quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ferrari revela a Portofino, sucessora da California T


A Ferrari surpreendeu o mundo ao revelar um novo modelo às vésperas do Salão de Frankfurt. A Portofino estreia com a missão de substituir a California T no posto de carro de entrada da gama. Equipada com o motor 3.9 V8 biturbo utilizado anteriormente na própria California T, a Portofino tem 600 cv e torque máximo de 77,4 mkgf entre 3.000 rpm e 5.200 rpm. Dados divulgados pela Ferrari indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e velocidade máxima na casa dos 320 km/h. A fabricante afirma que o motor V8 ganhou novas bielas e pistões, além de um coletor de admissão redesenhado. A Ferrari também instalou um coletor de escape integrado ao cabeçote para eliminar o famoso “turbo lag” e entregar respostas mais rápidas ao acelerar. O ganho de potência é de 40 cavalos em relação à California T. Outra mudança importante e simbólica é a substituição da direção com assistência hidráulica pela elétrica, seguindo a tendência já adotada por boa parte dos fabricantes de superesportivos. A Ferrari diz que o novo sistema tem relação 7% mais direta que o anterior. O novo modelo traz também a terceira geração do sistema de diferencial eletrônico traseiro integrado ao controle de tração, uma atualização nos amortecedores magnéticos e um chassi feito inteiramente de alumínio. Assim como a California T, a Portofino sai de fábrica com uma capota rígida retrátil. O elegante interior aparenta ser mais intuitivo do que sua antecessora e possui o mesmo volante utilizado na 812 Superfast e na GTC4 Lusso. Deste último modelo vem também a tela do sistema de entretenimento a bordo. Novas informações e imagens devem ser liberadas pela Ferrari no Salão de Frankfurt, que acontecerá em setembro na Alemanha.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Aston Martin DBR1 é vendido por R$ 71 milhões e bate recorde





Um Aston Martin DBR1, de 1956, foi vendido por US$ 22.550.000 (cerca de R$ 71,36 milhões) no último sábado, em leilão realizado pela RM Sothebys nos Estados Unidos. O modelo com chassis número 1 (de um total de 5 unidades produzidas) se tornou o mais caro da Aston Martin e também o mais valioso veículo britânico já vendido em leilão. De acordo com a casa de leilões, o recorde anterior era de um Jaguar D-Type, de 1955, que foi arrematado por US$ 21,8 milhões (R$ 68,9 milhões) em 2016. Dois colecionadores competiram pelo Aston Martin DBR1, em lances sucessivos por quase 7 minutos. O valor final foi dado por telefone, mas o vencedor não teve o nome divulgado. Projetado para vencer a famosa corrida das 24 horas de Le Mans, o DBR1 é considerado um dos carros mais importantes já feitos pela Aston Martin e fez história, pilotado por nomes como Carrol Shelby e Jack Brabham. O motor original é um 3.0 de seis cilindros, que produz 268 cavalos de potência. O comprador receberá este propulsor e também um mais moderno, que chega a 301 cavalos, para acelerar sem se preocupar um fundir um pedaço da história da indústria automotiva.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ainda inédito, XC40 chega ao Brasil em 2018 com meta de quase dobrar vendas da Volvo




