quinta-feira, 5 de maio de 2016

Tesla adianta em 2 anos abertura de fábrica para 500 mil carros por ano


A fabricante americana de veículos elétricos Tesla anunciou que adiantará em dois anos o início do funcionamento de sua fábrica, capaz de produzir até 500 mil automóveis por ano, projetando a abertura para 2018. A companhia também confirmou que espera entregar entre 80 mil e 90 mil veículos em 2016. A empresa californiana registrou perdas no primeiro trimestre deste ano, apesar de seu volume de negócios ter aumentado 45%, chegando a US$ 1,6 bilhão. Lançada em 2003, a Tesla nunca teve lucro, apesar de seu sucesso na bolsa e da imagem positiva e inovadora. A perda por ação foi, nos três primeiros meses do ano, de 57 centavos de dólar, enquanto o mercado esperava que fosse de 58 centavos de dólar. A Tesla por enquanto só produz dois modelos de luxo, o modelo S e o X. A fabricante começará a produzir o modelo 3, um carro mais barato, no final do ano que vem, embora já tenha cerca de 325 mil pedidos. "Considerando a demanda pelo modelo 3, decidimos adiantar nosso plano de construção de 500 mil unidades (de modelos S, modelo X e modelo 3) para 2018, dois anos antes do previsto", explicaram Elon Musk, presidente da companhia, e Jason Wheeler, diretor financeiro, em uma carta aos acionistas publicada nessa quarta-feira. Após o anúncio, a ação da Tesla subiu 4,70%, cotada a US$ 233,02. Somente no primeiro trimestre, a Tesla produziu 15.510 carros, um recorde para esse período, o que supôs um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Sobre essa cifra, 12.851 eram modelos S, os mais antigos, e 2.659, modelos X.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Volkswagen lança edição mais potente do Golf GTI, com 310 cv


A Volkswagen lançou a versão comercial mais potente dos 40 anos de história do Golf GTI. Chamada de Clubsport S, a edição limitada a apenas 400 unidades tem 310 cavalos de potência. De acordo com a fabricante, o Golf GTI Clubsport S é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 265 km/h. O motor que acelera essa máquina é nada menos que uma variação do 2.0 TSI, que desenvolve 90 cavalos a menos no GTI "normal", vendido no Brasil. Pelo menos 100 das 400 unidades serão comercializadas apenas na Alemanha, sempre em versão duas portas com câmbio manual e rodas de 19 polegadas. Entre outras modificações para ressaltar a esportividade, os bancos traseiros foram retirados para diminuir o peso, que ficou em 1.285 kg. O modelo foi desenvolvido também para quem gosta de testar suas habilidades em um dos circuitos mais famosos do mundo, o de Nürburgring, an Alemanha. Para ter o melhor desempenho na pista, o Clubsport S foi equipado com controle dinâmico de chassis. O resultado foi um novo recorde para modelos comerciais com tração dianteira no circuito: 7 minutos e 49 segundos.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Nissan Kicks, carro oficial dos Jogos Olímpicos, terá motor 1.6 de 114 cv


A Nissan mostrou nesta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, o inédito Kicks e pela primeira vez divulgou as medidas do modelo. O SUV compacto foi escolhido para ser o carro oficial dos Jogos Olímpicos, patrocinados pela Nissan, e que acontecem na capital carioca. Além de chegar para ser rival de Jeep Renegade e Honda HR-V, o Kicks é também o primeiro lançamento mundial da marca feito no Brasil. Apesar de a Nissan ainda não divulgar a potência do motor do carro, o G1 teve acesso ao documento do veículo que indica que o carro terá motor 1.6 de 114 cavalos e transmissão automática CVT. "Estamos apostando que esse carro, por ser leve, será muito ligeiro para a motorização, além de ser um dos melhores em consumo de combustível", afirmou Jose Luis Valls, chefe da montadora na América Latina. A data para mostrar o Kicks não foi escolhida pela Nissan por acaso. Nesta terça-feira (3) começa o revezamento da tocha olímpica, em Brasília. E o Kicks será utilizado como escolta no percurso da chama pelo Brasil. Antes da apresentação oficial, a empresa fez uma prévia do carro, com a participação de celebridades.

Novo Cruze com motor turbo chega ao Brasil no 2º semestre



A General motors (GM) confirmou oficialmente nesta terça-feira (3) o lançamento da nova geração do Chevrolet Cruze no Brasil no segundo semestre de 2016. O sedã será equipado, em pelo menos uma das versões, com um inédito motor 1.4 Ecotec Turbo. Com injeção direta de combustível e sistema start-stop, que "desliga" o motor durante paradas, o Cruze terá consumo similar ao de carros compactos populares, afirmou a fabricante. O modelo já foi flagrado em testes na região metropolitana de São Paulo, próximo à fábrica da GM em São Bernardo do Campo. De acordo com a GM, o Cruze terá uma "configuração exclusiva" para o mercado brasileiro. A parte ruim é que a evolução tecnológica deve deixar o modelo mais caro, conforme afirmou ao G1 o vice-presidente da GM no Brasil. No entanto, nem todas as versões devem ser empurradas pelo motor mais moderno. O atual 1.8 aspirado deve ser mantido nas configurações de entrada. O novo Cruze será produzido na Argentina e sua primeira aparição nacional é esperada para o Salão do Automóvel de São Paulo. As vendas do sedã devem começar no final de 2016, enquanto o hatch, chamado atualmente de Sport6, aparecerá apenas em 2017. A reformulação do Cruze foi mostrada pela primeira vez nos Estados Unidos em junho de 2015. Na ocasião, a presidente da GM, Mary Barra, afirmou que a nova geração tem equipamentos de segurança e entretenimento do mesmo nível de um Mercedes-Benz Classe C.

sábado, 30 de abril de 2016

Mercedes-Benz venderá futura picape média no Brasil até 2020


A Mercedes-Benz confirmou nesta quinta-feira (28) que venderá no Brasil a sua futura picape, que é desenvolvida em parceria com a Nissan e será produzida na Argentina, até o final desta década, possivelmente entre 2018 e 2019. A picape da Mercedes vai disputar o segmento médio, rivalizando com Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. O anúncio foi feito por Wolfgang Bernhard, chefe global de caminhões e ônibus da Daimler, durante a celebração de 60 anos da marca no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). A festa contou também com a entrada de um caminhão que anda sozinho, que foi apresentado pela primeira vez no Brasil. De acordo com a fabricante, este tipo de veículo sem motorista pode reduzir as emissões de poluentes em 5%, além de otimizar todo o processo de logística, incluindo empresas de transporte e outros veículos. O modelo autônomo já é testado em estradas da Alemanha desde o ano passado. A comemoração ocorre em um momento de crise do setor de carga no Brasil. De acordo com dados da Fenabrave, as vendas de caminhões recuaram 32% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2015. Os emplacamentos de ônibus caíram quase pela metade, no mesmo tipo de comparação. "Se o Brasil sofre, o povo sofre e a Mercedes bens caminhões sofre. Estamos todos na mesma situação. Nós não vamos ficar parados, veremos o que podemos fazer para seguir adiante", afirmou Stefan Buchner, chefe da divisão de caminhões da Mercedes-Benz. A fábrica de São Bernardo do Campo, que produz caminhões, chassis de ônibus e agregados, está com alto índice de ociosidade. Mesmo assim, a empresa inaugurou em março uma nova linha de montagem para automóveis, em Iracemápolis (SP), para produzir o Classe C 180 e o utilitário GLA.