O Salão de Nova Délhi, na Índia, está sendo tratado por algumas montadoras como estratégico para expansão das marcas, não apenas no país, mas também em mercados em crescimento. A Renault, por exemplo, apresentou nesta quarta-feira (5), na mostra, o conceito Kwid.
O SUV compacto é o primeiro conceito da marca apresentado fora da Europa. Ele foi desenvolvido por profissionais de diversos países, como França, Índia, Brasil e Rússia, o que ajuda a explicar a importância do novo veículo para a Renault. A empresa afirma que “O Kwid foi criado por uma equipe internacional, para mercados internacionais”.
O desenho, ainda distante de uma possível versão de produção, abusa das linhas musculosas e robustas, com grandes caixas de roda. A identidade visual da Renault está presente na dianteira, com a grade emoldurando o logotipo da marca e os faróis afilados. Há ainda duas portas estilo tesoura, com abertura para cima.
O interior é ainda mais futurista, com materiais e desenho inspirados em um ninho de pássaro. Um tablet é utilizado como painel de instrumentos e central de comandos do veículo. Os passageiros dos bancos traseiros possuem uma saída de ar-condicionado direcionada, com os comandos posicionados na parte traseira dos bancos da frente.
A disposição dos passageiros é incomum. O volante está posicionado no centro do veículo, e o banco dianteiro acomoda outros dois passageiros, sentados mais recuados em relação ao motorista. Na traseira, espaço para dois ocupantes. A Renault afirma que escolheu a posição central de condução para atender a mercados onde a direção é posicionada tanto na esquerda (como no Brasil) quanto na direita (Índia).
A Renault equipou o Kwid com um drone, posicionado na parte traseira do veículo. Ele é controlado pelo tablet na dianteira e, segundo a marca, pode ser usado para tirar fotos da paisagem e checar as condições de trânsito que o motorista irá enfrentar.
Apesar do visual aventureiro, o Kwid não tem tração integral. O motor é um 1.2 turbo, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem. Há a possibilidade de uma versão elétrica no futuro.
Caso entre em produção no futuro, o Kwid deve concorrer com o Volkswagen Taigun.
Carros fantásticos, verdadeiras máquinas sobre rodas que mexem com a cabeça de qualquer um. Mudam as marcas mas estes carros incríveis tem o poder de surpreender em detalhes, formas e cores, fazendo com que qualquer um sonhe com eles. Certamente, consideradas obras de arte, estas super-máquinas inspiram liberdade pra quem tem a possibilidade de pilotar uma delas, se perdendo no tempo e na velocidade que proporcionam.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Range Rover Evoque 2014 terá câmbio de nove marchas no Brasil
O Range Rover Evoque 2014 ainda não foi lançado no Brasil, mas o ranking de consumo de combustível do Inmetro já antecipa que o modelo terá um inédito câmbio automático de nove marchas no lugar do atual, um também automático, de seis marchas.
Desenvolvida pela ZF, a nova caixa automática foi lançada na Europa em agosto do ano passado. Segundo a marca, o Evoque foi o primeiro veículo de passageiros do mundo a ter um câmbio de nove marchas. No Brasil, ela ajudou o Evoque a melhorar seu desempenho no teste do Inmetro.
Em 2013, quando foi avaliado com o câmbio automático de seis marchas, o Evoque ganhou nota D na categoria e E no geral, com consumo de 6,6 km/l no ciclo urbano e 8,6 km/ no rodoviário. Já neste ano, com a transmissão de nove marchas, o índice melhorou 19,7% na cidade, com consumo médio de 7,9 km/l e 29,1% na estrada, com consumo de 11,1 km/l.
O motor se mantém o 2.0 de quatro cilindros e 240 cv.
O Range Rover Evoque 2014 tem previsão de chegada ao Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. Ele também deve ganhar alguns equipamentos das versões vendidas no exterior, como o sistema de estacionamento autônomo, que manobra o veículo em vagas perpendiculares e ajuda o motorista a sair de vagas paralelas.
Volkswagen lança o Up! a partir de R$ 26.900 para o duas portas
A Volkswagen lançou oficialmente nesta terça-feira (4), em Gramado (RS), o Up!, tido como o principal produto da marca desde o Gol, em 1980. Com duas portas, o carro custará a partir de R$ 26.900. Com quatro, parte de R$ 28.900. O compacto ocupa o lugar do Gol G4 (antiga geração), aposentado neste ano e é o mais barato no portfólio da marca -o Novo Gol duas portas começa em R$ 31.040.
