terça-feira, 11 de junho de 2013

Lamborghini Aventador atinge marca de 2 mil unidades vendidas


O já ícone da indústria automobilística Lamborghini Aventador bateu o sucesso de seu antecessor Murcielago e atinge a produção de 2 mil unidades. Lançado em 2011, o carro foi destaque tanto pelo visual quanto pelo uso em toda a sua estrutura de fibra de carbono. A meta da marca italiana, que produz o carro em Sant'Agata Bolognese, é fabricar 4 mil unidades do carro e, assim, substituí-lo por outro modelo. Chegar à metade do volume proposto é um bom sinal, considerando o porte do carro. O Murciélago, lançado em 2001, só conseguiu chegar a 2.000 unidades depois de ser colocados à venda por 5 anos. Porém, em 9 anos, o Murciélago emplacou 4.099 carros no mundo. 

Aventador Roadster no Brasil 

A Lamborghini São Paulo, filial brasileira da marca italiana, afirma que começa a vender o Aventador Roadster no Brasil a partir deste mês. A empresa, no entanto, ainda não divulgou o preço do superesportivo – que deve ficar acima dos R$ 2,9 milhões cobrados pela versão cupê, a Aventador LP700-4. A empresa afirma que neste ano apenas três carros serão vendidos no país. Revelado no final do ano passado, o Aventador Roadster, assim como o cupê, tem um motor 6.5 V12, de 700 cavalos de potência e acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, capaz de levar o superesportivo até os 100 km/h em 2,8 segundos e à velocidade máxima de 350 km/h, de acordo com dados da marca.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Aston Martin lança V12 Vantage S, o mais rápido da história



A Aston Martin revelou nesta quarta-feira (29) a versão S do V12 Vantage. Com velocidade máxima de 330 km/h, é o Vantage mais rápido já produzido – e também o modelo de produção mais rápido da história da empresa, segundo a marca. Segundo a Aston Martin, o motor 5.9 V12 do cupê foi retrabalhado, saltando dos originais 517 cavalos para 573 cv, enquanto o torque passou de 58,1 kgfm para 63,2 kgfm. O câmbio é automatizado, de sete marchas. A transmissão aposenta o câmbio manual de seis marchas. O V12 Vantage também incorpora os modos de condução Normal, Sport e Track, que alteram parâmetros nos amortecedores, acelerador, troca de marcha e assistência da direção. Visualmente, o modelo adota grade frontal do CC100 Concept, além de rodas e cor exclusivas. No Reino Unido, o Aston Martin V12 Vantage S chega no final do ano – por não menos que £ 136 mil (cerca de R$ 435 mil), preço do V12 Vantage atual.

A super máquina supercara



A Lamborghini Aventador Roadster chega para ocupar o posto de automóvel mais caro à venda no Brasil. e à venda para pouquíssimos: as três unidades que virão para cá em 2013 já têm donos. erca de R$ 3,4 milhões. Deverá ser este o preço da incrível máquina conversível Lamborghini Aventador LP700-4 Roadster (ou só Aventador Roadster, para os íntimos) em sua chegada ao Brasil por volta de junho. O que significa esse valor? Significa que Aventador Roadster será o carro mais caro à venda no país, superando o atual primeirão do mercado – Aventador versão coupé, igualmente uma produção da italiana Lamborghini, que custa R$ 2,9 milhões. A cifra acima não está oficialmente definida, de acordo com o Grupo Via Italia, importador da marca no Brasil, por causa do cálculo de impostos a ser feito na data da entrada do veículo no país. Mas a orientação global da Lamborghini para os revendedores é de que a Aventador Roadster tenha preço de venda de 15% a 20% superior ao modelo coupé. Qualquer um que bata o olho nesta foto e comece a fazer contas para ver quanto terá de mexer no orçamento para comprar este carro pode elaborar seus planos para 2014 em diante. As únicas três unidades previstas para vir ao Brasil em 2013 já foram compradas por antecipação. A primeira unidade “brasileira” entrará em produção em maio na Itália, para chegar aqui no mês seguinte. E toda a produção prevista até meados do ano que vem já está encomendada por compradores de vários países. Os três felizardos brasileiros terão o que em suas garagens? O esportivo de luxo mais potente já feito pela Lamborghini, com motor V12 de 700 cavalos capaz de atingir 350 km/h. Faz de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. O câmbio é de sete marchas. Esse motor tem uma novidade para quem gastou todo o patrimônio no carro e ficou sem grana para abastecer: em velocidades abaixo de 135 km/h, metade dos 12 cilindros deixa de receber combustível, resultando numa melhoria de 0,42 km/litro no rendimento. Uma das cores da Roadster também é especial, até mesmo com nome próprio: Azzuro Thetis, um azul metálico que muda de tonalidade dependendo da iluminação e do ângulo de que se olha. As capotas removíveis são duas placas separadas feitas de fibra de carbono muito leves, que podem ser retiradas e facilmente guardadas dentro de um compartimento do painel. As portas se abrem para cima e para a frente, num efeito “tesoura”, igual ao modelo Murciélago, fabricado até 2010, ao qual esta nova máquina sucede na linha do tempo da Lamborghini. A apresentação oficial da Aventador Roadster aconteceu no final de janeiro num desfile de outros supercarros da Lamborghini numa pista do Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos.

Doping no recorde de velocidade


Até a concorrência automobilística foi atingida pelo doping – ou pelo menos uma espécie de doping tecnológico para melhorar o desempenho. Em abril, o Guinness Book of Records cassou o título de carro de série mais veloz do mundo que pertencia ao Bugatti Veyron 16.4 Super Sport desde 2010. Segundo a averiguação do Guinness, o Veyron atingiu 431,072 km/h graças a um truquezinho: foi desativado o limitador de velocidade presente nas unidades que vão para as lojas – com o limitador, o Veyron atinge no máximo 415 km/h. Ou seja, o carro recordista não era exatamente igual ao que é comercializado. Quem herdou o recorde foi a Hennessey Performance, cujo Venom GT alcançou 427,6 km/h em fevereiro. Mas a Bugatti não ficou choramingando. Dias depois da cassação, mandou para a pista um Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse, que marcou 408,84 km/h e conquistou o título de conversível de série mais veloz do mundo.

domingo, 26 de maio de 2013

Gran Lusso Coupe surge após união entre BMW e o estúdio Pininfarina



A fabricante alemã BMW e o estúdio italiano Pininfarina nunca haviam trabalhado juntos, e o primeiro resultado dessa inédita parceria é o BMW Pininfarina Gran Lusso Coupe, apresentado nesta sexta-feira (24) durante a edição 2013 do Concorso d'Eleganza Villa d'Este, um dos mais tradicionais eventos de automóveis clássicos, que acontece neste final de semana na Itália. Construído sobre numa adaptação da plataforma que serve de base ao Série 7 e equipado com um 6.0 V12 de 540 cavalos, o BMW Pininfarina Gran Lusso Coupe pode inspirar, esteticamente, um possível retorno do Série 8, cupê de luxo criado pela marca em 1989 e encerrado em 1999. A própria marca admite que o protótipo pode vir a ser produzido, com leves mudanças no visual. Internamente, o modelo tem assentos individuais, levando apenas quatro ocupantes.