quinta-feira, 8 de maio de 2014

Gran Lusso Coupe surge após união entre BMW e o estúdio Pininfarina


 
A fabricante alemã BMW e o estúdio italiano Pininfarina nunca haviam trabalhado juntos, e o primeiro resultado dessa inédita parceria é o BMW Pininfarina Gran Lusso Coupe, apresentado nesta sexta-feira (24) durante a edição 2013 do Concorso d'Eleganza Villa d'Este, um dos mais tradicionais eventos de automóveis clássicos, que acontece neste final de semana na Itália. Construído sobre numa adaptação da plataforma que serve de base ao Série 7 e equipado com um 6.0 V12 de 540 cavalos, o BMW Pininfarina Gran Lusso Coupe pode inspirar, esteticamente, um possível retorno do Série 8, cupê de luxo criado pela marca em 1989 e encerrado em 1999. A própria marca admite que o protótipo pode vir a ser produzido, com leves mudanças no visual. Internamente, o modelo tem assentos individuais, levando apenas quatro ocupantes.

Aos 30, BMW M5 ganha versão comemorativa limitada em 300 carros

 
Em comemoração aos seus trinta anos de vida, o BMW M5 ganhou a versão "30 Jahre M5" (30 anos de M5), limitada a apenas 300 unidades. Além de diferenciais estéticos, o sedã esportivo passa por um retrabalho no motor que o torna o BMW de produção mais potente já feito. O bloco V8 de 4,4 litros recebeu mais pressão no turbo, e agora rende 600 cv e 71,3 kgfm de torque – números capazes de levar o modelo aos 100 km/h em 3,7 segundos, de acordo com a montadora alemã. O esportivo também traz novidades no diferencial traseiro, que reage mais rápido e melhora a tração nas saídas de curva. Esteticamente, o BMW 30 Jahre M5 vem pintado exclusivamente na cor “Frozen Dark Silver Metallic”, que acompanha rodas exclusivas e detalhes na carroceria – nas entradas laterais e nas soleiras das portas – que remetem à edição especial. Internamente, há volante esportivo e inscrição da versão, com o número do exemplar, no painel e nos bancos. A BMW avisa que guardará o exemplar de número 30 para, talvez, vendê-lo posteriormente – certamente por um preço maior. Nos EUA, o BMW 30 Jahre M5 começa em US$ 138.275 (aproximadamente R$ 306.700).

BMW 328i flex já é vendida, com preços a partir de R$ 189.000

 
Após lançar o 320i Active Flex, o primeiro BMW equipado com motor bicombustível do mundo, em dezembro, a BMW aplica, agora, a tecnologia em uma versão mais potente do sedã, a 328i Active Flex. Mesmo sem ter sido lançado oficialmente pela marca, a novidade já pode ser encontrada nas concessionárias, como apurou o G1. Foram ouvidas cinco concessionárias de dois estados diferentes. Em todas o 328i Active Flex era vendido a pronta entrega, em duas versões, GP ou Sport GP, ambas com motor quatro cilindros 2.0 de 245 cavalos, tanto com etanol como com gasolina. O propulsor é idêntico ao do 320i, porém ajustado para render 245 cavalos, ao invés de 184 cv. A versão GP, menos equipada, pôde ser encontrada por R$ 189.000 em uma concessionária de Santos (SP). Nas demais, de São Paulo e Rio de Janeiro, o preço variou entre R$ 189.950 e R$ 191.450. Já a Sport GP, mais completa, é vendida a partir de R$ 199.000, até R$ 201.450. Mais novidades G1 apurou, ainda, que mais dois modelos devem passar a beber também etanol até o final do ano. O SUV X1 e a versão 125i M Sport do hatch Série 1 devem adotar a tecnologia Active Flex. isso porque os dois veículos compartilham o motor 2.0 quatro cilindros com o Série 3. Assim, como o motor já foi adaptado para aceitar o combustível de cana-de-açúcar, basta aplicá-lo em outros modelos.