terça-feira, 13 de agosto de 2019

Bentley de 1939 destruído na Segunda Guerra Mundial é reconstruído pela empresa




A indústria automotiva está repleta de casos de restauração de modelos históricos. Mas a centenária fabricante inglesa de carros de luxo Bentley finalizou um processo de reconstrução de um exemplar único. É um Corniche, de 1939. A única unidade havia sido feita sob encomenda para um piloto grego, mas, depois de dois acidentes, foi destruída em um bombardeio na França logo no início da Segunda Guerra Mundial. Mas a história começa bem antes. O Corniche foi construído a partir do 4 Litre, um dos carros da marca na época. O resultado ficou tão bom que a Bentley pensou em oferecer o veículo regularmente, como parte de sua linha. O Corniche trazia preocupações com aerodinâmica até então inexistentes. Ele também usava um motor do Mark V, mas com melhorias. Em testes, ultrapassou os 160 km/h, marca respeitável para a época. Após os testes de velocidade, o Corniche seguiu da Inglaterra para a França. Porém, um acidente com um ônibus obrigou a empresa de carrocerias francesa Vanvooren a reconstruir o veículo. Em agosto de 1939, o carro finalmente ficou pronto, e seguiu para novos testes, desta vez na própria França. Só que um novo acidente acabou destruindo o veículo pela segunda vez. Mas a Bentley já havia se comprometido a exibir o Corniche em uma feira de automóveis naquele mesmo ano. Com isso, decidiu-se separar a carroceria do chassi, e realizar uma nova reconstrução. Quando a carroceria finalmente ficou pronta para ser transportada para a Inglaterra, houve um problema logístico no porto de Dieppe, na França. Por uma triste coincidência, o atraso ocorreu exatamente no início da Segunda Guerra Mundial, e as instalações onde o carro estava acabaram sendo bombardeadas. A ideia de restaurar o Corniche surgiu há alguns anos, por funcionários das fundações W.O. Bentley Memorial e Sir Henry Royce Memorial. A carroceria foi construída a partir dos desenhos originais, cedidos pela família do projetista, George Paulin. Em fevereiro do ano passado, o atual presidente da Bentley, Adrian Hallmark pediu que o veículo fosse trazido de volta para a empresa, para ter a restauração finalizada. O objetivo era mostrar o “novo” Corniche nas celebrações do centenário da fabricante, que hoje pertence ao Grupo Volkswagen. O trabalho de restauração foi feito pela divisão de projetos especiais da Bentley, a Mulliner. O Corniche será exibido em um evento em setembro, e depois vai integrar a frota de veículos clássicos da fabricante.

Audi A4 Avant e A5 Sportback ganham equipamentos e pacote S-Line de série





A Audi anunciou a chega de novidades para a perua A4 Avant e o sedã A5 Sportback. Agora com mais equipamentos e pacote S-Line, os modelos partem de R$ 209.990 e R$ 231.990, respectivamente, por tempo limitado. Os preços ficarão maiores após a ação especial. Depois do período promocional, não especificado pela marca, os valores subirão para R$ 219.990 no A4 Avant e R$ 248.990 no A5 Sportback. Ambos são equipados com motor 2.0 turbo de 190 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque, e transmissão de dupla embreagem com 7 marchas. A perua ganha visual mais agressivo, com detalhes pintados em preto substituindo acabamentos cromados, rodas de 18 polegadas, além de para-choques mais esportivos. Entre os equipamentos, o modelo tem, de série, faróis full LED, teto solar elétrico, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, ar-condicionado digital de 3 zonas, câmera de ré, chave presencial e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Há ainda central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, e quadro de instrumentos digital com 12,3 polegadas. Como opcionais, a versão oferece piloto automático adaptativo e assistente de permanência na faixa. Assim como no A4 Avant, o A5 também adora aparência mais esportiva com ausência de cromados e aberturas pronunciadas. As rodas são de 19 polegadas. O sedã é equipado com faróis full LED, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de 3 zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, central multimídia, quadro de instrumentos digital, piloto automático, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos e câmera de ré. Como opcionais, a versão oferece piloto automático adaptativo e assistente de permanência na faixa.

