos de potência (320kW). Isso não é nem perto de outros conceito elétricos já mostrados, como o Mercedes-AMG Project One, que tem mais de 1.000 cv. O segredo (nem tão secreto assim) do Aspark Owl é um conceito básico de engenharia: quanto mais leve, mais rápido. Com a carroceria totalmente em fibra de carbono, este hipercarro pesa apenas 850 kg - menos que um Fiat Mobi. Além das baterias de íon-lítio, a Aspark diz usar capacitores para armazenar energia elétrica das frenagens, que funcionariam como uma espécie de "turbo" para motores elétricos, aumentando a capacidade de descarga de energia. Para acelerar dessa forma ainda é preciso controlar a aderência. Segundo a empresa, um sistema criado a partir do zero controla a força despejada nas quatro rodas a cada 100 microsegundos, ou 1 segundo dividido por 10.000. Nas medidas, o Aspark Owl é reduzido na altura, com menos de 1 metro (99 cm), o que dará uma sensação peculiar ao motorista. O interior para duas pessoas tem telas que funcionam como espelhos retrovisores e assentos revestidos em couro. A Aspark diz já ter construído um protótipo da "coruja", mas ainda não há informações sobre preço ou quando ela estará disponível para venda.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

BMW mostra conceito X7 e anuncia criação de submarca de luxo


A BMW apresentou nesta sexta-feira (8), dias antes do Salão de Frankfurt, o conceito X7 iPerformance, que dará origem ao maior SUV da marca em 2018. A fabricante alemã também anunciou a criação de uma divisão de luxo, que abrigará, além do X7, a reedição do Série 8, ainda não lançada, o sedã Série 7 e o esportivo elétrico i8. Esta nova marca de luxo terá uma variação do logitpo original da BMW, em preto e branco e com o nome original da empresa, Bayerische Motoren Werke. Voltando ao X7, apesar da proximidade do lançamento oficial, no ano que vem, o SUV ainda traz muitos traços exagerados, típicos de conceitos. O principal deles é o enorme teto de vidro. A grade, na comparação com os modelos de produção, também é gigantesca. Ainda assim, segue a tradição do formato "duplo rim". Fora isso, o X7 tem traços de SUVs mais tradicionais, como o próprio X5, mas em maior escala. Os faróis são afilados, e há uma série de cromados em toda a carroceria. É possível notar que o interior é de um conceito, mas há diversos elementos que devem ser mantidos na versão de produção, caso do quadro de instrumentos digital e da posição da central multimídia e do console central. A BMW não divulgou maiores detalhes da versão de produção, mas adiantou que o modelo deverá receber uma versão com propulsão híbrida plug-in, aquela que pode ser recarregada em tomadas.

sábado, 9 de setembro de 2017

LaFerrari conversível bate recorde em leilão de aniversário da Ferrari


O leilão de aniversário da Ferrari, realizado neste sábado (09/09) em Maranello, registrou um recorde. Uma LaFerrari Aperta, versão conversível do supercarro híbrido, foi vendida por 8,3 milhões de euros, ou quase R$ 31 milhões na conversão da última sexta-feira (08/09). O recorde anterior era da última LaFerrari produzida, o exemplar de número 500. Ela foi vendida em dezembro, por 7 milhões de euros (R$ 26 milhões). Na época, a fabricante decidiu produzir esta última unidade para leiloar e arrecadar dinheiro em prol das vítimas do terremoto que atingiu o centro da Itália em agosto de 2016. Desta vez, a LaFerrari Aperta vendida terá a verba revertida para projetos da organização Save the Children na Ásia e na África.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Com dois motores, Prius é econômico, sustentável e proporciona experiência única


O Toyota Prius não é único apenas por ser o primeiro carro híbrido do mundo. Além de aliar o motor elétrico com o motor a gasolina, gerando assim economia e auxiliando o meio ambiente, o veículo oferece uma nova experiência ao motorista, mais emocional e sensorial, através de um design diferenciado. Bem mais econômico do que os veículos de mesmo porte, o Prius não fica atrás em performance. Ele conta com o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota e combina um motor a gasolina de 1.8 com 98 cavalos com o outro elétrico de 72 cavalos. Em testes no Japão, acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O sistema híbrido do Toyota Prius é claramente mais econômico do que os modelos tradicionais. Comparado a um veículo do mesmo porte movido à gasolina, o Prius apresenta economia de 52% na cidade e 42% na estrada. Conforme o INMETRO, ele é o carro mais eficiente do país, com média de 18,9 km/l na cidade e autonomia de 812,7 km. Para acompanhar essa eficiência, é possível registrar o consumo de combustível de diversas maneiras, calculando a cada 15 km, 30 km e levando em conta a última viagem do mês atual, os últimos quatro meses e até o mesmo mês do ano anterior. O carro ainda vem com a função Eco Diary, que fornece uma lista diária e mensal de distância percorrida e consumo médio de combustível, e a Eco Wallet, que calcula o custo total com combustível e quanto o motorista economizou com gasolina em uma única viagem ou em um mês. Em sua quarta geração, o Prius foi totalmente redesenhado e ganhou linhas agressivas e modernas. O impacto é imediato, com a silhueta triangular transmitindo a sensação de movimento contínuo. O teto foi reduzido em 20 milímetros e deslocado um pouco à frente, enquanto os novos faróis minimizam a área frontal e garantem, ao mesmo, uma potente iluminação em LED. Internamente, o usuário também encontrará mudanças e mais conforto. O habitáculo é maior e os assentos foram redesenhados, com encostos posicionados para garantir a postura ideal dos ocupantes. A tecnologia não fica apenas nos motores do Prius. Ele possui Smart Entry System nas portas dianteiras, permitindo o destravamento por proximidade da chave, e com o sistema de ignição simplificada, por meio do Start Button. Além disso, o modelo dispõe ainda de carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos que têm essa tecnologia), sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.