segunda-feira, 4 de julho de 2016

Renault Kwid terá motor 1.0 de 75 cv e quer ser 'mini SUV'



Se 2018 parece uma previsão desanimadora para o lançamento da Renault Alaskan no Brasil, a marca francesa tem alguns outros planos importantes para o país ainda em 2016. O principal é o Kwid, subcompacto que chega para substituir o veterano Clio no final deste ano. A apresentação do rival de Volkswagen Up e Fiat Mobi será no Salão de São Paulo, com as vendas começando logo na sequência. Uma das informações mais aguardadas é o motor que equipará o subcompacto. Já era certo que o Kwid teria o novo motor 1.0 de três cilindros da Renault. A novidade é que este propulsor terá dois níveis de potência, e irá aposentar o propulsor de concepção semelhante usado pela Nissan no March e no Versa . Para o Kwid, haverá uma versão mais simples, com 75 cavalos. “O Kwid é um carro leve, esta potência para ele será mais do que suficiente”, disse Olivier Murguet, presidente da Renault na América Latina. Na Índia, o Kwid pesa menos de 700 kg. Vale lembrar que o Mobi, de pelo menos 907 kg, tem motor com a mesma potência. A outra versão do motor, também de 1 litro e 3 cilindros, será usada nos compactos March, Versa, Sandero e Logan . Porém, a potência deles não foi revelada.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Lamborghini lembra 50 anos do Miura com edição especial do Aventador



A Lamborghini mostrou nesta sexta-feira (24) uma edição especial do Aventador para celebrar os 50 anos do clássico Miura. Apenas 50 unidades serão produzidas e a grande maioria já está vendida, segundo a fabricante. O modelo foi criado pelo estúdio de personalização Ad Personam e usa as cores originais do Miura, com o tradicional vermelho contrastando com uma saia na parte inferior. As rodas de 20 e 21 polegadas podem ser douradas ou em prata fosco. O interior tem duas opções de acabamento em couro, com costura aparente e detalhes em fibra de carbono. O Aventador Miura Homage é empurrado pelo V12 de 6,5 litros, que desenvolve mais de 700 cavalos de potência e acelera a 100 km/h em apenas 2,9 segundos. A velocidade máxima é limitada em 350 km/h.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Rolls-Royce do futuro projeta 'tapete vermelho' para os passageiros






A Rolls-Royce mostrou nesta quinta-feira (16) a primeira criação puramente conceitual e futurística da sua história de 112 anos. O carro conceito faz parte do Vision Next 100, projeto do Grupo BMW que mostra como a empresa imagina os carros nos próximos 100 anos. Para entrar e sair, o teto se levanta e uma projeção de luz vermelha simula um "tapete vermelho" para fazer o passageiro se sentir sempre em um evento glamouroso. Caso o clima não esteja favorável, dois guarda-chuvas estão embutidos nas portas. Segundo a fabricante, os veículos de alto luxo do futuro serão totalmente configuráveis e feitos ao gosto do cliente desde o desenho até o tamanho. O modelo apresentado seria apenas uma das possibilidades. No entanto, o consumidor não poderá escolher o motor, que será sempre elétrico, e também não poderá guiar o próprio veículo, já que ele será controlado por uma assistente virtual chamada Eleanor. O lado positivo é que o interior pode se transformar em uma sala de estar. Não há divisão de passageiros da frente e traseiros, muito menos volante e instrumentos, que se tornarão "supérfluos", segundo a Rolls-Royce. Apenas uma tela transparente de OLED servirá para a comunicação dos passageiros com o carro. O toque de tradição da Rolls-Royce está no relógio analógico situado no centro do painel frontal.

Bugatti Chiron atinge quase 380 km/h em 'desfile' nas 24 horas de Le Mans



Depois da estreia no Salão de Genebra, em março deste ano, o Bugatti Chiron acelerou pela primeira vez em frente a milhares de espectadores pouco antes do início das 24 horas de Le Mans, no último sábado (18). Segundo a fabricante, o modelo de 1.500 cavalos de potência atingiu quase 380 km/h. Nem mesmo o vencedor da principal categoria da prova, o 919 híbrido da Porsche, é capaz de atingir esta velocidade, com máxima de 340 km/h. Ainda em pré-produção, o superesportivo foi pilotado pelo presidente da Bugatti, Wolfgang Dürheimer, que nem usou todo o potencial do Chiron - a velocidade máxima será limitada em 420 km/h. De acordo com a fabricante, mais de 200 unidades das 500 que serão fabricadas já foram reservadas, a um preço mínimo de € 2,4 milhões (cerca de R$ 9,18 milhões, conforme cotação da segunda-feira, 20). O Chiron é empurrado por um motor de 8 litros, com 16 cilindros dispostos em forma de um W (4 fileiras de 4 cilindros) combinado com uma transmissão automatizada de dupla embreagem com 7 velocidades. O torque máximo é de 163,14 kgfm a 2.000 rotações por minuto, segundo a montadora que faz parte do grupo Volkswagen. A aceleração de 0 a 100 km/h é estimada em 2,5 segundos.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Mini 'do futuro' apostará em personalização e compartilhamento



As marcas do grupo BMW apresentaram nesta quinta-feira (16) conceitos que servem como exercício de antecipação dos carros do futuro. A Rolls-Royce, por exemplo, acredita que o automóvel de luxo será totalmente autônomo e não poderá ser dirigido por um motorista. Por outro lado, a Mini vai por um caminho menos "trágico", com aposta no compartilhamento de veículos. O Mini Vision Next 100 foi criado para mostrar que a posse de um veículo deve se tornar opcional nos próximos anos. Para isso, a marca acredita que o veículo terá que se adaptar aos mais diversos usos de seus vários "donos". Isso pode ser percebido pelas opções de cores do interior e até do teto do veículo. Na condução, cada motorista poderá escolher o modo com que o carro será guiado - seja de forma autônoma, seja da esportiva John Cooper Works. Todas as configurações do carro podem ser reguladas no que a marca chama de Cooperizer, o grande círculo que fica no meio do console. Ele é uma evolução do que existe no Mini atual, mas sem os botões e com mais possibilidades de ajustes. O que a Mini chama de "Go kart feeling", ou a sensação de dirigir um kart, será reforçada por um interior praticamente sem botões. Para melhorar a visibilidade, toda a dianteira será de material translúcido. Assim como o Rolls-Royce do futuro, o Mini futurista também será elétrico. Durante a condução autônoma, os pedais serão recolhidos e o volante "desliza" para o meio do painel. Basta que o motorista puxe o volante de volta para a posição original que ele passa a comandar o carro.