BMW inicia pré-venda do X2 M35i, de 306 cavalos, por R$ 313.950



O BMW X2 ganhou uma nova configuração topo de linha no Brasil. Equipada com motor mais potente e visual esportivo, a versão M35i está em pré-venda por R$ 313.950 - as primeiras unidades serão entregues em setembro. O grande diferencial do X2 M35i está no motor 2.0 turbo, com 306 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 8 marchas. De acordo com a BMW, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Como comparação, a versão de entrada sDrive18i GP tem um 1.5 turbo de 136 cavalos, enquanto as variações sDrive20i têm um 2.0 turbo de 192 cavalos. As três versões mais em conta têm motorizações flex. Para fazer jus ao conjunto mecânico, o visual do modelo também ganha apelo esportivo com o pacote M Performance. O kit adiciona aerofólio, soleira com inscrição M35i, pacote aerodinâmico e rodas de 20 polegadas, todos da linha M Sport. Estão entre os equipamentos de série faróis full LED, head-up display, teto solar panorâmico, 6 airbags, pneus run flat, controles de estabilidade e tração, abertura e fechamento elétricos do porta-malas, sistema de som Harman Kardon e central multimídia com Apple CarPlay. Há ainda assistente para mudanças involuntárias de faixa, aviso de colisão frontal com frenagem automática, faróis altos automáticos e sistema de estacionamento semi-autônomo.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Renault Duster ganha série limitada GoPro com câmera 4K a partir de R$ 81.890


O Renault Duster, próximo de chegar à uma geração totalmente nova, ganhou a série limitada GoPro em parceria com a fabricante de câmeras portáteis. Disponível em duas versões, o modelo parte de R$ 81.890. Veja os preços Duster GoPro 1.6 CVT – R$ 81.890 Duster GoPro 2.0 4x4 – R$ 85.790 Como principal diferencial, a série vem equipada com uma câmera GoPro Hero 7 Black que custa, em média, R$ 1,8 mil em lojas online, e um suporte para que ela seja fixada no vidro. O equipamento é capaz de fazer imagens em 4K, ficar submerso em até 10 metros de água e transmitir vídeos ao vivo em redes sociais e plataformas de vídeos. A edição limitada também ganha o pacote Outsider, com proteção no para-choque dianteiro, faróis auxiliares e alargadores plásticos nos para-lamas. A versão 2.0 tem ainda rodas pretas e diamantadas. Central com Android Auto e Apple CarPlay faz parte dos itens de série. Um dos principais motivos para que um modelo passe a ganhar seguidas séries especiais, normalmente com atraentes pacotes de equipamentos, é a proximidade do seu fim. Com o Duster, não deve ser diferente. O SUV tem uma renovação (ainda não se sabe se será uma nova geração ou apenas uma reestilização mais profunda) prevista para chegar ao Brasil no início de 2020 e já roda em testes por aqui. Além do visual e dos equipamentos, também é esperado que o modelo substitua o motor 2.0 aspirado por um inédito 1.3 turbo.

Fiat Cronos 2020 ganha versão com visual esportivo e preços chegam em R$ 85 mil



O conceito Cronos Sport, mostrado pela Fiat no último Salão do Automóvel, em novembro passado, acaba de se tornar realidade, por meio da versão HGT, principal novidade da linha 2020 do sedã. Ela traz visual esportivo, e é a nova opção topo de linha. Veja os preços de todas as versões: Cronos 1.3 – R$ 58.990 (sem aumento) Cronos Drive 1.3 manual – R$ 61.990 (sem aumento) Cronos Drive 1.3 automatizado – R$ 66.690 (sem aumento) Cronos Drive 1.8 automático – R$ 69.990 (era R$ 65.990) Cronos Precision 1.8 automático – R$ 75.490 (era R$ 69.990) Cronos HGT 1.8 automático – R$ 78.490 (versão inédita) As versões com motor 1.3 de 109 cavalos mantiveram os preços da linha 2019. No entanto, houve mudanças naquelas com motor 1.8 de 139 cv, que agora só é oferecido com câmbio automático de 6 marchas. Oferecido exclusivamente com motor 1.8 e câmbio automático de 6 marchas, o Cronos HGT tem elementos visuais que remetem à esportividade. É o caso das rodas de 17 polegadas, que recebem pintura preta. A cor também está presente nos retrovisores, saias frontais, laterais e traseiras. Os logotipos da Fiat, bem como o nome do carro e versão também foram escurecidos. No interior, a maior diferença para as demais versões é o teto, que recebe forração em preto. Apesar de todo o apelo esportivo, o Argo HGT não tem ajustes específicos para suspensão, direção, ou qualquer outro elemento que melhore o desempenho. Sequer a um modo “Sport”, como acontece em outros modelos com esta aspiração. A Fiat afirma que esta versão deva representar entre 8% e 10% das vendas do Cronos. O HGT é baseado na versão Precision. Mas a lista de equipamentos é mais generosa. De série, há ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 7 polegadas, quadro de instrumentos parcialmente digital, alavancas atrás do volante para mudança de marchas, sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade e controle de velocidade de cruzeiro. Como opcionais, são oferecidos airbags laterais (R$ 2.500), bancos de couro (R$ 1.500), câmera de ré (R$ 700), acesso e partida sem a necessidade de chaves nas mãos, sensores de luz e chuva e retrovisor antiofuscante (R$ 2.000) e teto com pintura bicolor (R$ 500). Com todos os itens, o preço do Cronos salta para R$ 85.690, valor suficiente para adquirir versões de entrada de sedãs médios, como Toyota Corolla (R$ 79.990) e Mitsubishi Lancer (R$ 81.990).

