segunda-feira, 13 de junho de 2016

Renault atualiza visual do Clio na Europa



A Renault mostrou nesta segunda-feira (13) o novo visual do Clio vendido na Europa. Entre as novidades estão faróis 100% de LED, incluindo luzes diurnas em forma de "C" nas versões de topo, atualizações no desenho da grade frontal e do para-choques traseiro, assim como mais opções de motorização. O Clio europeu poderá ser equipado com o motor 1.5 a diesel, de 110 cavalos de potência, aliado a câmbio manual de 6 velocidades, que também passa a ser opção para o propulsor a gasolina de 120 cavalos. Na parte de tecnologia, o compacto da Renault possui 3 opções de sistemas de entretenimento e opcionais como câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e até sistema de estacionamento automático, sem ação do motorista. O modelo atualizado começa a ser vendido por lá no final deste ano. Esta quarta geração do compacto foi lançada na Europa em 2012 e inaugurou a atual identidade de design da marca francesa, mas não é vendida no Brasil. O Clio nacional até tentou seguir um pouco o visual, mas parou no tempo. A Renault tem outros planos para o mercado brasileiro e prepara o lançamento do Kwid nos próximos meses.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Novo Toyota Prius custará R$ 119.950,00 no Brasil



A Toyota lançou nesta terça-feira (7) a nova geração do Prius no Brasil. Em sua 4ª geração, o híbrido mais vendido do mundo chega ao país por R$119.950,00, pequeno aumento em relação a 3ª geração, que é vendida por R$117.610,00. As vendas começam na próxima quarta-feira (8). O Prius é o maior símbolo dos modelos “ecologicamente corretos” produzidos pela empresa japonesa, que espera agora ampliar o alcance do híbrido no país. A geração anterior teve apenas 800 unidades vendidas. Uma possível produção nacional ainda depende de maior interesse dos brasileiros. "Ainda falta escala para uma produção local", afirmou Miguel Fonseca, vice-presidente executivo da Toyota no Brasil. "Esperamos vender 600 unidades ainda este ano e 1.100 no próximo ano", completou. De acordo com a empresa, o motor 1.8 foi redesenhando, gerando 98 cavalos de potência a 5.200 rpm e 14,2 kgfm de torque. Ele funciona em conjunto com outro motor elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm, que teve 6% de redução de seu peso. Juntos, os motores chegam a uma potência máxima combinada de 123 cavalos. Para o câmbio, foi escolhido o CVT. O consumo médio melhorou em 10% e, segundo o Inmetro, é de 18,9 km/l, em ciclo urbano, e de 17 km/l na estrada, fazendo dele o carro mais econômico do Brasil. "Acreditamos que a tecnologia híbrida é o futuro da indústria automotiva. Para o ano de 2050, 100% de nossa linha será de híbridos ou veículos movidos a células de combustível", afirmou Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina. A fabricante divulga que o carro pode atingir uma autonomia de até 812,7 km na cidade. Utilizando ambos motores, o modelo pode fazer de 0 a 100 km/h em 11 segundos, afirma a montadora. Para ajudar na economia, o coeficiente aerodinâmico do carro, que mede a capacidade de vencer a resistência do ar, foi reduzido de 0,25 para 0,24. Segundo a fabricante, é o menor índice entre os sedãs médios. Outro item que ajuda na redução de consumo é a capacidade de armazenar energia através do seu sistema regenerativo dos freios.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Fiat aumenta novamente preços da Toro e picape alcança os R$ 120 mil


A tabela de preços de junho da Fiat chegou com novidades desagradáveis para o consumidor. Praticamente toda a linha passou por reajustes – o último aumento havia sido em abril. Ficaram mais caros os modelos Palio, Palio Fire, Uno, Grand Siena, Weekend, Idea, Bravo, Doblò, Fiorino, Strada, Linea, Toro e Punto. Este último acaba de ter a linha 2017 lançada. Os valores do Mobi, Siena EL, 500 e Freemont foram mantidos. Principal lançamento da Fiat no ano até então, a picape Toro, que chegou em fevereiro passa pelo segundo aumento de preços em quatro meses. Quando foi lançada, a versão de entrada, Freedom 1.8 custava R$76,5 mil. Em abril, aumentou para R$77,8 mil. Agora, é vendida por R$79.240,00, ou R$2.740,00 a mais. Na versão Freedom, mas com motor diesel e câmbio manual, o preço em fevereiro era de R$95,5 mil. Não houve reajuste em abril, e na tabela de junho, ela aparece por R$97.270,00, R$1.770,00 mais cara. A mesma versão Freedom, mas com tração 4x4 custava R$101,9 mil no lançamento. Passou para R$103.650,00 há dois meses, e agora é oferecida por R$105.570,00, diferença de R$3.670,00. A versão mais completa, Volcano, traz câmbio automático e tração 4x4, também equipada com motor 2.0 diesel. Ela partia de R$116,5 mil no lançamento, passou para R$118.480,00 em abril e agora não sai por menos de R$120.670,00. Os R$4.170,00 representam o maior aumento na linha. Desde o lançamento, a Toro tem registrado bons números nas vendas. Em abril, ela desbancou todas as concorrentes, exceto a Strada. Foram 3.954 unidades, contra 1.179 da Renault Oroch, principal rival. Em maio, mais 3.526 unidades, contra 1.290 da Oroch, 3.462 da Volkswagen Saveiro e 2.926 da Toyota Hilux.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Chevrolet Cruze estreia no Brasil com inédito motor turbo


