O Peugeot 3008 ganhou mais cara de SUV. As primeiras imagens foram divulgadas pela montadora francesa nesta segunda-feira (23) e mostram um carro com aparência mais esportiva e robusta, graças a linha de cintura mais alta, parachoques mais largos, rodas maiores e apliques como saias laterais, barras de teto, entre outros.
Apesar dessas modificações, a fabricante diz que o novo carro é 100 kg mais leve do que o antecessor. Ele é feito sobre a nova plataforma modular EMP2. Ele tem 4,45 m de comprimento, 8 cm a mais em relação à geração anterior.
O principal ganho dessa "esticada" foi para a distância entre-eixos, que cresceu em 6,2 cm (para 2,67 m), aumentando o espaço interno e a capacidade do porta-malas, que agora é de 520 litros, 90 l a mais do que antes. Aliás, a Peugeot desenvolveu uma bicicleta e um scooter elétricos dobráveis que podem ser transportados pelo veículo.
A largura e altura permanecem as mesmas, de 1,84 m e 1,62 m, respectivamente. A distância em relação ao solo é de 22 cm.
Outro detalhe do 3008 renovado é o teto é preto em todas as versões. A cor também aparece na caída do teto, na traseira, emendando em uma faixa para emoldurar o vidro e onde estão localizadas lanternas de LED de desenho estreito e bastante sóbrio, marcado por linhas retas. Em todo o carro, porém, há diversas aplicações de detalhes cromados.
O painel de instrumentos é totalmente digital, ocupando uma tela de 12.3 polegadas, colorida, com 5 opções de display que podem mostrar, entre outros dados, instruções de rota e alertas para o motorista. O controle é feito no volante, que ficou menor e promete uma pegada melhor e também dá mais visão do painel e mais espaço às pernas, segundo a Peugeot.
O painel central abriga uma tela de 8 polegadas sensível ao toque com rádio, controle do ar-condicionado, navegação em 3D, Bluetooth e aplicativos, além de informações sobre o veículo.
A central é compatível com Apple Car Play e Android Auto, que reproduzem os smartphones na tela. Há ainda espelhamento para outros modelos de celular. O novo conceito de "i-Cockpit" inclui ainda bancos com massageadores e aromatizador.
Na Europa, o SUV será oferecido com 3 tipos de motorização em 8 combinações. Há o motor 1.2 litro, o 1.6 THP, ambos com gasolina, e, para diesel, as opções 1.6 e 2.0. Eles podem ser combinador com transmissão manual ou automática de 6 velocidades.
Entre os sistemas de segurança estão: frenagem automática de emergência, assistente de estacionamento, assistente de partida em subida e de descida, que mantém o carro em baixa velocidade.
O novo 3008 será a estrela da montadora no próximo Salão de Paris, em setembro.