Ford Territory é confirmado para o Brasil e chega em 2020



A Ford confirmou nesta quarta-feira (7) que o Territory será vendido no Brasil e na Argentina em 2020. O SUV chinês já esteve no Brasil, no Salão do Automóvel 2018, mas veio apenas para ser mostrado ao público. Com porte semelhante ao do Jeep Compass, o modelo será importado na China no início. Ainda sem revelar os detalhes técnicos, a montadora divulgou alguns equipamentos que estarão presentes no carro, porém, não detalhou se vão ser de série. Veja equipamentos do Territory: Câmera de 360 graus; Carregador sem fio para celular; Apple CarPlay sem cabo; Painel digital; Piloto automático adaptativo; Estacionamento automático; Alerta de permanência em faixa; Monitoramento de ponto cego. Considerado um "modelo de baixo custo na China", o Territory terá uma ampla gama de motorizações por lá. Além de um motor movido à gasolina, opções híbridas estarão disponíveis, sendo uma "híbrida leve" e outra plug-in - que possibilita o recarregamento em tomadas. Para o Brasil, as especificações sobre motor serão divulgadas apenas quando o lançamento estiver próximo. A única certeza é que a versão eletrificada está descartada para o mercado brasileiro, afirmou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. Com luzes de LED em seu exterior, o Territory chinês está equipado também com sistemas de assistência de condução e pré-colisão, e piloto automático adaptativo. Apesar de seguir com a base do modelo chinês, o SUV que chegará ao Brasil terá "detalhes internos e externos exclusivos", disse a montadora.

Chevrolet Cruze 2020 chega com 'cara' nova e wi-fi para os ocupantes




A Chevrolet lançou nesta quinta-feira (7) o Cruze 2020. Além das mudanças no visual, o modelo passa a oferecer wi-fi para os ocupantes. De acordo com a fabricante, trata-se do primeiro veículo do país com tal tecnologia. A própria Chevrolet já havia criado uma série especial do Agile com internet a bordo em 2012, mas foram apenas 1.000 unidades, na ocasião. O recurso estará disponível na versão topo de linha, Premier, tanto para sedã, como para hatch. Segundo a GM, até 7 dispositivos poderão ser conectados simultaneamente no veículo. A marca ainda diz que a internet é nativa do veículo, com conexão da operadora Claro. Ainda sobre conectividade, o Cruze 2020 também estreia uma nova geração da central multimídia MyLink, que segue com Android Auto e Apple CarPlay. A tela de 8 polegadas tem melhor resolução e melhor tempo de resposta. A linha 2020 também marca a chegada de uma reestilização para o Cruze. Na dianteira, o para-choque foi redesenhado, assim como a grade, que está maior. A gravata dourada, símbolo da Chevrolet, agora fica em uma barra cromada. As lanternas mantiveram o formato, mas a lente tem um novo arranjo das luzes. No interior, agora existe a opção de acabamento em marrom para bancos e painel. As rodas, de 17 polegadas, também são novas. Assim como em outros modelos, a nomenclatura Premier substitui a antiga LTZ como a versão mais sofisticada. No modelo 2020, além dos itens já disponíveis até então, como carregamento por indução, alerta de mudança de faixa, sistema de estacionamento autônomo e banco do motorista com ajustes elétricos, hatch e sedã passam a contar com frenagem automática de emergência. O Cruze 2020 chega às lojas em setembro, exclusivamente com motor 1.4 turbo de 153 cavalos e câmbio automático de 6 marchas. Ele é produzido na Argentina.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Honda Civic 2020 ganha visual retocado, perde câmbio manual e parte de R$ 97.900




