A Ford completa este mês 97 anos do início da produção em série de automóveis no Brasil. O Modelo T foi o pioneiro que iniciou o processo de popularização desse meio de transporte, oferecendo um automóvel com proposta mais acessível de preço. Em 1925, este “popular” da Ford já atingia o recorde de 24.250 unidades vendidas no mercado brasileiro, um volume respeitável até mesmo para os padrões atuais.
A primeira linha de montagem funcionou no centro de São Paulo em 1919, inaugurando a indústria automotiva local. O seu sucesso levou a marca, dois anos depois, a mudar para uma sede própria no bairro do Bom Retiro, também na capital paulista, onde foi instalada uma unidade de produção nos mesmos moldes da sede da empresa em Detroit, nos EUA.
Por ser acessível, confiável e fácil de manter, com peças padronizadas e intercambiáveis para enfrentar as estradas precárias da época, o Ford Modelo T se tornou um dos carros de maior sucesso de todos os tempos. Como produto de massa, teve 15 milhões de unidades produzidas entre 1908 e 1927 e ajudou a colocar o mundo sobre rodas. Foi eleito ainda o Carro do Século, como produto que melhor simboliza o nascimento da era do automóvel.
No Brasil, foi também o precursor da cultura automotiva. O Modelo T tornou-se astro de diversas exposições de veículos, como o primeiro Salão do Automóvel, realizado na década de 20, no Palácio das Indústrias, em São Paulo. Em uma das edições, a Ford chegou a construir uma réplica da linha de montagem no evento. A fábrica era um programa de visita muito concorrido na cidade, o mesmo acontecendo nos showrooms das primeiras revendas de veículos. Na área de comunicação, o Modelo T foi responsável pelo início da propaganda de automóveis nos principais meios de comunicação da época.
Carros fantásticos, verdadeiras máquinas sobre rodas que mexem com a cabeça de qualquer um. Mudam as marcas mas estes carros incríveis tem o poder de surpreender em detalhes, formas e cores, fazendo com que qualquer um sonhe com eles. Certamente, consideradas obras de arte, estas super-máquinas inspiram liberdade pra quem tem a possibilidade de pilotar uma delas, se perdendo no tempo e na velocidade que proporcionam.
sexta-feira, 20 de maio de 2016
quarta-feira, 18 de maio de 2016
Volvo mostra conceitos de nova família de carros compactos
A Volvo mostrou nesta quarta-feira (18) dois conceitos feitos sobre uma nova plataforma para carros compactos, que serão totalmente renovados até 2019. O estudos apontam para o futuro dos modelos V40 e S40, além de um inédito SUV compacto, que deve ser chamado de XC40.
A nova plataforma modular é chamada de CMA e já foi pensada para incluir sistemas de propulsão híbridos ou 100% elétricos. As linhas 60 e 90 da marca sueca são desenvolvidas em outra plataforma modular, a SPA.
O primeiro carro da família 40 baseada na nova arquitetura será produzido em 2017, afirmou a fabricante.
“Os novos carros da linha 40 têm o potencial de aumentar a participação em um segmento importante que está crescendo”, afirmou em nota o presidente da Volvo, Håkan Samuelsson.
O conceito 40.1 lembra uma versão encolhida do XC90, com a frente que já se transformou em marca registrada da Volvo, inclusive com os faróis em formato de martelo de Thor.
Já o 40.2 deve antecipar as novas linhas do V40, embora o desenho seja bem mais próximo de um crossover do que de um compacto urbano. Já a traseira remete ao sedã de luxo S90.
sexta-feira, 6 de maio de 2016
Chevrolet lança Trailblazer 2017 com novo visual a partir de R$ 159.990,00
A Chevrolet aproveitou o lançamento da S10 2017 em Ribeirão Preto (SP) para também apresentar nesta sexta-feira (6) a Trailblazer 2017, que ganha praticamente as mesmas mudanças da picape.
Na versão V6 a gasolina, o preço caiu de R$ 163 mil para R$ 159.990,00. Já o modelo a diesel custará a partir de R$ 189.900,00. A Trailblazer é oferecida em versão única (LTZ).
Fonte e matéria completa em: http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/05/chevrolet-lanca-trailblazer-2017-com-novo-visual.html
quinta-feira, 5 de maio de 2016
Tesla adianta em 2 anos abertura de fábrica para 500 mil carros por ano
A fabricante americana de veículos elétricos Tesla anunciou que adiantará em dois anos o início do funcionamento de sua fábrica, capaz de produzir até 500 mil automóveis por ano, projetando a abertura para 2018.
A companhia também confirmou que espera entregar entre 80 mil e 90 mil veículos em 2016.
A empresa californiana registrou perdas no primeiro trimestre deste ano, apesar de seu volume de negócios ter aumentado 45%, chegando a US$ 1,6 bilhão.
Lançada em 2003, a Tesla nunca teve lucro, apesar de seu sucesso na bolsa e da imagem positiva e inovadora.
A perda por ação foi, nos três primeiros meses do ano, de 57 centavos de dólar, enquanto o mercado esperava que fosse de 58 centavos de dólar.
A Tesla por enquanto só produz dois modelos de luxo, o modelo S e o X. A fabricante começará a produzir o modelo 3, um carro mais barato, no final do ano que vem, embora já tenha cerca de 325 mil pedidos.
"Considerando a demanda pelo modelo 3, decidimos adiantar nosso plano de construção de 500 mil unidades (de modelos S, modelo X e modelo 3) para 2018, dois anos antes do previsto", explicaram Elon Musk, presidente da companhia, e Jason Wheeler, diretor financeiro, em uma carta aos acionistas publicada nessa quarta-feira.
Após o anúncio, a ação da Tesla subiu 4,70%, cotada a US$ 233,02.
Somente no primeiro trimestre, a Tesla produziu 15.510 carros, um recorde para esse período, o que supôs um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Sobre essa cifra, 12.851 eram modelos S, os mais antigos, e 2.659, modelos X.
quarta-feira, 4 de maio de 2016
Volkswagen lança edição mais potente do Golf GTI, com 310 cv
A Volkswagen lançou a versão comercial mais potente dos 40 anos de história do Golf GTI. Chamada de Clubsport S, a edição limitada a apenas 400 unidades tem 310 cavalos de potência.
De acordo com a fabricante, o Golf GTI Clubsport S é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 265 km/h.
O motor que acelera essa máquina é nada menos que uma variação do 2.0 TSI, que desenvolve 90 cavalos a menos no GTI "normal", vendido no Brasil.
Pelo menos 100 das 400 unidades serão comercializadas apenas na Alemanha, sempre em versão duas portas com câmbio manual e rodas de 19 polegadas.
Entre outras modificações para ressaltar a esportividade, os bancos traseiros foram retirados para diminuir o peso, que ficou em 1.285 kg.
O modelo foi desenvolvido também para quem gosta de testar suas habilidades em um dos circuitos mais famosos do mundo, o de Nürburgring, an Alemanha. Para ter o melhor desempenho na pista, o Clubsport S foi equipado com controle dinâmico de chassis.
O resultado foi um novo recorde para modelos comerciais com tração dianteira no circuito: 7 minutos e 49 segundos.
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