O Up! quatro portas chega às lojas primeiro, no fim do mês. O duas portas, daqui a 3 meses.
Todas as 6 versões têm motor 1.0 de 3 cilindros (que estreou no Fox Bluemotion, que não é sucesso de vendas) e sistema de partida a frio sem tanquinho (E-flex).
O moderno bloco, alinhado ao modelo europeu, rende 75 cavalos de potência com gasolina e 82 cv com álcool. O câmbio é manual, de cinco marchas – o automatizado I-Motion virá posteriormente.
Os principais concorrentes do Up! serão o próprio Gol, Fiat Uno e o Palio, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Sandero, Toyota Etios e o novo Ka, que será lançado ainda neste ano pela Ford.
domingo, 2 de fevereiro de 2014
Toyota apresenta linha 2014 do utilitário esportivo RAV4
A Toyota anunciou nesta sexta-feira (31) a linha 2014 do utilitário esportivo RAV4 no Brasil. O modelo, que ganhou uma nova geração em meados de 2013, sofreu apenas pequenas mudanças este ano. O RAV4 2014 estará disponível nas concessionárias a partir de fevereiro, oferecido em três versões. A básica é equipada com motor 2.0 de 145 cv e tração dianteira. Ela é vendida por R$ 101.820. A intermediária possui o mesmo motor, mas com tração 4x4. Houve reajuste de R$ 2.490, e agora é vendida por R$ 119.990. Já a topo de linha, que possui motor 2.5 e tração nas quatro rodas, ficou R$ 2.690 mais cara, passando a custar R$ 129.590. A alteração comum a todas as versões é o aumento da capacidade do porta-malas. Isso porque a Toyota substituiu o estepe convencional por um temporário, menor. Assim, o volume cresceu 71 litros, passando de 476 litros para 547 litros. Nas versões 2.0 4x4 e 2.5 4x4, a principal mudança na linha 2014 é a nova central multimídia. A tela sensível ao toque de 7 polegadas reúne funções do controle do sistema de som, navegador GPS, leitor de DVD e acesso à internet. A conexão deve ser feita a partir do dispositivo móvel de um dos ocupantes do veículo. Na versão topo de linha, equipada com motor 2.5 de 179 cv e tração 4x4, as rodas aro 18 ganharam um novo desenho. A versão de entrada também passa a ser equipada com sensor de estacionamento traseiro. Há uma nova cor no catálogo. O marrom metálico é a quinta opção da palheta, que já conta com prata, branco, preto e cinza.
sábado, 25 de janeiro de 2014
Geely EC7
O time de montadoras chinesas presentes no Brasil ganhou um reforço. A Geely Motors inaugurou na última terça-feira (21) seu centro administrativo e operacional na cidade de Itu (SP), e anunciou o início das vendas do sedã médio EC7 para março. Em abril estreia o hatch compacto GC2. A Geely é proprietária da sueca Volvo desde 2010, marca reconhecida por itens de segurança, e será representada no país pelo Grupo Gandini, responsável também pela sul-coreana Kia.
O EC7 chega mirando outro chinês, o JAC J5. Mas também pretende “roubar” clientes de Fiat Linea, Chevrolet Cobalt, Honda City, e, eventualmente, Toyota Corolla e Honda Civic. Para tentar se firmar no mercado, tem como principal atrativo o preço que, embora ainda não esteja definido, deve ficar na casa dos R$ 50 mil. “O preço será divulgado em meados de fevereiro. Até lá iremos estudar o mercado e observar a variação da cotação do dólar”, afirma o presidente da Geely Motors do Brasil, Ivan Fonseca e Silva.
O sedã será oferecido em versão única. Ela traz motor 1.8 de 130 cavalos a gasolina com recursos de construção refinados para esta categoria, como bloco e cabeçote de alumínio e comando de válvulas variável na admissão, este último apenas presente no Jac J5 e no Honda City, entre os rivais. O torque, de 16,9 kgfm é obtido a 4.400 rpm, enquanto o câmbio é manual, com cinco marchas. O conjunto é fabricado pela própria Geely. O EC7 faz de 0 a 100 km/h em 12 segundos, e atinge 185 km/h de velocidade máxima, diz a marca.
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