A Honda mostrou nesta quarta-feira (6) a linha 2020 do Civic. O sedã médio passa por uma leve reestilização, três anos após a chegada da 10ª geração, em 2016. O visual é praticamente idêntico ao do modelo americano. Veja os preços: Civic LX - R$ 97.900 (versão inédita) Civic Sport - R$ 104.100 (era R$ 99.900) Civic EX - R$ 107.600 (era R$ 106.400) Civic EXL - R$ 112.600 (era R$ 110.000) Civic Touring - R$ 134.900 (era R$ 128.900) As mudanças, segundo a própria Honda, são “pontuais”, e incluem para-choques redesenhados e novo desenho para as rodas. A Honda também aproveitou a mudança de ano/modelo para incluir novos equipamentos. Por outro lado, o câmbio manual deixa de ser oferecido. Todas as configurações saem de fábrica com transmissão CVT. Há uma nova versão de entrada, LX. Ela traz ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de 17 polegadas, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, 6 airbags e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. A Sport, antiga opção de entrada, foi “promovida”. Ela ganhou central multimídia com tela de 7 polegadas e conexões Android Auto e Apple CarPlay, sensores de luz e retrovisor interno antiofuscante. A EXL, além dos itens acima, passa a contar com sensor de chuva, acesso e partida por chave presencial, ar-condicionado com duas zonas de temperatura e saída de ventilação para o banco traseiro. Por fim, a opção topo de linha, Touring, adiciona motor 1.5 turbo de 173 cavalos, som com 10 alto-falantes, banco do motorista com ajustes elétricos e carregador de celular por indução. Com exceção da Touring, todas as versões do Civic possuem motor 2.0 aspirado de 155 cv. Outra novidade é que as versões EX, EXL e Touring passam a contar com bancos de couro na cor cinza quando a carroceria é cinza, azul ou branca (sólida). Quando o exterior é branco perolizado, prata ou preto, o estofamento é preto. O Civic 2020 chega às lojas neste mês de agosto.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Citroën C4 Cactus para PCD ganha equipamentos e sai por R$ 55.228, com isenções



O Citroën C4 Cactus passou por sua terceira mudança em menos de um ano para a configuração Feel Business, disponível para o público PcD (Pessoas com Deficiência). Na linha 2020, o modelo ganha mais equipamentos, mas mantém o preço final de R$ 55.228, já com as isenções de IPI e ICMS. Entre os equipamentos de série, o C4 Cactus para PCD adiciona rodas de liga leve aro 17, faróis de neblina, piloto automático e volante com comandos multimídia. Anteriormente, a lista já contava com controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão dos pneus, LEDs de rodagem diurna e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Nesta versão, o modelo é sempre equipado com motor 1.6 de até 118 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas.

Carro voador japonês faz voo de um minuto em teste



A corrida para tornar o carro voador realidade está a todo vapor. No Japão, a Nec Corp realizou nesta segunda-feira (05/08) um teste para seu protótipo. Dentro de uma grande gaiola de segurança, o veículo levantou a 3 metros de altura e ficou voando por cerca de um minuto. Parecendo mais um drone gigante, o modelo utiliza 4 hélices movidas à energia elétrica. De acordo com a Associated Press, o governo japonês está incentivando o desenvolvimento de carros voadores para que virem realidade até 2030. Por enquanto, o objetivo é que o veículo seja utilizado em entregas no futuro e sem a necessidade de um piloto. Além da Nec, empresas como Boeing, Pal-V e Uber estão trabalhando em seus conceitos voadores. Em outra frente, companhias também desenvolvem motos voadoras, inclusive, até a polícia de Dubai está utilizando um protótipo do tipo. Entre as bases que o governo japonês está criando para incentivar os carros voadores está uma área de testes em Fukushima. A ideia é utilizar a região devastada pelos desastre nuclear como local de voo para estes veículos.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

BMW Série 3 ganha versão de entrada 320i, que parte de R$ 187.950 em pré-venda



A BMW anunciou uma configuração mais em conta para o novo Série 3, a 320i. O modelo está em pré-venda com preços promocionais que partem de R$ 187.950 e pode ser encomendado através de um aplicativo. Depois da ação, o valor inicial passará para R$ 195.950. Em relação às versões 330i, únicas vendidas até então a partir de R$ 229.950, e que o G1 já andou, a principal diferença está na motorização. Nas 320i, o 2.0 turbo entrega 184 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque, sempre com tração traseira e câmbio automático de 8 marchas. A marca divulgou os preços das 3 versões diferentes da configuração, que passarão por reajustes assim que a pré-venda acabar - o que deve acontecer em setembro, quando as primeiras unidades serão entregues. Apesar de mais barata, a novidade herda equipamentos e tecnologias das configurações mais caras. Desde a versão de entrada, 320i Sport, há faróis full LED, serviços de concierge, serviços remotos, chamada de emergência, pneus runflat e assistente de estacionamento. Ar-condicionado digital de três zonas, iluminação ambiente, rodas de liga leve aro 18, retrovisores externos com rebatimento e interno anti-ofuscante, monitoramento de pressão dos pneus, faróis de neblina de LED e central multimídia completam o pacote. A intermediária 320i Sport GP acrescenta central multimídia mais completa, com Apple CarPlay, sistema de som HiFi, teto solar elétrico, detecção de pontos cegos, assistente de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado, prevenção de colisão traseira e quadro de instrumentos digital. A mais cara, 320i M Sport, adiciona rodas de 19 polegadas, piloto automático adaptativo, direção esportiva variável e sistema de som Harman-Kardon. Para as duas primeiras versões, estão disponíveis para a carroceria as cores preto, prata, cinza, dois tons de branco, azul e vermelho. Para a topo de linha, preto, cinza, dois tons de branco e azul. Além dos preços mais baixos, a BMW promove outra ação na pré-venda do 320i, que pode ser encomendado pelo aplicativo Rappi. Quem fizer a reserva do modelo pelo aplicativo, mediante o pagamento de R$ 1 mil, ganharão um crédito de R$ 2 mil para gastar em produtos e serviços do app.