A General Motors promoveu nesta segunda-feira (30) a estreia do novo Chevrolet Cruze no Brasil. Completamente renovado, o sedã médio aparece com visual esportivo e um inédito motor 1.4 Ecotec turbo na nova geração, revelada nos Estados Unidos há quase 1 ano. Produzido na Argentina, o novo Cruze desembarca mais rápido que o esperado nas concessionárias brasileiras, com novas tecnologias para redução de consumo de combustível, entretenimento e segurança. O modelo era aguardado para o Salão do Automóvel, que acontece em novembro. A ficha técnica completa e os preços do Chevrolet serão divulgados apenas na manhã desta terça-feira (31), mas é possível antecipar que ele será vendido em versões bem completas. Com isto, o preço deve superar os R$81.190,00 cobrados pelo modelo atual. Equipado com injeção direta de combustível e sistema start-stop, que "desliga" o motor durante paradas, o Cruze terá consumo similar ao de carros compactos populares, afirmou a fabricante. Nos EUA, o mesmo motor gera 153 cavalos de potência, com gasolina. O propulsor do Cruze vendido atualmente no Brasil é o Ecotec 1.8 de 144 cv flex. O modelo também deverá ter a segunda geração do MyLink, a central multimídia que agora é compatível com os sistemas Car Play e Android Auto, que reproduzem o ambiente dos smartphones da Apple (iOS) e com o sistema do Google (Android), respectivamente, na tela do carro. Ela estreou no Brasil em dezembro passado, na reestilização do Cobalt. O Cruze deverá esquentar a "guerra" dos sedãs, que começou com a recém-lançada reestilização do Nissan Sentra e seguirá com a nova geração do Honda Civic, que chega em agosto. O ranking de 2016 aponta o Toyota Corolla com larga vantagem na liderança entre sedãs médios, seguido por Civic e Sentra. O Cruze está em quinto lugar, atrás do Volkswagen Jetta, segundo dados da federação dos concessionários, a Fenabrave. Ao apresentar a nova geração do sedã, em junho passado, a presidente da GM, Mary Barra, afirmou que a nova geração tem equipamentos de segurança e entretenimento do mesmo nível de um Mercedes-Benz Classe C.

Chevrolet Cobalt passa a ser apenas 1.8 e não sai por menos de R$ 60 mil


O Chevrolet Cobalt deu adeus ao motor 1.4, de 102 cavalos de potência, e passará a ser encontrado nas concessionárias apenas nas versões mais completas (LTZ e Elite) com motor 1.8, de 108 cavalos. De acordo com a General Motors (GM), foi uma decisão mercadológica. A versão 1.4 ainda será fabricada, mas apenas para empresas, por meio de venda direta. Com isto, o preço inicial do Cobalt 2016 subiu cerca de R$7 mil, passando de R$53.490,00 (versão 1.4 LT) para R$60.890,00 (versão 1.8 LTZ com câmbio manual). Com transmissão automática de 6 velocidades, o sedã chega a R$66.990,00. O valor é apenas R$2 mil a menos que a versão Elite, que inclui acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré e revestimento "premium" nos bancos. O Cobalt passou por sua primeira reestilização visual no final do ano passado, mas os motores 1.4 e 1.8 foram mantidos. Na ocasião, a versão mais básica (1.4 LS), que custava R$44.990,00 na linha 2015, já havia sido eliminada do catálogo. O movimento segue uma tendência de elevação da gama Chevrolet. O Cruze 2017, mostrado nesta semana, agora quer brigar com os modelos mais equipados de Toyota Corolla, com motor 1.4 turboflex e preço inicial de R$89.990,00.