domingo, 9 de novembro de 2014

Chevrolet lança Spin Activ no Brasil a partir de R$ 62.080 - Salão do Automóvel de SP 2014



A Chevrolet lançou nesta sexta-feira (7) a nova versão da minivan Spin. Com apelo aventureiro, a Activ tem preços partindo de R$ 62.080 na configuração com câmbio manual de cinco marchas, e chegando a R$ 65.890 com a caixa automática de seis velocidades. Nos dois casos, o motor é o mesmo 1.8 de 108 cavalos das versões LT e LTZ. Entre as diferenças visuais, estão para-choques em plástico preto, saias laterais na cor prata, faróis e lanternas com máscara escurecida, apliques nos para-lamas, rodas com desenho exclusivo e adesivos com o nome de versão. Na traseira, destaque para o estepe, preso na tampa do porta-malas, que tem desenho de gosto duvidoso. No interior, a cabine tem acabamento em preto, em vez do marrom habitual. Os bancos também possuem tecido exclusivo. De acordo com a GM, a Spin Activ estará nas concessionárias da marca no final de novembro. O modelo está em exposição no Salão do Automóvel.

sábado, 1 de novembro de 2014

Lexus apresenta rival do Evoque e conceito esportivo no Salão do Automóvel de SP 2014


Querendo se desvencilhar da fama de fazer “carros de tiozão”, a Lexus apresentou nesta terça-feira (28), na abertura do Salão de São Paulo para a imprensa, dois novos modelos, que devem representar uma nova fase da marca de luxo da Toyota. Com início das vendas marcado para março de 2015, o NX é o SUV de entrada da Lexus. Ele chega para concorrer com o Range Rover Evoque, “queridinho” entre os brasileiros. Para isso, utiliza armas semelhantes às do rival britânico. Os preços não foram divulgados, mas devem ficar entre R$ 200 mil e R$ 230 mil. O motor – assim como no Evoque – é um quatro cilindros 2.0 com turbo e injeção direta, que desenvolve até 238 cavalos. A transmissão é automática, de seis marchas. Outro ponto de ligação entre ambos é o design. O NX aposta em um visual arrojado, com faróis diurnos em led e fortes vincos. Haverá duas versões, Luxury e F-Sport. A primeira tem, de série, ar-condicionado dual zone, acesso e partida sem chave, central multimídia com TV digital, sistema de recarga de aparelhos eletrônicos wireless, faróis full LED, 10 airbags e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). A F-Sport tem acabamento diferenciado em aço escovado, bancos esportivos e rodas maiores. Cupê esportivo O RC é um cupê esportivo com linhas musculosas e cheias de agressividade – sobretudo na dianteira. Mostrado como um conceito no Salão de Tóquio do ano passado, ele já está à venda no Japão, e pode pintar por aqui em 2015. No exterior, ele é oferecido em duas versões. A 350 tem um V6 de 318 cv e 38,7 kgfm. Já a 300h é híbrida, e conta com um 2.5 de quatro cilindros e outro elétrico. A potência combinada é de 178 cv e o torque de 22,5 kgfm. No Brasil, deve aparecer um modelo conceitual, equipado com motor V8 5.0 e outro elétrico.

Renault mostra conceito de picape baseada no Duster - Salão do Automóvel de SP 2014



A Renault apresentou nesta terça-feira (28), no Salão do Automóvel de São Paulo, o conceito Duster Oroch. Trata-se de uma picape derivada do SUV, que leva o mesmo nome e deve marcar a entrada da marca no segmento de picapes médias, no qual a Fiat também está de olho -vide o conceito que a marca italiana mostrou mais cedo no Anhembi. Sobre a concorrência, o presidente da Renault do Brasil, Oliver Murguet, disse ao G1: "Quem chegar primeiro leva um bônus". De acordo com a montadora, a ideia para o conceito foi criar um veículo com amplo espaço para 5 pessoas. Além da picape, outro carro-conceito, o Kwid, concebido pelas equipes de estilo da marca em vários países, liderado pelo centro de design do Brasil, destinado a novos mercados. Além disso, a empresa lança o Fluence 2015 e a nova geração do Sandero Stepway no Brasil Baseado no novo Sandero, o Stepway possui motor 1.6, com opção da câmbio manual ou automatizado, capaz de gerar 106 cavalos de potência máxima.

Conceito FT-1 é exibido no estande da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014


Com desenho criado especificamente para o jogo Grand Turismo 6, o Toyota FT-1 saiu dos consoles e ganhou uma versão no mundo real, mostrada pela primeira vez no Salão de Detroit, em janeiro. Na ocasião, ele foi visto como um estudo para o futuro sucessor do Supra. Outro vislumbre de como a marca japonesa vê a mobilidade daqui uns anos é o conceito FV2. Apresentado no Salão de Tóquio do ano passado, o veículo é não tem volante e o comando vem do movimento corporal do motorista. Além disso, ele se conecta com outros carros e reconhece o humor do condutor pela voz, de acordo com a empresa. Entre planos e tecnologias distantes do consumidor, o Salão tem poucas novidades práticas: apenas uma versão limitada da Hilux, um SW4 com motor flex para 7 pessoas e o RAV4 2015 que chega ao mercado em janeiro. Sucesso de vendas, o Corollax ganhou uma edição assinada pelo estilista Alexandre Herchcovich.

Carro a hidrogênio, que solta água, está longe de ser produzido no país - Salão do Automóvel de SP 2014



Uma das principais atrações da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014, o FCV movido a hidrogênio não tem a menor chance de ser produzido no Brasil, pelo menos nas próximas décadas, segundo o CEO da marca para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo. "Não deve ser feito no Brasil enquanto eu viver, pelo menos", afirmou o executivo de 59 anos. O primeiro automóvel comercial de grande escala que usa hidrogênio como combustível começa a ser vendido no ano que vem, primeiro no Japão e depois nos Estados Unidos, com preço estimado em US$ 70 mil (cerca de R$ 170 mil). Como funciona? É semelhante aos híbridos que podem ser carregados na tomada (plug-in), mas em vez de energia elétrica, ele tem dois tanques de hidrogênio de alta pressão. Em uma estação no assoalho no veículo, o hidrogênio é quebrado em 2 moléculas, o que gera uma descarga elétrica. Essa energia é direcionada a um conversor de tensão, que alimenta uma bateria. O resultado dessa reação é água, que sai pelo escapamento. Um dos motivos que deixam o FCV distante do Brasil é a necessidade de uma infraestrutura de postos para abastecimento com hidrogênio - a rede já está sendo instalada no Japão. De acordo com a fabricante, uma recarga leva apenas 3 minutos. O uso de hidrogênio como combustível é estudado pela indústria há pelo menos duas décadas – todas as grandes montadoras já apresentaram protótipos, mas nenhuma apostou comercialmente nela como a Toyota.