Porsche Cayenne híbrido plug-in chega ao Brasil por R$ 435 mil




O Porsche Cayenne ganha mais uma configuração para completar sua linha no Brasil, a híbrida plug-in E-Hybrid. O modelo terá sua pré-venda iniciada em agosto com preço inicial de R$ 435 mil. Posicionado entre a versão de entrada (R$ 423 mil) e a intermediária S (R$ 508 mil), o Cayenne E-Hybrid herda da mais barata o motor V6 3.0 turbo a gasolina de 340 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas e a tração é integral. Porém, o propulsor a combustão se combina a um motor elétrico de 136 cavalos de potência, resultando em 462 cavalos totais - 22 a mais do que a versão S, que custa R$ 73 mil a mais. De acordo com a Porsche, o SUV pode ir de 0 a 100 km/h em 5 segundos e chegar a uma velocidade máxima de 253 km/h. Usando apenas eletricidade, ele pode chegar a até 135 km/h e rodar 44 quilômetros. A energia do motor elétrico vem da bateria de 14,1 kWh alojada sob o assoalho do porta-malas. Para recarregá-la, são necessárias cerca de 8 horas em uma tomada convencional de 230 volts e 10 amperes. Utilizando o carregador rápido opcional, o processo dura até 3 horas. Por enquanto, a Porsche oferece 23 estações próprias de recarga pelo Brasil, em 5 estados diferentes: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná. Há, além deles, outros postos públicos. Entre os itens de série e opcionais, estão disponíveis o sistema de gerenciamento de tração, suspensão ativa, sistema elétrico de estabilização de rolagem, engate para reboque, para-brisa aquecido, piloto automático adaptativo, bancos com massagem, head-up display e rodas de 22 polegadas.

Toyota Prius chega ao Brasil com novo visual por R$ 128.530



A Toyota lançou nesta terça-feira (30) a linha 2019 do Prius. O híbrido chega com novo visual, apresentado em novembro do ano passado. Ele é vendido em versão única, por R$ 128.530. As entregas começam ao longo do mês de agosto. Na linha 2019, o Prius ganhou linhas mais suaves e menos polêmicas. Na dianteira, os faróis perdem a porção inferior que invade o para-choque e ficam mais afilados, enquanto o para-choque tem uma superfície mais lisa e aberturas mais esportivas - que remetem ao Mirai. As lanternas não "escorrem" mais pela traseira e agora invadem a tampa do porta-malas. Permanecem, porém, os vidros divididos em duas partes. Por dentro, o Prius vendido no Brasil não traz a moderna central multimídia com tela vertical de 11,6 polegadas. Em seu lugar, uma versão mais simples, de 7 polegadas, disposta horizontalmente. Ainda não há conexões Android Auto e Apple CarPlay, mas donos de celulares Android podem utilizar um recurso semelhante, chamado MirrorLink. O conjunto mecânico foi mantido. Trata-se de um motor 1.8 a combustão de 98 cavalos, aliado a um elétrico, de 72 cv. A potência combinada é de 122 cv. Assim como a central mais moderna, a Toyota do Brasil não trouxe uma outra novidade do Prius: a tração integral. O modelo vendido por aqui tem as rodas dianteiras como motrizes.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Elétrico Nissan Leaf é lançado no Brasil por R$ 195 mil



