sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Hyundai Elantra reestilizado parte de R$ 84,9 mil no Brasil


O Hyundai Elantra reestilizado começa a ser vendido no Brasil nesta semana, anunciou a Caoa, importadora oficial da marca. O modelo será exibido no Salão de São Paulo, no mês que vem, e passou por mudanças visuais e ficou mais equipado nas versões mais caras: ele agora tem 3 configurações em vez de uma. Apenas a topo de linha ("Top") possui controle de estabilidade, que será obrigatório no Brasil, a partir de 2020, em todos os carros novos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mercedes mostra novos AMG GT na prévia do Salão de Paris





A Mercedes-Benz realizou nesta quarta-feira (28) uma prévia de sua apresentação do Salão de Paris, que começa para a imprensa nesta quinta. No evento, a marca apresentou novidades de sua preparadora, a AMG. Os maiores destaques são os novos modelos da família AMG GT, desenvolvidos pela preparadora em sua sede, em Affalterbach, na Alemanha. O mais importante deles é a versão conversível, chamada de ANG GT C Roadster. Mas o principal carro mostrado pela Mercedes em Paris é a versão conversível do GT, chamada de AMG GT C. Ela traz alguns traços do GT R, a versão mais potente do GT, como a grade com barras verticais. O motor é o mesmo V8 4.0 das outras versões, mas em dois níveis de potência, 476 cv ou 557 cv. Além de parte do visual, o GT Roadster ganhou equipamentos da versão GT R. A versão conversível mais potente (AMG GT C) vem com esterçamento das rodas traseiras, bloqueio de diferencial eletrônico do eixo traseiro, suspensão adaptativa e sistema de exaustão variável para dar um toque a mais no som do motor V8. Falando no AMG GT R, esta foi a primeira aparição pública do superesportivo, mostrado ao mundo em junho. É a versão mais potente para as ruas, com motor V8 de 4 litros, 593 cavalos e 71,4 kgfm. O GT R ficou conhecido como "diabo verde", por causa de uma pintura especial em homenagem ao circuito alemão de Nurburgring, onde os esportivos mais cobiçados do planeta são testados.

Volkswagen mostra carro 100% elétrico para 2020




A Volkswagen apresentou ao mundo nesta quarta-feira (28) o conceito I.D., em uma prévia do Salão de Paris, com a promessa de lançar o compacto elétrico no mercado em 2020. Este é o modelo que há cerca de 2 semanas foi anunciado como um conceito que pode ser tão revolucionário quanto o Fusca, segundo a própria montadora. Será o primeiro carro da marca feito em uma nova plataforma (MEB) criada para veículos movidos a energia elétrica. De acordo com a fabricante, o motor do I.D. desenvolve o equivalente a 170 cavalos de potência (125 kW), enquanto as baterias terão autonomia para percorrer entre 400 e 600 quilômetros com uma carga. Para 4 pessoas, o interior do conceito já prevê um futuro de carros que dirigem sozinhos, com um volante retrátil, que se transforma em um painel de controle no modo completamente autônomo. A Volkswagen acredita que o modo autônomo estará disponível para o modelo a partir de 2025, alguns anos depois do que as previsões mais otimistas atualmente, para 2020 e 2021. Após o escândalo de fraude em motores a diesel, a fabricante alemã se voltou para o desenvolvimento de modelos que não poluem o ambiente. No total, serão 30 modelos com propulsão alternativa até 2025.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Mercedes-Benz adota moda do visual aventureiro e lança Classe E 'off-road'



Desde que a Fiat inventou o estilo pseudo-aventureiro, no final dos anos 1990, diversos fabricantes passaram a criar variações de seus modelos com uma "pegada" off-road, quase sempre sem diferenças significativas na capacidade fora-de-estrada. Chegamos a 2016 e eis que a Mercedes-Benz entra na onda e cria uma versão da Classe E Estate, chamada de All-Terrain (ou todo terreno, na tradução do inglês), que traz visual com elementos aventureiros. A grade possui duas barras cromadas, assim como nos SUVs da Mercedes. Também há uma peça prateada na parte inferior do para-choque, que faz menção a um quebra mato. Na lateral do veículo, a maior marca dos pseudo-aventureiros, as caixas de roda com apliques plásticos. Há opções de rodas de 19 ou 20 polegadas. Para não dizer que as diferenças são apenas na estética, o carro é 2,9 cm mais alto - graças aos pneus e a suspensão a ar, que pode variar a altura do veículo em até 3,5 cm. Também há tração nas quatro rodas, mas de forma integral, diferente da tração 4x4 de outros modelos. Há um modo de condução chamado All-Terrain. Nele, a suspensão é elevada em 2 cm, os padrões dos controles de tração e estabilidade são ajustados de acordo com o terreno e há informações gráficas de inclinação, posição do pedal do acelerador e do freio e uma bússola. A Classe E Estate All-Terrain será oferecida com motor 2.0 diesel de 196 cavalos e câmbio automático de 9 marchas. A estreia será no Salão de Paris, e as vendas, na Europa, começam em 2017. Não há previsão de oferecer o modelo no Brasil.

Apple negocia compra da McLaren por R$ 6,35 bi, diz jornal britânico


A Apple está negociando a compra da montadora britânica McLaren, uma operação que poderia chegar a 1,5 bilhão de libras (cerca de R$ 6,35 bilhões), revelou nesta quarta-feira (21) o jornal "Financial Times". Adam Gron, porta-voz da McLaren, negou que exista qualquer conversa sobre a venda. "Nós podemos confirmar que a McLaren não discute com a Apple nenhum investimento", disse. O interesse da Apple pela McLaren seria parte de um investimento estratégico para se introduzir na indústria automobilística e acelerar os planos de produzir um carro elétrico autônomo. A McLaren Technology Group, que engloba a escuderia que disputa a Fórmula 1, forneceria experiência em segmentos como sistemas de informação integrados em veículos e materiais para a carroceria. Os contatos entre ambas as empresas começaram há meses, segundo fontes ligadas à negociação citadas pelo "Financial Times". No entanto, ainda não há acordo. Se a operação for concluída, seria a maior compra já feita pela Apple desde agosto de 2014. Até então, o valor mais alto pago pela empresa americana em uma aquisição foi o de US$ 3 bilhões (cerca de R$ 9,5 bilhões na cotação atual) pela Beats. A companhia fundada por Steve Jobs e hoje dirigida por Tim Cook nunca confirmou de forma explícita a existência do chamado Projeto Titan, que visaria desenvolver um carro elétrico para comercialização. No entanto, várias informações surgidas nos últimos anos indicam que a Apple contratou dezenas de engenheiros e especialistas em automóveis, sistemas elétricos e baterias. Um desses funcionários foi Chris Porritt, ex-vice-presidente da Tesla Motors, encarregado da engenharia de veículos. O projeto poderia ser acelerado com a compra da McLaren, que vende seus veículos de luxo por preços próximos a 1 milhão de euros. Em 2015, a montadora britânica produziu apenas 1.654 carros, mas registrou receita de 450 milhões de libras (R$ 2,4 bilhões). Nos próximos seis anos, a McLaren se comprometeu a investir 1 bilhão de libras (R$ 5,4 bilhões) em inovação e desenvolvimento.