A Volvo confirmou nesta quinta-feira (17) que lançará no Brasil seu inédito SUV compacto XC40 já no início de 2018, entre março e abril. O modelo, que ainda será apresentado mundialmente nas próximas semanas, terá a meta de quase dobrar as vendas da marca no mercado brasileiro, de cerca de 3,7 mil neste ano para 6 mil no ano que vem. Deste total, cerca de 2,5 mil unidades, ou quase 40%, devem ser do XC40, estima a fabricante. O modelo ocupará o lugar do XC60, que era o SUV mais acessível da Volvo, mas subiu de preço na nova geração. Feito sobre uma nova plataforma, já pensada para incluir sistemas de propulsão híbridos ou 100% elétricos, o primeiro carro da família 40 vai brigar diretamente com BMW X1 e Audi Q3. O conceito 40.1, mostrado em 2016, lembra uma versão encolhida do XC90, com a frente que já se transformou em marca registrada da Volvo, inclusive com os faróis em formato de martelo de Thor. A Volvo diz que o lançamento do XC40 será "em breve" e que ele terá diversas opções de customização, entre cores e tecidos, com foco em jovens urbanos e antenados. Neste mês, o XC60 chega ao Brasil apenas movido a gasolina, com propulsor 2.0 de 258 cavalos de potência e câmbio automático de 8 marchas. Veja os preços: Momentum - R$ 235.950 Inscription - R$ 256.950 R-Design - R$ 266.950 A nova geração é bem mais cara que a anterior, que era vendida por preços entre R$ 180 mil e R$ 242 mil. O valor reflete um salto de tecnologia e segurança, segundo a fabricante. Em 2018, o XC60 no Brasil aparecerá também com versões a diesel (D5) e híbrida (T8). Todas as unidades serão equipadas com tração integral. O motorista poderá escolher entre cinco modos de direção: Eco, Confort, Dynamic, Off-Road e Individual. O novo XC60 tem entre os equipamentos faróis full LED, central multimídia com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay, frenagem de emergência com assistente de direção (caso a frenagem não seja suficiente para evitar a colisão, o carro também muda a trajetória), alerta de mudança de faixa, sistema de proteção de saída em estrada e controle de velocidade adaptativo.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Filho de bilionário cobre Ferrari de R$ 3,6 milhões com logotipo da Louis Vuitton


Enquanto muitos sonham com um carro usado quando completam 18 anos, Rashed Saif Belhasa ganhou uma Ferrari F12 Berlinetta ainda aos 15 anos. Se você não sabe, esta é uma das vantagens de ser filho de um bilionário de Dubai. Não contente só com o presente, que vai esperar 3 anos para ser usado, ele ostenta o esportivo em suas redes sociais, que têm milhares de seguidores. Mas o pior não é isso. Ele envelopeu a Ferrari, originalmente amarela, com os logotipos das marcas de acessórios Louis Vuitton e Supreme. O processo foi exibido em um vídeo no seu canal do YouTube, que já tem 1,7 milhão de visualizações.

Mazda anuncia motor que dispensa uso de velas


A Mazda afirmou nesta terça-feira (8) que vai se tornar a primeira montadora de veículos do mundo a comercializar um motor a gasolina equipado com ignição por compressão, um tipo de motor mais limpo e eficiente que tem sido perseguido por concorrentes como Mercedes-Benz e General Motors. A montadora japonesa planeja vender carros com esta tecnologia, batizada de Skyactiv X, já a partir de 2019. "É um importante avanço", disse Ryoji Miyashita, presidente da companhia de engenharia automotiva AEMSS. Um motor de compressão de carga homogênea (HCCI, na sigla em inglês) detona a gasolina pela compressão, eliminando a necessidade de velas. A economia de combustível dessa tecnologia se equipara ao motor a diesel sem altas emissões de gases poluentes. O motor da Mazda usa velas em algumas situações, como em baixas temperaturas, para superar os obstáculos técnicos que têm impedido a comercialização dessa tecnologia. Segundo a montadora japonesa, o Skyactiv X será de 20% a 30% mais eficiente que seu modelo atual. A empresa não tem planos de fornecer o motor para outras montadoras de veículos, disse o vice-presidente da Mazda, Akira Marumoto. O anúncio coloca motores tradicionais no centro da estratégia da Mazda e acontece alguns dias depois da companhia ter afirmado que vai trabalhar com a Toyota no desenvolvimento de veículos elétricos. "Eletrificação é necessária, mas o motor de combustão deve vir primeiro", disse o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Mazda, Kiyoshi Fujiwara, a jornalistas.