A Nissan lançou nesta quinta-feira (18) seu primeiro carro elétrico no país, o Leaf, por R$ 195 mil. O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel, em novembro passado, e teve a pré-venda aberta na ocasião, por R$ 178,4 mil. Com a alteração de valor, o modelo ficou 16,5 mil mais caro que o valor inicial. De acordo com a montadora, o preço maior se deve ao "wallbox", que é um carregador de parede para recarga rápida em rede doméstica, além da variação cambial. As unidades de pré-venda também contavam com o acessório, porém, era um brinde dado pela montadora. "Foi uma forma de presentear quem acreditou no produto", disse Marco Silva, presidente da Nissan. Agora, o carro finalmente chega às lojas e começa a ser entregue aos clientes que encomendaram o modelo. Até o meio de maio, 16 pessoas haviam adquirido um Leaf - o número aumentou para 20 desde então. O modelo vendido no Brasil é importado do Reino Unido. Ele traz motor de 149 cavalos e 32,6 kgfm de torque. Segundo números de fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A autonomia, de acordo com o padrão europeu, é de 389 km, enquanto no ciclo americano é de 241 km. A versão vendida no país traz com controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, correção de saída de faixa e câmeras de 360 graus. Sobre o "wallbox" incluso no pacote, a montadora envia técnico para a casa do comprador para verificar a possibilidade de instalação. O Leaf chega com as cores branco, branco com teto preto, prata e preto. No total, 7 lojas disponibilizarão o carro: em São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.

Mercedes-Benz Classe A Sedan chega ao Brasil a partir de R$ 139.900



A Mercedes-Benz iniciou as vendas do inédito Classe A Sedan no Brasil. Apresentado por aqui durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, está disponível em duas versões diferentes com preços entre R$ 139.900 e R$ 169.900. Independentemente da versão, a configuração mecânica é sempre a mesma: motor 1.3 turbo de quatro cilindros a gasolina com 163 cavalos de potência e 25 kgfm de torque, e câmbio de 7 marchas. Com isso, o sedã promete ir de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 230 km/h. Para economizar combustível, a motor desativa automaticamente 2 dos 4 cilindros em baixas rotações. As dimensões do Classe A são próximas às do "irmão" CLA: 4,5 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,5 m de altura - contra 4,6 m, 1,8 m e 1,4 m, respectivamente. O porta-malas da novidade é menor. São 430 contra 470 litros. O preço inicial também é parecido. O CLA começa em R$ 142.900. A configuração de entrada, A 200 Style (R$ 139.900), tem, além de equipamentos básicos, 7 airbags (dianteiros, laterais e de cortina, além do de joelhos para o motorista), central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e rodas de 18 polegadas. O quadro de instrumentos é digital, com uma tela de 7 polegadas - mesmo tamanho do visor da central multimídia. A versão A 200 Advance (R$ 169.900) adiciona ao pacote anterior comandos por voz que permitem acionar funções como ar-condicionado e abertura da persiana do teto solar, duas telas de 10,25 polegadas, acabamento com detalhes em alumínio, teto solar panorâmico e banco do motorista com ajustes elétricos.

Chevrolet Corvette Stingray ganha nova geração, de 495 cavalos, com motor central




A Chevrolet revelou nos Estados Unidos a nova geração do Corvette Stingray. Pela primeira vez na história, o esportivo ganhou motor central, de 495 cavalos, que o torna o Corvette de entrada mais rápido da história: pode fazer de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. O modelo passa a contra com novo posicionamento do motor, que antes ficava na dianteira, além de ganhar visual e chassis novos. Ele é impulsionado pelo 6.5 litros V8 LT2 aspirado, propulsor que pode despejar 64,95 kgfm de torque - quando equipado com o pacote Z51 Perfomance. O V8 trabalha em conjunto com transmissão automatizada, de dupla embreagem, com 8 marchas. De acordo com a montadora, a mudança de local do motor proporciona uma melhor distribuição de peso para o esportivo, que tem 1.530 kg. Além disso, o posicionamento do motorista mais próximo ao eixo dianteiro melhora a pilotagem do carro, afirma Chevrolet. No interior, destaque para o novo cockpit na cor preta e detalhes de costura vermelho. No console central, os botões estão colocados de maneira longitudinal. O modelo chega às lojas americanas no início de 2020, ainda sem preço definido.

Novo Nissan Versa chega ao Brasil no ano que vem e vai conviver com modelo atual



A Nissan confirmou nesta quinta-feira (18) que a nova geração do Versa chega “em breve” ao Brasil. O modelo foi apresentado em abril passado, no Salão de Nova York. De acordo com o presidente da filial brasileira, Marco Silva, o sedã passa a ser importado do México. Isso deve acontecer a partir do ano que vem. O executivo também confirmou que o novo Versa irá conviver com a geração atual, mais simples, produzida em Resende (RJ). Isso quer dizer que o sedã brigará em duas frentes. Na primeira, em uma faixa de preços mais baixa, a geração atual seguirá concorrendo com Chevrolet Prisma Joy, Volkswagen Voyage e Ford Ka Sedan. Com isso, as opções mais caras podem até deixar de existir. Já a nova geração, mais sofisticada, deve encarar Volkswagen Virtus, Toyota Yaris, Honda City e Fiat Cronos, além da nova geração do Chevrolet Prisma. Nos Estados Unidos, ele pode ser equipado com detecção de pedestres, frenagem de emergência, alerta para mudanças involuntárias de faixa, monitoramento de pontos cegos, controle de cruzeiro adaptativo e faróis altos automáticos. O visual foi bastante aprimorado, e o sedã ganhou personalidade. A dianteira tem faróis afilados e espichados em direção às laterais e destaca a grade com desenho o tradicional em "V" da Nissan. A traseira tem muitas semelhanças com o sedã grande Altima, especialmente na aparência das lanternas. Já o interior parece ter sido transplantado do Kicks: volante, central multimídia, saídas de ar, comandos do ar-condicionado e o quadro de instrumentos, com uma parte digital, são idênticos aos do SUV. Além do interior, o Versa compartilha plataforma e motor com o Kicks. Ele também traz o 1.6, que nos EUA, desenvolve 122 cv.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Mini Cooper estreia primeira configuração totalmente elétrica



A Mini apresentou a primeira configuração totalmente elétrica do Cooper. Batizada de SE, a versão promete bom desempenho, agilidade e autonomia de até 270 km. O modelo substitui a motorização a combustão por um motor elétrico de 32,6 kWh, com bateria de íons de lítio subdividida em 12 módulos. São 187 cavalos de potência e torque instantâneo de 27,5 kgfm. Somados aos 1.365 kg do modelo (145 kg a mais em relação ao Cooper S), os números do SE resultam em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A velocidade máxima é limitada em 150 km/h. A autonomia varia entre 235 e 270 km, de acordo com o modo de condução, que são quatro: MID (normal), Sport, Green e Green+. Na última, diversas funções são limitadas ou desativadas para maior rendimento da bateria, como ar-condicionado e aquecimento dos bancos. Para recarregar o Mini Cooper SE, é possível conectá-lo a uma rede doméstica convencional (o cabo acompanha o veículo), a um Wallbox que pode ser instalado na residência (item oferecido opcionalmente) ou em estações públicas de recarga. Há também a possibilidade de regeneração. A energia cinética gerada em frenagens e desacelerações é transformada automaticamente em energia elétrica e enviada para a bateria.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Honda mostra novas imagens de seu carro elétrico 'retrô'



A Honda mostrou nesta quarta-feira (03/07) mais imagens de seu novo carro elétrico. Ele será chamado simplesmente de "e", e tem lançamento previsto para o final deste ano. O Honda e foi criado sobre uma plataforma desenvolvida especialmente para veículos elétricos. Segundo a marca, a potência é de 150 cv, com torque acima de 31 kgfm – números respeitáveis para um veículo compacto. A autonomia é de 200 km, e reforça a proposta urbana do modelo, assim como o reduzido diâmetro de giro de 8,6 metros. Ainda não há números de desempenho, mas a Honda promete até um modo esportivo. A distribuição de peso é de 50% para cada eixo. A fabricante ainda diz que 80% da carga pode ser alcançada em apenas 30 minutos. Por sinal, elas foram posicionadas abaixo do assoalho. Com isso, o centro de gravidade fica a 50 cm do solo. O visual retrô inclui faróis e lanternas redondos. Por outro lado, os retrovisores foram substituídos por câmeras. O interior ainda não foi apresentado. O Honda e ainda está sendo tratado como um protótipo. No entanto, alguns elementos já parecem definitivos, na comparação com as imagens divulgadas anteriormente. Isso vale para os logotipos da marca, que antes eram maiores e iluminados. As lanternas foram arredondadas, enquanto a carroceria ganhou duas novas portas. Por isso, versão final não deve trazer grandes alterações. Vale lembrar que o Honda e tem como inspiração o primeiro Civic, dos anos 1970.

Renault Sandero linha 2020 é reestilizado



A Renault divulgou as primeiras imagens do Sandero reestilizado para a linha 2020. O sedã Logan e a versão "aventureira" Stepway também acompanharão o desenho. Uma das principais novidades é a adoção de LED nos faróis e lanternas - elas ficam maiores do que no hatch atual, invadindo a tampa do porta-malas. A linha 2020 deve chegar às lojas em breve. A Renault ainda não divulgou os preços.

Mercedes-Benz mostra novos Classe A e CLA AMG com motor 2.0 de até 421 cv



A Mercedes-Benz apresentou nesta quinta-feira (4) as versões atualizadas do Classe A e do CLA preparados pela AMG. Usando como base as novas gerações do hatch e do sedã, a configuração 45 traz motor 2.0 turbo, com duas variações de potência. No AMG 45, são 387 cavalos. Há uma opção mais esportiva, S, que eleva a cavalaria para 421 cv. Segundo a fabricante, trata-se do quatro cilindros mais potente já produzido em série. Nos dois casos, a transmissão é de dupla embreagem e 8 marchas. A Mercedes afirma que as trocas estão mais velozes, e podem ser feitas em frações de segundos. A tração integral conta com um modo Drift, para os que gostam de dirigir "de lado". Isso foi possível graças a instalação de um diferencial no eito traseiro. Segundo a Mercedes, a aceleração de 0 a 100 km/h no A45 S é feita em 3,9 segundos, 0,1 segundo melhor do que na versão A45 e do que o CLA 45 S. Por fim, o CLA 45 cumpre a prova em 4,1 segundos. A velocidade máxima nos modelos S é de 270 km/h, 20 km/h a mais do que nas opções "básicas". Na comparação com as versões menos potentes, os AMG trazem entradas de ar maiores e mais agressivas, caixas de roda alargadas, saias laterais mais baixas, rodas de 18 ou 19 polegadas e duas saídas de escape duplas.

Troller T4 Trail promete mais capacidade off-road por R$ 144.990



O Troller T4 ganhou uma nova configuração que promete ampliar a capacidade off-road do modelo, a Trail, que parte de R$ 144.990. A versão inaugura o centro de modificações da marca em Horizonte, no Ceará. As novidades do T4 Trail estão em acessórios que permitem um uso mais severo do utilitário, como snorkel, alargadores de para-lamas que ampliam o espaço das caixas de roda, para-choques com estrutura e ponteiras de aço, além de suporte de manilha e preparação para instalação de guincho. Todos os acessórios são pintados em cinza fosco. A carroceria pode ser branca, prata, cinza, preta, vermelha (dois tons diferentes), amarela, azul ou verde. Entre os equipamentos de série, o modelo tem lanternas de LED, ar-condicionado digital de duas zonas, travas e vidros elétricos, teto solar panorâmico, computador de bordo, volante com ajuste de altura e central multimídia JBL com tela de 6,5 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O T4 tem motor 3.2 turbodiesel de 200 cavalos de potência, câmbio manual de 6 marchas e tração 4x4 com reduzida de acionamento eletrônico.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Mercedes-Benz vai lançar SUV elétrico no Brasil, o EQC, em 2020



A Mercedes-Benz anunciou nesta sexta-feira (5) que vai trazer para o Brasil seu primeiro SUV elétrico, o EQC, apresentado mundialmente em setembro passado e cujo conceito foi exposto no Salão de São Paulo, dois meses depois. O lançamento será no ano que vem e a marca ainda não divulgou o preço. Ele será um concorrente direto do Jaguar I-Pace, já lançado no mercado nacional, e do Audi E-Tron, esperado ainda para este ano no Brasil. O modelo tem dois motores elétricos, posicionados um em cada eixo. Somados, eles entregam 408 cavalos e 78 kgfm. Segundo números de fábrica, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, com velocidade máxima limitada em 180 km/h. Baterias de íon de lítio garantem autonomia de mais de 400 km, de acordo com a Mercedes. A recarga de 80% da capacidade demora 50 minutos em carregador rápido, de 400V, diz a marca. E esse mesmo nível é atingido em 7,5 horas numa tomada que pode ser instalada em casa ("wallbox"), em 220V. A Mercedes ainda não decidiu se o acessório será incluso no carro ou se somente poderá ser comprado à parte. O EQC é um pouco maior do o I-Pace. São 4,76 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é de 2,87 m. No porta-malas, vão 500 litros. No entanto, ele é menor do que o Tesla Model X, rival no exterior, que tem mais de 5 metros de comprimento. Em relação aos SUVs "convencionais" da Mercedes, ele fica ligeiramente acima do GLC. A fabricante alemã conseguiu descolar o desenho do modelo elétrico dos demais utilitários da marca. Apesar da semelhança do interior, por exemplo, a carroceria tem personalidade própria. Na dianteira, os faróis finos, o grande logotipo da estrela de três pontas e a grade generosa são os elementos mais marcantes. Na traseira, as lanternas acabam unidas por uma estreia barra, que até lembram um concorrente, o Porsche Cayenne. Como cada motor elétrico fica em um eixo, o EQC tem tração integral. A entrega de potência nas rodas, no entanto, é feita de forma diferenciada. O motor frontal, por exemplo, é usado em cargas baixas e médias, priorizando a eficiência. O traseiro é responsável por "complementar" o desempenho. São 5 modos de condução, sendo que dois dele são voltados para a economia de energia, enquanto um é mais esportivo. O motorista ainda pode definir qual o nível de recuperação de energia por meio de desacelerações e frenagens. Ainda há uma tecnologia que dá "dicas" para o motorista economizar em situações onde o carro está próximo do limite de velocidade da via, por exemplo.